5 fundamentos básicos de um post de qualidade no Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

como_escreverEscrever bem não significa ir ao rigor da gramática mais pura de nossa língua, nem escrever com um vocabulário tão rebuscado que nem os dicionários são capazes de ler. O mais importante é sempre a mensagem, que a informação e o conteúdo do texto seja legível e "entendível" (isso existe?) por quem vai ler. Segue um checklist de pontos que você deve observar na hora de escrever um novo post em seu blog.

 

Para escutar esse post, aperte "Play":

 

Quem acompanha o [ Ferramentas Blog ] sabe que tenho uma posição bem radical sobre a qualidade textual de um blog (Não crie um Blog se você não sabe português). Essa minha posição não é pra ser discriminatória, nem para limitar os acessos, mas para que todos façam bom uso da língua em lugares públicos.

 

Quando publicamos algo na internet, não falamos apenas para o nosso grupo, só para quem usa a mesma linguagem que a nossa, mas publicamos para toda e qualquer pessoa que achar nossos blogs de alguma forma. Por isso que escrever com um mínimo de qualidade é importante, pensando que qualquer pessoa tem que entender sua mensagem.

 

Para ajudar você a revisar seus posts e a qualidade de seus artigos, veja essa pequena lista de dicas.

 

1. Pontuação = A pontuação de um texto é o que o torna legível e que dá o ritmo correto, separando e agrupando idéias. Observe sempre o uso correto da vírgula, ponto final e a separação do texto em parágrafos bem definidos. Isso ajuda muito no entendimento do texto.

 

2. Ortografia = Escrever as palavras corretamente é uma obrigação de todos, especialmente porque todos os aplicativos de texto têm corretores ortográficos. Mas não é só isso. Evite escrever misturando caracteres para imitar sons ou gírias coloquiais (se usar isso, coloque uma nota explicativa traduzindo para quem não entende), bem como não escreva como se você simplesmente estivesse transcrevendo uma fala coloquial/oral.

 

3. Coesão e Coerência = Falta coesão quando alguma idéia fica incompleta ou não foi articulada de forma satisfatória. Leia e releia seus posts para ter certeza de que a informação está sendo passada de forma satisfatória em frases e idéias completas.

 

Já a Coerência é quando a configuração de seu texto tem uma lógica completa, considerando introdução, desenvolvimento e conclusão. Use títulos adequados ao conteúdo e lembre-se sempre de organizar as idéias que deseja tratar em seu post.

 

como-escrever-bem-e-ser-entendido

 

4. Vocabulário = Você pode e deve direcionar o vocabulário de seus artigos para o seu público alvo, mas não significa que vale tudo. Evite gírias e regionalismos, mesmo em textos informais (se usar, que seja com uma "tradução" em nota). Também não é bom exagerar nos termos "rebuscados" – é só lembrar que mais gente tem que ler e entender.

 

5. Conceitos trabalhados = Pesquisar, ler e aprofundar os temas e assuntos que você trata em seu blog é o primeiro passo antes de começar a escrever algo. A pior coisa que tem é ler um artigo/post onde percebemos pouco aprofundamento conceitual e argumentos falhos/limitados. Trabalhe suas idéias, pesquise e aprofunde.

 

Há muitas outras formas de se preparar bem um texto para publicar em seu blog. Esses são passos que sempre tento observar em meus artigos, do mais simples ao mais elaborado. E você: como tem cuidado da qualidade dos artigos que publica em seu blog? Aproveite e deixe sua opinião e comentários.

 

Outros artigos complementares:

.

13 Comentários

  1. Sempre enfatizando a importância do uso do português correto. Parabéns! Felizmente, na época da escola, eu prestava atenção nas aulas de português. Hoje, sei que tenho, pelo menos, uma escrita boa. Mas busco a excelência sem me tornar chato.

    Penso que todos deveriam saber a forma correta de usar a língua. Não é preciso dominá-la por completo. Basta saber onde e quando empregar para ser bem entendido e respeitado.

    Marco Damaceno

    Responder

  2. Reaumenti, un testo podi ateh cer bom, maz se o portugueis eh ruim, todu o ceu valor vai pur agua abaicho!

    Parabéns por incentivar o bom uso do nosso português!
    🙂

    Responder

  3. Muito bom seu áudio post estou a algum tempo projetando um Blog e suas dicas e ajudam a otimizar o que estou e mente!

    Parabéns!

    Responder

  4. Escrever corretamente e com texto de fácil entendimento é muito importante para a imagem de um blogueiro e também para a divulgação do local onde ele vive.
    Exemplo: Se todos os americanos escrevem errado nos blogs, as outras pessoas do mundo logo achariam que eles são burros (Forma vulgar de falar) e que o ensino no USA é horrível.

    É por isso que busco escrever sempre de forma correta e simples: Sem o uso de girias, Gramática Correta etc…

    Responder

  5. Procurar conhecer a nossa língua faz bem para todos.
    A leitura é uma forma de enriquecer nosso vocabulário e assimilar melhor a compreensão da gramática.
    Um texto bem redigido pode ajudar a "fidelizar" o leitor, que deseja um pouco mais do que uma informação.
    Parabéns pela postagem. Excelente.

    Responder

  6. Quem não sabe escrever nesse mundo hoje; está perdido no tempo.
    Tempo que para nós, que escrevemos, é coisa vã!
    E para saber escrever bem, tem que ler!
    O ditado é o seguinte "Quem não lê, mal escreve, mal fala e mal vê!".

    Responder

  7. Não sei como algumas pessoas têm a coragem de escrever errado em seus Blogs e nos comentários de outros Blogs. Errar uma ou outra palavra é normal, mas tem pessoas fazem força pra escrever o mais errado possível. Parece que não se importam de passar uma imagem negativa para outras pessoas, vai entender…

    Responder

  8. Pingback: Player MP3 em Flash para Blogs – DewPlayer | [ Ferramentas Blog ]

  9. Pingback: ESCREVER OU GANHAR DINHEIRO: QUAL É O MAIS IMPORTANTE? | oSabeTudo.com

  10. Pingback: Usar ou não agregadores de conteúdo

  11. Pingback: Matando seu Blog com 7 erros de português - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.