7 Pequenas coisas extremamente importantes para um Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Se não tomarmos cuidado ao desenvolvermos nosso blog, vamos pensar em milhares de coisas grandes que queremos fazer – como começar querendo ganhar dinheiro – e esquecemos das pequenas coisas que são mais importantes do que as grandes. É assim na blogosfera: pequenos detalhes é que fazem a diferença para um blog sobreviver. Juntei aqui 7 dicas de coisas que podem parecer pequenas, mas que mantêm um blog vivo.



A lista pode parecer um tanto quanto óbvia, mas se você julgar que já fez todas elas, então está na hora de revisar e ver se fez bem feito. Para alguns isso será repetitivo e banal, mas são os detalhes quem fazem a diferença para a maioria.

1. Registrar domínio = Todo Blog precisa de um endereço. Melhor é poder contar com um domínio próprio para seu blog, que seja exclusivo. Este é o investimento mais barato que existe. Sobre registrar domínio.

2. Conta no Twitter = A vantagem do Twitter como rede social é a velocidade na troca de informações e o contato direto com seu público alvo. Também não se pode esquecer de avisar seu público que o blog tem um perfil no Twitter. Criar conta no Twitter.

3. Página no Facebook / Google+ = Das redes sociais para compartilhamento e fidelização do seu público, tanto o Facebook quanto o Google+ são de grande ajuda. Seu blog tem que ter uma página nesses serviços. Lembre-se de incentivar as pessoas de seguirem você lá também. Criar página no Facebook / Criar página no Google+.

4. Feed e Newsletter = Se você quer manter seu público sempre informado sobre as novidades do Blog, o sistema de Feed e de Newsletter ampliam suas chances das pessoas que gostaram do seu blog sempre voltarem para ler mais. Vantagens de Feed e Newsletter para Blogs.

5. Limpar o Layout = Um layout limpo, leve e claro pode ser muito eficiente para seu blog. Não encha seu blog de coisas inúteis e mantenha-o sempre organizado, dados destaque ao conteúdo, que é o mais importante. Coisas que o seu Blog não precisa ter.

6. Publicar constantemente = Não deixe o seu blog parado e sem atualizações. Muitas vezes as visitas somem e seu blog perde indexação no Google por culpa de poucas atualizações e seu blog parecerá acabado.Encontre um ritmo, mesmo que lento, mas nunca deixe seu blog sem algo novo. Com que frequência atualizar o Blog.

7. Ler muito = por fim, umas das coisas mais importantes, mas que parece que a maioria esquece: leia muito, especialmente leia o que escreve sobre o seu nicho, sobre o assunto que você escolheu para seu blog. Com prática de leitura, você escreverá melhor e sempre terá ideias para seu blog. Crie uma lista de leitura até para manter-se atualizado e interessado no assunto. Não quer ler, mas quer ter um blog?

Podem existir muitas prioridades e parecer que há coisas mais importantes que isso na hora de desenvolver e manter um blog. A questão é que esses são pontos essenciais a meu ver, que todo blog precisa observar.

Você teria algo a acrescentar?

21 Comentários

  1. Oi, Marcos, concordo em tudo, principalmente no ponto “ler muito”. Um livro bem lido dá ideia para muitos posts. Nesse mês eu peguei um tutorial de SEO como base, fiz um ou dois mapas mentais de cada capítulo, acrescentei informações adicionais que eu já tinha ou pesquisadas na internet e estou públicando praticamente um vídeo por dia. Já publiquei 8, estou imaginando que vou chegar em torno de 15 (e ainda vou publicar outro detalhando esse processo). O legal de gerar conteúdo assim é que você vai aprofundando junto com o livro, ao invés de ficar requentando sempre a mesma informação superficial.

    Responder

  2. Marcos,

    Já vi um outro post aqui sobre a limpeza do layout e tenho tentado seguir essa recomendação como um mantra.

    Retirei coisas que vocês e outros leitores disseram que eram inúteis, como ÍCONES PARA TRADUÇÃO, ENQUETES, CÓDIGO DE CONFIRMAÇÃO PARA COMENTÁRIOS e outras firulas.

    O negócio é que eu acabo de ler em um outro importante blog a dica de que alguns desses elementos são importantes. Mas eu estou com vocês. Vou tentar ser o mais enxuto possível.

    Ah. Antes que eu esqueça. Sempre fiquei meio encabulado para dizer isso, mas como sou leitor assíduo, vou criar coragem: será que essa caixa flutuante de botões de curtir, no lado esquerdo de seu layout, não poderia ser fixa? Quando a gente rola a página, ela distrai muito e acaba tirando a nossa concentração da leitura.

    Obrigado mais uma vez.

    Responder

    • Carlos,

      Eu entendo sua dúvida e as duas visões estão corretas. No mundo dos blogs, todos temos experiências diferentes e blogs diferentes. É preciso ponderar e descobrir o que funciona melhor no seu blog. O que é bom pra mim, pode não ser bom pra você.
      Eu gosto de blogs limpos e funcionais, bem objetivos e focados no conteúdo que interessa mais ao público. Há elementos que são importantes para mim e para outros nem tanto; elementos que funcionam no meu blog que não funcionaria de forma agradável em outros. você mesmo precisa descobrir o que funciona em seu blog.

      Por fim, sobre o elemento flutuante. Esse é um recurso que eu sei que não agrada muito meu público mais fiel, que naturalmente já compartilha e curte meu blog nas redes sociais. Mas é algo que preciso manter para ser insistente com aqueles que chegam aqui e que esqueceriam de curtir, Tuitar ou seguir.
      Tenho que ficar no meio do caminho e ainda manter o elemento, penso no benefício que é maior.

      Responder

      • A minha sugestão – e a de outros leitores, eu acredito – não é a de retirar a caixa flutuante, mas deixá-la fixa, imóvel, SEMPRE VISÍVEL, em um determinado local da página.

        O ‘problema’ é que ela fica se mexendo quando a gente percorre o blog e, com isto, ela nos desconcentra um pouco.

        Mas se a intenção é esta, tudo bem, até porque o movimento realmente nos faz lembrar de curtir e de tuitar.

        O Ferramentas Blog é sensacional de todo jeito!

        Responder

  3. Concordo com você Marcos, realmente existem coisas pequenas que faz o blog crescer…
    Uma coisa que eu acho que todo blog deve ter é uma pagina “sobre”, as vezes estou lendo algo na internet e fico curioso para ver quem escreveu o artigo, porem não encontro essa pagina, é como se o autor estivesse se escondendo do seu leitor…

    Ótimo o tema do seu artigo, assim como todos os outros…parabéns

    Responder

    • Cara,
      Originalmente eu escrevi isso como o oitavo ponto (seriam 10, mas achei que o post ficaria muito longo). Até o último instante eu estava mantendo que era preciso saber escrever. Por fim preferi tirar, já que esse é um assunto que sempre retomo no blog e não quis parecer insistente e repetitivo… mas devo confessar que isso deveria estar no topo da lista.

      Responder

  4. Eu não entendo o que acontece.

    Essa caixa flutuante que carlosromero se referiu, não é só no seu blog mas em outros também ela fica saindo mais da metade da tela. Meu monitor é de 17 e uso resolução 1024 X 768 e tanto no WIN7 quanto no XP, pois uso os dois no meu pc.

    Eu tenho que diminuir o zoom para ver completamente, seria bom ver isso, pois como aparece aqui não dá nem pra usa-la, se estiver acontecendo com muitos blogs, todos podem estar perdendo bastante com isso.

    Responder

  5. Nao sei se ja foi acrescentado, mas uma coisa nao deiva faltar: aprender constantemente. Na internet as coisas podem mudar diariamente, por isso devias estar sempre a aprender.

    Responder

  6. Além de ler muito sobre o assunto que você tratar no blog, é sempre bom procurar se empenhar para está escrevendo cada vez melhor, de uma forma mais simples e envolvente que possa fazer seu leitor participar deixando seu ponto de vista sobre o assunto tratado no post.

    Responder

  7. Marcos, concordo contigo em gênero, número e grau, são os pequenos detalhes que fazem a diferença, e devo muita coisa que aprendi com blogs com você. Gosto muito dos seus textos, e da forma de abordagem de seus artigos, parabéns.

    Responder

  8. Muito obrigado pelas dicas e concordo com todas principalmente a de ler pois lendo se adquire conhecimento para escrever os artigos necessários para o blog funcionar.

    Responder

  9. Olá, Marcos. As mais difíceis são a 6 e a 7, especialmente para quem é blogueiro em tempo parcial, como eu. Se o cara não conseguir gerenciar seu pouco tempo, o blog cai no ostracismo. Obrigado pelas dicas.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.