Como ativar HTTPS (Certificado SSL) GRÁTIS no WordPress

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Agora é indispensável que seu Blog ou site tenha um certificado SSL e seja acessado com o protocolo HTTPS, não só por exigência de segurança, mas também porque o Google vai usar isso como fator de ranking. Preparei um tutorial completo mostrando como usar Certificado SSL grátis da Cloudflare em seu Blog no WordPress.

Se você tem um Blog no Blogger (BlogSpot da Google), já ensinei como fazer o procedimento lá. Dê uma olhada nesse artigo: Como ativar HTTPS para Blogs no Blogger (certificado SSL).

Este é um tutorial em vídeo e recomendo que você assista com muita atenção os passos apresentados antes de aplicar em seu Blog. Faça backup completo de toda sua estrutura, especialmente do Banco de Dados.

Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube

Como ativar HTTPS no WordPress com CloudFlare

Na descrição abaixo estou destacando as etapas mais importantes, mas os detalhes estão no vídeo tutorial. Portanto, é indispensável que você assista o vídeo e não siga o tutorial apenas pela descrição abaixo.

A primeira coisa é criar e ativar uma conta no serviço CloudFlare – https://www.cloudflare.com/ – e fazer o redirecionamento de DNS. Desse modo o sistema do CloudFlare vai administrar essa parte que já deixa o seu Blog um pouco mais seguro.

Vá até o serviço onde você registrou o domínio do seu Blog para fazer a alteração do DNS primeiro e secundário, conforme instruções do CloudFlare. Feita a mudança, essa propagação pode demorar de 1 hora até 72 horas para acontecer. Tenha paciência e espere a confirmação da propagação ser confirmada no painel.

Enquanto espera isso, pode instalar dois plugins em seu painel do WordPress, mas ainda não os ative.

Estes plugins são gratuitos. O primeiro fará a ligação do seu Blog à estrutura do CloudFlare no momento da mudança para HTTPS e vai administrar essa parte.

O segundo plugin vai cuidar de corrigir os links internos e todo endereço, incluindo imagens, que apontem para o antigo HTTP, substituindo pelo no HTTPS de forma automática e sem que você precise fazer isso manualmente. Mas isso você vai fazer apenas no final do processo.

Quando a propagação estiver pronta e confirmada, é hora de ativar o novo Certificado SSL que o CloudFlare vai gerar para seu Blog. Esta é outra etapa que precisa de paciência.

Agora sim é hora de ativar o primeiro plugin e interligar a conta do CloudFlare com o WordPress.

Depois de tudo feito, podemos aplicar a modificação mais importante, direto no painel do WordPress, trocando a forma de acessar nosso blog para o novo HTTPS.

O último passo mesmo é com o plugin Search & Replace, indicado acima. Ele fará as correções de todo link e endereço URL que aparece sem HTTPS.

.

27 Comentários

  1. Oi MaAbração!rcos… Obrigada por mais um turorial maravilhoso. Sugestão: Um tutorial do que fazer no Search Console após essa modificação tanto para quem tem Blogger como para quem tem WP Grata seguindo sempre…

    Responder

  2. me tire mais uma duvida amigo, as url que ja estão rankeadas no Google automaticamente irão para https ou vou precisar fazer algum redirecionamento ou algo do tipo?

    Responder

  3. e em relação a parcerias eu devo trocar os link que tenho com parceiros para o https ou posso deixar sem o https, e outra coisa como que deixo o site 100% seguro eu reparei que no meu apareceu da mesma forma do seu que não é totalmente seguro por causa das imagens teria alguma forma de blindar essas imagens também? fico no aguardo

    Responder

  4. A impressão que deu é que fazer isso duplicou o site e queria saber se isso acaba que prejudicando e o que devo fazer para contorna isso ou se não tem problema é só deixar rolar

    Responder

  5. Consegui resolver o problema de ficar só parcialmente criptografado vou compartilhar com você eu instalei o plugin WordPress HTTPS e resolveu agora minha URL esta aparecendo no navegador como segura como você pode ver aqui https://melhormaquinadecartoes.com.br obrigado pela a ajuda , agora vou ver se tem alguma maneira de redirecionar os link http para https para não perde posições ,mas essas suas dicas me ajudaram demais muito obrigado!

    Responder

  6. Em busca dos likes perdidos

    Bom dia Marcos. Muito obrigado por mais este conteúdo. Eu também já tinha testado esse processo para alterar para https… Mas como é que fica com os likes e shares do site? Vc sabe que mudando a versão do http ou mudando a estrutura dos permalinks vai perder as contagens de partilhas do blogue nas redes sociais.. Existem plugins como este aqui: Social Warfare – Pro que prometem mais ou menos resolver o problema … mas são plugins normalmente pagos. Você conhece algum plugin deste género, que seja gratuito? Ou conhece algum sistema para recuperar os likes perdidos?

    Responder

  7. Achei interessante o artigo, mas eu tenho um recurso que está me ajudando muito. Minha hospedagem tem um serviço de chat que faz essa configuração de graça para mim. Para quem é leigo, isso é uma grande ajuda. Minha sugestão é que quem está iniciando procure empresas de hospedagem que prestam esse serviço.

    Responder

  8. Ola Marcos tudo bem? Dois meses atrás fiz migração do blogger já com domínio https para wordpres.org, mais acabei desistindo por não conseguir configurar o certificado ssl, tive que voltar novamente para o blogger. Depois que segui os passos deste tutorial as coisas mudaram, consegui configurar e instalar o cerificado tudo certinho. Agradeço muito, pois tenho vários projetos que vou fazer no WordPress. Só tem uma questão que fiquei confuso, quando eu vou editar algum arquivo do modelo do meu template WordPress, as mudanças não acontece no mesmo instante, apago os dados de navegação, cookies, cache mais sem resultado, por favor me desculpa porque sou iniciante em desenvolver sites.

    Responder

    • [anônimo],
      Nunca vi esse tipo de erro e, sinceramente, nem sei como ajudar. Vou pesquisar mais sobre isso e ver se descubro algo. E se você descobrir antes, volte aqui pra contar como fez.

      Responder

      • Descobrir sim! toda vez que preciso editar o template do blog, preciso entrar na minha conta do cloudflare entra no site que adicionei e na janela que abrir entrar em: CACHING que fica logo no topo, depois de abrir nova janela é só descer a barra de rolagem e procurar por: DEVELOPMENT MODE e ativar, depois nem precisa desativar, pois o sistema desativa automaticamente depois de 4 horas. Obrigado Marcos Lemos!

        Responder

  9. o google altera as urls nas pesquisas de http para https? exemplo: artigos antigos que era com http passa a ser com https com o tempo?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.