Aprofundando sobre SEO para melhorar seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

seo-blog-sites-google Um assunto que muita gente demorar para despertar e descobrir é sobre SEO – Search Engine Optimization – técnicas de otimização do seu blog para melhorar a indexação nos resultados orgânicos das buscas. Pode parecer complicado e em alguns momentos é mesmo, mas é algo que se precisa cuidar até para que seu blog tenha mais qualidade e você gere conteúdo de forma consistente e organizada. Veja abaixo alguns passos que podem te orientar nesse processo.

Vamos descrever abaixo os passos mais importantes para aprofundar e entender o uso correto das técnicas de SEO, que poderão ajudar seu blog numa indexação mais consistente para os mecanismos de busca, especialmente o Google. Vamos basear esse artigo nas dica e tutorais da própria Google em seus mais diversos materiais. Vale lembrar que nenhuma técnica pode garantir que seu blog ou site será o primeiro classificado nos resultados orgânicos e são apenas um complemento à boa qualidade, originalidade e contextualização de seu conteúdo.

Praticamente temos artigos para cada tema abordado abaixo que poderão te ajudar a cuidar da indexação de seu blog.

Passo 1. Conheça o assunto

  • Uma boa forma de começar a dar passos largos sobre SEO e entender sua importância é lendo o Guia da Google para Iniciantes. Não subestime esse material, pois sem essa base todo o resto fica complicado de se entender e você pode cair em erros graves e condenáveis pela Google:
    Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) em PDF e Português (BR).
  • Há também, de forma mais técnica algumas diretrizes que indicam o que é mais importante na formulação de seu site e que é válido do ponto de vista das técnicas de SEO:
    Diretrizes para Webmasters

Sem estudar e sem ler é impossível saber o que se deve fazer.

Passo 2. Revisando seu Blog

Para que alguma dessas técnicas ajude de fato é preciso se preocupar com detalhes importantes da estrutura e organização de seu blog. A isso nos referimos especificamente sobre seu conteúdo, a disponibilidade de seus links internos, uso das imagens, títulos, uso de palavras-chave e contextualização.

  • Preocupe-se primeiro em produzir conteúdo original, único e relevante para o seu público alvo. Um blog ou site só é procurado e recebe visitas de forma consistente quando tem conteúdo a oferecer. Dedique tempo à pesquisa, conheça seu nicho e faça uso de palavras-chave de forma correta ao longo de seus textos.
  • As imagens de um blog servem mais do que meramente ilustrar e têm um papel significativo na indexação de suas páginas. Preocupe-se em usar nomes de arquivos adequados e tag (ALT e TITLE) que descrevem o que as imagens contêm. É uma parte trabalhosa, mas que melhora suas chances e mostra qualidade do seu trabalho (Otimização de Imagens).
  • Além de escrever conteúdo original, faça-os interessantes usando títulos chamativos, que contenham as palavras-chave mais importantes para aquele tema. Destaque os subtítulos (H1, H2…), use negrito ao longo do texto para essas mesmas palavras (Otimizar títulos no Blogger / Links permanentes do WordPress).
  • Interligue seus artigos co-relacionados não só para indicar aos seus leitores o que podem ler a mais, bem como para facilitar aos robôs das buscas que achem todas as suas páginas e as considere relevantes como um todo, como partes de um conjunto. A isso chamamos de contextualização.
    Interligando Conteúdos – Links internos dos Artigos

Passo 3. Questões técnicas

Há uma relação importante de seu link e suas páginas com os mecanismos de busca que não deve ser ignorada. Isso passa por detalhes simples, como conhecer suas estatísticas até como enviar seu sitemap para as ferramentas de indexação.

  • Crie o sitemap de seu blog. Essa é uma das coisas mais importantes para a boa organização de seu blog e para garantir que tudo será encontrado pelos mecanismos de busca. O sitemap é o caminho que os robôs preferem seguir e consideram informação segura.
    Como criar Sitemap para Blogs – Blogger e WordPress
  • Cadastre-se no Ferramentas para Webmasters da Google, do Bing e do Yahoo para enviar seu sitemap, mas também para acompanhar a indexação de seu conteúdo, saber como os robôs lêem suas páginas, encontram seu conteúdo e descobrir eventuais problemas. Esses serviços são extremamente úteis, as vezes complexos, mas que você precisará dedicar algum tempo para aprender.
  • Avalie as estatísticas de visita de seu blog, indo além de verificar meramente o número de visitas recebidas. Há dados mais importantes que isso em que o Google Analytics podem te ajudar. É a forma de conhecer as preferências de seus leitores, origem de seus cliques e palavras mais buscadas. Pode te ajudar a conhecer melhor seus erros e acertos.
    Atualize os melhores conteúdos do seu Blog

Concluindo.

Não há site ou blog perfeito do ponto de vista das técnicas de SEO e nem é possível fazer uso de tudo o que se vê por aí. O mais importante é sempre cuidar da originalidade de seu conteúdo, divulgar sempre de todas as formas nas redes-sociais e agregadores de conteúdo e ter paciência. Sim, é preciso muita paciência com relação a SEO. Nada muda da noite para o dia e há resultados que só serão visíveis depois de meses de trabalho.

Blogar é uma tarefa a longo prazo e que vai exigir dedicação constante e crescente. Seu blog é uma estrutura complexa que leva em conta mais do que fatores técnicos. Pense nos fatores humanos e verá que tudo isso pode ser bem mais amplo.

Pode te ajudar, se ler ainda:

.

14 Comentários

  1. Infelizmente para a plataforma Blogger, não podemos executar um SEO mais aprofundado comparado a outros CMS, o que é contraditório, já que uma plataforma do Google.

    Responder

  2. Os fatores humanos realmente ampliam muito os fatores técnicos, a interpretação de títulos as vezes confunde o visitante, onde ele deixa de ler uma ótima postagem por causa que não gostou do nome.

    Responder

  3. Aplicar técnicas de SEO no Blogger é uma luta, não dá para competir com os pluguins do WordPress por exemplo. A Solução é otimizar tudo que é possivel como titulo, palavras chaves e as imagens e uma boa divulgação para conseguir visitas relevantes.

    Responder

  4. "Nada muda da noite para o dia e há resultados que só serão visíveis depois de meses de trabalho." É o que eu sempre repito para os blogueiros que me pedem sugestões para aumentar a visita de seu blog.

    Responder

  5. Eu levei um ano para realmente ver o resultado do meu trabalho, para ver que valeu a pena. Eu cheguei até a parar de acompanhar as estatísticas de acessos etc… Até que um dia entrei tinha um acesso muito alto, fora do padrão, quando vi o page rank tinha subido, é ter paciência e trabalhar bastante.

    Responder

  6. Pingback: Porque validar meu blog no W3C? | [ Ferramentas Blog ]

    • SEO é trabalho de formiguinha, com resultados à médio e longo prazo. Enquanto isso, você tem que encontrar outras formas de divulgação…

      Responder

  7. Pingback: SEO no WordPress - Aprenda Blogando

  8. Esforço e dedicação, mas acredito que precise mais que isso, precisa de talento para blogar, uns nascem com, outros adquirem com o tempo! (estou tentando a segunda opção.)

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.