Blog no WordPress indexa mais fácil que os do Blogger?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Wordpress_X_BloggerSempre aparecem dúvidas sobre qual plataforma de blog é melhor: o Blogger, que é da Google, ou o WordPress, que tem mais recursos? E esse é só um exemplo das milhares de variações dessa dúvida, como a que deu razão para esse post. Há muitos mitos sobre esses dois serviços, como também há muita confusão. Vejamos um pouco mais.

 

Recebi o seguinte comentários que resolvi transformar em post:

 

comentario-WP-Blogger-indexar

 

"Estou pensando em mudar para wordpress, pq dizem q wordpress tem melhor indexação pelos mecanismos de buscas, pelas tags etc. que o blogger. Porem o blogger é bem mais fácil de personalizar e instalar recursos. Isso confere?"

(Krusty!)

Vamos por partes, pois acredito que essa dúvida seja comum a muita gente.

 

blogger-blospot-wordpress

 

Qual serviço tem melhor indexação?

Resposta simples: qualquer um. O que vale destacar é que nos blogs, o que os mecanismos de busca mais levam em conta é a contextualização e distribuição do conteúdo. Ou seja: a coisa mais importante para ficar bem posicionado nos mecanismos de busca é ter um conteúdo relevante, bem criado, com palavras-chave de qualidade e títulos bem criados. Aqui tem uma lista de 12 fatores muito importantes para a indexação (técnicas de SEO) para blogs:

 

Sem esquecer de que é extremamente importante criar Sitemap, enviar para serviços de Webmasters dos mecanismos de busca (especialmente o Google) e cuidar de manter seu blog sempre bem atualizado.

 

Mas há mesmo uma vantagem do WordPress.org (com hospedagem e domínio próprios) com relação a alguns plugins e as tags e categorias para marcar e selecionar os artigos em grupos:

 

O Blogger é mais fácil de personalizar?

Depende do seu nível de conhecimento. Para usuários iniciantes até intermediários, o mais recomendável e que vai ser mais fácil de usar e entender, será o Blogger. Seu painel é mais objetivos e prático, requerendo pouco conhecimento técnico. Até para criar um template (layout) é bem simples com o novo recurso de Modelo de "Designer de modelo".

 

Claro que o WordPress tem mais possibilidades de uso e de customizações. Há desenvolvedores dedicando-se a todo instante em criar coisas novas e é um serviço de código aberto (open source). Dependendo do seu uso, o WordPress tem soluções para todos os gostos.

 

Escolher a plataforma de Blog que quer usar não é uma tarefa complicada. Basta pesar o que é melhor para você. Escolha segundo as suas capacidades. Leve em conta seus conhecimentos, os objetivos para seu blog e sua disponibilidade financeira – já que no WordPress há alguns gastos além do registro de domínio.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

13 Comentários

  1. Já tive blogs no wordpress e no blogger… eu prefiro o blogger, pois é mais facil de mexer..

    mas por experiencia propria sei q o wordpress tem muito mais configuraçoes q permitem uma estrutura de SEO melhor.

    algumas coisa q posso citar e sao bem simples e relevantes…

    – no blogger nao tem como fazer um sitemap HTML simples, no wordpress existe plugin pra isso.
    – no blogger vc vai ter q mudar as heading tags (h1, h2..) na mão! enquanto muitos themes de wordpress já vem com isso otimizado.
    – no blogger vc só tem as tags, no wordpress vc pode usar tags (sem idexar) e categorias (indexáveis)
    – no blogger vc tem só uma meta description para o site inteiro… enquanto no wordpress, vc tem uma description para cada post!
    – a url do blogger as urls nao sao personalizaveis, vc precisa postar com um titulo para criar a url e depois voltar e otimizar o titulo.

    esse é só um dos pontos, mas sao os principais q eu me lembrei agora…

    Responder

  2. Ótimo artigo. Concordo quase que totalmente.
    Já fiz esta experiência, sai do Blogger e agora estou no WordPress. A indexação me parece a mesma, acredito apenas que por causa das URL amigáveis (ex: "nome-do-site.com/categoria/nome-do-artigo") ficou agora um pouco melhorar para o visitante.

    Com certeza a grande vantagem do WordPress é a possibilidade personalizar o que você bem entender, já que ele da suporte e tem FAQs ensinando tudo sobre a CMS além dos plugins, existindo vários para melhorar a indexação. Já no Blogger você tem que sair do Minima e se virar para criar um template.
    Desta forma vejo o WordPress como mais fácil de ser personalizado.
    Tudo bem que sou Web Design e programador (estudante e estagiário, ainda não profissional.)
    No WP você tem liberdade de personalizar sem deixar pesado, o código fonte não fica leve, já que você vai ter PHPs para cada página (categorias, index, tags, busca), além de poder eveitar erros no W3C.
    Já no Blogger ocorre o contrário, você tem realmente uma liberdade, mesmo que o CMS não lhe passe todas as informações, porém nele existe apenas o XML/XHTML responsável por todo o design de seu blog, você vai conseguir deixar parecido com um Worpdress, porém o código fonte vai ficar enorme de ser carregado em todas as páginas, teremos muitos links externos com Javascripts e outros, e uma porrada de erros desnecessários no W3C. (O Blogger sozinho já tem vários erros).

    Levando em conta essas coisas, no final o WordPress pode ficar mais leve e ao mesmo tempo bem personalizado do que um Blogger ficaria. E como vem sendo a tendência, em breve tempo de carregamento de um site vai influenciar na posição dos motores de busca.

    Sobre a indexação: Do que vale ser indexado e não ter bom conteúdo como o Marcos falou. Não adianta usar uma ótima CMS se seu blog não tem conteúdo legal para ser indexado e também que atraia visitantes.

    Responder

  3. Diria que o wordpress.org possui mais ferramentas e recursos que o fazem ser melhor indexado. Domínios personalizado, plugins avançados e url amigáveis são alguns deles.

    Responder

  4. Prefiro o blogger. Como disseste, para leigos nada como o Blogspot. Eu tentei o wordpress mas quem diz de eu entender aquelas páginas? Sem falar da limitação de alguns gadgets e outras ferramentas no wordpress.

    Responder

  5. Realmente o Blogger é muito simples de trabalhar e tal, mas o objetivo do post não é mostrar qual é mais fácil de usar, qual é mais barato manter e sim a questão da indexação. E o WordPress bate o Blogger neste quisito, Todo mundo fala em escrever bom conteúdo, todo mundo fala a mesma coisa, mas a realidade é outra, você tem que competir com muita gente, muitos artigos competindo com as mesmas keywords, um bom conteudo vai manter o leitor no blog sim, mas para ele se manter ele tem que vir de algum lugar e na maioria das vezes vem dos buscadores. Portanto este bom conteudo tem que ser bem otimizado, coisa que o Blogger infelizmente não dá muitas opções, como descrição individual, meta tags em páginas individuais, url editaveis entre muitos outros recursos de SEO.

    Responder

  6. Mudei recentemente meu blog Administrologia para o Blogger justamente pelo motivo de disponibilidade financeira. Queria fazer algumas modificações no layout e instalar alguns Gadgets que no Blogger funcionam melhor que no WordPress, e gratuitamente.

    Responder

  7. E verdade. Eu sempre tive essa dúvida… e ainda eu fico meio preocupado por não saber mexer muito bem com o worpress.
    Mas o blogger satisfaz todas as minhas necessidades de criação por enquanto, além de todas as comodidades e facilidades eu tenho acesso ao código fonte que me permite fazer o que eu bem entender.
    A única coisa que ainda não experimentei no blogger é interagir com um banco de dados. E aproveitando o embalo…Gostaria muito de saber sobre a questão de segurança. Por exemplo, interagir com um banco de dado de usuário e senha.

    Responder

  8. Conheço tanto o Blogger como o WordPress e posso dizer que a maior diferença entre as duas plataformas é o preconceito contra o Blogger. É claro que o WordPress oferece muito mais recursos que o Blogger, mas isso não quer dizer que é impossível ter um bom blog usando essa plataforma grátis, a parte mais chata do Blogger é a péssima url com nomedoblog.blogpost.com

    Pra quem não possui objetivos profissionais com o blog, recomendo o Blogger pois é muito mais intuitivo de usar. O wordpress é ótimo, mas tive vários problemas que exigiram um estudo aprofundado pra resolver.

    Responder

  9. Também fico com o Blogspot! Usei e às vezes uso WordPress, mas como muitos dizem aqui, é preciso saber um pouco mais, isto é, ter "as mãnhas do trem"!

    Responder

  10. Prefiro o bom e velho blogspot, pois é facil e pratico, qualquer pessoa consegue dominar sua ferramentas !!!

    Responder

  11. Comecei no WordPress, mas não cheguei a fazer a segunda postagem. A minha sensação é que o painel do WordPress é mais lento que o painel do Blogspot. Tudo é muito lento no WordPress. Mas é como eu disse: é apenas a minha sensação.

    Lembro que antigamente não me importava muito com a extensão da url. Acho que nós blogueiros nos preocupamos tanto com questões técnicas que às vezes nos esquecemos de nos colocar na condição de usuários.

    Acredito que o tempo de carregamento da página, por exemplo, é mais importante do que a url em si (para o usuário!).

    Abraços a todos

    Responder

  12. quando eu tava no blogger a pesquisa sobre meu site apareceia na quinta posição, mudei pro wordpress e não é que em 3 dias meu site tava no topo?

    wordpress.org milhões de vezes melhor

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.