5 dicas para reavaliar e melhorar o layout do Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

organizar-blog Se sempre reforçamos aqui a importância de se cuidar ao máximo da qualidade de suas postagens, devemos pensar também como apresentamos esse conteúdo ao leitor/visitante de seu blog. O layout é que garantirá que seu público sinta-se a vontade em sua página e navegue com facilidade, encontrando o que precisa. Muitos blogs estão descuidados com a aparência (principalmente blogs de homens) e esquecem que o simples e claro é sempre a melhor opção. Veja 5 sugestões e dicas para melhorar a qualidade do layout de seu blog.

Já publicamos uma outra lista de dicas, mais específicas, sobre o layout de seu blog. São dicas mais técnicas e detalhadas que vão te dar uma visão mais completa, junto com as que segue, de como usar melhor a estrutura visual de seu blog. Veja também e complemente sua leitura:

E continue lendo essas novas dicas e sugestões.

1. Limpe a bagunça na barra lateral (sidebar) = elementos importantes que devem conter em sua sidebar: destaque para os Marcadores/tags; lista de artigos/histórico – ao menos os mais recentes; ícones e destaque para o Feed/Newsletter; seu perfil com link de contatos; e o mais importante, mecanismo de busca.

Tudo além disso é desnecessário e só está ocupando espaço, dificultando a leitura e dificultando que o visitante encontre o que quer. A barra lateral de seu blog é como o menu de um livro, que indica onde o leitor deve ir e como encontrar o que precisa, nada mais. Outro fato a se levar em conta é que quanto mais coisas se coloca na sidebar, mais pesado seu blog fica para carregar.

2. Use Fontes de texto fáceis de ler = Além de uma fonte clara e básica, sem muitos símbolos e pernas ou estilos, também acrescentamos a cor de fundo do seu blog e a cor e tamanho das fontes.

fontes-textos-blogs-editar

O fundo branco com texto em cores escuras é sempre a melhor opção e é mais fácil para ler. Pense sempre que seu visitante não quer fazer muito esforço e que a sua intenção é passar uma informação da forma mais objetiva possível. Dê destaque aos títulos e aos links, com cores diferentes e tamanhos de fontes diferentes do corpo do texto.

3. Otimize o roda-pé dos artigos = Após terminar de ler seu texto o visitante está pronto para ser fidelizado. Se ele chegou até o final de um artigo seu, significa que gostou do que encontrou em sua página. No roda-pé dos artigos sempre tem que conter indicações de leitura complementar/assuntos relacionados; ícones de Feeds/Newsletter; bem como um formulário de comentários.

Com esses três itens há grandes chances de diminuir a taxa de rejeição de seu conteúdo e o número de visitas crescer diariamente de forma visível. Assim como a sidebar, você também precisa cuidar do roda-pé de seus posts: não exagere e seja objetivo com o que você quer. Aqui no [ Ferramentas Blog ] por exemplo, optei por indicar apenas artigos relacionados imediatamente abaixo dos textos, para melhorar o tempo de permanência dos visitantes. Descubra o que é melhor para seu blog e foque nisso.

4. Destaque o que seu blog tem de melhor = Seu visitante só vai encontrar mais coisas em seu blog se você mostrar de forma direta pra ele. Quer ter mais assinantes de Feed? Então dê destaque a isso, escreva e ensine a usar os leitores de Feed. Deixe claro qual é o conteúdo principal de seu blog e dê ênfase aos seus artigos mais centrais, mais lidos e buscados. Ofereça ao seu visitante a oportunidade de interagir com você e com outros leitores.

Para que seu blog tenha sempre o que oferecer, estude muito e leia muito. Só assim é possível escrever com qualidade também. Mas deixe isso claro para seus visitantes, mostre suas fontes, explique os caminhos que te levaram a produzir aquele conteúdo e como você se dedica em oferecer sempre o melhor.

5. Veja a possibilidade de trocar seu layout = Pode ser que ao olhar para seu blog, abrir sua página você chegue à conclusão de que precisa mesmo é de dar uma nova cara para seu trabalho. Reveja como você usa seu template (Blogger)/Theme (WordPress) e se esse layout atende mesmo às necessidades de seu blog. Pode ser que simples adaptações não resolva o problema e o melhor seja dedicar algum tempo procurando um layout mais completo e fácil de usar.

Mas é preciso ter paciência e procurar com calma para não cair nos mesmos problemas de antes. Até porque uma mudança no visual pode atrair melhor a atenção de seu público.

Melhor ver mais sobre aqui também:

Idéia original e imagem das fontes: 5 Great Tips to Spruce Up Your Blog’s Design.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

3 Comentários

  1. Muito boa dica, estou investindo num novo projeto e queria saber se o blogueiro deve criar conteúdo extra-blog através das redes sociais, acho que isso pode fidelizar mais o leitor e pode ser bom para complementar o conteúdo do blog.
    Abs

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.