Ampliando a pesquisa por Palavras-chave usando o Google

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

nuvem-resultados-google Indiscutivelmente o mais importante para qualquer blog ou site, seja de qual nicho for, é o seu conteúdo, o que é oferecido para o público alvo. Se aplicarmos todas as técnicas de indexação – SEO: Search Engine Optimization – por eficientes que sejam, não terão resultados satisfatórios ou permanentes sem um conteúdo adequado para ser indexado. O que torna seu blog ou site mais visível, antes de tudo, é o uso eficiente de palavras-chave dentro de seu conteúdo oferecido. Veja como melhorar esse uso e pesquisar usando o próprio Google.

 

Para completar esse artigo e melhorar ainda mais sua capacidade de identificar as melhores palavras-chave para o seu nicho/assunto/tema principal e subtemas, recomendo que leia os outros tutoriais que ensinam a usar ferramentas complementares:

 

O tutorial que segue é super simples de ser usado e entendido. Muito semelhante às dicas que dei em outro artigo para melhorar a sua capacidade criativa. O Google oferece um recurso (em inglês) que é parecido com o Mapa de Idéias e pode até te ajudar a criar o seu mapa de forma mais fácil e, ao mesmo tempo, pesquisar palavras-chave para elaborar artigos:

 

Pesquisando Palavras-chave no Google – Standard view.

A primeira coisa a fazer é entrar no Google pela página em inglês – www.google.com – pois esses novos recursos ainda não estão disponíveis no Google Brasil. Faça uma pesquisa, por exemplo usando como palavras o seu nicho. Na página de resultados orgânicos você verá um link, como ilustra a imagem abaixo, chamado “Show options…”:

 

google-painel-options

 

Ao clicar nesse link uma barra lateral aparecerá na esquerda com várias opções de novos recursos para refinar as buscas. Vamos usar dois desses recursos de pesquisa para trabalhar com palavras-chave. Então nesse menu lateral procura por “Standard view”:

 

google-painel-hide

 

Aí existem duas opções e vamos usá-las. Uma chamada “Related searches” (pesquisas relacionadas) e a outra “Wonder Wheel” (círculo mágico, tradução livre) que é uma nuvem de palavras e resultados.

 

Nas Pesquisas Relacionadas (Related searches) é mais simples e objetivo. Para cada busca feita o Google oferece uma lista de palavras que complementam aquela busca dando como sugestão os complementos mais buscados para o mesmo assunto. Forma uma nuvem de palavras no topo da página, conforme se vê na imagem abaixo:

 

google-related

 

Isso te dá uma idéia do que pode complementar seus textos e outros temas complementares que você precisa abordar com mais frequência. Clicando nas palavras você terá os resultados daquelas pesquisas e poderá ver o seu posicionamento para cada resultado e quem são e o que tratam os blogs melhores posicionados.

 

Já para o outro link, nuvem de Palavras-chave (Wonder Wheel), pode ser mais interessante e completo, pois é possível ir “puxando” resultados e palavras. É um recurso mais visual e mostra ao mesmo tempo os resultados do Google. As palavras vão sendo agregadas de acordo com o assunto, como um Mapa de idéias.

 

google-wonder

 

Clicando nas palavras que circulam a pesquisa principal você terá outras opções complementares e mais outras possibilidades de busca, com novos resultados para aquelas palavras aparecendo na lateral direita. Assim você tem uma visão de todas as possibilidades de uso para as várias pesquisas.

 

google-wonder-wheel

 

Com esses dois recursos de pesquisa, fica mais visível os possíveis resultados para certas palavras e as suas possibilidades de ampliar seu conteúdo para abranger mais temas relacionados e saber melhor o que está sendo procurado. Entender os resultados orgânicos e perceber que o que mais importa é um conteúdo bem trabalhado pode ajudar seu blog a dar um salto de qualidade significativo. É muito importante dedicar-se ao máximo ao seu conteúdo, seus artigos, pois mais importante que atrair a atenção dos robôs é fidelizas seus leitores e isso só acontece por um texto bem elaborado e conteúdo completo.

 

Leia também:

.

5 Comentários

  1. Eu nunca tinha usado este recurso da google, ótima postagem. Um estilo independente que uso para palavras chave é especificar um pouco mais no conteúdo, por exemplo meu blog tem muitos exercícios resolvidos então complemento exercícios resolvidos: vetores " como entender vetores ", e sempre da certo.

    Responder

  2. Marcos, umas dicas para vc corrigir a grafia de algunas palavras:
    (de cima para baixo)
    – recomendo que leiA OS outros tutoriais
    – muito semelhante àS dicas
    – para cada busca feIta O google
    – saber melhor o que está sendo procurado (não procurados)
    Bem, espero ter ajudado!
    Valeu pelo artigo!
    Abraço!

    Responder

  3. @Adriana,

    muito obrigado pelas observações e correções.
    Fico contende de ver que alguém leu com atenção o que escrevi. E desculpa pela falta de revisão.

    Responder

  4. Olá, desculpe minha observação,mas acho que este recurso já está disponível no google Brasil, você pesquisa seu blog no google, após isso, clique em "mostrar opções" que está abaixo do nome "google"
    Após isso abrirá ao lado esquerdo uma listagem, e o recurso descrito em seu post se encontra bem no fim da listagem, se chama "roda mágica" no google Brasil,aí basta clicar em "roda mágica" para desfrutar desse recurso…Me perdoe pela falta de atenção se eu estiver enganado sobre tal assunto,e obrigado por ter esse ânimo para ajudar todos iniciantes do Blogger como eu, suas dicas com toda certeza tem ajudado muito, e muitas coisas em meu blog só existem graças a sua ajuda, valeu!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.