Analisando seu Blog para gerar mais visitas

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Gráficos e Análise do seu blog Muitas pessoas se preocupam em colocar contadores de visitas em seus blogs para saber quantos já entraram, mas eu pergunto: para que servem esses números? Saber apenas a quantidade de visitantes recebida não é útil e não melhora a relevância de seu conteúdo nem ajuda a entender ou saber se seu blog anda indo bem ou mal. Vamos ver agora como analisar os resultados e melhorar a qualidade de seus artigos assim.

 

É muito importante saber quais são os seus artigos mais visitados, quais as palavras-chave que mais geram visitas para o seu blog e o que as pessoas mais gostam de ler, quanto tempo passam em certos conteúdos de seu blog. Não basta ter um contador de visitas para saber essas informações. Contadores de visita para blog e sites só servem mesmo para mostrar aos visitantes e concorrentes o fluxo de gente que vem até você – o que nem sempre é bom.

 

Existem outros mecanismos mais completos, que não informam apenas as visitas, mas a origem delas, o caminho que percorreram dentro do seu site, o tempo que gastaram nele e quais os seus artigos mais populares. Isso é de grande valia na hora de escolher os melhores temas para postar. Foi isso que eu fiz ao pensar sobre o assunto desse artigo em questão.

O conteúdo, nos últimos dias, mais visitado em meu blog tem sido sobre “contadores de visitas”. Temos publicados aqui três artigos sobre isso e têm atraído um bom fluxo de gente, principalmente pelos mecanismos de pesquisa. Esses são os artigos:

Saber disso, que estes são os mais visitas e o tema que mais envia visitas para o [ Ferramentas Blog ] me ajuda a definir até quais links ficarão no topo do meu blog, e que darei mais destaque.

 

Essa informação eu tirei do Google Analytics, que já ensinamos aqui como usar:

Vamos aprofundar isso e ver como tirar o máximo de proveito dessa ferramenta para blogs.



Visão Geral de Conteúdo – Conteúdo Principal.

Google Analytics para Blog

 

Aí está o segredo. É possível saber nesse menu do Google Analytics, quais são os artigos mais visitados de seu blog. Ao clicar no menu da barra lateral à esquerda “Conteúdo” e selecionar “Conteúdo Principal”, você verá a lista de todos os seus artigos que foram visitados dentro do período que você determinar. Aqui os números aparecem em quantidade de exibições de página, ou seja, a quantidade de vezes que essa página desse artigo ou link foi aberta.

 

Painel do Google Analytics A lista é bem simples de ser entendida. Quanto mais no topo da lista e maiores os números, mais relevante para seus visitantes é determinado conteúdo. Nesse menu “Conteúdo Principal” tem mais detalhes do que a imagem acima, que é o resumo dela que aparece no painel do Analytics. É possível saber até quanto tempo em média as pessoas passam dentro daquele link, o que ajuda a saber se as pessoas só abriram e passaram pela página ou se realmente leram o que está lá.

 

Se as pessoas só passam por suas páginas e ficam pouco tempo dentro de seus artigos, pode significar muita coisa, mas principalmente que tal conteúdo precisa ser refeito, reformulado ou aprofundado, pois não está atendendo às necessidades de seus visitantes. A pessoa encontrou o seu conteúdo e não gostou do que viu ou não ficou satisfeita. Mas, se os números são bons, então significa que deve ser explorado mais aquele assunto e que esse conteúdo deverá ter mais destaque em seu blog, seja com mais links dentro de outros artigos, seja em menus etc.

 

Agora é a sua vez. Descubra mais sobre o seu conteúdo e como se comportam seus leitores em certas partes e páginas de artigos. Vá além da mera contabilidade de números de visitas que os contadores oferecem e aperfeiçoe seus textos. Com isso será mais fácil determinar prioridades e estratégias de publicação e até saber se o seu layout funciona bem, se seus links têm o destaque devido e se o que você “acha que tá bom”, se isso realmente é o que agrada seus leitores.

.

9 Comentários

  1. Eu utilizei o tutorial que existe no Blog do Analytics, e deu certo, a sua forma com certeza vai me ajudar também.

    Abraço, Fabrício.

    Responder

  2. cara como eu posso saber se meu parceiro esta me gerando visitas ?tem algum tipo de contador ou algo paresido ?

    Responder

  3. Topgang,

    basta vc clicar no menu “Fontes de Tráfego que vc encontrará de onde vêem suas visitas e quais os sites q direcionam mais visitantes para seu blog.

    Responder

  4. Pura verdade o que você disse, temos que saber se as pessoas estão gostando, uma boa alternativa no google analytics é a taxa de rejeição, acho que não adianta muito receber 3000 visitas numa página em um dia sendo que a taxa de rejeição é de 99%. E como fazer para que esses leitores paraquedistas virem leitores fiéis é o X da questão. É disso que estou atrás, como aumentar os leitores de Feeds, os comentários e por aí vai, mas parece que aqui no seu blog logo vou encontrar mais artigos úteis!
    Um abraço
    Info-Macross

    Responder

  5. Eu tirei meu contador de visitas, agora só uso o google Analytics, e pude ver que país entram bo meu blog, fiquei satisfeito com resultado.

    Responder

  6. Outra ecelente ferramenta para isto é o WOOPRA. Eu uso e trás todas estas informações diretamente em seu desktop.

    Abraços.

    Responder

  7. Já conhecia o analytics mais fica aí a dica pra quem ainda não conhece. Não fico tão empolgado assim com um blog desde que conheci o compulsivo e meiobit.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.