18 técnicas comprovadas para ter um blog de qualidade no Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Acredito que seja possível criar e manter um blog de alto nível profissional e de muita qualidade usando o Blogger da Google como plataforma. Para provar que o Blogger tem esse potencial, reuni aqui todos os procedimentos para que um blog no Blogger seja tão bom ou até melhor que um feito no WordPress.org. Eu mesmo testei cada umas dessas técnicas ao longo de quase 3 anos.

Há sempre uma disputa entre Blogger e WordPress.org e muita gente diz que não é possível ter um blog profissional e sério no Blogger, porque é um sistema limitado e fraco, especialmente para SEO.


A questão é que, se você tiver os cuidados certos, aplicar os melhores recursos e souber usar o que está disponível no Blogger, seu blog pode ser tão bom quanto ou até melhor que um feito no WordPress.org. Aqui reuni tudo o que sei e que irá ajudar você.

1. Registrar domínio próprio

A primeira coisa para que seu blog tenha mais qualidade e eficiência, é preciso registrar um domínio próprio. O subdomínio do Blogger “….blogspot.com” não é adequado para questões de SEO, é difícil de memorizar e demonstra um certo amadorismo. Registrar um domínio é simples e barato: Como registrar e usar domínio próprio no Blogger.

2. Estrutura de conteúdo

De tudo o que você terá que se preocupar, o mais importante é sempre a qualidade do conteúdo. Invista em originalidade, pesquisa e criatividade. Ser diferente e melhor é o que faz as pessoas voltarem para ter mais.

2.1 Interligar conteúdo

Os links internos são o caminho mais simples para mostrar que o conteúdo todo de seu blog é relevante. Facilita a navegabilidade, mantendo os visitantes mais tempo na sua página. Além disso é uma técnica de SEO para estrutura: Usando links internos e externos nos artigos do seu Blog. Em outras palavras, é relacionar os conteúdos uns com os outros.

2.2 Usar Palavras chave

O Blogger exigirá de você muito cuidado com o conteúdo, pois será a principal forma de atrair visitas e melhorar sua indexação nos mecanismos de busca. A isca perfeita para ambos são sempre as palavras chave. Use-as nos títulos, links, subtítulos e menus (marcadores). Invista nas palavras mais relevantes para seu conteúdo: O que são Keywords e Long Tail? Palavras chave e Expressões chave para seu Blog.

2.3 Títulos e subtítulos

Para chamar mais a atenção para o seu conteúdo, os títulos (com as palavras chave certas) vão ser sua maior força. Os mecanismos de busca começam a rastrear o conteúdo a partir dos títulos. Além disso, as pessoas têm que se interessar e serem fisgadas já nas primeiras palavras do seu texto: Criando títulos relevantes e úteis para o seu Blog.

3. Estrutura de layout

O layout é a porta de entrada para tudo em seu blog. As pessoas têm que se sentir atraídas e deve ser fácil de navegar e encontrar o que querem. Invista em cores claras, onde o texto e conteúdo têm maior destaque. Não encha seu template de coisas inúteis e pesadas: 10 dicas para melhorar a estrutura de layout do seu Blog.

3.1 Templates leves e objetivos

Ninguém gosta de páginas que demoram para carregar e abrir. Procure ter um template leve, com poucas coisas pesadas rodando (especialmente sem nada em Flash). Imagens bem otimizadas e estrutura que aponte sempre para o conteúdo. Além disso, a Google classifica mal as páginas pesadas e demoradas.

3.2 Conseguir um layout adequando

Dedique-se a encontrar um layout eficiente e que seja adequado ao tipo de conteúdo do seu blog. Existem milhares gratuitos, mas também é um ótimo investimento comprar um exclusivo para o seu blog e que atenderá suas necessidades: IceBreaker Design – Quer um Template exclusivo para seu Blog?

3.3 Usar CSS externo

Para tornar o seu blog mais leve, é possível hospedar o CSS (conjunto de códigos que determinam os estilos da página) num host externo. Isso torna a leitura dos códigos mais leve e eficiente. Os mecanismos de busca terão menos coisas para olhar, já que o CSS não é importante para a indexação: CSS externo para Blogger – Seu blog carregando mais rápido.

4. Questões de SEO

A deficiência do Blogger está mesmo é nas questões de SEO. Não há muito o que fazer, mas não significa que não se deva fazer nada. Existem centenas de fatores que determinam a indexação de um site/blog no Google e vários deles você mesmo deve observar e se preocupar: 12 fatores de SEO importantes – Como os algoritmos do Google indexam seu blog.

4.1 Meta Tags de descrição e títulos

Otimizar a forma como os títulos e descrições do seu conteúdo vão aparecer no Google é fundamental. Mesmo o Blogger sendo um pouco limitado, é possível ter descrições e títulos únicos para praticamente cada página do seu blog. Aqui eu ensino uma técnica única e exclusiva para tornar seu blog perfeitamente eficiente nisso:

4.2 Descrição de imagens

O que poucos blogueiros olham é colocar uma descrição nas imagens. Há dois tipos de tags para imagens e têm que ser usadas. Os robôs das buscas não enxergam imagens, então você precisa dizer o que há nelas para indexar melhor: Otimização de Imagens – SEO de Imagem.

4.3 Customizar URLs

No Blogger a URL dos posts é determinada pelas palavras do título que você colocar. Assim o Blogger cria automaticamente como será o endereço daquele conteúdo. Mas isso é péssimo do ponte de vista de SEO. Você pode customizar a URL publicando o seu post em duas etapas: Primeiro criando um título temporário só para gerar a URL com as palavras que você quer; depois editando o título para o que será o título mesmo. Isso garantirá melhor indexação do seu conteúdo. Os detalhes desse procedimento você vê aqui: Como Otimizar Títulos e URLs dos Artigos do Blogger.

4.4 Criar Sitemap e usar Webmaster Tools

Você tem que dizer ao Google que o conteúdo do seu blog existe e está sendo atualizado. Também precisa acompanhar a eficiência de indexação do seu blog. Para isso lembre-se de criar um sitemap e ter uma conta ativa no Ferramentas para Webmasters (Webmaster Tools): Google Webmaster Tools – Criar Sitemap para Blogger.

5. Divulgação do Blog

Não dependa apenas do Google e outros buscadores para ter visitas em seu blog. O que muitos esquecem é que é possível direcionar tráfego de várias formas. Outro detalhe é que quanto mais você divulga, mais links são gerados externamente para o seu blog, que ajudam a melhorar sua indexação: Não dependa apenas do Google [Investir em outros Buscadores].

5.1 Agregadores de conteúdo

Os agregadrores de conteúdo são o local mais simples e rápido para atingir um grande número de visitas. É perfeito para tornar seu blog mais conhecido, especialmente quando se está começando. Sem contar que boa parte deles vão indexar mais rápido e melhor no Google que o seu blog, mas gerará tráfego direto pra você.

5.2 Redes Sociais

Aqui vale salientar a importância do Twitter e do Facebook. São muito bons para atrair muitas visitas de qualidade para o seu conteúdo, além de serem eficientes na propagação. A Google até leva em consideração os links gerados pelo Twitter, se os números forem relevantes. Qual a origem das visitas do seu Blog? [Estratégia de Divulgação].

5.3 Parcerias contextualizadas

Mais visitas significará maiores chances de ter o seu blog citado em outros lugares. Mais gente vendo o que você faz, significa que outros blogueiros poderão considerar seu conteúdo relevante e buscar parcerias, indicar seus links o que é ótimo do ponto de vista dos backlinks: 4 verdades sobre links de qualidade para seu Blog.

Concluindo

Existem outras coisas que você pode fazer para otimizar e potencializar a qualidade do seu blog no Blogger. O mais importante é sempre o conteúdo, mas esses detalhes vão tornar o seu blog mais eficiente e amigável, tanto para os usuários/visitantes, quanto para o Google. Nada impede que você use o Blogger tão bem ou até melhor que o WordPress.org e isso só depende de você.

.

14 Comentários

  1. Pingback: Tweets that mention 18 técnicas comprovadas para ter um blog de qualidade no Blogger | [ Ferramentas Blog ] -- Topsy.com

  2. Otimo post Marcos, super completo! Quanto aos títulos dos posts acredito que eles devem ser claros e objetivos, pois, grande parte de nossas visitas vÊm do Google e um post com um título confuso só contribui para diminuir o nosso número de visitantes!

    Responder

  3. Ótimo post! Eu não gosto quando falam que com o Blogger não é possível ter um bom blog, ou um que seja profissional. Eu sei que o WordPress.org é melhor que o Blogger, mas não é por isso que devem rebaixar o Blogger. Gosto de ambas plataformas. Muito bom o seu artigo, vai ajudar muitos que ainda não sabem como usar o Blogger para ter um blog profissional.

    Responder

  4. Super interessante. Quando comecei a ler seus posts dob wordpress e fiquei sabendo que havia migrado, comecei a questionar se seria interessante tentar reaviver meu blog no blogger mesmo. Depois deste post tenho certeza que pelos meus objetivos atuais ainda vale a pena me manter no blogger. Obrigado

    Responder

  5. Muito bom este post, eu particularmente gosto mais do Blogger, até porque no Blogger, podemos deixar o blog com um estilo quase identico do WordPress.org, um bom exemplo é o [ FerramentasBlog.com ], antes ele era do Blogger e hoje é o WordPress.org, e como vemos não mudou muita coisa, então se fossemos mudar do WordPress.org para o Blogger, iria ficar do jeito que era antes…

    Responder

  6. Aiii que vontade de continuar a blogar e tirar meus novos projetos do papel… Infelizmente não tenho tempo, trabalho de manha e de tarde e faço faculdade a noite.

    Mias concerteza daqui uns tempos eu volto.

    Se Deus quiser.

    Parabéns por essa nova etapa do seu blog Marcos.

    Boa noite.

    Responder

  7. Excelente texto! Por mais que eu use o WordPress e digo que ele é melhor, eu sempre defendi o Blogger, mas, umas coisas que eu fico meio “chateado” com ele, é a falta de categorias e, o sistema de comentários, que, deixam seu blog menos profissional. Felizmente, estes métodos tem como resolver.
    Eu acho, que, para ter um blog profissional, não está na plataforma, ela está em quem edita, e, escreve, pois, o que dá característica, é o texto em si!

    Responder

  8. Estou aprendendo a criar blogs,criei alguns no blogspot, assisti alguns dos seus vídeos no youtube, e vou segui-lo, obrigada pelas dicas, vi que aprenderei muito com vc.

    Responder

  9. Gosto muito do Blogger, ele tem atendido à todas as minhas necessidades, não tem instabilidades profundas, e mesmo assim eu sempre faço backup de tudo o que tenho. Chegaram até a me perguntar qual plataforma eu usava, se era WordPress, como eu tinha feito o blog…

    Não pretendo trocar tão cedo.

    Abraço!

    Responder

  10. Olá Marcos,

    Sem dúvida é possível com o Blogger construir um blog de sucesso, conheço ótimos blogs que nem parecem que são do Blogger 🙂

    A grande questão é domínio próprio + um design bonito. Pena que o SEO do blog é bem inferior quanto ao do WordPress. Porém, quem conhece um pouco mais do WordPress acaba se “encantando”.

    Um abraço.

    Responder

  11. Pingback: Os 10 melhores recursos para o Blogger em 2011 | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.