Blogar é uma forma de aprender – seja um lider

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

lider-blogs-nicho Tenha um blog para aprofundar em sua área.
Sempre insisto na idéia de que se deve ter um blog com um nicho bem específico e, mais ainda, numa área que você domina ou gosta muito. Então pode ser também em uma área, sobre assuntos que você tem muito interesse e quer aprofundar cada vez mais, para ser uma referência e se destacar, provocar debates e ampliar outros. Seja como for, o seu blog pode ser uma fonte de aprendizado tanto para seus visitantes, quanto deve ser para você mesmo.

 

Compartilhar o que você aprende.

A internet é um lugar privilegiado para propagar informações, onde todos temos direito ao mesmo espaço e todas as correntes e linhas de pensamento podem conviver de forma democrática. Seu blog pode e deve ser um lugar para esse compartilhamento, onde você pode dispor para outros o que você estuda, gosta, conhece e/ou domina e, com isso, somar conhecimentos.

A origem dos blogs, em muitos casos, os confundiu com “diários pessoais”. Mas hoje um blog pode ser um “diário do conhecimento”. Isso vai atrair mais pessoas à sua volta, que estudam ou gostam das mesmas coisas e vão também compartilhar o conhecimento delas. Disso pode nascer uma comunidade, pode agregar valor em fóruns e redes-sociais e elevar o nível e qualidade de seu nicho, de sua área de interesse ou atuação.

 

Estar diante das oportunidades.

Redes sociais e redes de contato profissional podem ser ampliadas com um blog bem construído que mostre ao mundo ou ao seu setor quem é você e como você atua, trabalha. Mais que um mero portfolio ou um currículo, seu blog é um lugar de encontro e contatos, que ampliam as possibilidades de você ser encontrado e encontrar empresas/pessoas/oportunidades. Uma oportunidade pode ser bem mais que trabalho: é principalmente a possibilidade de abrir seus horizontes.

A internet não tem limites nem fronteiras, e é o que te dá a chance de estar diante de mais cenários. As possibilidades podem ser descobrir novas carreiras ou formas de atuar em seu nicho/mercado de trabalho, melhorar o seu nível profissional, descobrir novos cursos, livros, textos, pessoas. Oferecer-se para mais oportunidades.

 

lider-pessoas-blogger

 

Aprenda com os especialistas e lidere em sua área.

Viajar pelo mundo ou estudar nas melhores universidades não é para todos, mas a internet encurta distâncias para o conhecimento e disponibiliza isso ao alcance de qualquer pessoa que saiba procurar. Pesquise e aprenda com os melhores de seu ramo, estudando e debatendo com os especialistas de sua área. Vá além dos livros e dos artigos e tenha acesso às pessoas.

Quando for escrever em seu blog, publicar seus textos, faça-o como um líder, como quem domina o assunto que aborda e pode ensinar cada vez mais. Saiba compartilhar informações e elevar o nível de debates em temas que você é o especialista e/ou que busca melhorar cada vez mais. Pesquisar e estudar tem que ser uma constante na sua atuação na internet. Assim…

 

Nunca pare de aprender.

Nunca se dê por satisfeito ou completo, nem feche debates ou finalize assuntos. Sempre aprofunde e promova, provoque as pessoas à sua volta e persista. Ler cada vez mais vai te ajudar a escrever cada vez melhor e melhorar as suas referências, firmar suas bases e seus argumentos. Escrever em um blog é um aprendizado constante e só escreve bem quem lê bem. Primeiro não se ache completo em sua língua e sempre aprenda outras, o que lhe obrigará a estudar e ir onde mais gente está tratando daquele tema.

As frustrações nascem quando nos damos por satisfeitos e acreditamos que já atingimos o topo. Não há limites para o conhecimento humano.

.

2 Comentários

  1. Muito bom mesmo, temos que sempre estar nos atualizando e aprendendo cada vez mais , com pessoas, livros, tutoriais, entre outros..
    "O conhecimento é a nossa virtude"
    (frase que me deu na cabeça agora, hehe)

    Responder

  2. Olá Marcos,
    Ótimo artigo, aprendemos todos os dias e quanto mais informação adquirimos, mais podemos oferecer
    Tenho aprendido muito executando tarefas em meu blog, (sempre com a ajuda do Ferramentas Blog) e também sobre o meu tema.
    Como sempre seus artigos são muito bem escritos.
    Parabéns!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.