Big Brother (BBB) 10, Twittess e a relevância de Blogs e Mídias-Sociais

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

bbb10-big-brother-brasil-10 Como nos últimos anos, este vai começar com o Big Brother Brasil 10 (BBB10) da Rede Globo, mas o programa, antes de começar já está dando o que falar e envolveu a principal rede-social-digital da internet, o Twitter. Tudo em função de uma das convidadas, a “Publicitária” Blogueira e tuiteira Tessália Serighelli (@twittess). Qual a relevância que ela tem na blogosfera ou nas redes-sociais para ter chegado onde está agora? E muitas outras perguntas e debates foram travados nas redes-sociais, movimentando a internet. Mas… estamos vendo direito?

 

Essa será a única vez que me verão falando desse assunto.

Li o artigo postado pelo Gravatai Merengue, onde o autor defende a “relevância” da Tessália, questionando o que nós blogueiros e outros consideramos.

  • A Twittess chegou lá: Relevância X Relevância

Não vou entrar aqui no mérito se ela, a @twittess, seja ou não blogueira, nem mesmo se ela é publicitária ou profissional de mídias-sociais digitais. Mas eu quero simplesmente perguntar: O que levou a Rede Globo de televisão selecioná-la para o Big Brother Brasil 10 (BBB10), além do fato dela ser bonita e jovem?

 

Foi o mesmo motivo que fez a MTV ter mudado o seu foco principal, que devia ser transmitir vídeo-clips de bandas e músicas, e enveredar-se no mundo dos adolescentes e jovens mais antenados com as tecnologias atuais, como o uso do celular (SMS) e mensageiros como o MSN (Live Messenger) e o próprio Twitter. Essa emissora MTV tem até um programa inteiro dedicado à internet, num formato semelhante aos blogs, o Scrap da Mary Moon (que é blogueira).

 

A própria Rede Globo que chega até a proibir seus profissionais de usar o Twitter tem seu representante ilustre e bem aceito entre os tuiteiros, o grande Willian Bonner (@realWbonner), com centenas de seguidores e que cativou a todos com seu jeito descontraído. A Globo até mudou o formato de sua novela-teen, Malhação ID, para abordar as relações digitais dos adolescentes, o uso de blogs, comunicadores instantâneos e SMSs. Poderíamos ficar aqui enumerando os esforços das mídias tradicionais em conseguir um espaço na internet que as faça mais visíveis e menos “século XX”.

 

bbb10-tessalia-twitter-twittess

Imagem: Dicas Blogger / Globlo.com

 

Onde quero chegar? Saber quem é Relevante.

Desculpa Gravatai Merengue, mas não é a Tessália Twittess que é relevante. Nós blogueiros e tuiteiros é que somos relevantes e fizemos desse show relevante nas últimas horas e o faremos nos próximos dias. Basta ver nossas timelines do Twitter para perceber qual foi o “grande” assunto no dia 05 de janeiro (segunda-feira), início de 2010. Todos só falaram de BBB10 e @Twittess. Demos à Rede Globo o que eles realmente esperavam: uma boa polêmica para movimentar a blogosfera e as redes-sociais, ao estilo Geisy Arruda do caso UNIBAN.

 

Como sempre a toda poderosa platinada Rede Globo conseguiu manipular nossa forma de ver as coisas à nossa volta. Teve o que desejava para conquistar mais público para seu programa falido (mas de horário nobre), fazendo com que até a nova mídia-digital que se diz livre de manipulações e do controle externo dos tradicionais, falasse unicamente deles. Publicamos em nossos blogs sobre o assunto, debatemos no twitter e criticamos seus personagens, mas eles foram o centro das atenções.

 

Vou repetir para concluir: Não é a Tessália Twittess que é relevante, mas a capacidade que a Rede Globo teve em escolher um personagem polêmico da internet, penetrante nas mídias-sociais digitais, que conseguiu ser relevante sendo falada e comentada. Seu programa será assistido e insistentemente tuitado e blogado e nós faremos o papel da relevância que falta à Tessália.

.

12 Comentários

  1. Concordo quando você diz que a Globo (leia @boninho) escolheu a Twittess por ser uma pessoa polemica e odiada na blogosfera, afinal, é isso que eles querem, polemica e sentimento (mesmo que seja o odio).

    Mas a Twittess esta onde esta graças as pessoas que tanto criticaram e criticam a garota.

    Ele usou bem a expressão: Que falem mal, mas que falem de mim (Ou algo assim).

    Ela quer ser pop, e vai conseguir, pelo menos por uns 3 ou 4 meses. Graças a todos que tanto a criticaram.

    Se querem mesmo ver a Twittess desaparecer, deixem de falar nela, seja mal, ou bem, se ninguém comentar nada a respeito da tal Twittess, ela desaparece, e pronto.

    E se você gosta dela, não deixe de admira-la apenas pq a maioria a odeia.

    Responder

  2. Concordo com seu ponto de vista em todos os aspectos.

    Parece engraçado mas no fundo é triste ver alguém se sentir influente ao ter a imagem manipulada sem lucro direto por um meio de comunicação do tamanho da Globo.

    Quando as reais intenções saltam das entrelinhas vê-se que eles não estão onde estão à toa. Eles sabem muito bem sobre relevância, sobre Psicologia Social e sobre como usar pessoas, vivas ou mortas, como laranjas mediáticas.

    Isso me lembra da parábola do idiota que sempre que perguntavam qual moeda ele queria, para a alegria de todos no bar ele escolhia a maior, apesar de ser metade do valor da pequena.

    Um dia, perguntado porque sempre escolhia a maior apesar de ser notadamente a de menor valor ele respondeu "Se eu pegar a maior, não me darão mais moedas."

    Essa é a diferença entre sábios idiotas e idiotas sábios.

    Responder

  3. RT@hordones:Seu programa será assistido e insistentemente tuitado e blogado e nós faremos o papel da relevância que falta à Tessália.// clap clap clap

    Responder

  4. Marcos, você está coberto de razão e seu ponto de vista – diferente, mas verdadeiro, foi relatado com exuberância. Parabéns.

    Responder

  5. Olá, Marcos. Deixa ver se entendi, ela não é "relevante". Então vamos – dentro da circunscrição de "blogosfera/twittosfera" – conceituar relevância (já que essas pessoas são invariavelmente chamadas para, no máximo, falar de um sabonete, desodorante ou telefone celular).

    Você alega que ela, INDIVIDUALMENTE, não é relevante, pois a relevância estaria na COLETIVIDADE. Ora, não há como discordar. É óbvio. Ocorre que é preciso colocar UMA pessoa na casa e não 12 milhões. No lugar do Boninho, você poria quem? A resposta está no texto: Twittes. Por quê? "Aglutina" isso e aquilo. Em suma: ela tem, sim, a relevância necessária àquilo a que o programa se destina.

    Alguns se prestam a dar opinião em podcasts ou participar de festinhas de lançamento de algumas coisas eletrônicas. Para a Rede Globo, pensando individualmente, a PESSOA mais relevante para estar na casa é Tessalia. E, ainda individualmente, ela se sobressaiu a todos que, até então, julgavam-na incapaz de uma façanha como essa.

    Lembro muito claramente dos discursos de "especialistas". Em sua maioria, diziam que ela seria esquecida em dois meses. O prazo expirou, e agora ela está no BBB, na Globo. Eles continuam nesse cantinho de lugar nenhum chamado Twitter que, quando muito, tem alguma força pela COLETIVIDADE (que é o certo, claro).

    De mais a mais, volta-se à questão central: quem, afinal, é relevante? E, mais ainda, por quê? Qual o GRANDE FEITO ou A GRANDE DESOBERTA dos detratores da Twittess? Qual A OBRA produzida por eles? Um perfil com X seguidores? Um blog com X anos de existência? Um bom post sobre tal filme ou uma tirada engraçadinha sobre o Chuck Norris?

    Convenhamos, né? 😉

    Responder

  6. @Gravata,

    Primeiro quero dizer que fico muito grato por seu comentário em meu pequeno blog.

    Bom, vou entender que seu comentário concorda com meu artigo. E que eu possa ter entendido pouco do que você escreveu no seu.

    O que coloco em questão, de fato, é que a Twittess (Tessália) é relevante para os objetivos da Rede Globo em ter maior penetração nas redes-sociais da internet.
    Por isso mesmo chamaram-na e também um tal de Sérgio, que dizem ser blogueiro (nào sei quem é).

    A relevância dela no momento é conseguir mesmo agrupar em torno do assunto várias pessoas que simplesmente ignorariam o fato de estar começando mais um Big Brother (BBB 10).

    Nào tenho nada contra a garota, até acho ela bonita (q minha noiva não leia isso), mas convenhamos: o que ela produz, para qual nicho ou público, que possa ser chamado de relevante para alguém.

    Vou dar um exemplo: Ela pubicou um artigo num site de um jornal citando o http://www.guiagooglewave.com que é um outro projeto meu. Sua citação em rendeu míseras 200 visitas vindas daquele site e ela nem usou "follow" para eu ganhar um backlink.

    Mas ela é Pop, bonita e movimenta o Twitter e outras redes-sociais, fará o bom papel de ser a porta de entrada da Globo, ao menos para esse BBB, na internet de forma mais eficiente – coisa que essa TV nunca consegui fazer antes.

    Como disse acima:
    "Seu programa será assistido e insistentemente tuitado e blogado e nós faremos o papel da relevância que falta à Tessália"

    Responder

  7. Caramba a coisa aqui tah tensa. Bom, concordo contigo do papel da globo e sus intençoes, mas to adorando a twittess no BBB10 hahha! adoro ela o/

    Responder

  8. Concordo plenamente! A Rede Globo foi astuta e sagaz. Soube escolher muito bem, agora, todos nós, Tuiteiros e blogueiros faremos plantão para ver ela pelada 😀

    Grande abraço Marcos, sucesso!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.