4 dicas para escrever artigos melhores no Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Menina-escrevendo Todo blog é feito basicamente de artigos em formato de texto – isso é fato! Mas tornar textos mais atraentes numa época em que as pessoas leem cada vez menos é um desafio enorme e, muitas vezes, inglório. Recebi um contato me perguntando como eu faço para escrever bem – acredito mesmo que escrevo bem – e achei que seria uma boa idéia reunir algumas dicas simples para melhorar a qualidade dos textos que você pode publicar em seu blog.

Manter um blog de qualidade é um desafio por natureza e nem todos estão preparados para isso. Já tratamos aqui do tamanho da blogosfera e de como é difícil manter os leitores interessados no conteúdo que publicamos, especialmente porque as pessoas estão lendo cada vez menos:

Mas sabendo usar alguns recursos da escrita, você pode reverter essa tendência e chamar a atenção para o que está publicado em seu blog. Lembrando sempre que é preciso, além de qualidade, ser original e relevante para o seu público alvo (veja também: Criar um Blog Original e Relevante [Vídeo]).

Dicas para escrever melhor.

1. Vá direto ao ponto – Como as pessoas estão lendo menos é preciso ser bem objetivo nos textos. Escreva logo no primeiro parágrafo de seus artigos do se trata o texto que segue e vá direto ao ponto. Não adianta manter o “suspense” nem querer fazer surpresas ao longo do texto, pois dependendo, a maioria de seus leitores vai desistir de ler logo nas primeiras linhas. Introduza o assunto de forma objetiva e clara e desenvolva nos parágrafos seguintes, para assim fisgar o interesse de seu leitor.

2. Títulos e sub-títulos atraentes – Como as pessoas estão lendo cada vez menos, a forma de chamar a atenção dos leitores é usar de títulos claros e que dê conta do conteúdo que será tratado. Coloquei a importância dos títulos e sub-títulos em segundo aqui nesse texto, pois só é possível criar títulos depois que já estiver escrito todo o texto. Pense no que é mais central no texto para o título ser uma ligação direta com o conteúdo. Já os sub-títulos são uma forma de mostrar organização e manter o fluxo de leitura.

teclas-teclado

3. Use uma linguagem simples – Simples não significa “miguxes” nem “internetês”. É preciso escrever de forma clara, com um português no mínimo correto e um vocabulário adequado. Faça uso de palavras de uso comum: pense que sua mãe tem que entender o texto assim como um adolescente. Escreva para o seu público alvo, usando o vocabulário mais conveniente, mas sem se perder nos modismos da linguagem coloquial.

4. Escreva sentenças e parágrafos curtos – Somado ao item 1 dessa lista, você perceberá a importância da objetividade. Quando se escreve de forma mais concisa e organizada nossos textos vão ficando mais curtos e claros. O objetivo é fazer com que o visitante leia tudo, pois a leitura será fluida e fácil e as idéias estarão mais acessíveis. Escreva artigos com um único tema central e um parágrafo para cada idéia que ilustre o tema, com no máximo 3 a 5 idéias e um parágrafo de conclusão.

Concluindo

Escrever bem é uma capacidade que se adquire com o tempo e com prática. dedicar-se diariamente à leitura de textos e artigos de sua área de interesse ajudam a melhorar essa capacidade de escrita e ver como cada um desses itens podem melhorar a qualidade de seus textos. Preocupe-se sempre em estudar seus temas e ser o mais relevante possível para o seu público e entender o que eles desejam.

Faça análises constantes das estatísticas de seu conteúdo para saber o que pode ser melhorado e como seus leitores se comportam. Invista tempo nos seus melhores conteúdos e no que atrai mais a atenção daqueles que chegam até sua página.

.

13 Comentários

  1. Oi Marcus!

    Parabéns pelas dicas. Escrever bem exige, antes de tudo, leitura e pesquisa. Blogs se destacam pelo conteúdo original, por isso não dá para ficar fazendo CTRL+C/CTRL+V, como alguns ainda insistem. O leitor precisa saber que o que encontra no blog é único e diferenciado.

    Abraço

    Responder

  2. Essa dica funciona mesmo, porque a gente deve ser claro e objetivo em poucas palavras, e não ficar "enchendo linguiça", se não os leitores não lêem os artigos todo, digo isso por eu sou assim e imagine quantos internautas não são assim?
    Por isso continuem acompanhando este site, ajuda mesmo a todos os blogueiros. Valeu

    Responder

  3. Pingback: 3 dicas para atrair mais visitas para seu blog | [ Ferramentas Blog ]

  4. Pingback: As partes mais importantes de um post para o conteudo do seu Blog se destacar | [ Ferramentas Blog ]

  5. Eu leio e quase não percebo que leio 5000 palavras por dia do seu site! Essa dica me ajudou muito!Agora percebi que os leitores comentam mais(isto quer dizer que eles leram o que eu escrevi pelo menos) e estou feliz por receber está dica.

    Responder

  6. Meu amigo!voce esta de parabens!!isso que acabei de ler ai em cima,foi demais.
    Voce explica com muita clareza,e isso importante para os leitores,minha cabeca se expandiu de um jeito que nao tem explicacao mjuito obrigado!!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.