3 Passos para uma Divulgação mais eficiente do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

megafone-divulgar-blog2 Todos queremos receber muitas visitas em nossos blogs, mas poucos se dedicam realmente a divulgar corretamente seus conteúdos para o público certo e nos lugares certos. Existem muitos lugares para encontrar o seu público e não basta esperar que as visitas venham todas do Google. É possível dobrar e multiplicar suas visitas divulgando da forma correta e com o empenho certo. Veja uma estratégia em apenas 3 passos que poderá favorecer o seu blog e gerar mais visitas.

Já contei aqui como me organizo nos finais de semana para criar artigos e melhorar o [ Ferramentas Blog ] e ajudar você a desenvolver uma estratégia de crescimento contínuo, criando artigos melhores e mais relevante.

Isso, somado aos nossos dois vídeos que tratam sobre a criação de conteúdo relevante para o seu público, gostaria de dar mais uma contribuição indo um pouco mais além.

É preciso saber como divulgar seu conteúdo, tirando o máximo de proveito das redes-sociais e dos sites agregadores de conteúdo. Isso atrairá um público mais fiel e envolvido com o seu nicho e que poderão, mais facilmente, assinarem seu Feed, voltar mais vezes e até adicionar seu endereço nos favoritos do navegador, isso se gostarem de fato do seu trabalho.

Abaixo segue uma estratégia que venho trabalhando já há alguns meses e tem dado grande resultado, fazendo meu número de visitas praticamente dobrarem durante alguns dias da semana e ajudado a conquistar novos leitores de meu Feed e mais seguidores no Twitter (@hordones) e em nossa comunidade no Orkut.

Claro que, o que vem abaixo e essa estratégia só funciona e dá bons resultados para blogs que têm um bom conteúdo, original e relevante para o seu público alvo. Blog sem conteúdo não tem o que divulgar e terá uma alta taxa de rejeição.

cochicho-blog

3 Passo para Divulgar o Conteúdo de Blogs.

Tenha uma visão a longo prazo e não espere resultados imediatos. Tudo o que vamos indicar agora precisará de paciência e dedicação, e que só dará certo como fruto de um trabalho sério e comprometido por sua parte. Você verá que vai precisar analisar o seu público alvo e descobrir a melhor forma de atuar para cada tipo de rede. Mostre que você leva o seu blog a sério e seja profissional.

Passo 1 – Catalogar e cadastra-se nos serviços.

Existem centenas de redes-sociais e Agregadores de conteúdo e divulgadores de links. Então esse primeiro passo é o mais óbvio possível. Você precisa ter um cadastro na maioria delas ou, ao menos, nas melhores delas e mais relevantes para o seu público alvo. Praticamente todas exigem que você tenha cadastro e cada um tem um estilo e forma de atuar.

Estes são os que uso e recomendo que se tenha cadastro.

Agregadores de Blogs:

Agregadores de conteúdo:

Você também pode (e deve) usar o Twitter e o Orkut, bem como outros fóruns sociais voltados para o seu nicho, para relacionar-se com pessoas que tenham os mesmos interesses que o seu, trocar informações e pesquisar mais sobre o seu tema principal.

Passo 2 – Testando e Aprendendo.

Como tudo na internet, esses sites onde podemos enviar nossos links para divulgar um conteúdo ou mesmo as redes-sociais, tratam-se de relacionamento. Para que seu conteúdo tenha destaque e ganhe votos, seja bem clicado e suba nos ranks você terá que atuar.

Em alguns desses sites para seu link aparecer no topo das listas dependerá de como você vota em outros e deixa comentários nos links de terceiros. Estes retribuirão. Alguns exigem uma qualidade e seriedade da parte de seu blog e seu conteúdo será previamente avaliado antes de publicarem o seu link. Por isso eu disse no início desse artigo da importância de se ter paciência.

Será preciso gastar algum tempo testando esses site e outros para descobri quais dão mais resultado e aprender a atuar em cada um deles. Separe um tempo do seu dia para sempre enviar seus links para esses lugares, mas faça isso religiosamente – como eu disse, todos os dias e em todos eles. Só assim você poderá avaliar melhor os resultados.

Usando o Google Analytics ou o Histats, por exemplo, veja a origem de suas visitas para saber qual desses sites enviam mais visitantes e a qualidade dessas visitas para o seu blog. Bem como use esses dados para saber também qual o tipo de conteúdo e artigo que dá mais resultado para cada agregador.

Algumas vezes você perceberá que certos artigos dão mais resultados em uns sites, mas nem tanto em outros, pois o estilo de pessoas que visita e usa cada um desses serviços é diferente. Então já deu pra entender que essa faze vai levar algum tempo. Recomendo que faça os testes por pelo menos 30 ou 45 dias, diariamente. Assim você poderá saber até quais são os melhores dias da semana e poderá testar horários diferentes e descobri qual a melhor hora para enviar seus links e ter mais destaque.

Passo 3 – Selecionar os melhores e colher os frutos.

Com os dados em mãos e após avaliar os resultados, é hora de traçar a sua estratégia e dedicar-se mais aos sites e às formas de divulgação que deram mais resultados positivos naquele período, passando a usar apenas esses.

Perceba uma coisa: Não deixe de enviar seus links para nenhum. Mesmo para os que dão pouco resultado ou que são mais difíceis de emplacar um link, continue enviando seus conteúdos. Apenas dedique-se mais aos que forem mais favoráveis.

É extremamente importante ter seu blog sempre muito bem divulgado e toda visita é bem-vinda.

Selecionando os melhores isso ajudará você a se sentir mais motivado, pois algumas vezes receberá mais visitas vindas desses sites que do Google. Especialmente se o seu blog ainda estiver no início e contar com pouca indexação no Google e não aparecer bem posicionado nos resultados orgânicos.

Concluindo.

Antes de começar a querer divulgar seu blog e esperar muitas visitas aparecerem, precisa produzir conteúdo e pesquisar muito sobre o seu tema e o seu público alvo. Um blog é feito de artigos e conteúdo relevante e é isso o que você tem que divulgar. Se o seu blog tem conteúdo e você se preocupa com isso, então atrairá muitos visitantes e conseguirá visitas fieis.

Depois gaste seu tempo divulgando e procurando formas de ter o seu link espalhado pela blogosfera para ser encontrado.

Artigos relacionados e complementares:

.

9 Comentários

  1. Bom dia!

    Como é bom começar o dia lendo coisas interessantes! Tenho um respeito enorme por tudo que você ensina, tanto que, além do blogue que tenho, onde publico meus poemas, estou trabalhando na criação de um outro, com mesmo público alvo, porém com estilo diferente. Pretendo investir nos dois, sendo que este criei de modo bem instintivo e estou aprendendo gradativamente, o próximo já nascerá de modo mais técnico, pois tenho estudado tudo o que você, a Juliana e a Ariane passam. Eu já tinha o desejo da criação desse blogue há muito tempo, mas me faltava um direcionamento e isto encontrei aqui. Pode ter certeza que ele será muito interessante para o meu público alvo. O "Bordados de Mim" sempre será meu xodó, pois é o primeiro e é nele que estou aprendendo a blogar, além do que é onde divulgo meus poemas, mas o próximo terá um conteúdo muito mais abrangente.

    Obrigada por suas aulas maravilhosas,

    Ótima semana pra você!

    Responder

  2. Rapá, gostei das dicas, acho que o que eu sabia até criar meu blog era 25% do que venho aprendendo com blogs como este. O legal dos blogs é que é sempre 'Beta' uahsuashuahs, notei a mudança incrível dos 'botões' de acesso rápido ao lado da página, agora com subir e descer, típico de Ajax ou semelhante, parabéns, é o 1° blog nacional que vejo isso e muito me alegra.

    Responder

  3. Adoro esse blog…realmente eu sou sua fã…rsrsr…
    Suas dicas são excelentes, nem sei o que seria de mim se não fosse seu blog e o blog do compulsivo (sou leitora assidua de ambos e estudo tudo q vcs ensinam).
    Agradeço seus ensinamentos…
    Boa semana pra vc…

    Responder

  4. Bom dia Marcos!
    tudo bem?

    Recentemente comecei a montar um blog e estou amando cada coisa nova que tenho aprendido, é realmente fantástico a infinidade de informação e possibilidades que você adquire ao investir em um…

    Tenho uma dúvida (dentre muitas outras): o site do technorati, por exemplo… ele é um site em inglês, mas brasileiros também costumam acessar ao site?
    Entendo que há um gadget para traduzir os blogs, mas ainda sim há muitas pessoas que não o utilizam.. como o technorati, por exemplo, estaria me ajudando?

    Responder

  5. @Clamor-Radical,

    O Technorati é um serviço para indexação e catálogo de blogs e sites. Que mantém ranks e dados sobre as publicações e atualizaçãos do associados.

    É uma forma de melhorar a visibilidade de seu blog e poder comparar seu trabalha com o de outros e a evolução de seus blog.

    Dá mais visibilidade e os dados ali catalogados dão credibilidade ao seu blog.

    Responder

  6. Boas dicas amigo, sem divulgação não temos boas visitas. Eu me cadastrei no dihitt e já tenho bons resultados de lá, eu gostei da forma que eles fazem, todos saem ganhando no final, mas precisamos sempre ter foco e persistir sempre.

    Abraços.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.