Atualizar o Blog frequentemente é muito importante?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Algumas dúvidas que muitos blogueiros têm sobre a importância da qualidade do conteúdo e a frequência com que devemos atualizar nossos blogs têm grande ligação com técnicas de SEO, que podem melhorar a indexação de nossos blogs no Google e atrair mais visitas. Que tal ouvir uma resposta definitiva à essas dúvidas direto de quem é de dentro da Google?

A figura mais importante sobre questões de SEO chama-se Matt Cutts e é quem cuida da qualidade das buscas do Google e um dos responsáveis pelo desenho atual dos algoritmos do mecanismo de busca do Google. Ou seja: ele é que mais entende do que é ou não importante para ser bem indexado nos resultados orgânicos.

Então, nada melhor do que ouvir dele mesmo a resposta para a seguinte questão:

Alguns dizem que basta atualizar o Blog frequentemente para ser bem indexado no Google e que isso é bom para o SEO. Isso é realmente importante e funciona para melhorar o PageRank de um blog?

O conteúdo não é mais importante do que o simples número de atualizações diárias ou semanais de um blog?

Eu sempre defendi aqui em meus posts que a qualidade e originalidade de um conteúdo é a coisa mais importante para quem quer muitas visitas, fidelizar seu público alvo e ser bem indexado no Google. Inclusive falando de que a melhor técnica de SEO é ter um blog de qualidade.

Se você entende inglês, segue o vídeo com a resposta, diretamente por Matt Cutts. Abaixo do vídeo tem um pequeno resumo (um pouco traduzido) do que está dito no vídeo.

Segundo Matt Cutts, a resposta mais direta é “Sim, conteúdo é o mais importante”. Pensando como um visitante, chegar em um blog constantemente atualizado é ótimo, pois sempre que vamos a um blog, queremos encontrar algo. O usuário não quer ver sempre a mesma página estática.

Mas se você está pensando em SEO, é muito, mas muito mais importante pensar na qualidade de seu conteúdo do que na quantidade de atualizações. Por isso é interessante sacrificar o ritmo de postagem para garantir maior dedicação à leitura, pesquisa e elaboração do conteúdo que vai publicar.

O próprio Matt Cutts relata que não atualiza o próprio blog constantemente e, algumas vezes, até passa semanas sem atualizar. Sua preocupação principal é certificar-se de que irá publicar algo útil, importante e relevante para quem vai ler.

Uma comparação: Se você vai escrever sobre o novo iPhone, pode simplesmente repetir o que todos já publicaram, algo como “Veja, eu sou o milésimo blogueiro a escrever as mesmas coisas que todos já disseram sobre o iPhone e não tenho nada para acrescentar…”

Ou você pode dedicar-se um pouco mais de tempo, pesquisar e pensar em algo realmente interessante para dizer sobre seu tema, que acrescente e faça diferença para quem vai ler. É isso que atrai links, gera mais comentários e é isso que realmente importa para ter uma boa indexação no Google.

Conteúdo de qualidade atrai mais visitantes e fideliza os que chegarem até seu blog, pois sempre vão querer voltar para ver mais. Não é para parar de publicar, mas para melhorar a qualidade do que vai em seu blog, mesmo que isso demore um pouco mais.

Artigos para te ajudar na qualidade dos posts:

Fonte: Canal do Google Webmaster Tools no Youtube

.

8 Comentários

  1. Também acho isso, na minha opinião numero não conta em nada, pois conteúdo é o que atrai, imagina eu se eu colocasse 50 posts por dia por exemplo (exagero…) sendo que sem conteúdo, ou eu colocando por exemplo de 5 a 10 posts, mais com muita qualidade de conteúdo, na minha opinião é muito melhor.

    Abraço Marcos.

    Responder

  2. Conheci um garoto que tem um blog pessoal. Nesse blog, tinha muitos posts de uma só linha cada, no máximo duas linhas e uma imagem. Mas a quantidade também é importante. O perfeito seria postar todo dia ou semana um bom conteúdo.

    Responder

  3. Concordo com voce Rodrigo, acho que a quantia é importante, mas acho ainda que o conteudo é o mais essencial e em questao eu acho que o bom seria postar para um blog novo 2 vezes por dia e com o tempo ou 1 vez por dia ou de 3 a 5 posts por semana.

    Responder

  4. Meu agora sei que estou certo, eu tinha um primo plágiador até, que falava que meus blogs tinha poucas postagens, e ficava frustado com isso, agora vou falar pra ele que conteúdo é melhor que ritmo para postar.

    Responder

  5. É bom ouvir de quem entende. Obrigado pelas informações.
    Tenho colocado as dicas do FerramentasBlog em meus sites e blogs, e tem dado bom resultado.
    Abraços.

    Responder

  6. É legal ressaltar que isso também depende do tema do seu blog. Os blogs de humor por exemplo tem como seu post mais simples uma foto engraçada e no final uma frase de efeito e pronto, um post legal com vários comentarios.

    Meu blog por exemplo fala sobre relacionamentos, não é fácil criar vários artigos durante a semana, requer tempo.

    Por isso digo que um blog deve ter mais de 2 autores para manter o dinamismo, não sei como o Marcos consegue atualizar o FB todos os dias…realmente.

    Responder

  7. Mas deve se tomar cuidado para não demorar demais a fazer uma postagem, pois quando você publica-lá ela já será obsoleta.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.