Blogar não é uma tarefa fácil

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

estudar-blogarCriar um blog, seja no Blogger ou no WordPress, é algo relativamente simples e fácil. Difícil mesmo é manter um blog! Essa é uma tarefa a longo prazo, que exige trabalho, dedicação e até uma dose de sorte. Não é algo impossível, mas existem obstáculos que você precisará enfrentar para ser dar bem e sobreviver por mais tempo que a maioria. Todos enfrenta os mesmos problemas, mas a diferença está na capacidade de superação.

Algumas coisas podem levar você a desistir no caminho, no processo de criação de seu blog. Pense nisso como desafios a serem superados:

Falta de paciência = isso é uma virtude que pode ser aprendida, treinada. Nenhum blog nasce fazendo sucesso e isso leva tempo para acontecer. Ser paciente e persistente é fundamental para não desanimar nem desistir. Os resultados vão aparecer, mas depois de algum tempo.

Parar de aprender = você não pode ser alguém acomodado ou que limite suas capacidades, parando de se desenvolver, estudar e aprender. Se você se propôs a blogar, então leia muito, conheça seu nicho e aprenda sobre esse processo, sobre como melhorar e desenvolver seu blog.

Mais um na multidão = nem é preciso dizer que existem milhares de blogs e outros milhares nascem todos os dias. A competitividade é algo que pode desanimar qualquer um em vista do mar em que navega o seu conteúdo. Sobressair-se é um dos maiores desafios e é o que leva a maioria a desistir.

Nem tudo são rosas = há os que acham que só vão encontrar elogios e só esperam que todos gostem de tudo o que publicam. As críticas negativas desanimam muito e não nos mantêm motivados. Mas é preciso saber superar e aprimorar-se. Não dá pra agradar a todos, então aprenda com as críticas.

Ser um blogueiro ativo e sociável = um blog só consegue atingir um grande público e ter boa repercussão quando seu autor se faz presente e interagem onde está o seu público alvo e onde estão outros blogueiros. Relacionar-se é a chave, mas é também uma tarefa complicada. Lembre-se sempre de ser amigável!

Há muitos outros desafios e outros obstáculos nesse processo. Então, comente abaixo o que você considera uma dificuldade, o que torna difícil a tarefa de seu blogueiro na sua opinião.

Outros artigos relacionados:

.

15 Comentários

  1. A minha maior dificuldade é fazer com que os outros autores do blog pensem nele com mais frequência.

    O que percebo é que eles se preocupam apenas em fazer as postagens e não interagem com o resto do blog, pensando em como melhorá-lo, torná-lo mais dinâmico e interessante.

    Espero que eu consiga resolver essa dificuldade que enfrento.

    Responder

  2. Realmente não é facil,porém não desistir é fundamental,eu ja fiz varios blogs e deletei,mas agora pretendo continuar com o atual até porque estou consseguindo deixar ele da maneira que eu gosto,com as dicas do ferramentas blog,que é muito util para muitos blogueiros na internet!

    Responder

  3. Olá!
    Agradeço pelas suas dicas, sempre tão valiosas.
    Tenho 3 blogs e sei exatamente o quanto é difícil mantê-los,mas sempre venho aqui em busca das suas dicas, que muito têm me ajudado.

    Responder

  4. Olá Lemos,

    Realmente blogar é bastante complicado. E acredito que um dos maiores problemas seja a acomodação dos blogueiros, quando após desenvolverem seus blogs, calcificam seu conhecimento e deixam seus blogs naquela mesmice de sempre.

    Abraços

    Responder

  5. Uma grande dificuldade é aprender tudo o que é necessário, são muitos detalhes e a postagem de qualidade é só um dos desafios. Esse desafio contínuo é muito prazeroso, não me vejo desistindo desse aprendizado.

    Responder

  6. Pedro,

    Blogs com vários autores realmente sofrem esse problema. É claro que existem pessoas com outros perfis e gostam de fazer esse trabalho colaborativo e voluntário em blogs, mas não é o caso da maioria.

    Eu, por exemplo, vejo no blog voluntário a oportunidade de fazer as coisas 100% do meu jeito. O trabalho colaborativo, onde cada um tem sua parte, eu deixo para a minha rotina profissional.

    Boa sorte!

    Responder

  7. Para mim a maior dificuldade é sempre fazer posts criativos e de acordo com que deseja o leitor. Outro fator é despertar o interesse do internauta em comentar.
    Depois da dicas que peguei aqui do FB, estou até começando a comentar mais em blogs alheios. Assim deixo minha marca. Faço com os outros aquilo que gostaria que fizessem comigo.

    Meu blog: http://jesusemrede.blogspot.com
    Deus é mais!

    Responder

  8. Não sei o que motiva a maioria das pessoas que resolve escrever um blog, mas, no meu caso, a busca pelo conhecimento é o que me move!
    O blog é apenas uma maneira de escrever o que aprendo e, através dele, acabo aprendendo muito mais.

    Tive a sorte de conhecer pessoas muito interessantes ao longo destes 2 anos de blogagens que enriqueceram ainda mais a minha bagagem e espero continuar contruindo a minha rede de conhecimento.

    O meu nicho é bastante restrito e eu mesma me impressiono em ter conquistado tantos "fãs", rs! Nem era esse o objetivo.

    Blogar é um ócio trabalhoso e muito gostoso!
    🙂

    Responder

  9. Realmente manter um blog não é tão fácil assim. É manter uma frequência boa de postagens sem perder a qualidade!

    Responder

  10. A maior dificuldade que encontrei até aqui, é conciliar a vida "virtual" com a ida real (não encontrei outro termo mais adequado). Ter que conciliar trabalho, faculdade, cursos, namorada, lazer.. tudo isso com o blog é uma tarefa quase que impossível.

    Hoje mantenho dois Blogs (este e este e ambos com vários autores e tem dado certo. Esse foi o ponto fundamental para poder manter o blog sempre atualizado, já que, com tanta coisa que temos pra fazer, as tarefas do blog ficam divididas entre os membros da equipe.

    @Robhym

    Responder

  11. Face ao texto, tenho que deixar um comentário positivo para animar: o seu blog é absolutamente fantástico e educativo. Tenho aprendido muito consigo. Obrigada por disponibilizar toda essa informação.

    Um abraço.

    Responder

  12. Interessante sua postagem, pois muitas coisas que você mencionou, eu fazía sem saber. Agora percebo que estou no caminho certo. Lembro-me bem na época quando criei o meu blog, com humor ácido e assuntos um pouco polêmicos, muitos dos meus amigos falava mal dele, dizendo que não tinha visita e teve um que até sugeriu que excluir-se todas minhas postagens, por achar que eram um "queima filme". Ainda bem que perseverei e continuei, já que agora está tendo um relativo sucesso… isso não é meu objetivo principal de ter um blog, mas não deixa de ser legal.

    Abraços!

    Responder

  13. Descobri agora este blog, e estou a adorar. Tenho um blog desde o mês passado, e acho que este me vai ser muito útil.
    Ainda estou muito verdinha nesta história de blogar… tenho e quero aprender muito…
    Obrigada,

    Responder

  14. Pingback: Notas de falecimento do Usuário Blogueiro e Ubuntu Need | Bruno Gall De Blasi Blog

  15. Boa tarde Lemos,

    Tenho um blog que acabou de fazer um aninho e minha meta para 2012 é dobrar o número de acessos, então, nesta busca de como bater esta meta, encontrei o FB, estou super feliz. Muito obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento.

    Bjs
    Pio

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.