Aplicativos de Backup para Blogs

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

seguranca-blog-backup Para WordPress e Blogger.
Manter seu blog seguro é fundamental para evitar sustos. Muitos, principalmente os iniciantes podem cometer erros na hora de fazer modificações em seus blogs, seja mexendo no código-fonte ou mudando configurações e, até por acidente, podem apagar algo que não devia, perder uma postagem e até perder todo o blog. Não importa a plataforma que você usa, WordPress ou Blogger, por mais seguro que tudo possa parecer, é sempre bom estar prevenido. Tenho duas sugestões de aplicativos para fazer backups de seu blog.

 

Sempre que ensino algo em algum tutorial aqui no [ Ferramentas Blog ], seja uma dica para um gadget até a instalação de um novo layout, há a recomendação de previamente se fazer um backup do blog. Também já ensinamos e sempre repetimos que se deve testar tudo antes em um blog paralelo, para só depois aplicar as mudanças desejadas no blog original.

 

Essas são medidas de segurança simples, mas que podem garantir que nada vai se perder, nem você vai se arrepender de nada que mexer em seu blog. Até os artigos precisão ser alvos, principalmente os mais antigos.

Tanto o Blogger quanto o WordPress, têm recursos sem seus serviços para fazer um backup de seu blog. No WordPress, para quem usa hospedagem própria, isso é até mais fácil de fazer, já que pode bastar ter uma cópia de seu diretório. Mas vou mostrar aqui dois aplicativos para ajudar na criação de cópias de segurança de seu blog e que pode até facilitar a sua vida.

 

WordPress Database Backup

É um plugin simples de usar e inslatar e faz um backup completo ou de partes selecionadas do seu banco de dados MYSQL. Instala-se como qualquer outro plugin, fazendo o uploud do arquivos para a pasta “/wp-content/plugins/” e executando o aplicativo no menu de plugins do painel do seu WordPress.

Downloadurl_icon e Fonte do plugin.

 

Blogger Backup 1.0.9.23 Beta

Essa é uma outra forma de se fazer um backup de seus artigos no Blogger. Diferente do recurso disponível no painel padrão do Blogger, esse pequeno aplicativo salva separadamente em arquivos XML, cada uma de suas postagens – de forma individual. Assim você pode construir um catálogo de seus artigos dentro de seu PC.

Downloadurl_icon

 

Fazer cópias de segurança de seu blog, tanto do conteúdo quanto do layout, é uma prática recomendada e que deve ser repetida periodicamente. Para o [ Ferramentas Blog ], por exemplo, faço cópias do conteúdo semanalmente e mantenho uma cópia do layout sempre atualizada com as últimas modificações que funcionaram e estão como desejo.

Uma outra medida de segurança complementar é sempre mudar as senhas de acesso de seu blog, principalmente se você usa um PC compartilhado com outras pessoas.

.

2 Comentários

  1. Marcos,
    faço cópias de segurança do blog, tanto do conteúdo quanto do layout, usando a ferramentas nativas do blogger e o Blogger Backup. Ainda uma cópia em word a cada postagem que remeto para um email. Assino meu feed "receber por email", que além de servir como uma garantia extra posso conferir como o leitor recebe os artigos. Passei por 2 apuros grandes, e graças a este zelo, perdi indexação de alguns artigos, mas o blog se manteve.

    Responder

  2. caramba esse post foi de muita ultilidade pra mim . pois queria fazer um novo blog e manter minhas postagens antigas !

    Valeu !!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.