5 Estratégias cíclicas para Blogar com qualidade

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Primeiro explicando o título: vou mostrar abaixo e de forma bem objetiva, cinco passos/estratégias para que seu blog tenha mais qualidade em todos os aspectos, mas não há uma hierarquia entre esses passos. Essas 5 estratégias são complementares e precisam atuar juntas, sincronizadas, para dar resultados para o seu blog. São pontos que já tratei em outros artigos de forma separada, mas é preciso ter um visão do conjunto para se construir um blog.

A lista é simples e os passos já são conhecidos. O importante aqui é reconhecer cada uma dessas estratégias e começar a fazê-las funcionar juntas. Seu blog terá grande potencial se começar a agira de forma organizada e séria. Abaixo da imagem um descrição de cada um dos passos.

criar-blog-ciclo

1. Navegabilidade: A primeira coisa que seu visitante tem acesso quando entra em seu blog é com seu layout. É a sua casa e precisa estar sempre arrumada, limpa e clara. Seu blog precisa ser fácil de navegar, legível e atraente. A funcionalidade de sua página é que vai garantir se seu visitante vai permanecer em seus artigos e continuar navegando, na mesma medida em que achar isso fácil.

2. Relacionamento: A internet é um lugar de relacionamento e interação entre as pessoas, o que obriga você a ser proativo na busca por contatos. Use as redes-sociais e fóruns onde debatem e atuam pessoas do seu nicho, que são o seu público alvo e estão interessados nas mesmas coisa que você escreve e lê. Um blog só consegue boa divulgação e só será influente quando conseguir o reconhecimento de outros blogueiros. Mas é preciso ter muita atenção para com seus leitores e interagir principalmente com eles.

3. Conteúdo de Qualidade: Sempre batemos nessa tecla, mas parece que tem gente que não entende. Um blog é feito de conteúdo e seus visitantes só virão até sua página se for para encontrar algo que eles precisam, que atende às suas necessidades. Invista seu tempo em pesquisar palavras-chave, em ler cada vez e aprofundar sobre seu nicho, passando todo o tempo possível vendo o que outros estão fazendo e seja original. Dedique-se em produzir um conteúdo que faça a diferença. Quando se escreve de forma relevante, original e com qualidade, esse já é um grande salto para uma boa atimização (Passo 5).

4. Análises: Seu blog não pode ser medido apenas pelo número de visitas e a quantidade de artigos publicados. Há uma série de outros dados importantes e que dizem muito mais do que você tem feito. É preciso conhecer quais palavras atraem mais visitas e quais seus artigos são mais lidos e têm mais atenção dos leitores. Você precisa saber o que realmente deseja o seu público alvo e escrever, oferecer o que eles estão buscando. Acompanhar as taxas de rejeição e o tempo de permanência de seus visitantes podem te ajudar a entender a qualidade de suas visitas. Números altos nem sempre são bons.

5. Otimização para Mecanismos de Busca (SEO): Esse é um passo avançado, que só funciona se você consegue cumprir bem os anteriores. É preciso fazer seu blog ser encontrado pelos mecanismos de busca e aparecer nos resultados orgânicos. Existem várias formas de fazer isso, a começar pelas palavras-chave e até na forma com dispor os códigos HTML em seu blog. Mesmo que você não entenda muito desses códigos, mesmo os passos mais básicos podem ajudar seu blog a ser encontrado. Como disse no passo 3, a otimização de seu blog começa com o conteúdo.

Esses são passos importantes que podem transformar significativamente a sua forma de blogar e atuas na blogosfera. Você verá a qualidade de seu blog subir e sua capacidade de organizar seu blog vai até facilitar a sua vida. Dedique-se de forma mais séria ao seu blog e empenhe-se em fazer um bom trabalho. Com isso você terá mais visitas e fará isso com mais prazer. Esses passos são um ciclo que não deve ser fechado, retornando sempre ao primeiro e sendo constante.

Complemente lendo mais sobre:

.

3 Comentários

  1. Marcos,
    É basicamente impossível fazer com que estes fatores se desenvolvam sozinhos.
    Em conjunto é mais simples ver a relação entre os mesmo e trabalha-los.
    Excelente abordagem.

    Responder

  2. Pingback: 5 dicas para reavaliar e melhorar o layout do Blog | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.