Por que eu deveria visitar e ler o seu Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Uma pergunta que poucos blogueiros se fazem é “Por que alguém deveria visitar seu blog?”, já que existem milhares de outros por aí. Todos queremos muitas visitas, queremos que as pessoas voltem e se fidelizem, comentem, gostem… mas… o que seu blog tem a oferecer que outros não têm? É preciso ter algo mais, um diferencial a oferecer que destaque seu blog desse mar que é a internet.

Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube

Todos os dias nos deparamos com milhares de blogs surgindo, outros tantos acabando, mas poucos que tem algo diferente a oferecer, mesmo quando tratam de assuntos e pertencem a nichos que poderiam ser considerados saturados.

balao-dialogo2

Não falo aqui do problema do plágio ou das cópias. O problema está no fato de que não vemos surgirem pessoas criativas, idéias originais e nem mesmo blogueiros que, mesmo novos ou os antigos, não fazem nada diferente de tudo o que já existe e é feito por aí. Podem até ter um conteúdo original, relevante para o público alvo, mas todos os blogs fazem exatamente as mesmas coisas.

Todos os dias vemos uma repetição de estilos, cores e gostos, como se só existisse uma maneira de criar conteúdo, um único jeito de divulgar, quase um cânone inviolável.

Sei que não estou apresentando uma solução e nem sei se estou caindo nesse mesmo erro que percebo por aí. Mas uma coisas eu faço: todos os dias tento oferecer algo melhor, tento imaginar algo que possa inovar ou que ao menos o meu público perceba ser diferente do “mais do mesmo” que se propaga. Levantar questões já é uma tentativa de resposta.

Se você não pensou nisso antes, pode estar aí a resposta (numa pergunta) para o por quê de seu blog não crescer além de onde está, de não ter tantos comentários e até para o fato de ter perdido um pouco do entusiasmo inicial. Seu blog é diferente em quê?

.

24 Comentários

  1. No meu eles veem notícias que não são publicadas em jornais esportivos, programas esportivos, não tenho rabo preso com ninguém, denuncio qualquer coisa no futebol, mesmo que isso me leve a um processo, rsrs.

    Responder

  2. Eu tenho um blog que fala principalmente de livros e sempre tento inovar nas minhas resenhas e sair do jeito engessado das resenhas de hoje em dia. Também tenho umas colunas diversificadas.

    Mas eu ainda quero fazer mais, já tenho algumas idéias originais em mente.

    Responder

  3. Eu tento diversificar o tipo de conteúdo. Meu blog tem tirinhas, mas, também tem textos, animação (que é ainda são poucas, mas, pretendo postar mais no futuro), desenhos, etc. Sempre criando conteúdo original.
    Próximo passo é trocar o layout e comprar um domínio.

    Responder

  4. Por um lado conteúdo original pode ajudar a o blog a se destacar e virar referência no assunto tratado. Mas por outro lado, criar conteúdo original uma tarefa muito mais complicada, principalmente em alguns nichos.

    Além disso, se vc for dar uma olhada por aí, vai ver que a maioria dos blogs de sucesso são exatamente os que apresentam conteúdo reciclado. Pelo menos no meu nicho (games), 99,9% dos grandes blogs basicamente reciclam notícias de sites estrangeiros (de forma bem aleatória, por sinal).

    Mas eu estou no grupo dos que criam conteúdo original simplesmente pq eu gosto de escrever (e de criar outros conteúdos como imagens e vídeo). Não vejo a mínima graça em ficar fazendo pseudo-tradução de artigos dos outros. Aliás, blogar é criar o próprio conteúdo, é ser original. Ficar postando vídeo de Youtube feito por outras pessoas ou traduzindo notícia de site americano não é blogar.

    Responder

  5. Eu tento fazer o meu blog se parecer com uma revista virtual. Eu utilizo alguma coisa, que aprendi do jornalismo e adapto para o blog. Eu comento muito sobre literatura (depoimentos de autores bestsellers e curiosidades de como eles chegaram lá), música de novos e antigos talentos, contos e crônicas de minha autoria.
    Uma crônica que escrevi, chegou a ter 9.500 visitas em três dias (graças aos agregadores), mas o texto também teve seu peso emotivo: “Água não se nega”. Para que os outros gostem do que você posta, primeiro você tem que gostar do que faz. O restante você vai atualizando e aperfeiçoando com o tempo.

    Responder

  6. Bom!Eu tenho um blog de artesanato e tento fazer o q posso,mas realmente somos repetitivos mesmo.Mas em minha área tentamos de vez em qdo dar uma dica de um artesanato diferente,um risco para pintura etc.Agora,vou te dizer,talvez por ser artesã só me atraio por esse tipo de blog.Blogs cheios de blablabla eu tô fora.não estou criticando quem faz,mas talvez possam usr esse meu comentário como uma dica para atrair novos públicos,pessoas que se interesam por outro tipo de assunto.Boa noite

    Responder

  7. Olá! EU tenho um blog de beleza! E eu testo produtos, coloco minha opiniao, gostando ou nao, sendo parceiros ou nao. Aposto em novidades do universo feminino seja em qq area: vestuario, make, saude, calçados..enfim! um “cluster” de informações de beleza! Comecei ha 6 meses e estou feliz com o resultado q vem trazendo.
    bjs

    Responder

  8. Seu póster é bem criativo e interessante!

    Bem, eu tenho um blog que fala um pouco de tudo, pois gosto de diversidade! Isso faz parte do mundo! Sempre tento algo diferente, o problema é que, é difícil manter um blog, pois precisa-se mantê-lo atualizado sempre! Meu tempo é muito pouco, mas sei que vou melhorar mais, porque amo blogar.

    O bem maravilhoso, é termos alguém como vc, que nos impulsiona a andar p/frente, suas palavras são extremamente incentivadoras.
    Que Deus o ilumine sempre!
    Abraços.

    Responder

  9. A verdade é que a maioria dos autores de blogs se acostumaram a uma única forma de publicação. Eu, apesar de ser iniciante, tento achar maneiras diferentes para falar dos assuntos abordados no meu blog. Muitas vezes é em vão, mas continuo tentando. E olha que o tema central do meu blog nem é algo tão comum se comparado a outros: faço interpretações, análises e revelo o significado de letras de músicas brasileiras.

    Responder

  10. Acredito que nem todo mundo gera conteúdo da mesma forma e com os mesmos objetivos, não existe um “padrão” de que todo os blogs deveriam ter para ser lidos ou não, garanto que as pessoas lêem o que querem, e seguem as que por até mesmo afinidade. gosto de blogs por que cada um expressa o que quer…

    Responder

  11. A originalidade e a criatividade são joias raras que nem todos têm ou sabem aproveitar!
    Marcos, infelizmente, de uns tempos para cá, a Blogosfera vem mudando muito… As pessoas não escrevem mais para serem ouvidas, e sim para ganharem dinheiro, prestígio, seguidores e comentários.
    Você apontou um fato importante: nasçem e morrem muitos blogs todos os dias. Muitos destes blogs não acrescentam em nada à Blogosfera, por causa de apresentarem o mesmo conteúdo… No que adianta eu assinar o feed de vários blogs e receber os mesmos posts todos os dias?
    Eu não sei se você conhece… Existe um campanha na internet idealizada pela blogueira Renata, do Mulher Vitrola. Ela, há um ano, cuida do blog Volta, Mundo Blogueiro!, que tem por objetivo despertar as pessoas pelos reais motivos de se ter um blog… Quem não se lembra daquela época em que muitos colocavam gifs animados em sua páginas?
    Bem, eu espero ter contribuído com o post, apesar de não ser exatamente, minusciosamente, o assunto tratado!
    É tempo de voltar…!!!

    Responder

  12. O conteúdo principal de meu blog é artesanato, ensino técnicas e dou dicas de pintura decorativa e decoupage das peças que faço, mas tem os assuntos transversais onde faço a intersecção do artesanato com a psicologia, filosofia e poesia todo isso com base nas emoções, Feng Shui e vida interior.
    Assim, diante de um novo paradigma que a subjetividade, o qual está inserido nos diversos conhecimentos desde a arte até a administração, resolvi fazer um blog com este novo olhar sobre o mundo. Tento escrever mais, porém as minhas muitas atividades não deixam. Gosto de ensinar, de debates, mas é uma pena que as pessoas não fazem comentários inerentes ao que está escrito, somente fazem sobre as imagens, mesmo assim nem tiram dúvidas sobre as técnicas que estou ensinando. 🙁

    Responder

  13. Esse sim é um post que coloca, blogueiros para pensar espero um dia poder inovar, a vezes acho que isso tem um tempo certo para contecer mais precisamos sempre seguiar em frente!

    Responder

  14. No Blog Ponto-chave Procuro inovar com noticias que poucas pessoas da sociedade chegam a ter conhecimento. Transformo fatos em artigos para que as pessoas que os leia vejam a realidade a qual estamos inseridos de uma visão diferente da que os governantes querem. O Ferramentas Blog é referencia nacional em se tratando de Blogs e do Blogar por ser e ter textos referenciais que cativa o publico que os lê.

    Responder

  15. Quem sou eu
    Uma pessoa que está assumindo uma causa em defesa do idoso, pois encontramos sérios problemas ligados ao idoso no País e no Mundo, e como estou sentindo na pele, estou erguendo esta bandeira em defesa do idoso!!

    Responder

  16. O ‘ARTEEMTER’ sempre apresenta uma diagramação para cada postagem.Saindo assim, daquela mesma disposição que vemos em todos os blogs. Procuro apresentar uma distribuição com fotos e textos parecendo com páginas de revista, onde cada assunto é apresentado de uma forma única,com títulos e sub-títulos em fontes e corpos de vários tamanhos justamente para não cançar o leitor. Assim, trabalhando com vários programas, consigo um layout bonito, leve e chamativo com,efeitos e arranjos dos elementos gráficos no espaço detinado ao post.

    Responder

  17. Meu Blog é restrito ao meu município, (Baldim, mg, 8 mil habitantes)e as postagens são feitas pelos leitores, através dos comentários, documentos e fotos, às vezes com moderação, pra manter o nível e a pertinência ao assunto em questão. Temos dado trabalho à Prefeitura, pois o povo cobra serviços e eles respondem pelo Blog também. Dizem que a primeira atividade do dia, da Comunidade e da Administração Pública, é dar uma olhadinha no Blog, pra ver as novidades e tomar providencias. Eu, como administradora, fico em cima do muro, oferecendo o Blog como um balcão de discussões, sugestões e críticas dos problemas da comunidade. A “Arte final”, fica por minha conta, mas eu tento manter o formato típico de uma boa prosa de mineiro, pra evitar constrangimentos e facilitar a participação do povo.É na simplicidade que a apresentação do Blog fica pitoresca e divertida. É um trabalho gratificante e reconhecido por todos como utilidade pública.

    Responder

  18. Sinceramente? O meu não tem nada demais, nem era pra ser acessado, e no fim acabou tendo uns gatos pingados…
    Sou totalmente leiga, mas pra quem manja de ferramentas da web pode sim deixar o blog bem interessante, um bom exemplo é este aqui, sempre acesso no intuito de (quem sabe) ser um pouco menos ignorante neste complicadíssimo mundo virtual.
    Mas hora ou outra navegando e fuçando acabo encontrando blogs bem diferentes e inusitados!

    Responder

  19. Quando eu estava blogando não percebia que todos no meu nicho falavam as mesmas coisas. Raramente um ou outro apresentava algo novo. Eu falava sobre o Japão e tive que parar com o blog por motivos pessoais, e nessa “parada” percebi que mesmo trazendo algo novo as pessoas preferiam o repeteco dos outros que acabavam por copiar as coisas da wikipedia rsrsrs

    Enfim, minha idéias mudaram e estou repleta de novas idéias para um blog totalmente novo e que eu não vi ninguém fazer e quando o fazem param logo no início. Mas no mesmo nicho de antes: Japão.

    Parar de blogar foi a melhor coisa que fiz pois me abriu os olhos e a mente para novas idéias! Parei de me preocupar sobre o que falar no blog e passei a olhar os blogs como leitora e não como concorrente e vi que a maioria são iguais e ás vezes chatos devido á repetição e pior informações erradas. hehehe

    Seus artigos me ajudaram muito a enxergar isso. Obrigada!

    Responder

  20. Sou novo no assunto ainda,mas no que consegui ver até hoje é realmente isso mesmo.Me parece que cada vez é sempre mais do mesmo,obrigado pela dica.

    Responder

  21. Oi, boa tarde.
    acho que você poderia visitar o meu blog porque as coisas que estão escritas nele são coisas que tenho alguma experiência. Ele é novo, mas já tive outros blogs.
    Obrigado!

    Responder

  22. Boa noite!

    O que diferencia meu blog é o fato dele conter muitos textos inéditos de 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental. Textos que atendem as especifidades de cada um destes anos, uma vez que, é difícil, encontrar muitos textos inéditos em um único blog. Além de atividades de leitura, escrita, interpretação de textos e de matemáticas todos inéditos. Meu blog é o ATIVIDADES PARA EDUCADORES.

    Obrigada!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.