Atualizar o Blog frequentemente é muito importante?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Algumas dúvidas que muitos blogueiros têm sobre a importância da qualidade do conteúdo e a frequência com que devemos atualizar nossos blogs têm grande ligação com técnicas de SEO, que podem melhorar a indexação de nossos blogs no Google e atrair mais visitas. Que tal ouvir uma resposta definitiva à essas dúvidas direto de quem é de dentro da Google?

A figura mais importante sobre questões de SEO chama-se Matt Cutts e é quem cuida da qualidade das buscas do Google e um dos responsáveis pelo desenho atual dos algoritmos do mecanismo de busca do Google. Ou seja: ele é que mais entende do que é ou não importante para ser bem indexado nos resultados orgânicos.

Então, nada melhor do que ouvir dele mesmo a resposta para a seguinte questão:

Alguns dizem que basta atualizar o Blog frequentemente para ser bem indexado no Google e que isso é bom para o SEO. Isso é realmente importante e funciona para melhorar o PageRank de um blog?

O conteúdo não é mais importante do que o simples número de atualizações diárias ou semanais de um blog?

Eu sempre defendi aqui em meus posts que a qualidade e originalidade de um conteúdo é a coisa mais importante para quem quer muitas visitas, fidelizar seu público alvo e ser bem indexado no Google. Inclusive falando de que a melhor técnica de SEO é ter um blog de qualidade.

Se você entende inglês, segue o vídeo com a resposta, diretamente por Matt Cutts. Abaixo do vídeo tem um pequeno resumo (um pouco traduzido) do que está dito no vídeo.

Segundo Matt Cutts, a resposta mais direta é “Sim, conteúdo é o mais importante”. Pensando como um visitante, chegar em um blog constantemente atualizado é ótimo, pois sempre que vamos a um blog, queremos encontrar algo. O usuário não quer ver sempre a mesma página estática.

Mas se você está pensando em SEO, é muito, mas muito mais importante pensar na qualidade de seu conteúdo do que na quantidade de atualizações. Por isso é interessante sacrificar o ritmo de postagem para garantir maior dedicação à leitura, pesquisa e elaboração do conteúdo que vai publicar.

O próprio Matt Cutts relata que não atualiza o próprio blog constantemente e, algumas vezes, até passa semanas sem atualizar. Sua preocupação principal é certificar-se de que irá publicar algo útil, importante e relevante para quem vai ler.

Uma comparação: Se você vai escrever sobre o novo iPhone, pode simplesmente repetir o que todos já publicaram, algo como “Veja, eu sou o milésimo blogueiro a escrever as mesmas coisas que todos já disseram sobre o iPhone e não tenho nada para acrescentar…”

Ou você pode dedicar-se um pouco mais de tempo, pesquisar e pensar em algo realmente interessante para dizer sobre seu tema, que acrescente e faça diferença para quem vai ler. É isso que atrai links, gera mais comentários e é isso que realmente importa para ter uma boa indexação no Google.

Conteúdo de qualidade atrai mais visitantes e fideliza os que chegarem até seu blog, pois sempre vão querer voltar para ver mais. Não é para parar de publicar, mas para melhorar a qualidade do que vai em seu blog, mesmo que isso demore um pouco mais.

Artigos para te ajudar na qualidade dos posts:

Fonte: Canal do Google Webmaster Tools no Youtube

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

8 Comentários

  1. Também acho isso, na minha opinião numero não conta em nada, pois conteúdo é o que atrai, imagina eu se eu colocasse 50 posts por dia por exemplo (exagero…) sendo que sem conteúdo, ou eu colocando por exemplo de 5 a 10 posts, mais com muita qualidade de conteúdo, na minha opinião é muito melhor.

    Abraço Marcos.

    Responder

  2. Conheci um garoto que tem um blog pessoal. Nesse blog, tinha muitos posts de uma só linha cada, no máximo duas linhas e uma imagem. Mas a quantidade também é importante. O perfeito seria postar todo dia ou semana um bom conteúdo.

    Responder

  3. Concordo com voce Rodrigo, acho que a quantia é importante, mas acho ainda que o conteudo é o mais essencial e em questao eu acho que o bom seria postar para um blog novo 2 vezes por dia e com o tempo ou 1 vez por dia ou de 3 a 5 posts por semana.

    Responder

  4. Meu agora sei que estou certo, eu tinha um primo plágiador até, que falava que meus blogs tinha poucas postagens, e ficava frustado com isso, agora vou falar pra ele que conteúdo é melhor que ritmo para postar.

    Responder

  5. É bom ouvir de quem entende. Obrigado pelas informações.
    Tenho colocado as dicas do FerramentasBlog em meus sites e blogs, e tem dado bom resultado.
    Abraços.

    Responder

  6. É legal ressaltar que isso também depende do tema do seu blog. Os blogs de humor por exemplo tem como seu post mais simples uma foto engraçada e no final uma frase de efeito e pronto, um post legal com vários comentarios.

    Meu blog por exemplo fala sobre relacionamentos, não é fácil criar vários artigos durante a semana, requer tempo.

    Por isso digo que um blog deve ter mais de 2 autores para manter o dinamismo, não sei como o Marcos consegue atualizar o FB todos os dias…realmente.

    Responder

  7. Mas deve se tomar cuidado para não demorar demais a fazer uma postagem, pois quando você publica-lá ela já será obsoleta.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.