Blogger está implantando Sitemap.XML para Blogs

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Todo blog precisa de um Sitemap para melhorar a indexação nos mecanismos de busca, mas o Blogger nunca teve o formato certo e mais eficiente desse recurso. Sempre foi preciso usar “gambiarras” para criar um Sitemap e integrar, por exemplo ao Webmaster Tools (Ferramentas para Webmasters da Google). Ao que tudo indica os desenvolvedores do Blogger estão resolvendo esse problema e criando o formato certo: arquivos Sitemap.xml que são o padrão da internet.

ATUALIZAÇÃO 12/Jan/15: Agora este formato já está definitivamente implantado no Blogger e você pode ler mais aqui:
– Blogger agora tem Sitemap XML oficial

Basicamente o Sitemap é a lista de todo o conteúdo encontrável do seu blog ou site, colocado em ordem e organizado para ser mais fácil indexar nos buscadores. Essa lista tem que ser montada em um arquivo chamado “Sitemap.XML” e ter um endereço fixo, sendo atualizado sempre que publicar novo conteúdo no blog/site. É isso que avisa ao Google, por exemplo, que tem novos posts no Blog e que podem ser indexados. Quem usa o WordPress.ORG pode criar um arquivo Sitemap.XML facilmente com plugins ou até manualmente.

Este artigo tem áudio e pode ser ouvido clicando no Player abaixo:

O problema é que no Blogger não é (ao menos não era) possível ter um arquivo “Sitemap.XML” com o formato adequado e padrão da internet. Quando criamos uma conta no Webmaster Tools da Google (Ferramentas para Webmasters), devemos informar qual é o endereço do arquivo sitemap que irá enviar e informar sobre as atualizações do seu Blog. Como o Blogger não tem (ou, não tinha) um arquivo “Sitemap.XML”, era preciso enviar uma gambiarra feita com o “Atom.XML” que serve para criar Feeds do Blog.

Configurações de SEO para o Blogger

Por exemplo: O Sitemap do [ Ferramentas Blog ] pode ser visto pelo seguinte endereço:

https://ferramentasblog.com/sitemap_index.xml

Veja que o endereço é bem simples e só preciso adicionar um único link lá no Webmaster Tools. No Blogger a coisa é mais complicada e usa um redirecionamento do Atom.XML que gera Feeds. A complicação é tanta que o link para ser colocado no Webmaster Tools fica algo assim:

http://SEU_BLOG.blogspot.com/atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=100

E para cada 100 artigos publicados é preciso adicionar um novos link exatamente como esse.

O Procedimento de tudo isso para Blogger está melhor explicado no artigo: Criar Sitemap para Blogger – Como usar o Webmaster Tools para Blogs no Blogger.

Sei que o assunto é um pouco técnico, mas é muito importante para o seu Blog no Blogger, pois isso tornará ele mais profissional e eficiente para questões de SEO e indexação no Google.

Agora o Blogger tem Sitemap.XML

A novidade é: parece que a equipe de desenvolvimento do Blogger está aplicando um arquivo “Sitemap.XML” para todos os blogs em sua plataforma, e eliminará a necessidade de gambiarras como a que citamos acima e ensinamos aqui: Criar Sitemap para Blogger – Como usar o Webmaster Tools para Blogs no Blogger.

Desse modo, e já está disponível, todos os blogs no Blogger têm o endereço:

http://SEU_BLOG.blogspot.com/sitemap.xml

Notem bem que é só para quem usa o subdomínio “blogspot.com”. Quem registrou um domínio próprio ainda não pode usar esse recurso.

Vale lembrar também que a equipe do Blogger ainda não publicou oficialmente sobre essa novidade e grande mudança. Pode ser que ainda esteja instável e não funcione direito. Portanto, repito: não use esse modelo de Sitemap no Webmaster Tools ainda.

Este modelo de enviar um sitemap do Blogger que ensinamos ainda está funcionando e não recomendamos que ninguém mude para o novo agora.

Se você digita o endereço do seu blog seguido de “/sitemap.xml” poderá ver uma sequência de códigos como essa da imagem abaixo:

Sitemap.XML no Blogger

Em Blogs com mais de 1000 artigos publicados esses códigos podem estar divididos em um índice de Sitemaps, separados por páginas.

O que isso muda no Blogger?

Para a média dos usuários do Blogger, isso não muda muita coisa, mas o grande proveito é o fato de ser mais amigável aos mecanismos de busca. Depois que o Blogger implementou um novo menu para preferências de pesquisa, específico para aplicarmos técnicas de SEO em nossos blogs do jeito que o Google gosta, essa mudança agora no Sitemap era o passo natural.

Além disso, fica mais fácil administrar seu conteúdo no Webmaster Tools, sem se preocupar se tudo está funcionando ou se está adequado às melhores técnicas de SEO. Seu Blog fica mais amigável e tem mais chances de aparecer bem no Google e em outros mecanismos de Busca.

Por fim, mostra que o Blogger não vai acabar nem ser descontinuado pela Google. Se ainda estão desenvolvendo, então é sinal de que as novidades não vão parar tão cedo. O Blogger fica mais profissional e eficiente, mesmo ainda faltando muito para chegar perto do WordPress.ORG.

.

19 Comentários

  1. Marcos , grande sacada este artigo, esta é uma funcionalidade preciosa para Probloggers que estejam iniciando ou não, eu uso o Blogger e já mudei algumas coisinhas no html do template para melhorar nas buscas mas realmente o WordPress é mais profissional.
    Eu escrevo artigos em outros blogs que utilizam WordPress e fico pasmo com a facilidade dos recursos e a facilidade que os plugins dão aos usuários na questão de SEO.
    Mas o Blogspot foi o primeiro e para falar a verdade eu sonho como dia em que o Blogger chegue ao patamar do WordPress e eu não escute mais que o WordPress é melhor que o Blogger, apenas que as duas ferramentas são tão boas quanto…
    Tenho fé que este dia chegará.
    Abraços e parabéns pelo artigo.

    Responder

    • Concordo amigo! Eu espero que realmente a Google continue investindo no Blogger para que essa plataforma se torne tão boa qnto o WordPress. Talvez até melhor pela facilidade que a Google oferece na gerencia de seus produtos!

      Responder

    • Eu também acho que seria incrível se o Blogger chegase ao patamar do WP, acho que até comentei aqui no FB uma vez, mas a real é que a Google não tem intenções alguma de competir com o WP.

      Responder

  2. Muito bom saber disso, e o Blogger evoluindo cada vez mais! E realmente, ainda não está funcionalizável para domínios próprios, nem mesmo colocando o endereço nativo com o blogspot. Até aparece algo no arquivo mas sem os posts.

    Responder

  3. Blogger mostrando evolução,torço para que dê certo,o WordPress é bem mais profissional,mas o Blogger é mais indicado para quem está começando pela facilidade se comparado ao WordPress,de qualquer forma o Blogger so tem a ganhar,desejo sempre sucessos!

    Responder

  4. Que bom saber disso. Espero que logo tenhamos mais novidades sobre sitemap e que junto venha um artigo do FB com a implantação para quem tem domínio próprio 🙂 Abraço do SHD..

    Responder

  5. A maioria dos meus blogs tem domínio próprio. Você tem alguma novidade para quem tem domínio próprio, sabe se a tendência é essa, ter sitemap para todos?

    Responder

  6. Tenho 687 posts. No Google Webmaster Tools, envie dois Sitemaps da seguinte forma: /sitemap.xml?page=1 e /sitemap.xml?page=2. Após enviar, o google não indexou nenhuma página; só apareceu o gráfico de páginas enviadas. Está errado?

    Responder

  7. Excelente dica. Ainda não sabia do sitemap para o blogger. Possuo outros sites gratuitos, na plataforma do blogger, e agora vou utilizar o sitemap, mesmo em versão Beta. Obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.