Como adicionar Mecanismos de Pesquisa do AdSense no Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O AdSense como forma de monetizar seu blog pode ser muito útil e eficiente se usado de forma correta e aproveitando bem de todos os seus recursos disponíveis. Um desses recursos é um mecanismo de pesquisa para fazer buscas no conteúdo do seu Blog e com isso gerar alguns ganhos com anúncios na página de resultados. É um recurso muito bom especialmente porque agrega valor ao seu blog e facilita a vida de seus visitantes.

Tutorial totalmente atualizado e revisado para o Novo painel do AdSense.

Tanto o Blogger, quanto o WordPress têm modelos de mecanismos de pesquisa já padrões de cada serviço e alguns layouts também têm os seus personalizados e já incorporados.

Aqui no [ Ferramentas Blog], como você pode ver no topo da página do lado direito, há um formulário de pesquisa e usamos o modelo do AdSense. E esse formulário faz buscas apenas no conteúdo do blog, exibindo anúncios que ajudam a monetizar, gerar ganhos com cliques, exatamente como um bloco de anúncios padrão do AdSense.

Este serviço exibe junto aos resultados da pesquisa que o visitante fizer, alguns anúncios, como na página de resultados orgânicos do Google e, se o visitante considerar relevante ele pode clicar e isso gerar receita para a sua conta. Funciona em qualquer plataforma de Blog, ou WordPress ou Blogger e é bem simples de configurar. Claro que para usar você precisa ter uma conta ativa e aprovada no serviço do AdSense.

Pode ser interessante ler: Como Ganhar Dinheiro com Blog.

Como configurar o Mecanismo de Busca do AdSense

Passo 1. Entre na sua conta do AdSense e clique na aba do menu lateral que diz “Meus Anúncios” ~> “Pesquisas”. Logo abaixo você verá a opção “Mecanismos de pesquisa personalizados”, então clique, conforme ilustra a imagem abaixo.

AdSense Mecanismo de Pesquisa personalizado

 

Ao clicar no menu você será direcionado para as configurações específicas do serviço. Para começar use o botão “+ Novo mecanismo de pesquisa personalizado”.

Passo 2. Preencha todos os dados solicitados, inclusive com o endereço do seu blog no campo indicado, para garantir que as buscas sejam feitas dentro do seu conteúdo. Marque a opção “Apenas os sites que eu selecionar” e coloque o endereço do seu Blog. Aqui cabe um detalhe importante que é sobre a configuração dos caracteres para que funcione a acentuação das palavras: é importante que você escolha a última opção “Unicode (UTF-8)”.

Criando pesquisa personalizada no AdSense para Blog

Passo 3. Logo abaixo você verá algumas opções para o estilo da caixa de pesquisa e da forma como vão aparecer os anúncios nos resultados das buscas. Isso vai depender da forma como é o layout do seu blog e o local onde será inserido o formulário de pesquisa.

Estilo e cores para o mecanismo de pesquisa do AdSense

Passo 4. Ao definir todas as configurações de estilo, você passará para escolher como os resultados da pesquisa e os links patrocinados serão exibidos para o usuário. E, mais uma vez é preciso muita atenção para fazer a escolha certa.

Observação Importante para Blogs em WordPress.ORG:
Onde se deve adicionar a “URL em que os resultados da pesquisa serão exibidos“, pode ser interessante que você vá até o painel do seu Blog e crie uma “Página” específica só para ser aberta com os resultados de pesquisa. Então, coloque nesse campo o endereço da página. Deixe o editor da página aberto, pois você vai precisar dela para colar o código, como veremos no último passo.

Se seu blog tem uma largura pequena, menos de 800px ou você não sabe muito bem lidar com códigos HTML ou mesmo se usa o WordPress, é recomendável que você use uma das duas primeiras opções, onde os resultados das pesquisas serão exibidos em páginas distintas da sua.

Mas há a possibilidade (como fazemos aqui no [ Ferramentas Blog ]) de que os resultados sejam mostrados como um elemento de página de seu blog – como é a terceira opção. Mas nesse caso você tem que saber a largura de seu blog e onde vai adicionar o código.

Passo 5. Se vai ficar com o elemento em sua página, então defina a largura de onde ele irá aparecer. Ao final, clique em “Salvar e obter código”” e você irá salvar o mecanismo e gerar o código para adicionar em seu blog. Vai aparecer uma janela com duas caixas de códigos.

A primeira tem o formulário de pesquisa. E a segunda tem o código que exibe os resultados quando uma pesquisa é feita.

O primeiro código gerado pode ser adicionado em seu blog (WordPress ou Blogger) num gadget (widget) para “HTML/JavaScript” – Se for no WordPress é num widget do tipo “Texto”.

Já para o segundo código, vai depender de onde seu blog está feito:

  • Se seu Blog é WordPress.ORG: Para o segundo código onde serão exibidos os resultados, a melhor opção (e mais fácil) é criar uma “Página” em seu Blog que será o endereço para exibição dos resultados de busca (como explicado no Passo 4.).

No editor da “Página” que você criou, coloque este segundo código e salve.
Sempre que alguém fizer uma pesquisa, o resultado será aberto naquela página específica.

  • Se seu Blog é no Blogger (BlogSpot da Google): O segundo código deve ser adicionado também em um gadget do tipo “HTML/JavaScript”.
    Alguns modelos de templates permitem colocar gadgets acima da área de postagem. Use esse espaço.

Agora é só testar o mecanismo de pesquisa procurando conteúdos do seu Blog e ver se os resultados vão aparecer e funcionar corretamente.

.

10 Comentários

  1. Fiz o procedimento como está descrito acima e me apareceram 2 códigos sendo que um é o javascript, porém quando adiciono um novo gadget no meu blog e copio os 2 códigos recebidos nao aparece nada quando efetuo uma pesquisa. Escolhi a opção de abrir os resultados no meu prorpio site mas não está funcionando, o que estou fazendo de errado ?

    Responder

    • É bem provável que você tenha saltado alguma etapa, especialmente a que você precisa colocar o link do seu blog e selecionar os gadgets diferentes para cada código, colando-os de forma adequada.
      Leia com atenção que você conseguirá!

      Responder

  2. Olá..

    Consegui configurar e inserir a barra de pesquisa no meu blog. No entanto, ao efetuar uma busca, o Google faz busca geral, em toda a web, e não nos conteúdos do meu blog. Testei com conteúdo que existe. O que devo fazer para que ele busque apenas (ou preferencialmente, pelo menos) nos conteúdos do meu blog?

    Grato,

    Ueritom

    Responder

  3. nossa cara, que ofensivo isso, obrigar os leitores a se inscrever no canal so pra poder ler a meteria

    Responder

    • Fernando,
      ofensivo é você não ter observado que tem um “X” no canto da janela que solicita a inscrição, que dá opção para os visitantes fecharem, sem se inscrever.
      Mais ofensivo ainda é desrespeitar o trabalho de um Blogueiro, que oferece conteúdo gratuito e só está pedindo um clique em troca.

      Respeite o meu trabalho.

      Responder

  4. Marcos parabéns pelo seu trabalho. Tenho uma duvida, tenho blogs e uso o Adsense, mas é preciso solicitar essa ferramenta? Pois no meu não tem a opção pesquisa para fazer adicionar.
    Desde já agradeço sua atenção e ajuda.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.