Agregadores de Conteúdo podem gerar conteúdo duplicado e punições no Google?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Quando queremos divulgar nosso blog e os artigos que publicamos, recorremos aos agregadores de conteúdo como o diHITT, UEBA, REC6, LinkLog, EuLinko, e tantos outros. Lá colocamos um título e uma descrição, muitas vezes a mesma para todos os serviços. Mais isso pode atrapalhar a indexação de seu blog nos resultados orgânicos do Google ou até mesmo gerar conteúdo duplicado e punições? Vejamos alguns fatos. Aproveito para ensinar uma técnica diferente de divulgação nos agregadores.

 

Já escrevi um artigo completo sobre questões que envolvem conteúdo duplicado, mas de uma forma mais técnica e que recomendo ler:

 

Divulgar seu blog e os artigos é indispensável para atrair visitas. Independente do tempo de existência de seu blog, sempre é recomendável enviar seus links para os agregadores. A dúvida é se isso não atrapalharia na indexação de seu blog e se isso é uma técnica de SEO válida.

 

Pesquisei um pouco para ver o que outros já tinham publicado sobre o assunto e muita coisa me pareceu inconsistente ou sem sentido, até mesmo fora do real foco do problema e como transformar isso numa solução. Então cheguei a uma conclusão simples, basendo-me apenas nos resultados de busca do Google. Como envio meu conteúdo para muitos agregadores, saber se estou bem indexado basta procurar pelo título dos artigos.

 

Agregadores duplicam conteúdo?

Não! Essa é a resposta de forma bem direta e simples. A Google tenta por meio de seus algoritmos, diferenciar o que seja divulgação, citação e/ou indicação de links e títulos, daquilo que é deliberadamente uma tentativa de fraude. Veja o que a Google mesmo diz:

 

"’Conteúdo duplicado’ geralmente refere-se a blocos substanciais de conteúdo dentro ou através de domínios que correspondem totalmente a outro conteúdo ou são notadamente similares."

[ Central do Webmaster – Conteúdo duplicado ]

 

E ainda complementa a informação citando exemplos do que não são considerados conteúdos duplicados, mesmo que tenham parte do conteúdo original. Um dos exemplos diz sobre "Versões de páginas web apenas para impressão", o que podemos entender como uma descrição dos agregadores.

 

Mas, e na prática, como fica?

É preciso testar para ver se isso duplica ou não conteúdos, então o teste é simples: fui até o Google e pesquisei por artigos que enviei para os agregadores exatamente da mesma forma e esse foi o resultado: o Google indexou todos sem problemas. Veja um exemplo:

 

resultado-google-blogar

 

Notem que apareço em 4 das primeiras posições da primeira página para essa pesquisa, sendo que duas são meu link no diHITT e no Mixx. Fiz outras dezenas de testes e os resultados são semelhantes, mesmo quando títulos e descrições se repetem de forma idêntica.

 

Assim, a conclusão mais objetiva é que enviar seus links para os agregadores não vai gerar punições do Google, nem gerar conteúdo duplicado que faça seu blog perder posições. Mas…

 

Agregadores atrapalham a indexação?

Atrapalhar isso não atrapalha, nem prejudica, mas usar como descrevi e como muita gente tem usado é um problema. Sempre que enviamos algo para os agregadores, repetimos o título e descrição em todos os lugares. Isso porque seria complicado ficar recriando títulos diferentes para o mesmo assunto e descrever aquilo com outras palavras é demorado.

 

Mas a conclusão que cheguei examinando o uso dos agregadores é que essa deveria ser a atitude mais certa para atrair visitas, mais visitas para seu blog, com o maior número de palavras-chave possível. Vamos a mais um exemplo para isso ficar mais claro.

 

resultado-google-efeito

 

Nessa busca, usando o título completo de meu artigo, apareço em 6 dos 7 primeiros resultados no Google, incluindo 4 resultados de agregadores de conteúdo. Mas o problema é que ninguém faz buscas no Google usando todas as palavras que estão no título dos nossos artigos. As pessoas procuram por palavras-chave.

 

Assim, fazendo uma busca pelo mesmo conteúdo, usando apenas as palavras-chave mais relevantes para esse conteúdo ("Efeito LightBox no Blog"), veja o que encontro:

 

resultado-google-efeito2

 

Meu artigo desse assunto só aparece na quinta posição com link direto para meu blog e apenas o resultado de um agregador aparece na oitava posição. Muito ruim e tem poucas chances de converter boas visitas para meu conteúdo.

 

O que fazer para melhorar as chances de seu conteúdo?

Já percebemos que enviar conteúdo para os agregadores é de extrema importância para colocar seu blog no máximo de resultados possíveis, agora é saber usar os agregadores a seu favor. Para isso a dica é bem simples. Escolha os melhores agregadores para divulgar seu conteúdo, aqueles que sempre atraem mais visitas e cliques para seu blog. Em cada um deles, escreva um título diferente e uma descrição diferente, personalizada para destacar aquele conteúdo.

 

Pesquise palavras-chave relevantes para aquele assunto que será divulgado e use essas palavras nos títulos e descrições que criar. Isso aumentará as suas chances de ser melhor indexado e ter mais posições para diferentes buscas e diferentes resultados.

 

Outros artigos sobre SEO e divulgação:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

29 Comentários

  1. Parabéns pelo blog útil e de conteúdo inigualável,fiquei impressionada com sua disposição e vontade de nos ajudar! postei em mue blog uma postagem sua da qual se trata dos plagiadores e blogueiros fantasmas,divulguei as fontes inclusive do banner!
    Muito obrigada,estarei presente assiduamente!

    Um abraço,Sophi

    Responder

  2. Cara, concordo com a Sophi. Vc merece sucesso! A sua preocupação com os blogueiros de todo o Brasil é impressionante. Adorei a dica. Vou utilizá-la, certamente! Vlw

    Responder

  3. Gostei da dica! Meu blog aparece nas pesquisas do Google desde a segunda semana de criação, agora vou batalhar para que permaneça aparecendo também quando eu o envio para agregadores, fazendo conforme sua instrução, para que seja melhor indexado e encontrado por quem está pesquisando na web.
    Valeu!

    Responder

  4. Olá, Marcos!

    Quando comecei a divulgar meus posts em agregadores, fazia o mais simples: colocava o mesmo título e descrição em todos eles, sem perceber o que isso iria causar. Com o tempo, percebi que, ao pesquisar o trecho inicial daqueles artigos, algumas vezes o link original só era exibido se eu selecionasse a opção para exibir resultados semelhantes aos já exibidos.

    Com o tempo, cheguei à mesma conclusão que você: vale mais a pena selecionar poucos agregadores e escolher cuidadosamente um título e descrição diferentes para cada um deles. Em muitos casos, isso acaba ocupando os primeiros resultados com diversos links para o meu artigo.

    Um abraço e parabéns pela escolha do tema!

    Adelson (Gerenciando Blog)

    Responder

  5. OLa´Marcos!

    Oque sempre faço e deixar um titulo diferente para divulgar nos agregadores e sumario também acredito que por isso o ueba é um dos melhores pois só colocamos um link e uma pequena descrição…agora ser publicado lá é outra historia!rsrsrs

    Abraço!

    Responder

  6. Muito esclarecedor este artigo! Eu havia perguntado via e-mail sobre o tema e você disse que iria fazer um post. Dito e feito!
    Abraço………….Traque Atômico.

    Responder

  7. Já tive medo de estar duplicando meu conteudo fazendo isso, agora sei que posso divulgar meus artigos sem medo e ainda melhorar minhas posições

    Responder

  8. Pingback: As Meta Tags de descrição do Blogger nos mecanismos de busca e questões de SEO | [ Ferramentas Blog ]

  9. Pingback: Oasis da Net: Divulgue os melhores posts do seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  10. Muito bom o artigo, continue assim…
    Porém eu tenho uma duvida:
    Sites usados para criar uma versão mobile do nosso blog também podem ser vistos como conteúdo duplicado pelo google?
    Ou não prciso me procupar quanto a isto…?

    Responder

  11. Pingback: A verdade sobre os agregadores de conteúdo e os agregadores de links

  12. Eu tenho um agregador e sempre me perguntei isso, gosto dessa área e sempre gostei de divulgar os melhores links, me aliviou em saber que não prejudico outros blogs e sites, e também acho errado agregadores que colocam nofollow em links do conteúdo original… se quiserem divulgar os seus links http://www.linkativo.com.br agradeço e foi muito útil o artigo!

    Responder

  13. Não tinha pensado nisso. De fato, quando eu procuro meu conteúdo no Google, o blog aparece em primeiro, os agregadores lá embaixo. Mas não custa perder um tempo a mais para descrever nossos textos com palavras diferentes.

    Abraço!

    Responder

  14. Pingback: EuLinko – Divulgue o conteúdo de seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  15. Pingback: Pesquisa de blogueiro: agregadores de conteúdo e agregadores de links

  16. Então você disse que não é considerado conteúdo duplicado, mas agora que publiquei algumas “noticias” no DIHHIT, o meu blog que antes aparecia no Google em 1° lugar, sumiu totalmente, só aparecem os links do Dihhit.
    Você sabe me dizer porque?

    Responder

    • Taila,

      Muitos fatores afetam o posicionamento de resultados no Google. Um desses fatores pode ser a relevância do endereço e a força que um site tem quando comparado com outro.
      No seu caso, uma explicação possível pode ser que o Google veja o agregador com mais peso do que seu blog.
      E você não foi afetada por conteúdo duplicado, uma vez que seu link aparece no topo, mas passando pelo redirecionamento do agregador. Ou seja, ainda é o seu link no topo.

      Responder

  17. Tô impressionada com seu trabalho. Tenho pesquisado muito sobre como melhorar meu blog ou como funciona tudo relacionado a isso, pois sou nova no assunto em questão. E sempre o que procuro, cai no seu blog, que já está (há algum tempo) em meus favoritos. E tudo que leio ou vejo aqui é muito bom. Parabéns!
    Obrigada pelas dicas! E lógico, como um blogueiro iniciante, deixo o convite para conhecer meu site.
    Abração, Juliana.

    Responder

  18. Muito bom Marcos,
    Parabéns.

    Tem muita gente colocando a culpa de serem prejudicados, escrevendo que suas visitas diminuirão muito, alguns afirmam que as visitas cairão em até 90%, caindo de 5 mil visitas para 100 visitas mês, devido ao uso dos agregadores de conteúdo.

    Como acompanho o seu trabalho a anos e confio nos seus resultados não pude deixar de vir ler o que você teria a escrever sobre agregadores de conteúdo.

    Obrigado pelas informações.

    Um abraço, força e sucesso!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.