Analisando o comportamento dos leitores

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

google_analytics-logo1 Com alguns artigos recentes aqui no [ Ferramentas Blog ], estamos aprendendo a entender o comportamento de nossos leitores e visitantes para assim gerar mais visitas e fidelização. Usando o Google Analytics e vendo os resultados que esse serviço apresenta sobre as visitas recebidas, bem mais do que apenas ver números que qualquer contador de visitas pode oferecer, podemos melhorar nossos blogs e crescer.

Vamos nesse artigo aprender um pouco mais dos recursos que o Google Analytics oferece e como tirar o máximo de proveito desses resultados para gerar mais visitas para seu site ou blog. Entender o comportamento de seus visitantes ajuda e melhorar a sua indexação nos resultados orgânicos das buscas, melhorar a qualidade de seus artigos e gerar mais receita.

Leia sobre o mesmo assunto, os seguintes artigos que precederam esse:

Veremos principalmente três pontos do Analytics – com as definições:

1. Taxa de rejeição:

“A Taxa de rejeição é a porcentagem de visitas a uma única página (como as visitas em que uma pessoa sai do seu site na mesma página em que entrou). Essa taxa é uma medida da qualidade da visita e, se for alta, geralmente indica que as páginas de entrada do site (páginas de destino) não são relevantes para os visitantes. Você pode minimizar as Taxas de rejeição adequando as páginas de destino em relação às suas palavras-chave e seus anúncios. As páginas de destino devem fornecer as informações e os serviços prometidos na cópia do anúncio.”

2. Tempo médio no Site:

“O Tempo no site é uma forma de medir a qualidade das visitas. Se os visitantes ficarem por muito tempo em seu site, talvez estejam interagindo bastante com ele.”

3. Porcentagem de novas visitas:

“Um grande número de novos visitantes sugere que você obteve sucesso ao direcionar o tráfego para o seu site, enquanto um grande número de visitantes antigos sugere que o conteúdo do site é interessante o bastante para que os visitantes retornem.”

Definições encontradas na ajuda do Analytics.

Estes resultados podem ser vistos logo na primeira página do painel do Analytics quando você entra em sua conta.

google-analytics-analises

Sei que definições, como as que coloquei acima, nem sempre falam diretamente sobre o que está acontecendo e como melhorar certos resultados, então, vamos para questões práticas, que realmente vão ajudar o seu blog.

Uma Taxa de Rejeição alta, significa que os leitores de seu blog estão parando apenas em uma única página e não vão adiante. Ou chegam à página de entrada, página principal (Home) ou em algum artigo, olham, podendo até ler alguma coisa, mas não permanecem e nem se interessam em ver mais além daquilo. Não é preciso dizer que isso não é bom!

Existem, então, algumas coisas para considerar. A mais direta é que sua página inicial pode ter alguns problemas, como ter muitos artigos e artigos longos. Para resolver isso, seria interessante pensar em usar links de resumo de postagem expansível, onde seu leitor poderá ver mais artigos em menos espaço e não colocar mais do que 10 artigos por página.

É bom considerar a qualidade dos títulos de seus artigos e de como você tem escrito esse conteúdo. Veja mais aqui:

grafico-visitas

Para fazer a taxa de rejeição cair é importante oferecer melhor navegabilidade em seu conteúdo. Colocar mecanismos de busca, menus mais claros e em lugares mais visíveis, classificar seu conteúdo com marcadores de postagem e colocar links de artigos relacionados dentro e no final dos artigos. Tudo isso faz com que as chances de seu leitor continuar visitando o restante da página cresça e se interesse mais pelo seu conteúdo.

Com o Tempo médio no site não é muito diferente. As vezes, seus visitantes até passam para outras páginas e clicam em outros links, mas passam pouco tempo dentre de seu conteúdo, tempo esse inferior ao necessário para realmente fazer uso e desfrutar do conteúdo ali existente de disponibilizado por você.

É improvável que seus leitores e visitantes fiquem muito tempo nos suas páginas, dada a velocidade em que as pessoas procuram informação hoje na web. O melhor é que você veja e saiba se o tempo que passam lendo seus artigos é suficiente para fazerem uso do que está lá.

Essa análise é particularmente interessante se você olhar o comportamento dia-a-dia. Assim, você poderá saber quais os artigos e atualizações que fizeram seus leitores passar mais tempo lendo e tentar entender quais são os assuntos mais relevantes ou que atraem mais a atenção. Por exemplo: Em Fevereiro, o assunto que atraiu mais a atenção e fez com que meus leitores ficassem mais tempo no blog, foi sobre Feeds – O que são Feeds e como usar? – isso porque nele tem um vídeo de pouco mais de 3min.

grafico-visitas-novos

Já a porcentagem de Novas Visitas é o parâmetro que mais verifico (ou, como aparece no menu vertical do painel do Analytics: “Novos x Antigos”) e que nos dá uma idéia geral de como anda o crescimento de visitas do seu blog. Essa porcentagem reflete mais claramente sobre a origem de seus visitantes e o comportamento deles. Depois que passei a observar estes resultados, percebi que o [ Ferramentas Blog ] tem uma boa taxa de fidelização dos leitores. Eles passam mais tempo no site e visitam mais páginas quando voltam outras vezes do que fazem aqueles que entram pela primeira vez no blog.

Assim pude redirecionar algumas questões que abordo no meu conteúdo e resolvi tratar de assuntos mais sério e mais profundos, como este que você está lendo agora. Não é um conteúdo criado pensando em novos visitantes, mas naqueles que gostam do voltam sempre ao [ Ferramentas Blog ] para aprender sempre mais. Não esqueço dos novatos e iniciantes e coloco sempre muitos links que direcionam para outras partes de outros artigos.

Ter uma taxa alta de visitas, significa que seu blog está crescendo e está sendo encontrado, principalmente nos mecanismos de busca (leia-se Google). Mas esse número não pode ser alto demais, pois refletiria que as visitas não voltam. Ter entre 60% e 75% de visitantes novos é um bom sinal de crescimento e que há uma boa taxa de conversão desses visitantes ocasionais ou paraquedistas (não sei como escreve isso segundo as novas regras ortográficas) em leitores fidelizados.

Não se prenda apenas aos contadores de visitas (veja: “Contador de visitas para Blog – Outras opções” e também “Como colocar contador de visitas no Blog“) nem apenas aos números sem entendê-los e sem saber usá-los de forma favorável para você e seu blog. Quer ter sucesso, então comece a se preocupar também com o comportamento de seus visitantes e em como agradá-los para ter uma fidelização maior e melhorar os seus resultados.

.

19 Comentários

  1. Infelizmente, minha taxa de rejeição fica alta quando tenho um link no Ocioso, chega a quase 90%, parece que os que vem desses “indexadores” delinks, tem interrese apenas no conteúdo lá encontrado, nem tentam ver os outros assuntos relacionados…

    AndersonZ1.

    Responder

  2. ótimo post!!!

    Quando conheci o Analytics, melhorei o blog no aspecto de visual, vi que a maioria dos leitores estavam usando o windows xp, visualização 1024×768, e Internet Explorer, também descobri que os que acessavam usavam banda larga de até 100kbps. então tirei muito os aspectos visuais, para anadar mais rápido, especializei o codigo para o ie.

    GeneDigital.blogspot.com

    Responder

  3. Realmente o Analytics se presta para muitas coisas e saber usa essa ferramenta é fundamental para fazer o blog crescer e se difundir mais e mais.

    Responder

  4. Olá, Marcos!

    Excelente artigo sobre o assunto. Os tópicos estão bem explicados e há dicas importantes.

    Um ponto importante, em minha opinião, é que a Taxa de Rejeição nunca pode ser analisada sozinha. Existem situações em que uma Taxa de Rejeição alta pode ser entendida. Por isso, é sempre importante analisar também o Tempo Médio no Site, que você citou aqui.

    Recentemente, escrevi um artigo sobre o assunto (http://gerenciandoblog.blogspot.com/2009/04/o-que-e-taxa-de-rejeicao-e-como-diminui.html), em que contei inclusive com a participação de outros blogueiros, que deram algumas dicas do que fazem para diminuir a taxa de rejeição de seus blogs.

    Um abraço e parabéns pelo artigo!

    Responder

  5. para criar conta no analytics, é free? ou temos que pagar pelo serviço? Gostei muito do post, muito bom

    Responder

  6. Marcos,

    Como sempre com ótimos post.

    Apesar de eu já estar familiarizado com o milagroso google analytics. Reconheço perfeitamente a qualidade dessa postagem. Pois muitos ainda não entendem a importância de uma boa administração.

    Ou seja:
    Marketing Digital.

    Continue sempre criando post assim.

    Pouquíssimos blogs tem a qualidade que o ferramentasblog.com tem para fins didáticos.

    Abraço

    Responder

  7. O Analytics conta com você?
    Tipo assim, se você ficar horas no site (mesmo logado) ele faz a contagem?
    As vezes deixo a página aberta e vai que ele poe dados irreais lá por isso.

    Responder

  8. Depois que criei minha conta no Google Analytics isso me ajudou muito.

    Acabei estudando mais afundo e pude conhecer algumas estratégias que apliquei e deram muito certo.

    Ter colocado as matérias em marcadores e mudado o menu suspenso para o menu de matérias em sequencia, deixou os artigos mais organizados que ajudaram a boa navegação dos leitores, aumentando consequentemente o tempo de permanencia.

    De fato o Google Analytics nos permite diversas possibilidades, agora vai de cada um querer se aprofundar e melhorar a qualidade de seus site/blog.

    Parabéns Marcos Lemos pelo seu blog que tem nos ajudado muito em diversos assuntos.

    Grande Abraço!

    Responder

  9. O meu blog está assim a pouco tempo uso o Analytics mas ja tenho 41,000 visitas de acordo com o menu de estatísticas do blogger:

    7.120 pessoas visitaram esse site

    * 7.489
    Visitas

    * 7.120
    Número absoluto de visitantes únicos

    * 9.640
    Visualizações de página

    * 1,29
    Média de visualizações de página

    * 00:00:54
    Tempo no site

    * 86,57%
    Taxa de rejeições

    * 95,07%
    Novas visitas

    Responder

  10. Desde que criei meu blog o Ferramentas Blog tem sido minha “cartilha”, aprendo muito aqui. Ao ler esse post, sobre passei a monitorar esses dois dados, pois ao refletir sobre o real motivo que me impulsionou a criar o blog, vi que desejava mais ter um blog que influenciasse a maneira das pessoas de pensar do que apenas ser um blog bem visitado (aliás essa foi outra matéria que li aqui).
    Parabéns pelo seu excelente trabalho!

    Responder

  11. Olá marcos,
    Andei analizando os dados do meu blog e nao fiquei satisfeito com o resultado;
    Já uso algumas estratégias como: fonte, organização, post resumidos na pagina inicial, categorias, post relacionados e etc… mas mesmo assim com essas estrategias em ação, minha taxa de rejeição ainda nao me agrada !

    Responder

  12. Pingback: Por que ninguém lê seu Blog? | [ Ferramentas Blog ]

  13. Muito bom o artigo. Gostei muito da explanação sobre a relação novos visitantes x visitantes antigos.

    Sou um dos que cairam aqui de paraquedas e vou voltar sempre!

    Luz na mente e paz no coração!

    Davison Viana

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.