5 dicas para conseguir mais comentários no seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

comentario-blogger-mais Ninguém publica artigos em um blog para ficar “falando sozinho” ou desinteressado que outros opinem sobre o que leram. Conseguir bons comentários é fundamental para a qualidade de seus artigos e para manter-se motivado em escrever cada vez mais. Isso não acontece da noite para o dia, mas não se pode simplesmente esperar de braços cruzados que as pessoas entrem e queiram comentar em seu blog. Então veja essas dicas para blogs que querem mais comentários em seus artigos.

Abaixo vou descrever o que se deve fazer, em seus artigos, para ter mais comentários e encorajar as pessoas a escreverem sobre o que você postou. Mas é fundamental entender alguns detalhes antes.

As pessoas vão aos blogs e sites em busca de informação e conteúdo original e de qualidade e precisam se identificar com isso. Seu blog precisa se comunicar de forma eficiente e acredito que dois artigos sejam um ótimo complemento para te ajudar nesse caminho:

5 Dicas para ter mais comentários.

1. Chamar para a ação = seja direto em seus artigos dizendo o que deseja de seus leitores. Isso vale para várias coisas quando se quer que seu visitante tome uma posição. Você pode convocar, por exemplo ao final dos artigos, que as pessoas digam o que pensam sobre o que foi tratado, com chamadas do tipo: “você concorda?”; “qual a sua opinião”; “teve algum dúvida ou sugestão, então envie pra gente”.

Ser explícito não significa que se deva ser insistente e chato. Pode-se chamar o visitante à ação de forma indireta também, usando o contexto, ao longo do artigo, sugerindo que os comentários são um complemento para o que foi publicado.

2. Não esconda o formulário nem os comentários = Exibir os comentários recebidos na mesma página do artigo, logo abaixo do texto, e junto disso o formulário é um grande passo para se ter mais comentários. Se o visitante não precisa clicar em nenhum link e vê diretamente que é possível escrever e enviar um comentário logo que termina de ler o artigo e que outros fizeram isso, vai se sentir motivado a fazer o mesmo.

Nisso levam vantagem os blogs feitos no WordPress, já que os formulários são facilmente configuráveis e podem atender a diversas possibilidades de uso. Mas quem usa o Blogger tem alguns recursos:

3. Responda os comentários = Participe você também de seus comentários, respondendo e interagindo com os visitantes, ampliando o debate e mostrando-se interessado no que têm a dizer. Isso faz com que o leitor identifique-se com seu trabalho, veja mais pessoalidade no que é feito e que é algo interativo, participativo. Se o seu tema/nicho permite um debate, isso é ótimo para aprofundar o assunto tratado e pode transformar o seu blog numa referência.

4. Não aceite qualquer tipo de comentário = Aqui no [ Ferramentas Blog ] foi preciso criar regras para os comentários e tudo é moderado previamente, antes de ser enviado para o blog. Assim, o visitante deixa o comentário, eu leio e autorizo ou não a publicação dentro dos artigos.

Você não tem que aceitar qualquer tipo de comentário, nem aceite aqueles que são irrelevantes para o conteúdo do artigo ou que foram enviados no lugar errado com objetivos diferentes. Esse controle deixará o seu blog mais limpo e, sempre que os visitantes lerem os comentários aprovados, verão algo relevante para o tema e para o conteúdo do blog. Veja as nossas regras:

5. Comente e participe em outros Blogs = A internet é uma grande rede-social, o lugar privilegiado da interação e os blogs são, para sobreviver, fonte de troca e relacionamento também. você não pode viver isolado de outros blogueiros. Participe de fóruns e redes-sociais de outros blogueiros e comente nos artigos de seus blogs preferidos. seja participativo e interessado no que outros estão fazendo para que esses também se interesse no que você faz. Não seja um pecador da blogosfera ou @oCriador pode te punir:

.

Com essas dicas seu blog pode conseguir mais comentários e ser mais participativo. Não são infalíveis e a solução não será imediata, mas já ajudará a melhorar a qualidade de seu trabalho e de seus artigos. com o tempo e com mais visitas, aparecerão os comentários, sempre na mesma medida em que conseguir fidelizar cada vez mais leitores. Dedique-se sempre em melhorar a qualidade de seu conteúdo e ser sempre original, relevante para o seu público alvo e eles, naturalmente vão complementar seu trabalho e apreciar o que você faz.

.

14 Comentários

  1. Está de parabéns, gostei bastante deste artigo…
    Algumas destas dicas eu já usava no Máfia, mas outras passarei a usar..

    Mas gostaria de saber se não tem outra dica pra ampliar o número de comentários.. quase não recebo comentários e não entendo o porquê. Se puder me ajudar, agradeço..

    Responder

  2. @Mangamen,

    Seguindo essas dicas e tendo paciência, cuidando bem da qualidade de seu conteúdo, pode apostar que vai melhorar.
    Isso é algo q nào há muito o que fazer e o melhor e insistir na divulgaçào para gerar mais visitas.

    Responder

  3. Bom trabalho … essas dicas servem perfeitamente para mim visto estar só agora a entrar no mundo dos blogs … obrigado Abraço

    Responder

  4. Cara ,realmente essas dicas ajudaram bastante meu desempenho no blog .Esse é com certeza um dos melhores sites que já encontrei até agora .Eu faço 3 ou 4 dessas dicas hehehe .Quase não tem comentário meu blog .Mas um dia terá .Porque já estou tirando essesso de carregamento do meu blog ,coloquei favicom ,fiz meu próprio banner ,e meu toollbar .Veleu ferramentas blog !!

    Responder

  5. Muito bom!!
    "Ninguém publica artigos em um blog para ficar “falando sozinho” ou desinteressado…"
    Eu pensava desse jeito há alguns meses atrás…mas eu acho que o maior segredo, é a paciencia…demorou muito até alguem comentar um post no meu blog.

    OBS: é mil vezes mais dificil você conseguir comentários, com um blog de tirinhas e quadrinhos…não tem muito o que comentar!

    Responder

  6. Interessante seu ponto de vista Marcos lemos, sobre os comentários, lá na http://www.camilaejulia.com nós sempre tomamos o cuidado na moderação dos comentários por que é um blog que é dedicado as crianças e a histórias em quadrinhos e parabens pelo seu trabalho aqui np [FERRAMETAS BLOG]!!

    Responder

  7. Pingback: IntenseDebate – Formulário de comentários para Blogs | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Gravatar – Sua foto nos comentários de outros blogs | [ Ferramentas Blog ]

  9. Boa noite Marcos, como sempre suas dicas ajuda muito, você é direto e passa a mensagem transparente e com todas essa dicas assim estou caminhando com o meu e sempre que dá passo por aqui. PARABÉNS

    Responder

  10. Realmente deu certo, depois que comecei a estimular os usuários para comentar, recebi vários comentários.

    Vlw pelas dicas Marcos e parabéns pelo blog.

    Responder

  11. Legal a dica eu já vou começar comenanto no seu blog, gostei muito de ler esse artigo, e vou mudar meu jeito de atuar no meu blog. Espero que me faça uma visita e comente de deixe-me susjestões.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.