Alterar e Gerenciar Temas no WordPress – Themes

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Um blog precisa ter uma cara própria e isso se faz através do layout, também conhecido como Template ou Tema (Theme, em inglês). A personalização de seu blog passa necessariamente pelas características de navegação, a forma como o conteúdo é apresentado e o conteúdo na(s) barra(s) lateral, links e outros elementos de página (widgets, gadgets). São várias partes que formam um Tema de WordPress e existem milhares de tipos de layouts disponíveis na internet para você usar em seu blog. Veja como alterar o modelo do Tema de blogs no WordPress.

 

O WordPress usa de duas formas para administrar um blog e já tratamos disso neste artigo:

Por isso vamos mostrar como alterar o Tema, o layout de seu blog no WordPress para os dois tipos de serviço.

 

Conta Padrão do WordPress.

Se você usa o serviço básico do WordPress, verá que há muitas opções de Temas para usar em seu blog, mas não é possível fazer personalizações e nem usar layouts de terceiros. Apenas ficam disponíveis os Temas originais do serviço, mas não significa que são poucas opções. Para ver tudo o que há e escolher uma que seja adequada para o seu blog, entre no painel do WordPress como você já faz normalmente e no menu lateral, à esquerda da janela, encontre a opção “Aparência” e clique.

 menu-aparencia-wordpress

 

A primeira opção desse menu é “Temas” e é aí que estão suas opções. Na janela que abrir você verá os vários tipos de temas nativos disponíveis para uso. Onde, no topo está o modelo em uso, o que você está usando no momento.

Para trocar o em uso por outro, basta escolher o que você deseja e clicar no link “Ativar”, conforme a imagem abaixo:

 

ativar-tema-wordpress

 

Assim ele irá para o topo da página, onde está indicado “Tema Atual” e você já poderá visualizar seu blog com o Tema escolhido. Não há limites para a quantidade de trocas e é possível fazer pequenas modificações de cores e cabeçalho, tudo isso no mesmo menu “Aparência”.

 

Para WordPress com Hospedagem (Avançado).

Para aqueles que usam o WordPress num Host, o procedimento é um pouco mais complicado, mas bem objetivo. A vantagem desse serviço é a possibilidade de se escolher Temas para WordPress feitos por terceiros e existem milhares desses gratuitos na internet, basta fazer o download. Há mais recursos de personalização e você adiciona à sua lista de Temas, quantos e quais quiser.

 

Vá ao menu “Aparência” conforme indicado acima, para ver quais os Temas que já estão instalados em seu serviço do WordPress. Normalmente, se você não adicionou nem instalou nenhum Tema novo, verá apenas duas opções padrões.

Para adicionar um novo tema, faça o download do modelo de layout para WordPress que você quiser e encontrar na internet – recomendo esse site que tem vários modelos gratuitos: http://topwpthemes.com/. Sempre irá baixar um arquivo compactado do tipo ZIP. Salve em alguma pasta de seu PC.

 

No menu “Aparência”, escolha a última opção que está indicada como “Adicionar novos temas”. Vai abrir uma janela e você deverá clicar no link “Fazer upload” para poder instalar o Tema.

 

instalar-tema-wordpress

 

Procure o arquivo ZIP que você baixou e salvou em seu PC e clique no botão “Instalar agora”. Isso vai adicionar o Tema à sua pasta, dentro do seu host, chamada “Themes”.

Esse tema agora está visível e acessível no menu “Aparência” ~> “Temas”. então basta escolher e clicar em “Ativar” para poder usar e visualizar em seu blog.

 

Se desejar, pode adicionar novos temas manualmente no WordPress, pelo FTP de seu host. Para isso basta descompactar o arquivo ZIP em seu PC e adicionar a pasta com o conteúdo do novo Tema, na pasta “themes” que fica dentro da pasta “wp-contents”.

Isso te dá liberdade de adicionar e apagar manualmente o que desejar. Mas só recomendamos esse procedimento se você é um usuário avançado e tem certeza do que estiver fazendo.

.

7 Comentários

  1. Pingback: Dicas para Wordpress e Blogger – Artigos de Agosto/2009 | [ Ferramentas Blog ]

  2. Pingback: A importância do Blog de Testes | [ Ferramentas Blog ]

  3. Pingback: 5 dicas para reavaliar e melhorar o layout do Blog | [ Ferramentas Blog ]

  4. Pingback: 5 Temas para Wordpress – Themes | [ Ferramentas Blog ]

  5. Pingback: Como criar um Blog no Wordpress.org – Começando e instalando | [ Ferramentas Blog ]

  6. Ola estava a navegar na net a procura como sempre como alterar a cor da barra abaixo do cabeçalho tenho um tema gratis será que podia ajudar. O tema actual não é o que vai ficar e sim um com barra mas que possa alterar a cor
    Obrigado aguardo Lady Madelaine

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.