Agregadores de Conteúdo podem gerar conteúdo duplicado e punições no Google?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Quando queremos divulgar nosso blog e os artigos que publicamos, recorremos aos agregadores de conteúdo como o diHITT, UEBA, REC6, LinkLog, EuLinko, e tantos outros. Lá colocamos um título e uma descrição, muitas vezes a mesma para todos os serviços. Mais isso pode atrapalhar a indexação de seu blog nos resultados orgânicos do Google ou até mesmo gerar conteúdo duplicado e punições? Vejamos alguns fatos. Aproveito para ensinar uma técnica diferente de divulgação nos agregadores.

 

Já escrevi um artigo completo sobre questões que envolvem conteúdo duplicado, mas de uma forma mais técnica e que recomendo ler:

 

Divulgar seu blog e os artigos é indispensável para atrair visitas. Independente do tempo de existência de seu blog, sempre é recomendável enviar seus links para os agregadores. A dúvida é se isso não atrapalharia na indexação de seu blog e se isso é uma técnica de SEO válida.

 

Pesquisei um pouco para ver o que outros já tinham publicado sobre o assunto e muita coisa me pareceu inconsistente ou sem sentido, até mesmo fora do real foco do problema e como transformar isso numa solução. Então cheguei a uma conclusão simples, basendo-me apenas nos resultados de busca do Google. Como envio meu conteúdo para muitos agregadores, saber se estou bem indexado basta procurar pelo título dos artigos.

 

Agregadores duplicam conteúdo?

Não! Essa é a resposta de forma bem direta e simples. A Google tenta por meio de seus algoritmos, diferenciar o que seja divulgação, citação e/ou indicação de links e títulos, daquilo que é deliberadamente uma tentativa de fraude. Veja o que a Google mesmo diz:

 

"’Conteúdo duplicado’ geralmente refere-se a blocos substanciais de conteúdo dentro ou através de domínios que correspondem totalmente a outro conteúdo ou são notadamente similares."

[ Central do Webmaster – Conteúdo duplicado ]

 

E ainda complementa a informação citando exemplos do que não são considerados conteúdos duplicados, mesmo que tenham parte do conteúdo original. Um dos exemplos diz sobre "Versões de páginas web apenas para impressão", o que podemos entender como uma descrição dos agregadores.

 

Mas, e na prática, como fica?

É preciso testar para ver se isso duplica ou não conteúdos, então o teste é simples: fui até o Google e pesquisei por artigos que enviei para os agregadores exatamente da mesma forma e esse foi o resultado: o Google indexou todos sem problemas. Veja um exemplo:

 

resultado-google-blogar

 

Notem que apareço em 4 das primeiras posições da primeira página para essa pesquisa, sendo que duas são meu link no diHITT e no Mixx. Fiz outras dezenas de testes e os resultados são semelhantes, mesmo quando títulos e descrições se repetem de forma idêntica.

 

Assim, a conclusão mais objetiva é que enviar seus links para os agregadores não vai gerar punições do Google, nem gerar conteúdo duplicado que faça seu blog perder posições. Mas…

 

Agregadores atrapalham a indexação?

Atrapalhar isso não atrapalha, nem prejudica, mas usar como descrevi e como muita gente tem usado é um problema. Sempre que enviamos algo para os agregadores, repetimos o título e descrição em todos os lugares. Isso porque seria complicado ficar recriando títulos diferentes para o mesmo assunto e descrever aquilo com outras palavras é demorado.

 

Mas a conclusão que cheguei examinando o uso dos agregadores é que essa deveria ser a atitude mais certa para atrair visitas, mais visitas para seu blog, com o maior número de palavras-chave possível. Vamos a mais um exemplo para isso ficar mais claro.

 

resultado-google-efeito

 

Nessa busca, usando o título completo de meu artigo, apareço em 6 dos 7 primeiros resultados no Google, incluindo 4 resultados de agregadores de conteúdo. Mas o problema é que ninguém faz buscas no Google usando todas as palavras que estão no título dos nossos artigos. As pessoas procuram por palavras-chave.

 

Assim, fazendo uma busca pelo mesmo conteúdo, usando apenas as palavras-chave mais relevantes para esse conteúdo ("Efeito LightBox no Blog"), veja o que encontro:

 

resultado-google-efeito2

 

Meu artigo desse assunto só aparece na quinta posição com link direto para meu blog e apenas o resultado de um agregador aparece na oitava posição. Muito ruim e tem poucas chances de converter boas visitas para meu conteúdo.

 

O que fazer para melhorar as chances de seu conteúdo?

Já percebemos que enviar conteúdo para os agregadores é de extrema importância para colocar seu blog no máximo de resultados possíveis, agora é saber usar os agregadores a seu favor. Para isso a dica é bem simples. Escolha os melhores agregadores para divulgar seu conteúdo, aqueles que sempre atraem mais visitas e cliques para seu blog. Em cada um deles, escreva um título diferente e uma descrição diferente, personalizada para destacar aquele conteúdo.

 

Pesquise palavras-chave relevantes para aquele assunto que será divulgado e use essas palavras nos títulos e descrições que criar. Isso aumentará as suas chances de ser melhor indexado e ter mais posições para diferentes buscas e diferentes resultados.

 

Outros artigos sobre SEO e divulgação:

.

29 Comentários

  1. Parabéns pelo blog útil e de conteúdo inigualável,fiquei impressionada com sua disposição e vontade de nos ajudar! postei em mue blog uma postagem sua da qual se trata dos plagiadores e blogueiros fantasmas,divulguei as fontes inclusive do banner!
    Muito obrigada,estarei presente assiduamente!

    Um abraço,Sophi

    Responder

  2. Cara, concordo com a Sophi. Vc merece sucesso! A sua preocupação com os blogueiros de todo o Brasil é impressionante. Adorei a dica. Vou utilizá-la, certamente! Vlw

    Responder

  3. Gostei da dica! Meu blog aparece nas pesquisas do Google desde a segunda semana de criação, agora vou batalhar para que permaneça aparecendo também quando eu o envio para agregadores, fazendo conforme sua instrução, para que seja melhor indexado e encontrado por quem está pesquisando na web.
    Valeu!

    Responder

  4. Olá, Marcos!

    Quando comecei a divulgar meus posts em agregadores, fazia o mais simples: colocava o mesmo título e descrição em todos eles, sem perceber o que isso iria causar. Com o tempo, percebi que, ao pesquisar o trecho inicial daqueles artigos, algumas vezes o link original só era exibido se eu selecionasse a opção para exibir resultados semelhantes aos já exibidos.

    Com o tempo, cheguei à mesma conclusão que você: vale mais a pena selecionar poucos agregadores e escolher cuidadosamente um título e descrição diferentes para cada um deles. Em muitos casos, isso acaba ocupando os primeiros resultados com diversos links para o meu artigo.

    Um abraço e parabéns pela escolha do tema!

    Adelson (Gerenciando Blog)

    Responder

  5. OLa´Marcos!

    Oque sempre faço e deixar um titulo diferente para divulgar nos agregadores e sumario também acredito que por isso o ueba é um dos melhores pois só colocamos um link e uma pequena descrição…agora ser publicado lá é outra historia!rsrsrs

    Abraço!

    Responder

  6. Muito esclarecedor este artigo! Eu havia perguntado via e-mail sobre o tema e você disse que iria fazer um post. Dito e feito!
    Abraço………….Traque Atômico.

    Responder

  7. Já tive medo de estar duplicando meu conteudo fazendo isso, agora sei que posso divulgar meus artigos sem medo e ainda melhorar minhas posições

    Responder

  8. Pingback: As Meta Tags de descrição do Blogger nos mecanismos de busca e questões de SEO | [ Ferramentas Blog ]

  9. Pingback: Oasis da Net: Divulgue os melhores posts do seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  10. Muito bom o artigo, continue assim…
    Porém eu tenho uma duvida:
    Sites usados para criar uma versão mobile do nosso blog também podem ser vistos como conteúdo duplicado pelo google?
    Ou não prciso me procupar quanto a isto…?

    Responder

  11. Pingback: A verdade sobre os agregadores de conteúdo e os agregadores de links

  12. Eu tenho um agregador e sempre me perguntei isso, gosto dessa área e sempre gostei de divulgar os melhores links, me aliviou em saber que não prejudico outros blogs e sites, e também acho errado agregadores que colocam nofollow em links do conteúdo original… se quiserem divulgar os seus links http://www.linkativo.com.br agradeço e foi muito útil o artigo!

    Responder

  13. Não tinha pensado nisso. De fato, quando eu procuro meu conteúdo no Google, o blog aparece em primeiro, os agregadores lá embaixo. Mas não custa perder um tempo a mais para descrever nossos textos com palavras diferentes.

    Abraço!

    Responder

  14. Pingback: EuLinko – Divulgue o conteúdo de seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  15. Pingback: Pesquisa de blogueiro: agregadores de conteúdo e agregadores de links

  16. Então você disse que não é considerado conteúdo duplicado, mas agora que publiquei algumas “noticias” no DIHHIT, o meu blog que antes aparecia no Google em 1° lugar, sumiu totalmente, só aparecem os links do Dihhit.
    Você sabe me dizer porque?

    Responder

    • Taila,

      Muitos fatores afetam o posicionamento de resultados no Google. Um desses fatores pode ser a relevância do endereço e a força que um site tem quando comparado com outro.
      No seu caso, uma explicação possível pode ser que o Google veja o agregador com mais peso do que seu blog.
      E você não foi afetada por conteúdo duplicado, uma vez que seu link aparece no topo, mas passando pelo redirecionamento do agregador. Ou seja, ainda é o seu link no topo.

      Responder

  17. Tô impressionada com seu trabalho. Tenho pesquisado muito sobre como melhorar meu blog ou como funciona tudo relacionado a isso, pois sou nova no assunto em questão. E sempre o que procuro, cai no seu blog, que já está (há algum tempo) em meus favoritos. E tudo que leio ou vejo aqui é muito bom. Parabéns!
    Obrigada pelas dicas! E lógico, como um blogueiro iniciante, deixo o convite para conhecer meu site.
    Abração, Juliana.

    Responder

  18. Muito bom Marcos,
    Parabéns.

    Tem muita gente colocando a culpa de serem prejudicados, escrevendo que suas visitas diminuirão muito, alguns afirmam que as visitas cairão em até 90%, caindo de 5 mil visitas para 100 visitas mês, devido ao uso dos agregadores de conteúdo.

    Como acompanho o seu trabalho a anos e confio nos seus resultados não pude deixar de vir ler o que você teria a escrever sobre agregadores de conteúdo.

    Obrigado pelas informações.

    Um abraço, força e sucesso!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.