Aprenda a escrever e desenvolva seu blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

A pergunta é direta, mas tem fundamento. Muitas pessoas não escrevem por terem medo da folha em branco, neste caso, do Word em branco ou mesmo por não dominarem a escrita. Isso acontece por diversos motivos, mas um que se destaca é a falta de costume. Neste post, pretendo auxiliá-los nesse quesito tão necessário a todo blogueiro: produzir um artigo de qualidade.

Este é um Guest Post escrito por Roberto Matos do Blog Uma Redação.

Já foi dito aqui no [ Ferramentas Blog ] que a maioria dos blogs não sobrevive mais do que três meses de vida e que muitos blogueiros perdem o foco em seus projetos. Não vou me aprofundar neste assunto, mas se seu problema for a escrita leia atentamente estas dicas:

Leia tudo o que puder

É impossível uma pessoa escrever com propriedade sobre aquilo que não conhece. Neste sentido, faz-se necessário entender que a maneira mais simples e direta para adquirir conhecimento ainda é a leitura. Por isso, desenvolva o hábito de ler tudo o que puder. Mesmo os grandes mestres, como Veríssimo e Machado, liam mais do que produziam.

Aprenda com os Profissionais, afinal, eles ganham pra isso

Uma dica muito bacana e que realmente dá resultado é a prática da cópia. Não me entenda mal, não é para sair copiando os artigos de outros blogueiros. Não é para plagiar nem roubar conteúdo usando o Ctrl+C / Ctrl+V. A ideia é que você copie em um caderno, escreva ao mesmo tempo, as informações que está lendo. Por exemplo, sempre incentivo meus alunos a lerem editoriais de jornais e copiarem um artigo por dia. Copiar manuscrito, num papel. Este simples exercício estimulará tanto fatores sinestésicos, quanto visuais e por consequência amplificará sua aprendizagem.

Sem perceber você irá aprender diversas técnicas de introdução, desenvolvimento e conclusão textual, logo aquele medo de escrever se dissipará. Outra conseqüência direta desse exercício é a diminuição de erros gramaticais, isto porque você estará familiarizado com as palavras e terá um vocabulário amplo. Ainda por cima, você estará adquirindo informações para postagens futuras.

Desenvolva uma identidade

Pode parecer estranho eu falar de identidade logo após incentivar a copiar textos como exercício de redação, no entanto e justamente esta característica que irá te diferenciar dos demais blogueiros. Para conseguirmos espaço, faz-se necessário ser diferente. Desenvolva um estilo, um jargão, uma frase de efeito, uma marca, enfim, algo que faça com que as pessoas se lembrem de você.

Por exemplo, sempre termino uma aula ou um artigo escrito para meus alunos com um “Tamo Junto”, é simples, mas como conseqüência eles se lembram do conteúdo também por este detalhe.

Espero que este artigo contribua com suas postagens, afinal de contas, a comunidade do [ Ferramentas Blog ] tem me ensinado muito ao longo desses anos. Caso queira um conteúdo mais específico, consulte o Uma Redação – www.umaredacao.com.

.

38 Comentários

  1. Olá Roberto,

    Suas dicas são muito importantes, pois percebo que existem muitos blogueiros que escrevem posts sem atentarem não só para a qualidade do artigo como também para as acentuações, os plurais das palavras, a concordância e principalmente a redundância das palavras.

    Admito que não sou um “expert” na escrita e que também ainda cometo erros, mas passei a revisar duas ou mais vezes as minhas postagens antes de publicá-las e até mesmo os comentários que faço em outros blogs, pois é de suma importância passar uma ideia bem elaborada aos leitores.

    Obrigado pelas dicas, até mais e boas postagens!!!

    Responder

    • Rodrigo,
      Fico muito feliz em saber que gostou do artigo. Acredito que as pessoas que se denominam “expert” em determinado assunto, tendem a para de crescer e aprender.
      Você faz muito bem em revisar suas postagens pois enriquece seu blog com profissionalismo, infelizmente a maioria não faz isso.

      Abraços

      Responder

  2. Olá Roberto, muito bom o artigo. Essa técnica de copiar artigos (sem plagiar) é muito importante, eu uso e recomendo. Desde os tempos de escola, usava a prática de escrever o que gostaria de aprender, nós assimilamos bem melhor a escrita do que a leitura.
    Até logo.

    Responder

    • Adilson, o mais incrível é que aprendemos e assimilamos informações sem perceber. Não é algo que dará resultado em uma semana, mas ainda não conheci ninguém que utilizou esta técnica e não melhorou a escrita.

      Abraços

      Responder

    • Mestre dos sites, estudar um pouco é o básico. Muitos ainda acham que conseguirão sucesso sem suar a camisa. Um blogueiro deve ser “mestre” naquilo que publica, portanto além de dominar o tema deve saber transmitir o mesmo aos leitores.

      Responder

  3. Olá Roberto!

    No meu caso, que também escrevo sobre finanças pessoais e carreira, é muito importante essa leitura constante para se atualizar e dominar o assunto.

    Uma dificuldade que sinto é que, ao contrário do que se vê em blogs de humor e entretenimento, os meus textos são mais complexos de escrever (pela própria natureza do tema) e, por isso, às vezes levo o dia inteiro para escrever um artigo de qualidade.

    Você teria alguma dica para que eu acelerasse um pouco esse processo de escrita ?

    Obrigado,

    Responder

    • Byong,

      Acredito que está técnica pode ser aplicada também em seu nicho. Por exemplo, se você escolher “copiar”, e consequentemente ler, os artigos da Folha de São Paulo, do Estadão, Exame ou Caros Amigos; com toda certeza desenvolverá seus textos com maior agilidade, sem, é claro, perder a qualidade.
      Caso queira mais informações sobre técnicas específicas de produção textual, sugiro que visite meu blog. Acho que vai gostar.

      Abraços

      Responder

  4. Olá Roberto!

    Ótimo artigo. Achei a dica ótima de copiar os textos de outros profissionais da área para aprender ter intimidade com a escrita.
    Eu já faço isso lendo livros, copiando de cada capitulo as idéias principais.

    Abs!!!

    Responder

    • Vera,

      é incrível como a mais simples das atitudes pode ter um resultado tão bacana. Ainda mais quando temos a oportunidade de enriquecer nossa cultura lendo os grandes.

      Abraços

      Responder

    • Que bom que gostou, Rodolpho. Confesso que estava meio apreensivo sobre escrever no Ferramentas Blog. Sabe como é, vai que o texto não tem a qualidade que o blog merece. Contudo, fico muito contente como resultado deste artigo.

      Abraços

      Responder

  5. Claro que quem escreve precisa de, argumentos de qualidade para produzir conteúdo e nem sempre isso é tão fácil assim, depende muito do seu nicho, mas no geral deve estar muito actualizado, dominar os conteúdo e ir ao encontro daquilo que os leitores desejam.

    Responder

  6. Olá Roberto,

    nem te conheço (que sinceridade hein) mas vi que suas idéias são notadamente muito boas. Lembro que quando comecei com meu blog (de brincadeira) lia o FB assiduamente, onde aprendi o que sei hoje sobre criação e manutencao de blogs.

    Voce disse uma coisa que li no comeco do meu blog e apliquei: IDENTIDADE E BOA ESCRITA.

    Estes dois itens sao essenciais. Eu curso Direito, entao é de se esperar alguem que escreva um pouco melhor do que o normal não é verdade?! Como tambem a identidade do meu blog: extramente técnico misturado com um humor nas estrelinhas e nas chamadas.

    Para quem comecou um blog a 1 ano e 1/2 atras para compartilhar com colegas de turma ter hoje quase 5000 visitas diarias tendo apenas 60 materias acho que está indo legal.

    Já Curti sua page do Facebook e enquanto escrevia o coment resolvi passar no Umaredação: vou estar lá direto. Acho que redação está para Direito assim como dente está para boca, rsrsrs.

    Abraço e sucesso.

    Responder

    • Marlon,

      será um prazer tê-lo como parte integrante do Uma Redação. Acredito que a escrita é importante não só para o Direito, mas todas as profissões. Para os blogueiros então, é básico.
      Aguardo sua participação no Uma Redação e desde já, coloco-me a disposição para criação de artigos específicos.

      Abraços

      Responder

      • Olá Roberto

        Ao Poucos dias estive procurando artigos do gênero, e Você mim salvo, era isso mesmo que procura sabe, Estou com um projeto e pretendo iniciar em breve fique tranquilo que seu post esta à altura do Ferramentas Blog e espero conta com mais dicas suas e estarei lhe acompanhando no Uma redação.

        Forte Abraço.

        Responder

    • Concordo plenamente. Muitos metabloggers já escreveram sobre a importância da escrita, no entanto a maioria dos blogueiros insiste em deixar de lado o aprimoramento da mesma.

      Responder

  7. Excelente dicas Roberto!
    A leitura realmente abre horizontes na vida de uma pessoa, seja em qualquer sentido. As vezes demoramos para entender esses benefícios e tendemos subestimar essa atividade porém, mais cedo ou mais tarde, a “ficha cai”, seja por conta própria ou através de incentivos como seu post, que nos fazem refletir já com mais maturidade, a importância da leitura em nossa vidas.
    Parabéns a abraços

    Responder

    • É isso ai Anderson!!! Meu objetivo sempre foi incentivar as pessoas a terem essa “reflexão” sobre a importância da leitura e também da escrita. Afinal de contas, mais do que blogueiros, somos humanos e necessitamos de determinadas competências para sermos bem sucedidos.

      Abraços

      Responder

  8. Gostaria muito de saber escrever corretamente; tenho uma gana incontrolável em redigir textos sem erros da nossa maravilhosa língua portuguesa. Preciso de algumas aulas práticas nesse assunto, embora conhecedor dos números da matemáticas, esbarro sempre em erros de português, sei que esta faltando muito pouco para que possa dar o estalo; achando a ponta da lenha no amaranhado. Estou pedindo ajuda caro Roberto Sabino. Abraços.

    Responder

  9. Olá, alguns meses atrás fiz um curso online de língua portuguesa… Sinto-me travado ao escrever, mas gosto tanto que criei um blog… Bom, essa é outra história. O que quero dizer é que o meu tutor do então curso me deixou uma dica que no começo me pareceu pejorativa, mas olhando com calma vi uma grande oportunidade de aprender… O tutor havia pedido pra eu evitar na linguagem escrita profissional expressões comuns na linguagem falada como: “tipo” e “essas coisas”… Que na realidade são supérfluas, nada acrescenta a ideia textual. Mas o que me assustou mesmo foram as duras palavras recebidas. Ele começou mais ou menos assim: “Preste atenção no texto, no nexo das frases usadas, na concordância verbal. Você precisa urgentemente de treinar redação de texto. Apesar de ser possível entender o que você quer dizer, é penoso ler o que você escreve”… Para muitos esse puxão de orelha seria uma humilhação, mas pra mim foi só uma maneira de mostrar como minha base educacional foi fraca e que nunca é tarde para aprender, por isso estou sempre no “santo Google”, vasculhando e encontrando dicas como essa e mostrando que não tenho medo das críticas positivas, sou passivo de erros bem sei, mas tenho um mínimo de decência para aprender e não voltar a cometer o mesmo erro duas vezes. Você postou dicas simples, mas que nunca prestamos atenção e tão pouco levamos a sério! Parabéns

    Responder

  10. engraçado quando observei sobre a questão essa técnica de copiar ao mesmo tempo que vai lendo da certo sim, eu aprendo muito usando essa técnica, o blog ferramentas blog e muito bom mesmo. Parabéns!!!!

    Responder

  11. Essa dica de copiar no papel é interessante, mas o fator essencial para desenvolver um texto de qualidade é a leitura. A leitura é que nos dá a prática necessária para colocarmos aquilos que pensamos no papel, afinal, um livro é apenas o conjunto de pensamentos do autor que foi materializado e um pedaço de papel.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.