Anatomia de uma Sidebar perfeita para seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Organizar o layout de seu blog é fundamental para a boa navegabilidade por seu conteúdo. Uma dessas partes importantes é a barra lateral (sidebar), onde se encontram os ícones de redes-sociais, menus e links de artigos, publicidade e mecanismo de busca para o conteúdo. Claro, tudo no blog é em função de destacar sempre o conteúdo, mas pequenos detalhes ajudam a deixar o seu blog mais claro e objetivo para aqueles que chegam até seu conteúdo.

 

Encontrei um ótimo artigo ensinando algumas questões sobre o uso da Sidebar e do seu conteúdo mais adequado, que serve de modelo para a maioria dos blogs ou, ao menos, como um guia para você saber o que é importante ter na barra lateral e organizar seu layout:

  • Anatomy of The Perfect Sidebar (WoorkUp) – em inglês

Vou fazer uma pequena comparação usando esse artigo como modelo, sem traduzir o texto deles, ficando a seu critério ler as opiniões daquele autor.

 

A imagem ilustrativa é a seguinte:

 

sidebar-elements-blog

 

Claro que a sidebar de seu blog está na vertical e não na horizontal como na ilustração. Assim, da esquerda para a direita corresponde do topo da página até a base.

 

Opções de Assinatura 5% = Essa é a parte mais importante a se dar destaque em sua barra lateral e é a que ocupa menor espaço. Apesar disso, este pequeno espaço pode garantir a fidelização de seus visitantes, onde você pode e deve divulgar seus contatos de redes-sociais e especialmente divulgar o link de assinatura do Feed e Newsletter. Nesse local coloque seus links de Twitter, Facebook ou outras redes-sociais digitais e dê grande destaque ao ícone de assinatura de Feed para fidelizar os leitores nas suas atualizações.

 

Publicidade 35% = Esse é um ponto controverso, mas vale ressaltar quando há interesse em monetização. Essa é a parte de maior destaque na barra lateral por ainda estar no topo, antes da primeira rolagem. Não é recomendável usar muitos banners e se você for vender publicidade diretamente, esse local é um dos de maior valor comercial. Você também pode usar esse espaço para promover outros trabalhos seus ou mesmo o seu perfil, dando destaque para seu currículo.

 

Artigos recentes / Artigos mais populares 20% = Esse é o espaço dos links internos que apontem diretamente para o conteúdo de seu blog e para os artigos que você quer chamar a atenção. Esse tipo de menu é simples, mas muito eficiente. Quando apresentamos os títulos dos posts mais visitados ou mais comentados, damos indicação do que há de melhor no blog e facilita a busca. Este espaço também pode ser aproveitado para adicionar a lista de marcadores.

 

Outros elementos 10% = Na parte final de sua barra lateral adicione outros gadgets menos importantes, links ou banners de sites parceiros, contadores de visitas, entre outras coisas que não dizem respeito diretamente ao seu conteúdo ou ao trabalho de seu blog

 

Por fim vale lembrar a importância do tamanho dessa sidebar, especialmente na largura, que não seja inferior a 260px e nunca maior do que a área dos artigos – que deve sempre ter maior destaque. Nunca carregue demais a barra lateral e a mantenha sempre organizada e fácil de navegar. E, um elemento importante que pode ocupar um espaço no topo de sua sidebar é o mecanismo de busca para encontrarem seus artigos por palavras-chave.

 

Sugestões de elementos de página:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

9 Comentários

  1. @Byte,

    sem dúvida nenhuma. E isso está claro no texto. Todo destaque tem que seu para o Feed. e outras formas de interação com seu público para fidelizá-los.

    Responder

  2. Acabei de ver uma coisa interessante, o link para assinar o meu Feed esta praticamente no fim da pagina, acabei de reorganizar e coloquei ele no topo.

    Obrigado pelas dicas.

    Responder

  3. bom… eu tô criando um blog e pra isso eu criei primeiro uma página de testes. Agora eu tô modificando o layout, as cores, o feed, etc.

    quando eu concluir as modificações eu vou formatar a url o vou publicar aqui.

    também vou indicar o [ferramentas blog] por que foi o blog que mais me ajudou!

    Responder

  4. Pingback: Biografia do autor do Blog no rodapé dos posts para Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  5. Ótimo artigo Marcos!
    Na minha sidebar acho que só falta o “Artigos Recentes” mas só vou publicar quando terminar de personalizar o gadget…

    Engraçado… antes de ler este artigo, meu primeiro gadget da sidebar já era o “Assinar Feed”… Desde quando criei o template do gm design, reparei que esse elemento precisava de mais destaque no blog e coloquei ele como o primeiro a aparecer na página, e com uma cor mais chamativa.

    Concordo totalmente com essa organização dos gadgets, é uma ótima dica!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.