8 sinais de que o conteúdo do seu blog não é bom o suficiente

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Cada um tem o blog que consegue ter e, claro, o público que pode ter. Mas algumas vezes queremos ir um pouco além e podemos nos superar conquistando mais leitores, mas comentários e mais relevância em nosso nicho. A pergunta é sempre a mesma: Nosso blog é bom o suficiente? Então veja algumas dicas para saber medir isso e melhorar suas projeções.

São 6 sinais que você deve observar e coloquei 2 extras tão importantes quanto. Algumas dicas são seguidas de um link que complementa e aprofunda o assunto para te ajudar a melhorar o conteúdo do seu blog.

1. Você se dedica pouco ao seu blog.

Um blog exige dedicação diária e recorrente, não podendo ser deixado de lado por muito tempo. Veja quanto tempo você dedica ao seu blog, seja pesquisando para escrever novos posts, interagindo em redes-sociais e com pessoas que têm o mesmo interesse que o seu, divulgando e lendo outros blogs. O seu blog cresce à medida que você desprende tempo a ele. Considero que menos de 2 horas por dia é insuficiente.

2. Você escreve como nas velhas mídias.

Um blog não é um jornal ou uma revista e você não pode repetir aqueles formatos. Se você estudou jornalismo (comunicação social ou coisa do gênero), então aprendeu a produzir texto: esse modelo não serve para internet. Use os recursos disponíveis, como vídeos, áudio, imagens, links, cores e fontes para destacar seu conteúdo e tornar seus posts mais interessantes e legíveis.

3. Seu blog não é original, nem é relevante.

Nem sempre “não ser original” significa que é copiado. Mas o simples fato de você ter criado um blog “mais do mesmo” já é suficiente para não conseguir mais público. As pessoas chegam até seu blog e percebem que você está tentando ser igual a outros blogs de maior sucesso. Isso torna o seu conteúdo irrelevante, já que o assunto é muito melhor trabalhado em outros blogs que fazem o mesmo há mais tempo.

4. Seus visitantes ficam em seu blog menos de 2 minutos.

modelos-graficos1Tempo de permanência é extremamente importante para medir a qualidade e relevância de seu conteúdo e também a qualidade das visitas recebidas. Se o visitante fica em seu blog menos de 2min. (em média), saiba que isso é insuficiente para se ler um post com mais de 300 palavras. Use o Google Analytics para medir isso.

5. Seus posts não recebem muitos comentários.

Independente de qual seja o tema de seu blog, um post bem escrito recebe ao menos comentários do tipo “muito bom, parabéns!“. Pode ser até um comentário via Twitter nem RT qualquer ou um “Curti” no Facebook. Mas se seus posts passam muito tempo sem um mínimo de interação de retorno do seu público alvo, esse é um péssimo sinal.

6. Seu blog é muito novo.

Nem tudo é culpa sua. Há a questão de que blogs novos passam por todos esses problemas e mais alguns. Quando estamos começando não escrevemos tão bem, nem sabemos divulgar direito ou atuar nas redes-sociais. Leva tempo para desenvolver um estilo de texto próprio e as visitas não caem do céu – nem somos indexados rapidamente no Google. Mas depois de uns 6 meses blogando, se não melhorar, comece a se preocupar de vez.

2 sinais extras:

Primeiro Extra: Você nunca recebe email de algum “fã”.

Depois de algum tempo blogando você começa a ter “fãs”, pessoas que sempre visitam, comentam e interagem com você e seu blog. Conquistar um público mais cativo é importante e te ajuda a se manter motivado, especialmente se o seu conteúdo é realmente bom. As pessoas se entusiasmam com o que lêem e encontram.

Segundo Extra: Você nunca recebe email de algum “Troll”.

É, infelizmente eles servem para alguma coisa. Quando seu blog desperta algum nível de inveja ou ódio de alguns, isso pode ser um sinal de que seus posts estão no caminho certo. Nem sempre vamos agradar as pessoas, mas saiba que você nunca irá agradar um troll.

.

36 Comentários

  1. Parabéns Marcos mais um post maravilhoso. Tive uma duvida em questão da parte que você fala: "3. Seu blog não é original, nem é relevante.", mas por exemplo eu mesmo tenho um blog no mesmo estilo que o seu, ai me perguntei, como ser original? Pois mesmo que eu pesquise pra caramba, que faça posts sem copiar, com minha propria ideia, fica meio dificil, pois sempre um blogueiro, que esta a mais tempo na blogosfera e que ja tenha postado um post parecido as pessoas vao querer ir no dele.

    Abraço e mais uma vez parabéns pelo seu post.

    Responder

  2. @Alec,
    Esse é o desafio: descobrir o que você pode fazer de melhor e qual será o seu diferencial. Só assim você vai se destacar e conquistar o seu público.

    Responder

  3. Otímo Post
    A Dica 5. se aplica a todos os blogs?
    Porque no meu, não tem muitos comentários, mas os leitores sempre participam, divulgando o blog e tudo mais.
    Isso pode variar de Blog para Blog?

    Responder

  4. @Carlos,
    Claro. Cada blog tem o seu nível mínimo de participação e interação. O que se deve observar é quando essa interação por comentários e redes-sociais se mostrar quase nula ou inconsistente.

    Responder

  5. Excelente post… como sempre. Honestamente, no meu caso particular, não tenho 2horas por dia para dedicar ao blog, mas ao menos publico mais ou menos dia sim, dia não. Estou a começar, mas realmente os comentários positivos são um incentivo a continuar.

    Obrigada pelas dicas, sempre tão interessantes.

    Responder

  6. Um bom poster este, porem se você tem um blog com boas materias e relevante com um bom nº de visitantas e sempre comentam, como está aqui. Aí eu fico sem saber por que as respostas dos comentários são dados na mesma postagem que o fez, porque não visitam os blogs que postam comentários e deixa lá os seus, seria mais um visitante e com um maior nº de munutos linkados.
    Eu já coloquei muitos comentários falando sobre este assunto em vários blogs, e foi melhorado os comentários nos meus blogs.
    Abraço

    Responder

  7. Marcos,
    Excelente postagem(como sempre)
    Foi muito importante perceber que estar ainda aprendendo a "blogar" reflete-se nos comentários e no nº de visitas.
    Como estou no início fico com a sensação de que não estou fazendo o certo.
    Sua postagem me encoraja a continuar.
    Valeu.

    Responder

  8. Marcos, ja que falou aqui na média de tempo em que os visitantes estão nos blogs, aproveito para colocar uma dúvida: porquê que nos google analytics aparecem, por vezes, visitas de 0.00 segundos? Isto na prática é impossível, ja que uma pessoa, quanto mais não seja para dar uma olhada no blog demora pelo menos 5-10 segundos nele.

    Responder

  9. @Milopeia,
    Acredito que esse tipo de medição acontece quando o rastreador do Analytics não tem tempo suficiente para medir o tempo de visita. Pode ser que seja justamente nessa faixa dos primeiros segundos, enquanto o rastreador é carregado, que o visitante abre e não permanece, assim contabilizando zero.

    Responder

  10. Muito bom Marcos, realmente seus blog é um dos meus favoritos, estou aqui conferindo quase que diariamente, até que meu blog está melhorando e muito e já tinha percebido que ando incomodando rs, por que de vem em quando recebo um daqueles emails que parece ser de alguem que destesta o blog rs.

    Parabéns!

    Responder

  11. muito bom o seu post, parabéns. Mas eu tenho uma dúvida também. Eu tenho um blog onde meu primo também escreve acho ele meio plágiador, ele visitas outros blogs, faz um resumo do post deste blog e pública em nosso blog, já disse pra ele ser original, mas ele diz que sempre foi original e que só estava dando uma melhorada no post, o que faço pra " convencer " ele de para ? tiro a permissão dele de públicar ?

    Responder

  12. @Adalberto,
    O melhor é não deixar mais seu primo publicar.
    Simplesmente "melhorar" o conteúdo de outros não é ser original e é um tipo de plágio disfarçado.
    Procure sempre criar seu conteúdo, mesmo que baseado no que outros já publicara, mas cite e comente, acrescentando algo mais, sua opinião, seu jeito e não simplesmente refazendo o que outros já fazem melhor que vocês.

    Responder

  13. Olá Marcos tudo na Paz?
    Gosto muito do seu blog, muito bom e sem dúvidas uma verdadeira Enciclopédia do blogger.
    Parabéns que Deus o abençoe.
    Hoje que vim saber o que é o "troll"
    Ufa! que benção sua postagem, achei que meu blog, estava na lista dos menos e piores,rsrs.
    Mais obrigado mesmo, agora sei que os "trols" estão é me ajudando a ir pelo caminho certo, ou seja falar do "Caminho".

    Deus te abençoe, eu estou sempre por aqui.sou sua fã.

    Tânia

    Responder

  14. Parabéns Lemos!
    Minha opinião é que, além do conteúdo ser interessante, o modo com que você tratou as deficiências de cada blog e/ou item ficou muito, muito agradável.
    Os magoados não tem mais do que reclamar!
    Abraços.

    Responder

  15. primeiro parabéns pelo post muito bom e interessante.
    eu tenho um blog criado a pouco tempo, passo por alguns desses problemas mas estou em constante atualização e aprendizado, sei que não é fácil, mas é com pessoas igual você e blogs cheios de conteúdos que poderemos fazer também um blog de qualidade, parabéns mas uma vez e obrigado pela oportunidade de comentar.

    Responder

  16. Marcos….
    Minhas considerações sobre o meu blog hahahaha
    1 – dedico mais de duas horas para o blog, não só estudando os assuntos como escrevendo.
    2- nao sei como as velhas midias escrevia. Mas procuro fazer do meu Blog com uma linguagem bem casual, como se fosse uma conversa.
    3- Bem, meu blog é original e relevante.
    4- meus visitantes ficam 2:08 min
    5- 119 Comentários em 81 Artigos … acho pouco.
    6- meu blog faz 8 meses dia 11 de setembro.

    sinais extras
    1- já recebi mais de um email de fã
    2- não recebi nenhum troll…

    Acho que meu blog tem futuro…. ou será que ele deveria estar melhor????

    Responder

  17. Um dos meus blogs tem como foco principal despertar a discussão crítica sobre assuntos políticos ou da sociedade. Para isso abordamos temas polêmicos e geralmente com opinião inversa ao comum. Isso faz com que frequentemente recebamos e-mails ou comentários de "Trolls", mas não modero, eu os publico, por que é exatamente este o objetivo do blog. Quanto mais "Trolls" melhor.

    Já em outro blog que trata de assuntos de Boteco, bares, bebidas recebo muitas visitas vindas das redes sociais porém o que me chamou a atenção e me deixou muito satisfeito são as visitas de profissionais ou amantes de bebidas e bares.

    Acredito que no início a dedicação é muuuuito grande, porém se existir atualização e frequente análise do conteúdo o blog tem muita chance de dar certo. Também temos que observar o que é dar certo. Qual o seu objetivo e o do blog.

    Sou fã de carteirinha do Ferramentas Blog. Acesso ele todos os dias e algumas vezes mais de uma vez por dia.

    Responder

  18. Marcos…acho que, tudo isso que você falou ai é tudo certo e está tudo associado ao meu blog, excepto o item (3),mas é que tenho um grande problema,quando vou para trabalhar o meu blog, começo a devorar td o quanto é blogs e especialmente o teu, entendendo e tentando as tuas explicações.
    Como posso ultrapassar isto? me ajuda..! Tá
    Abraço

    Responder

  19. Oi Marcos, sou muito grata a você por tudo que tenho aprendido no FerramentasBlog. Meu Blog é interativo com os moradores da minha cidade (8 mil habitantes no município, interior de Minas)que contam suas histórias enviando textos e fotos através dos comentários.Sem falsa modéstia, considerando as devidas proporções, meu Blog vai indo bem nos ítens que você citou.Só lamento que o assunto fique restrito ao município. Até o Prefeito usa meu Blog como referência para ouvir a voz do povo, pois abordamos todos os assuntos de interesse da comunidade.Minha dúvida é : meu Blog pode ser considerado "Blog" na Blogosfera ou é uma pretenciosa rede social restrita a uma comunidade? Acredito que estou fazendo um bom trabalho de utilidade pública.Tenho 67 anos, sou avó coruja, desocupada e blogueira de paixão. Um abraço,Ione.

    Responder

  20. @Ione Alvares,
    Com todo certeza é um blog sim.
    Mas um blog é também uma pequena rede-social para o seu público alvo. Se o seu público é a sua cidade, então é o lugar de interagirem e participarem.

    Parabéns pela iniciativa.

    Responder

  21. desses sinais, eu acho q só tenho dois: Meu blog é muito novo e eu me dedico pouco, eu já recebi e-mail de "fãs" pedindo q eu escrevese com mais freq¨¨uencia, só q n tenho tempo!

    Responder

  22. Meu blog é feito com o maior carinho,mas não bomba.só recebo comentários se visito outros blogs e deixo comentários,isso me parece mais com o falecido,mas não enterrado orkut,adorei sua dicas,vou tentar segui-las,meu blog tem 2 meses,é bebê ainda,quem sabe cresce….bjinsssss.

    Responder

  23. Olá!
    ótimas dicas!
    Falando em conteúdo de blog, é recomendado fazer alguma alteração no conteúdo de uma postagem já publicada? descobri que algo que postei não é, de fato, o que eu pensava e preciso retificar? qual seria o melhor procedimento a fazer
    obrigado! cara, parabéns pelo blog!

    Responder

  24. Oi Marcos, tudo bem? Adoro seu blog e você sempre me ajuda muito. Não sei exatamente o que acontece com meu blog. Pelas comparações que faço com outros blogs, o meu está um pouco devagar. Leio sempre seus posts e vou tentando melhorar, se você me dar uma luz.
    Abraço,
    Cleidi

    Responder

  25. Oi Marcos, muito boa suas dicas tenho procurado segui-las.
    Dedicação: tenho dedicado o máximo de tempo possível;
    Velhas mídias: procuro ilustrar minhas postagens com imagens mas, deixo a desejar nas fontes e cores.
    Originalidade: sei que em relação a cinema é díficil ser original, estou pensando para o futuro adicionar críticas de leitores, ou algo deste tipo, o que você acha?
    Tempo de visita: Não sei quanto tempo o visitante fica no meu blog.
    Comentários: meu blog é novo, mas tenho recebido vários comentários e alguns email.
    Minha maior dificuldade é com as redes sociais…..tenho apanhado muito, Quero migrar para o wordpress, adquirir um domínio e ter um visual novo para meu blog, gostaria de sugestões.

    Responder

  26. Olá!
    Apreciei muito este “post” pela sua taxatividade e organização.
    Sou um visitante assíduo do FERRAMENTAS BLOG, visto que aqui aprendo e desta forma posso aplicar as dicas no meu blog.
    Com certeza o meu blog não será o mesmo depois de ter lido este artigo.

    Responder

  27. Olá Marcos, concordo em partes em relação aos comentários.

    Depende do nicho. Metablogs recebem muitos comentários, mas se vocÊ olhar meu nicho (empreendedorismo) verá que quando muito, os maiores do mercado recebem 5 comentários.

    Definitivamente é um público de poucas palavras, que prefe se expressar com um “curtir” no facebook, o que recebo muitos.

    Responder

  28. Em primeiro lugar parabéns pelas matérias, são muito interessantes e sempre que posso venho buscar conhecimento, sou novo nesse mundo comecei pelo básico e meu blog não tem nem 10 dias de vida então estou aprendendo mais e mais para levar conteúdo original e relevante ao publico.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.