Afinal, pra que serve o PageRank da Google?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Uma das coisas que mais tira o sono de blogueiro são as suas estatísticas e o desempenho do Blog. Além de ficar constantemente medindo as visitas recebidas, outras métricas são significativamente importantes. Mas o grande “bicho-papão” é o PageRank da Google. Trata-se de um valor numérico de 0 a 10, que compõe o código para classificar a relevância de um conteúdo nos resultados de busca da Google. A questão é: isso realmente é importante? E, afinal, pra que isso serve?

Dessa vez não vou dar minha opinião sobre o PageRank da Google. Vou limitar-me a repassar uma informação que foi publicada oficialmente no Webmaster Central Blog da Google: “Beyond PageRank: Graduating to actionable metrics”.

Lá eles respondem à praticamente todas as dúvidas que temos sobre o PageRank. Como o texto está em inglês e é relativamente grande, faço aqui um resumo geral pra você.

A explicação mais geral sobre o que é o Pagerank da Google e bem resumida, está aqui:

“A classificação das páginas (PageRank) confia na natureza excepcionalmente democrática da Web, usando sua vasta estrutura de links como um indicador do valor de uma página individual. Essencialmente, o Google interpreta um link da página A para a página B como um voto da página A para a página B. Mas o Google olha além do volume de votos, ou links, que uma página recebe; analisa também a página que dá o voto. Os votos dados por páginas “importantes” pesam mais e ajudam a tornar outras páginas “importantes.”” (Why use)

 

Mas a relevância de um conteúdo não pode ser simplesmente avaliada e determinada numericamente. Há fatores mais importantes e muitas outras coisas a serem levadas em conta.

Por que PageRank?

O PageRank foi o início do algoritmo da Google para determinar a classificação e importância dos conteúdos. Hoje já não é a métrica central. A Google promove em média 9 melhorias semanalmente ao código, refinando o sistema de classificação. Ou seja, o PR é uma parte bem pequena de todo o complexo sistema de indexação.

O mais importante para a Google hoje é determinar a relevância de um conteúdo, mais do que saber a quantidade de links ou palavras chave que um texto contém. Mas isso é pouco discutido pelos experts em SEO.

Como o PageRank é uma métrica numérica e as pessoas gostam de ver números para provar resultados, deu-se muita importância ao que não era tão importante.

O que nós realmente queremos?

A equipe do Google garante que o PR não é o objetivo final. Há métricas mais importantes que podem ajudar você a desenvolver melhor o potencial de seu Blog. E o PageRank não pode ser usado como métrica de sucesso.

Tente encontrar outras formas mais específicas para medir o sucesso e o potencial de seu conteúdo. Existem métodos mais detalhados e que dão informações precisas. O Pagerank só é atualizado algumas vezes por ano e você não tem controle sobre isso.

Se não acompanhar o PR, o que vou usar como métrica?

Considere como métrica aquilo que está diretamente relacionado ao seu trabalho/negócio/atuação na internet. Observe principalmente seu desempenho que pode ser medido diariamente ou semanalmente. É mais fácil e você tem real controle sobre o que pode ser feito para melhorar seu desempenho.

Os melhores dados que você precisa observar estão disponíveis no Google Analytics. Pense mais no número de visitas, na taxa de rejeição e no tempo de permanência dos visitantes, além da origem do tráfego de seu blog.

Resumo da ópera

A principal recomendação da Google é pararmos de nos preocupar com algo que não tem como interferir e que é algo muito pequeno dentro das milhares de métricas e algoritmos do sistema de indexação da Google.

O PageRank é apenas mais um número, mas que não diz se o seu blog ou conteúdo tem qualidade. O melhor é se preocupar é produzir, ser original e dedicar-se ao seu público alvo, sendo relevante o máximo possível.

Já falei mais detalhado sobre isso no “O que aconteceu com o Pagerank da Google?”. Penso que o mais importante é saber avaliar o potencial de seu blog em atingir seu público.

Não vamos ignorar por completo o PageRank. É um dado a ser levado em conta e avaliado, mas que seja feito em conjunto com outras fontes de informações sobre a qualidade de seu Blog.

.

9 Comentários

  1. Concordo com você Marcos, é preciso mais preocupação em melhorar o conteúdo dos artigos e esquecer um pouco o pagerank. Por que se o blog não tiver algum artigo relevante, o que adianta ter algum pagerank! Pagerank não influencia na quantidade de visitas, conheço um blog, que recebe 60 mil visitas e tem pagerank 2!

    Forte Abraço.

    Responder

  2. Dando importância ao conteúdo do seu blog, escrevendo artigos relevantes, seu blog será bem visitado. Assim, com o tempo, seu page rank irá aumentar. Na semana que passou observei que o page rank do meu blog subiu. Nunca tinha dado importãncia para isso. Mas gostei.

    Responder

  3. Lemos concordo contigo, mais uma vez gostei do post e espero que as outras pessoas possam prestar mais atenção a isso e ao conteudo de blogs/sites, abraços e fica bem, rafael do blog futebolextensivo.blogspot.com

    Responder

  4. Como todos e todos falam preocupe em conteúdo de qualidade, pois é ele que traz todas as coisas que um blogueiro quer: comentários, indicações, taxa de rejeição baixa, aumento de visites entre muitos outros benefícios que só são alcançados através de conteúdo de qualidade!

    Responder

  5. Concordo que o page rank é importante mas o conteúdo é muito mais. O conteudo bem feito vai elevar o page rank. Como pude ver o seu aqui do ferramenta é 5 ou seja excelente.

    É dificil achar um site com esse pagerank mas percebo que o seu page rank alto está ligado ao seu excelente conteúdo.

    Bom conteudo(relevante) = page rank alto
    nao tenho certeza disso que disse mas acredito que no seu caso seja sim

    Responder

  6. Um bom artigo.
    Pelo que tenho lido, hoje me dia, o PG já é uma pequena parte da estrategia de indexação do google. Eles tem estado a mudar o algoritmo para tentarem encontrar melhores formas de apresentar as paginas mais relevantes para quem pesquisa na internet.
    É claro que o PR continua a ter importancia, mas acho que acima de tudo o conteudo é o que é mais importante.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.