A Google comprou o Blogger: O que pode mudar e melhorar?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Google-Blogger01A equipe do Blogger acaba de anunciar que foram comprados pela Google e agora fazem parte oficialmente da maior empresa da internet mundial. Na rota das grandes novidades para esse ano de 2011, talvez essa seja a maior surpresa do momento, o que pode explicar o entusiasmo da equipe do Blogger quando anunciaram que este ano o Blogger teria grandes mudanças. Isso significa que, para nós blogueiros que temos projetos no Blogger, esta plataforma será mesmo muito melhor que o WordPress.org.

O ano de 2011 começou muito bem para o Blogger, que já anunciava grandes melhorias para a plataforma:

Mas parece que deixaram o melhor mesmo para agora: O Blogger foi comprado pela Google! Podemos ver assim grandes chances dessa plataforma realmente dominar o mercado de criação de blogs.

O anúncio foi feito oficialmente aqui (em inglês): Google to Acquire Blogger

Nesse artigo tem algumas dicas do que podemos esperar de melhorias para o Blogger [comento em vermelho ao longo do texto]. Veja abaixo a tradução que fiz (tradução livre) parcial sobre o anúncio oficial da compra para quem não sabem ou não domina o inglês:

Nesta manhã queremos anunciar que o Blogger assinou definitivamente um acordo comercial com a Google, a empresa de buscas. Esta é uma notícia muito excitante não só para nós da equipe do Blogger, mas para nossos usuários, parceiros e mais ainda para toda a blogosfera. [Agora sim o Blogger será mais competitivo frente ao WordPress.org]

Sabemos que vocês têm muitas perguntas sobre o que isso significa para o Blogger e para os usuários. Então juntamos algumas dessas primeira perguntas que irão surgir (…):

 

Pergunta: Por que o Blogger foi vendido para a Google?

Resposta: Isso pode ser óbvio: Um empresa do tamanho da Google pode dar ao Blogger as condições de que precisamos para fazer coisas melhores, mais rápido e maiores. [Será que receberam “carta branca” e mais dinheiro para desenvolver ainda mais o Blogger?] Foram 11 anos e nem todos foram muito divertidos. Nós tivemos progresso neste último ano, mas com pouco financiamento (pouco dinheiro) nem sempre é fácil; estávamos muito longo de nossos objetivos. Queremos oferecer um serviço melhor. (…)

De toda forma, essa não foi uma decisão fácil (…) e precisávamos nos certificar de duas coisas: a) poderíamos fazer coisas realmente melhores e poderosas lá que não faríamos em outros lugares; e b) Gostamos da companhia, das pessoas e eles querem as mesmas coisas que nós (ex.: eles não ferrariam com o Blogger ou não fariam nossas vidas miseráveis).

Nos convencemos disso, pensamos em nossos produtos e conversamos com funcionários da Google. Além disso, a Google gostou do nosso logotipo e nós gostamos da comida deles.

 

P.: Será que o Blogger pode acabar?

R.: Não. O Blogger manterá sua marca e serviços. Mas vamos nos integrar ao Google em algumas áreas, que sempre terá alguém do Blogger. [Será que podemos esperar maior integração com outros produtos? Mas ligação do o Gtalk, GDocs e perfis, entre outros serviços avançados da Google?]

 

P.: Em que isso afetará os usuários do Blogger?

R.: Maior confiabilidade, novos e inovadores produtos e muitas outras coisas que ainda não podemos compartilhar (estamos pensando em um monte de coisas). [queremos um novo sistema de comentários, possibilidade de manipular URLs] Agora mesmo estamos reforçando nossos hardware – fazendo as coisas mais rápido e confiáveis – e nos adaptando. [blogs mais rápidos e possibilidade de usar PHP, HTML5 e CSS3 são melhorias importantes e que exigem equipamentos melhores mesmo] Depois vamos trabalhar em algumas idéias matadoras que queremos implementar por anos. Será muito divertido.

 

P.: Haverá alguma mudança na minha conta de usuário?

R.: Não agora, mas se alguma coisa mudar, nós avisaremos previamente, como sempre fizemos antes. [adicionaram as visualizações dinâmicas que são um aviso sobre as novidades para layouts e estruturas visuais. O que virá agora?]

 

P.: Vai acontecer alguma mudança nos produtos do Blogger?

R.: Nós faremos algumas mudanças na nossa linha de produtos. Estamos trabalhando em uma nova versão do Blogger que pode ser lançado a qualquer momento. Nós diremos a você assim que pudermos. [Uma nova versão do Blogger? Quer dizer que não mudarão apenas a interface, mas pode haver mudanças estruturais no serviço. Será que podemos sonhar com algum tipo de sistema de hospedagem de arquivos?]

 

P.: E quais são esses planos para o futuro?

R.: Nós queremos construir uma usina nuclear… O que? Quase nos pegou. Não vamos dizer pra você nossos planos ainda! Mas nós teremos mais novidades em algumas semanas. [Ok! Podemos esperar algumas semanas, mas sejam rápidos e eficientes, com mudanças significativas.]

 

P.: Isso significa que meu blog vai ficar melhor posicionado nos resultados da Google?

R.: Não. Isso significa que seu blog estará armazenado mais perto do Google, mas é só isso. As pessoas da Google têm feito um ótimo trabalho ao longo dos anos para garantir que os resultados das buscas sejam honestos e objetivos e não há razão para eles mudarem essa política para o Blogger ou qualquer outro.

 

P.: E o que vai acontecer com todas “as crianças” que trabalham no Blogger?

R.: Nós continuaremos aqui trabalhando e fazendo o melhor possível.

 

P.: Vocês continuam maravilhosos como sempre?

 

Bom, se você não pegou, essa é uma brincadeira de 1o. de Abril da equipe do Blogger. O Blogger já pertence à Google desde 2003. Mas ao menos serviu para pegarmos no meio da brincadeira um pouco do que realmente esperamos de melhor para o Blogger. Acho que fizeram isso para nos deixar mais curiosos sobre as promessas de avanços da plataforma em 2011.

Você percebeu algo mais nas entrelinhas dessa brincadeira? Comente aí.

.

49 Comentários

  1. Eu fiquei bastante confuso!!! Realmente, eu sempre pensei que o Blogger fosse da Google. Só que, quando li este artigo, pensei que eu estivesse errado, que afinal o Blogger neste momento tinha uma parceria com a Google mas que ainda não tinha sido comprado. :S :S :S CAÍ NESTA PARTIDA! 😀

    Responder

  2. Confesso que fiquei decepcionado. Não com o “Ferramentas Blog” ou com você, Marcos. Longe disso.

    Mas o que me decepcionou foi ler todas essas possíveis mudanças e no final topar com um típico “PRIMEIRO DE ABRIL!!!” (com a voz do Bob Esponja…)

    Sei lá, deu a impressão que as mudanças seriam maiores e melhores do que a simples promessa de novidades lançada pelo Blogger semanas atrás.

    Responder

    • Mr. Zahta,
      Eu espero que sejam maiores do que pensamos também. Acho que no fundo, essa brincadeira tem algumas verdades, por isso fiz questão de adicionar os comentários. Não foi só uma forma de reforçar a brincadeira, mas também de falar das minhas expectativas.

      Responder

  3. Marcos… você me assustou hoje mais cedo, no Twitter. Disse que [Ferramentas Blog] havia sido vendido. Mas claro que depois eu pensei bem: “Não, não, o Marcos não iria vender o blog, do dia para noite…”.
    Bom, comentando essa compra da Google, quem sabe o Blogger.com poderá ser definitivamente a melhor plataforma para se criar um blog.
    Caso hajam mudanças dignas, você voltaria a hospedar o FB no Blogger ou continuaria fiel ao WordPress?

    Responder

  4. Boa partida!!! eu pensava k o blogger ja estava ligado a google, mas nao ter sido comprado!!!!! cai nessa partida do dia 1 de Abril!!!Mas penso que é uma maneira de chamar a atenção que graças ao google o blogger este ano vai ser mais competitivo!!!

    Responder

  5. DECEPCIONANTE!!

    Pow cara, temos muito pouco tempo pra nos atualizar e vc nos faz um post deste tamnho pra no final nos avisar que hj é 1º de Abril…

    Sacanagem….
    Pode ser muito sádia a brincadeira, mais acontece que nem todo mundo tem esse tempo sobrando, e vive na correria para não deixar de atualizar a sua home!

    Abraços e espero nao me deparar com isso por aqui novamente!

    Responder

    • Não sabe brincar?
      Sabe o que eu penso do seu tempo: F***-se! Você leu o meu blog porque quis e tentei tornar a brincadeira algo interessante e útil.

      Mas a verdade é que eu estou pouco me lixando para gente sem espírito esportivo! Seu comentário só será mantido aqui para mostrar o quanto eu sou legal e respeito a sua opinião.

      Responder

      • Não se enerve, Marcos. Pessoas destas devem ser desprezadas. Provavelmente ele só fez o comentário para fazer publicidade ao seu blog, pois nem nome colocou. E por falar em blog, se o blog que ele colocou é mesmo dele, realmente deve ser muito ocupado, nem deve ter tempo para respirar!!

        Responder

    • Se não pode se divertir, então não entre em nada daqui! Meu Blog teve uma pequena brincadeira também, Qual o problema horas??? Agora, se não tem tempo, para que esta gastando seu “precioso tempo” em diversão?

      Abraços, e não foi ofensa!

      Responder

  6. Bem, o senso de humor de algumas pessoas daqui é ZERO!
    Mas, enfim, entendi a brincadeira, que tem alguns pontos importantes sim.
    Se realmente mudanças significativas ocorrerem no Blogger, vou repensar a migração pro WordPress.
    A edição de URLs, a melhoria do sistema de comentários e uma melhor indexação às buscas já seriam melhorias importantes…

    Abraços.

    Responder

    • Ah! Tá… entendi! Você pode vir ao meu blog e ofender-me, mas eu não posso responder à altura só pra ser politicamente correto e parecer “educadinho”?
      Bem vindo ao mundo real!

      Meu mundo, sim senhor! Aqui é o meu blog, então, antes de entrar limpe os pés e aja segundo as minhas regras! Eu não fui no seu blog para te ofender, então não venha ao meu para ofender-me!
      Obrigado!

      Responder

  7. ….
    Peço desculpas aos demais usuários…
    Me ajudou bastante enquanto fui bem tratado, não culpo “o Ferramenta Blogger” e muito menos vc “Marcos”.
    Não pensei ser repreendido desta maneira mais cada um deve saber por onde andar ok.
    Não me leve a mau, não queria que isso tomasse essa proporção, mais não esperava em ipotese alguma você dirigir a um usuário seu com estes termos “FODA-SE”.
    T+

    Responder

    • Amigo!
      Em meu blog eu falo como eu quiser.

      Obrigado, mas tenho liberdade de dizer o que eu bem entender. Você me ofendeu e eu respondi na mesma moeda. Não gostou? Tchau!

      Responder

      • O cúmulo de tudo isto é que o blog em que o “srº sem tempo” (e sem senso de humor) escreve, utiliza a plataforma Blogger mas (‘mas’ – conjunção ≠ “mais” – numeral) ele não ‘sábia’, digo sabia (então é melhor ‘sadia’ em vez de “sádia”) que a mesma é de propriedade da multinacional Google! #afff!!!

        A sentença final em território alheio foi decisiva, para qualquer “ipotese”, ou melhor (bem melhor), hipótese futura:
        “Abraços e espero nao me deparar com isso por aqui novamente!”

        … kkkkkkk…. (hilário).

        Responder

        • Pois é,
          Agora o sujeito lá quer ditar e mandar naquilo que eu devo publicar no MEU blog.
          Valeu aí pelo apoio. Ao menos pudemos nos divertir com a cara de alguém e rir com o mau humor alheio.

          Responder

  8. Poxa, se vesse essa galera da foto, na minha frente, pegaria nos ombros de alguém e chacoalharia perguntando “Cade o sistema de melhoramento para caixa de comentáriosssss…”

    Responder

  9. Huhú
    Eita estresse geral.

    Sabia que o blogger pertencia ao Google, mas a notícia estava tão bem contada que cheguei a cogitar que seria apenas um agregado.

    Valeu heim!? Me pegou direitinho, espero apenas que tudo não passa de uma travessura do Google e que realmente venham mudanças decentes, pois já está mais que na hora de dar um up no Blogger.

    Abrass,
    Misael M.

    Responder

  10. OI!!!!

    Eu já imaginava que o Brogger pertencia ao Google.!
    Caro Marcos Lemes, gostei da brincadeira! Foi um tanto “CRIATIVA”!

    É bom termos senso de humor, que infelizmente, nem todos têm!

    Uma dica, não dê atenção à comentários “bobos”!, às vezes as pessoas vivem tão humoradas, estressadas, que não curtem algumas e boas risadas!

    Como hoje foi o dia da mentira, vc estava no seu direito! TIRO O CHAPÉU PARA VC!” VALEU!!!!

    Felicidades!

    Responder

  11. Muito bom o post, a idéia foi boa também, foi uma espécie de mentira com fundos de verdade, eles aproveitaram o dia 1 de Abril para deixar algumas possíveis mudanças.

    Quem não gostou, é porque não tem espírito esportivo, se não sabe brincar, não entra pro play 🙂

    Para terminar, o que é IPOTESE ? Tenso :S

    Responder

    • Bom “ipotese” tentei encontrar o significo Humberto, mas o grande dicionário Aurélio em hipótese nenhuma fez alguma alusão a essa palavra. Digamos que seja algo frustrante para os adpetos da “ipotese” pronunciar tal palavra que realmente é de significado vazio. Mas a vida continua e é claro que o espírito esportivo não faz mal(mau com u ou com l?) a ninguém. Realmente hoje aqui no blog foi um dia memorável.

      Responder

  12. Não bastasse nós blogueiros nos depararmos com um monte de comentários com textos “desproporcionais” e sem nenhum tipo de alusão ao tema do artigo aparecem estes que querem “acham que podem” baixar o nível em um blog tão conceituado como o FB. 80% de tudo que sei aprendi aqui.

    Responder

  13. kkk, dá até vontade de rir com esse “Pesmania.net”.
    Poxa, se ele quis ler, problema dele, o blog é seu e quem não gostar, dane-se, leu porque quis.

    Gosto muito do seu blog, me ajuda há quase 1 ano.
    Obrigado Marcos.

    Responder

  14. Muita gente caiu nessa, apesar de não terem raciocinado. O Google caprichou nas pegadinhas de 1º de abril deste ano. Esperamos que o Blogger seja bastante melhorado neste ano. É ruim que haja pessoas sem humor, como o amigo acima. E o mais interessante de tudo, é que ele não gostou deste post, mas publicou uma mentira devido ao dia 1º de abril ao seu blog, que fez alguns leitores caírem. Dá para entender…

    Responder

  15. Eu pensei em fazer um post sobre 1º de abril também, mais pensei nas consequências, resolvi evitar, porém um blog é como a casa do dono, ele que paga domínio, hospedagem, ele faz o que bem entender com o blog dele, e o Marcos nunca me obrigou a visitar o FB.

    E esse Pesmania claramente usa no seu blog widgets e manhas que ele encontrou aqui próprio no FB, ou seja, já foi ajudado pelo FB, não pode reclamar de nada, nem se algum tutorial que o FB passou que deu errado tem que reclamar, pois saiba que o intuito do FB foi de tentar ajudar, mesmo que alguma coisa vem a dar errado em algum passo do tuto etc… Foi apenas um exemplo.

    Responder

  16. Marcos a Google è uma empresa bastante ùtil com ferramentas que quebram galhos no dia a dia,mas os problemas não param,se vem novos recursos por aì,vem novos problemas,è sò esperar…Isto que podia mudar.

    Responder

  17. kkkkkkkkkk, marcos é cada uma eim esse pesmania, sem noção nenhuma o cara, troxão..

    Mas voltando ao assunto do post, cara, nesse ano o blogger vai ficar muito show, tenho certeza disso, enfim eu acho que vai superar o WP esse ano..

    Responder

  18. Eu não acredito, passei cerca de 3 minutos lendo isso, curioso e ao mesmo tempo ansioso para ver tudo, quando chegou no final era brincadeira. Chega pensei assim, o Blogger já não é da Google? hehehehehe… Mas valeu a pena ler.

    Responder

  19. Marcos confesso que por um instante cheguei a acreditar que o Google havia comprado o blogger só agora! No começo vim com a seguinte idéia “Mais o blogger ja não era da Google?”, mais la pela metade do tezto vc quase que me convenseu, rs. So chegando no final retomei a conciência, rs.

    Parabéns gostei da brincadeira, e os que reclamaram problema é deles. Um blog é feito para ter opiniões de quem escreve, e não para ser rigido como sites!

    Só mais um coisinha Marcos, obrigado pela imensa ajuda que vc têm me oferecido e a tantos outros leitores, não tenho nada a reclamar de ti, nem poderia. So tenho agradecer, muito obrigado!

    P.S.: Meu blog funciona normal nos navegadores, Chrome e Mozilla, mas aparece todo desconfigurado no IE, até parece que o navegador não reconhece a CSS. Vc saberia me dizer pq?

    Muito obrigado!

    Responder

  20. Caraca nunca vi o Marcos dessa maneira, achei q ele ia marcar local com o cara e sair na porrada, kkkkkkkkkkk, mas se bem que, pode ser que a gente tenha caido em 2 pegadinhas, a primeira do post e a segunda dos comentarios. kkkkkkkkkkkkkk Falaí Marcos esse cara é um fake seu ou então algum amigo…kkkkkkkkkkk

    Grende Abraço cara! OTIMO post, vou fazer uns assim tambem no proximo 1° de abril, tipo o “O MUNDO ACABA HOJE”, “DEUS FALOU COMIGO E DISSE QUE LADY GAGA É JESUS REENCARNADO”, KKKKKKKKK vai que alguem acredita? = )

    Responder

  21. UOW, eu tava ficando confusa, pois sabia que o blogger já era da google, eu cheguei a pensar que a Google comprou uma mesma empresa duas vezes.

    Responder

  22. Pingback: Como enganar pessoas com seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  23. Eu sei que esse tópico é antigo me desculpem ,mais algumas pessoas
    ai em cima foram um pouco ignorantes o blogger nunca foi e nem será
    melhor que o wordpress.org , sinto em dizer mais quem pensa que o blogger é superior ao wordpress.org está brincando dee blogar
    é claro que cada um tem seus gostos e preferências mais o wordpress
    é notavelmente melhor ,até mesmo o moavible type é melhor que o
    blooger , o blooger é bom? é mais o wordpress.org é infinitamente melhor.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.