Como adicionar Mecanismos de Pesquisa do AdSense no Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O AdSense como forma de monetizar seu blog pode ser muito útil e eficiente se usado de forma correta e aproveitando bem de todos os seus recursos disponíveis. Um desses recursos é um mecanismo de pesquisa para fazer buscas no conteúdo do seu Blog e com isso gerar alguns ganhos com anúncios na página de resultados. É um recurso muito bom especialmente porque agrega valor ao seu blog e facilita a vida de seus visitantes.

Tutorial totalmente atualizado e revisado para o Novo painel do AdSense.

Tanto o Blogger, quanto o WordPress têm modelos de mecanismos de pesquisa já padrões de cada serviço e alguns layouts também têm os seus personalizados e já incorporados.

Aqui no [ Ferramentas Blog], como você pode ver no topo da página do lado direito, há um formulário de pesquisa e usamos o modelo do AdSense. E esse formulário faz buscas apenas no conteúdo do blog, exibindo anúncios que ajudam a monetizar, gerar ganhos com cliques, exatamente como um bloco de anúncios padrão do AdSense.

Este serviço exibe junto aos resultados da pesquisa que o visitante fizer, alguns anúncios, como na página de resultados orgânicos do Google e, se o visitante considerar relevante ele pode clicar e isso gerar receita para a sua conta. Funciona em qualquer plataforma de Blog, ou WordPress ou Blogger e é bem simples de configurar. Claro que para usar você precisa ter uma conta ativa e aprovada no serviço do AdSense.

Pode ser interessante ler: Como Ganhar Dinheiro com Blog.

Como configurar o Mecanismo de Busca do AdSense

Passo 1. Entre na sua conta do AdSense e clique na aba do menu lateral que diz “Meus Anúncios” ~> “Pesquisas”. Logo abaixo você verá a opção “Mecanismos de pesquisa personalizados”, então clique, conforme ilustra a imagem abaixo.

AdSense Mecanismo de Pesquisa personalizado

 

Ao clicar no menu você será direcionado para as configurações específicas do serviço. Para começar use o botão “+ Novo mecanismo de pesquisa personalizado”.

Passo 2. Preencha todos os dados solicitados, inclusive com o endereço do seu blog no campo indicado, para garantir que as buscas sejam feitas dentro do seu conteúdo. Marque a opção “Apenas os sites que eu selecionar” e coloque o endereço do seu Blog. Aqui cabe um detalhe importante que é sobre a configuração dos caracteres para que funcione a acentuação das palavras: é importante que você escolha a última opção “Unicode (UTF-8)”.

Criando pesquisa personalizada no AdSense para Blog

Passo 3. Logo abaixo você verá algumas opções para o estilo da caixa de pesquisa e da forma como vão aparecer os anúncios nos resultados das buscas. Isso vai depender da forma como é o layout do seu blog e o local onde será inserido o formulário de pesquisa.

Estilo e cores para o mecanismo de pesquisa do AdSense

Passo 4. Ao definir todas as configurações de estilo, você passará para escolher como os resultados da pesquisa e os links patrocinados serão exibidos para o usuário. E, mais uma vez é preciso muita atenção para fazer a escolha certa.

Observação Importante para Blogs em WordPress.ORG:
Onde se deve adicionar a “URL em que os resultados da pesquisa serão exibidos“, pode ser interessante que você vá até o painel do seu Blog e crie uma “Página” específica só para ser aberta com os resultados de pesquisa. Então, coloque nesse campo o endereço da página. Deixe o editor da página aberto, pois você vai precisar dela para colar o código, como veremos no último passo.

Se seu blog tem uma largura pequena, menos de 800px ou você não sabe muito bem lidar com códigos HTML ou mesmo se usa o WordPress, é recomendável que você use uma das duas primeiras opções, onde os resultados das pesquisas serão exibidos em páginas distintas da sua.

Mas há a possibilidade (como fazemos aqui no [ Ferramentas Blog ]) de que os resultados sejam mostrados como um elemento de página de seu blog – como é a terceira opção. Mas nesse caso você tem que saber a largura de seu blog e onde vai adicionar o código.

Passo 5. Se vai ficar com o elemento em sua página, então defina a largura de onde ele irá aparecer. Ao final, clique em “Salvar e obter código”” e você irá salvar o mecanismo e gerar o código para adicionar em seu blog. Vai aparecer uma janela com duas caixas de códigos.

A primeira tem o formulário de pesquisa. E a segunda tem o código que exibe os resultados quando uma pesquisa é feita.

O primeiro código gerado pode ser adicionado em seu blog (WordPress ou Blogger) num gadget (widget) para “HTML/JavaScript” – Se for no WordPress é num widget do tipo “Texto”.

Já para o segundo código, vai depender de onde seu blog está feito:

  • Se seu Blog é WordPress.ORG: Para o segundo código onde serão exibidos os resultados, a melhor opção (e mais fácil) é criar uma “Página” em seu Blog que será o endereço para exibição dos resultados de busca (como explicado no Passo 4.).

No editor da “Página” que você criou, coloque este segundo código e salve.
Sempre que alguém fizer uma pesquisa, o resultado será aberto naquela página específica.

  • Se seu Blog é no Blogger (BlogSpot da Google): O segundo código deve ser adicionado também em um gadget do tipo “HTML/JavaScript”.
    Alguns modelos de templates permitem colocar gadgets acima da área de postagem. Use esse espaço.

Agora é só testar o mecanismo de pesquisa procurando conteúdos do seu Blog e ver se os resultados vão aparecer e funcionar corretamente.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

9 Comentários

  1. Fiz o procedimento como está descrito acima e me apareceram 2 códigos sendo que um é o javascript, porém quando adiciono um novo gadget no meu blog e copio os 2 códigos recebidos nao aparece nada quando efetuo uma pesquisa. Escolhi a opção de abrir os resultados no meu prorpio site mas não está funcionando, o que estou fazendo de errado ?

    Responder

    • É bem provável que você tenha saltado alguma etapa, especialmente a que você precisa colocar o link do seu blog e selecionar os gadgets diferentes para cada código, colando-os de forma adequada.
      Leia com atenção que você conseguirá!

      Responder

  2. Olá..

    Consegui configurar e inserir a barra de pesquisa no meu blog. No entanto, ao efetuar uma busca, o Google faz busca geral, em toda a web, e não nos conteúdos do meu blog. Testei com conteúdo que existe. O que devo fazer para que ele busque apenas (ou preferencialmente, pelo menos) nos conteúdos do meu blog?

    Grato,

    Ueritom

    Responder

  3. nossa cara, que ofensivo isso, obrigar os leitores a se inscrever no canal so pra poder ler a meteria

    Responder

    • Fernando,
      ofensivo é você não ter observado que tem um “X” no canto da janela que solicita a inscrição, que dá opção para os visitantes fecharem, sem se inscrever.
      Mais ofensivo ainda é desrespeitar o trabalho de um Blogueiro, que oferece conteúdo gratuito e só está pedindo um clique em troca.

      Respeite o meu trabalho.

      Responder

  4. Marcos parabéns pelo seu trabalho. Tenho uma duvida, tenho blogs e uso o Adsense, mas é preciso solicitar essa ferramenta? Pois no meu não tem a opção pesquisa para fazer adicionar.
    Desde já agradeço sua atenção e ajuda.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.