8 dicas de como conseguir ajuda para seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

desesperoNem sempre nós, os metabloggers, temos todas as respostas ou podemos ajudar individualmente cada blogueiro que nos pede ajuda. Para isso existem os fóruns e comunidades, onde mais gente busca ajuda e compartilha informações que acabam ajudando mais gente. É importante saber pedir ajuda (inclusive na hora de pedir aos metablogs) para você conseguir o que quer, então veja essas dicas.

Esse post é inspirado num artigo do blog oficial Webmaster Central Blog, que publicou:

Que dá dicas de como você pode tirar proveito dos fóruns e conseguir ajuda satisfatória para suas dúvidas. Não vou fazer uma tradução, mas as dicas serão as mesmas.

Se você não conhece, o Blogger tem um fórum que recomendamos que você acesse e use como fonte de pesquisa complementar aos metablogs na hora de buscar ajuda e informações de como melhorar seu blog ou até tirar dúvidas.

Além disso, se você quer tirar dúvidas com a gente aqui no [ Ferramentas Blog ] a melhor maneira é pelo formulário de contato. Mas antes de nos enviar qualquer dúvida, faça uma pesquisa completa no Blog, pois é bem provável que já exista algum tutorial.

1. Sempre pergunte publicamente.

Pode parecer óbvio, mas a verdade é que nem sempre as pessoas percebem que participar de fóruns e comunidades de temas de seu interesse são uma ótima ajuda para todo o grupo. Sua dúvida pode ser a dúvida de muitos outros. Então, sempre que tiver dúvidas, socialize suas questões.

2. Faça seu dever de casa.

antes de pedir ajuda ou perguntar algo (ou se desesperar por algum problema), pesquise. Aqui no [ Ferramentas Blog ] por exemplo, há um mecanismo de busca, marcadores e arquivo com centenas de posts. Isso vale para todo metablog. Os fóruns também têm, além dos links e históricos dos fóruns. Veja se sua dúvida já não foi respondida em algum lugar ou seja possível aproveitar a dúvida de alguém.

3. Seja o mais específico possível.

Descrever sua dúvida, ilustrar, usar exemplos e citar links é fundamental para facilitar o entendimento das outras pessoas sobre a dúvida ou dificuldade que você levantar. É importante também ter clareza na hora de escrever, escrever bem. Isso é útil também para que outros que tenham dúvidas semelhantes possam aproveitar sua experiência/exemplo.

4. Tente ser relevante para outros.

É repetitivo, mas… sua dúvida é a dúvida de outros milhares. Então pense que tudo o que publicar no fórum será lido e usado por outros. Não seja egoísta e só queira resolver seu problema. Uma boa forma de fazer isso é tentar transformar suas questões em questões mais gerais, menos específicas, buscando um denominador comum.

ajuda-grupo

5. Sua dificuldade pode ser um Bug (erro).

O Blogger é uma plataforma gratuita e, mesmo sendo da Google, as vezes apresenta erros que inviabilizam algumas partes do serviço. Não se desespere. Se verificar que no fórum o assunto ainda não foi tratado, seja detalhista par descrever o problema encontrado (até use imagens se possível). O fórum é frequentado por funcionários da Google que podem rapidamente identificar o problema com a sua ajuda.

6. Mantenha-se no assunto proposto.

Cada postagem de dúvida é para tratar daquela questão. Então não fique mudando os assuntos dentro dos tópicos e atenha-se ao que foi proposto, com cada coisa em seu devido lugar.

7. Fique calmo, nada de desespero.

Não adianta nada se apavorar, GRITAR, implorar e escrever que algo é URGENTE!!! Agir assim só vai afastar as pessoas, você não será específico e só dificultará ainda mais. Lembre-se que é um fórum (ou um metablog) e as pessoas estão se ajudando mutuamente de graça.

8. Preste atenção até no que não é de seu interesse.

Não se esqueça de que você está numa comunidade, onde tem mais gente buscando ajuda, compartilhando informações e dividindo experiências. Pode ser que hoje algo não seja importante para você e seu blog, mas conhecimento nunca é demais e ajudar os outros é uma forma de também ser ajudado.

.

4 Comentários

  1. Marcos,
    Sabe uma coisa que eu sinto falta aqui no seu blog?
    Um feed para receber notificação quando ha resposta ao comentário que fizemos.
    Seu meta blog é ENORME e nem sempre me lembro onde achei tal coisa, onde deixei comentário…

    No mais I S2 [FB]

    Responder

  2. @Tula,
    Aqui mesmo no formulário de comentários, ao lado do botão "Visualizar" tem o link "Inscrever-se por e-mail" que serve justamente para você receber atualizações de comentários de cada post específico que você quiser acompanhar.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.