Background do Blog: claro ou escuro?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Sempre se debate sobre layout para blogs e quais as melhores formas ou o que mais agrada os leitores e visitantes. É de grande importância o cuidado que se deve ter com a apresentação das cores e as fontes que vamos usar, bem como a disposição do conteúdo, imagens e vídeos. encontrei uma pesquisa que pode ajudar muitos de nós a pensar melhor sobre como configuramos nosso background, o fundo do blog.

 

Já ensinamos aqui como configurar cores e fontes do seu blog e como trocar imagem e cores do fundo do seu blog:

 

Mas seria bom saber a opinião dos visitantes sobre qual o tipo de fundo, ao menos no que se refere a cores, agrada mais ou consideram melhor. Foi essa a pergunta que o grande e famoso ProBlogger fez em sua última pesquisa, e apresentaram o resultado hoje no artigo “Light or Dark Blog Backgrounds? [POLL RESULTS]” (Blog com fundo claro ou escuro [Resultado da Pesquisa]). Veja o gráfico:

 

blog-backgrounds-poll-results

Você prefere fundo claro ou escuro num Blog?

 

Podemos ver que, para 47% dos que responderam à pesquisa, é melhor blogs com fundo claro. Mesmo assim, outros 36% concordam que isso vai depender do layout de cada blog. As outras duas respostas foram: 10% pra aqueles que preferem fundos escuros e 7% disseram que não importa, tanto faz.

 

Lembre-se que cada caso é um caso e você deve estar sempre bem atento para como funciona o seu blog e como as cores estão ou não em harmonia. Faça testes, visite blogs do seu nicho e sempre tente encontrar o que pode ser mais agradável e mais atraente para o seu modelo de blog.

.

8 Comentários

  1. isso ja me deixou neurado muito tempo!
    pq eu tbm preferia fundo claro, mas como vc disse , depende do comteúdo . Agora ta escuro, senão doi as vistas xD.

    vlw pela info, realmente de importancia!

    Responder

  2. Sempre tive dificuldades com background muito escuros, isto em decorrência da presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada” (coisa de quem já está nos …enta). Assim sendo, dou preferência ao uso de cores mais claras no fundo e textos em fontes grandes e cores que contrastem adequadamente.

    Sobre a pesquisa, para os poucos familiarizados com estatísticas pode parecer que os resultados são ainda um pouco divididos, mas é evidente a preferência pelo fundo claro. Eu explico. Simplificando 43% das pessoas estão “indecisas”, 10% preferem escuro e 47% preferem claro, ou seja, para cada 1 usuário que prefere o escuro existem 4,7 usuários que preferem o claro. É uma verdadeira “lavada” são 370% mais preferência pelo claro.

    E o Ferramentas Blog? Não pretende reproduzir a enquete?

    Responder

  3. Blogante,

    Muito obrigado pela explicação sobre os números do resultado da pesquisa. Realmente assim ficou mais fácil de entender e perceber qual pode ser a melhor opção de cores para nossos blog.

    Sobre fazer a enquete por aqui, eu não tinha pensado nisso. Vou avaliar essa possibilidade, mas não tenho muito jeito com números.

    Responder

  4. Marcos,

    Quanto à análise dos números, sem querer me intrometer e se for útil, “xacomigo”, que eu dou conta. Só não sei qual a ferramenta de enquetes deveria ser utilizada.

    Se decidir, pode me achar em blogante (at) yahoo dot com dot br.

    Um abraço.

    Responder

  5. ôpa!
    Pode apostar que vou recorrer à sua ajuda.

    Vou pensar direitinho e amadurecer a idéia. Com toda certeza é uma boa de se fazer.

    Responder

  6. Pingback: 5 dicas para reavaliar e melhorar o layout do Blog | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.