Afinal, pra que serve o PageRank da Google?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Uma das coisas que mais tira o sono de blogueiro são as suas estatísticas e o desempenho do Blog. Além de ficar constantemente medindo as visitas recebidas, outras métricas são significativamente importantes. Mas o grande “bicho-papão” é o PageRank da Google. Trata-se de um valor numérico de 0 a 10, que compõe o código para classificar a relevância de um conteúdo nos resultados de busca da Google. A questão é: isso realmente é importante? E, afinal, pra que isso serve?

Dessa vez não vou dar minha opinião sobre o PageRank da Google. Vou limitar-me a repassar uma informação que foi publicada oficialmente no Webmaster Central Blog da Google: “Beyond PageRank: Graduating to actionable metrics”.

Lá eles respondem à praticamente todas as dúvidas que temos sobre o PageRank. Como o texto está em inglês e é relativamente grande, faço aqui um resumo geral pra você.

A explicação mais geral sobre o que é o Pagerank da Google e bem resumida, está aqui:

“A classificação das páginas (PageRank) confia na natureza excepcionalmente democrática da Web, usando sua vasta estrutura de links como um indicador do valor de uma página individual. Essencialmente, o Google interpreta um link da página A para a página B como um voto da página A para a página B. Mas o Google olha além do volume de votos, ou links, que uma página recebe; analisa também a página que dá o voto. Os votos dados por páginas “importantes” pesam mais e ajudam a tornar outras páginas “importantes.”” (Why use)

 

Mas a relevância de um conteúdo não pode ser simplesmente avaliada e determinada numericamente. Há fatores mais importantes e muitas outras coisas a serem levadas em conta.

Por que PageRank?

O PageRank foi o início do algoritmo da Google para determinar a classificação e importância dos conteúdos. Hoje já não é a métrica central. A Google promove em média 9 melhorias semanalmente ao código, refinando o sistema de classificação. Ou seja, o PR é uma parte bem pequena de todo o complexo sistema de indexação.

O mais importante para a Google hoje é determinar a relevância de um conteúdo, mais do que saber a quantidade de links ou palavras chave que um texto contém. Mas isso é pouco discutido pelos experts em SEO.

Como o PageRank é uma métrica numérica e as pessoas gostam de ver números para provar resultados, deu-se muita importância ao que não era tão importante.

O que nós realmente queremos?

A equipe do Google garante que o PR não é o objetivo final. Há métricas mais importantes que podem ajudar você a desenvolver melhor o potencial de seu Blog. E o PageRank não pode ser usado como métrica de sucesso.

Tente encontrar outras formas mais específicas para medir o sucesso e o potencial de seu conteúdo. Existem métodos mais detalhados e que dão informações precisas. O Pagerank só é atualizado algumas vezes por ano e você não tem controle sobre isso.

Se não acompanhar o PR, o que vou usar como métrica?

Considere como métrica aquilo que está diretamente relacionado ao seu trabalho/negócio/atuação na internet. Observe principalmente seu desempenho que pode ser medido diariamente ou semanalmente. É mais fácil e você tem real controle sobre o que pode ser feito para melhorar seu desempenho.

Os melhores dados que você precisa observar estão disponíveis no Google Analytics. Pense mais no número de visitas, na taxa de rejeição e no tempo de permanência dos visitantes, além da origem do tráfego de seu blog.

Resumo da ópera

A principal recomendação da Google é pararmos de nos preocupar com algo que não tem como interferir e que é algo muito pequeno dentro das milhares de métricas e algoritmos do sistema de indexação da Google.

O PageRank é apenas mais um número, mas que não diz se o seu blog ou conteúdo tem qualidade. O melhor é se preocupar é produzir, ser original e dedicar-se ao seu público alvo, sendo relevante o máximo possível.

Já falei mais detalhado sobre isso no “O que aconteceu com o Pagerank da Google?”. Penso que o mais importante é saber avaliar o potencial de seu blog em atingir seu público.

Não vamos ignorar por completo o PageRank. É um dado a ser levado em conta e avaliado, mas que seja feito em conjunto com outras fontes de informações sobre a qualidade de seu Blog.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

9 Comentários

  1. Concordo com você Marcos, é preciso mais preocupação em melhorar o conteúdo dos artigos e esquecer um pouco o pagerank. Por que se o blog não tiver algum artigo relevante, o que adianta ter algum pagerank! Pagerank não influencia na quantidade de visitas, conheço um blog, que recebe 60 mil visitas e tem pagerank 2!

    Forte Abraço.

    Responder

  2. Dando importância ao conteúdo do seu blog, escrevendo artigos relevantes, seu blog será bem visitado. Assim, com o tempo, seu page rank irá aumentar. Na semana que passou observei que o page rank do meu blog subiu. Nunca tinha dado importãncia para isso. Mas gostei.

    Responder

  3. Lemos concordo contigo, mais uma vez gostei do post e espero que as outras pessoas possam prestar mais atenção a isso e ao conteudo de blogs/sites, abraços e fica bem, rafael do blog futebolextensivo.blogspot.com

    Responder

  4. Como todos e todos falam preocupe em conteúdo de qualidade, pois é ele que traz todas as coisas que um blogueiro quer: comentários, indicações, taxa de rejeição baixa, aumento de visites entre muitos outros benefícios que só são alcançados através de conteúdo de qualidade!

    Responder

  5. Concordo que o page rank é importante mas o conteúdo é muito mais. O conteudo bem feito vai elevar o page rank. Como pude ver o seu aqui do ferramenta é 5 ou seja excelente.

    É dificil achar um site com esse pagerank mas percebo que o seu page rank alto está ligado ao seu excelente conteúdo.

    Bom conteudo(relevante) = page rank alto
    nao tenho certeza disso que disse mas acredito que no seu caso seja sim

    Responder

  6. Um bom artigo.
    Pelo que tenho lido, hoje me dia, o PG já é uma pequena parte da estrategia de indexação do google. Eles tem estado a mudar o algoritmo para tentarem encontrar melhores formas de apresentar as paginas mais relevantes para quem pesquisa na internet.
    É claro que o PR continua a ter importancia, mas acho que acima de tudo o conteudo é o que é mais importante.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.