Afinal, para que serve o Twitter?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Algumas redes sociais começam a ser usadas e nem nos damos conta que já estamos inseridos nelas. Pior ainda quando vemos milhares de pessoas usando algo que nem sabemos ao certo para que serve. Até quem tem conta no Twitter não sabe bem para que serve ou não sabem usar o Twitter de forma eficiente. Afinal… para que serve o Twitter?

bad-twitter

Já ensinamos aqui como usar e mexer no Twitter: Como usar Twitter: Guia para entender e usar o Twitter. Mas precisamos ir além do tutorial de como criar uma conta e enviar tweets pela rede.

O que é Twitter?

Além de ser definido como uma rede social, o Twitter também é chamado de Microblog, pois funciona como plataforma para publicarmos, além de textos, links para outros textos, para imagens, vídeo e outros conteúdos.

Mesmo só suportando 140 caracteres (contando os espaços) para enviar suas mensagens, o Twitter é um lugar privilegiado para relacionar-se com pessoas que têm os mesmo interesses que o seu e interagir com elas. Por isso mesmo também é definido como uma rede social.

Mas… para que serve o Twitter?

Basicamente o Twitter é uma plataforma de troca de informações e compartilhamento rápido através de mensagens curtas, onde se podem incluir links/URLs para conteúdos externos e complementares.

tweets-ferramentasblog

Não dá pra dizer tudo em uma única mensagem de 140 caracteres, mas a interação é mesmo para ser rápida e direta, algo muito provisório e substituível pela próxima mensagem

Com compartilhar e conseguir informações pelo Twitter?

Praticamente tudo se faz criando uma rede de Seguidores/Followers e Seguidos. Você escolhe de quem quer receber informações e ler os Tweets que publicarão, seguindo, adicionando tais pessoas à sua lista.

Ao entrar no perfil de alguém (pode ser pessoas, empresas, sites ou entidades), você tem a opção de só ler diretamente na página dela (se for público) ou receber em sua timeline.

tela-twitter-ferramentasblog

Quanto mais pessoas/perfis você seguir, mais informações sobre tudo o que eles tuitarem chegarão até você diretamente em sua Timeline.

Para compartilhar informações será preciso conquistar seguidores. Isso se faz pela interação com outros diretamente no Twitter e mostrando sua relevância para pessoas que possam se interessar pelo que você tem a dizer.

As interações são feitas usando “@” seguido do mome/username da pessoa com quem você quer interagir. Isso é usado não só para referir-se à pessoa, mas também para falar diretamente com outros.

citar-tweet

Assim, por exemplo, o meu perfil pessoal no Twitter é @hordones e o perfil do Blog é @FerramentasBlog. Dessa forma você pode interagir comigo usando tais “@s”.

Isso vale também para Retuitar/Rtweet, quando você quer reenviar algo que já foi dito por outra pessoa, exatamente como ela fez. Menciona-se o tweet original citando a “@” da pessoa acrescido da sigla “RT”.

rt-twitter

Quanto mais informações uteis você for capaz de propagar e maiores forem suas interações, mais chances de conseguir seguidores você terá. É isso que atrairá pessoas para interagir de volta com você e também retuitarem o que você está dizendo.

Mais sobre o Twitter:

.

12 Comentários

  1. Muit bom o seu texto! Ótimo para revermos o verdadeiro propósito do Twitter, que é muito mais do que espaço para “mimimis” e promoção de hashtags “dispensáveis”. O que importa mesmo é a interação e o compartilhamento.

    Responder

  2. Como você citou o Twitter já conquistou um imenso público, e eu acrescentaria que para os blogueiros ele também serve como uma forma de atrair mais leitores. Abraços!

    Responder

  3. O twitter é ótimo.mas marcos vc devia falar do “twitter” do Yahoo,o ‘Yahoo meme’.la da pra vc escrever mais de 140 caracteres,pode por imagens,links.melhor que o Twitter em algumas coisas.

    Responder

  4. O Twitter possui diferentes funções, depende de quem o usa, uma celebridade por exemplo, divulga sua rotina, mensagens para os admiradores, alfinetadas em outros famosos, etc.

    E nós blogueiros usamos para interagir com os leitores do blog, além de ser uma ótima forma de divulgação, o Twitter é excelente para conversar com os seus leitores.

    Responder

  5. O twitter é sem dúvida uma ferramenta poderosa e extremamente indispensável para quem trabalha com troca de informações e compartilhamento delas. Como webdesigner, encontro informações valiosas que me ajudam a desenvolver melhor meu trabalho. O twitter me abriu muitas possibilidades… o lance é cada um achar como tirar seu melhor proveito no que mais lhe interessa, pois essa ferramenta pode ajudar em quase tudo!

    Responder

  6. O problema do twitter é ficar la olhando a timeline e clicando e clicando nos links, isso toma mto tempo. Eu separo um tempo por dia para ler mensagens e interagir, sei que infelismente nem todo mundo estará aquele horário online mas infelismente não posso perder tanto tempo no twitter (por mais que ele seja útil).

    Responder

  7. Eu acho esse twitter uma “bobagem abissal”!!!!! Eu tenho muito mais o que fazer do que ficar o dia inteiro de frente a uma tela de computador. De fato, é cada um na sua!!!!

    Responder

  8. Quem sabe usar essa novas armas chamadas: Blog; Twwiter ou Facebook, pode sim influenciar a mudança e a educação do nosso Brasil.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.