Blogger desativou a troca de Domínios personalizados (Já Corrigido)

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Já há alguns dias em que o Blogger vem sofrendo uma instabilidade e vários avisos de erros no sistema de redirecionamento para domínios próprios. Isso afetou alguns blogs, tirando-os do ar ou exibindo mensagens de erro, como se as páginas não existissem. Agora o problema parece ter tomado proporções maiores e foi preciso desativar a troca de Domínios personalizado direto no painel.

Atualização (18/set/12): Problema corrigido! Se você ainda tem problemas, veja como resolver.

Quem cria um blog no Blogger tem a opção de usar o endereço URL padrão e gratuito http://SeuBlogQualquer.blogspot.com ou mesmo trocar para um Domínio personalizado, algo como http://www.SeuBlogQualquer.com.br redirecionando o padrão para o novo.

Mas o sistema do Blogger apresentou algum erro de mapeamento e redirecionamento desses domínios personalizados, levando a equipe do Blogger a desativar o serviço temporariamente, como pode ser visto na imagem abaixo:

Oficialmente só foi informado que estão trabalhando no erro que chegou a tirar alguns blogs com domínio próprio do ar ou acusando Erro 404 (página não encontrada). Esse problema parece que já foi contornado, mas não sabem o que está atrapalhando o mapeamento do serviço.

Também não há previsão de quando voltará a troca de domínios.

Aviso oficial sobre o problema: Update on custom domains

ATUALIZAÇÃO (18/set/12):

A equipe do Blogger acaba de informar que já corrigiram o problema que durou quase 10 dias e chegou a tirar vários blogs do ar e não permitiu a troca de domínios. Também mostraram como resolver problemas de mapeamento e rastreamento de domínios que foram afetados.

Como se pode ver na imagem abaixo a configuração de domínio próprio já voltou para o painel:

Quem ainda tiver problemas de rastreamento, a equipe do Blogger informou que será preciso refazer o processo no painel, desmarcando a opção de domínio personalizado e depois voltando com o redirecionamento.

É bom esperar um prazo de 24 horas entre cada um dos procedimentos por conta da propagação do DNS.

Aviso oficial da retomada do serviço: Custom domain security

.

47 Comentários

  1. O meu está normal (menos mal) rs, uso domínio UOL pelo painel do blogger.
    Tomara que não afete meu blog, a esta altura…
    rs

    Obrigada por compartilhar.

    Responder

  2. O bom de ter um wordpress ou um site próprio é que impede-se estes erros, pois você não precisa depender de serviços de terceiros. 😀

    Para quem usa o Blogger, boa sorte. Já perdi todos os meus posts nessa plataforma, por isso nunca mais usei. Recomendo WP.

    Responder

  3. Eu fico me perguntando, porque as pessoas usam o Blogger quando se tem o WordPress mais completo e eficaz em todos os aspectos? A maioria que tem um blog no blogger com um tempo, sempre migra para WordPress e muitas vezes faz essa migração da forma errada e acaba tendo prejuízo. Será com dó de pagar uma merreca por uma hospedagem? rsrs…

    Abraço.

    Responder

    • Creio que nem sempre, Jordão. Muitas vezes é por falta de conhecimento mesmo. Um blogueiro iniciante muitas vezes não conhece o WordPress e as suas vantagens. Eu por exemplo demorei a conhecer o WordPress e quando conheci demorei algum tempo para migrar. Hoje me arrependo de não ter feito isso antes.

      Enfim, claro que existem pessoas que tem “dó de pagar uma merreca por hospedagem”, como você diz. Essas pessoas não terão muito sucesso com seus blogs, pois se não estão afim de investir para ter qualidade, imagina o resto como é.

      Abraço e sucesso a você.

      Ueritom

      Responder

    • Não fala o que não entende! O Blogger é a plataforma gratuita de blogs mais confiável da internet nos últimos dois anos. É superior ao WP.com.
      Já a grande vantagem do WP.org é que a plataforma não serve só para blogs, e sim para sites mais complexos.
      Se você quer só ter um blog, o Blogger é muito mais indicado.

      Responder

    • As pessoas usam o Blogger porque é infinitamente mais fácil que o WP. Eu mesma, possuía hospedagem, WordPress e joguei tudo fora porque desanimei de criar conteúdo. Simplesmente porque tinha problemas ao atualizar WP e plugins e PRECISAVA chamar alguém que conhecia código. E servidores. E etc.

      Por fim, as pessoas usam o Blogger porque elas tem opção. Que seria do azul se todos gostassem do verde?

      Ainda, o blogspot.com não caiu, o que caiu foi o domínio personalizado do Blogger. Isso, no meu caso, pôde ser resolvido facilmente redirecionando o meu domínio para o Blogspot.

      Responder

  4. Infelizmente a gigante Google não da tanto desempenho a sua plataforma de blogs gratuito quanto sempre deu a seu motor de busca e até mesmo a seu navegador.

    Tenho vários blogs no WordPress e outros também na plataforma Blogger, mas como um estudioso que sou, vejo que assim como o Orkut afundou diante do Facebook e isso culpa exclusivamente da própria Google que nunca deu olhos ao sua plataforma Beta. Assim irá acontecer com o Blogger que está muitos anos luz a distância do WordPress, ainda mais quando se falarmos de SEO e Design.

    Torço para que a Google invista pesado em sua plataforma de blogs e que a Blogger possa bater de frente com o WordPress que para mim hoje é o melhor CMS para montar um blog.

    Responder

  5. Todo o problema esta afetando somente os blogs que tem domínios personalizados feitos pela Godaddy, direto do painel de controle. E a própria Godaddy ficou fora do ar nesses dias.

    Quem tem domínios personalizados de outras empresas não está tendo problemas.

    E sempre nessas horas aparecem certos abutres para destratar a plataforma.

    Responder

    • É verdade. Exemplo disso é que meu blog não foi afetado. E a comparação entre ferramentas é desnecessária. Existem produtos para todos os tipos e necessidades de clientes, os mais avançados, os amadores, enfim. Cada tampa com sua panela. Tive uma experiência com o WP, e não curti. Pra minha necessidade, o blogger me atende melhor.

      Responder

  6. @Crazyseawolf, só porque você tem um blog no blogger quer defender a plataforma? Eu até entendo essa sua revolta em defender o blogger, mas meu amor nós estamos falando de realidade e qualquer pessoa, mesmo tendo um blog no blogger há de convir que não tem nenhuma lógica comparar o blogger com wordpress.

    Abraço.

    Responder

    • Eu comparo o Blogger ao WP.com, e neste caso, a plataforma blogspot é superior! Eu não sou louco em fazer a compararação com o WP.org.

      E sim, sou um defensor do Blogger, que é disparado a melhor e a mais confiável plataforma gratuita de blogs, e só para frisar bem claro, eu disse GRATUITA!

      Responder

  7. Aos defensores do Blogger, o WordPress é sim melhor, basta apenas levar em consideração a linguagem de programação de ambos. Ninguém não tem nem o que discutir.

    Gosto muito do Blogger e eu o recomendo sempre, mais comparar estas duas plataformas é simplesmente infantil. Estude um pouco e entenderá.

    Responder

      • Mesmo comparando com o WP.ORG o Blogger tem suas vantagens.
        O que a maioria não entende é que são ferramentas equivalentes, mas ao mesmo tempo completamente diferentes. Concordo com o Crazyseawolf: se você só quer um Blog e nada mais, então o Blogger é melhor.

        Precisamos saber qual a necessidade de cada um antes de comparar as plataformas.

        Responder

  8. Tenho notado que quando entro no site via o domínio personalizado, ele não abre os posts com o seu complemento, somente o domínio personalizado em todos os posts.

    abraços

    Responder

  9. Uso o Blogger há anos e ele nunca me deixou na mão. Vi gente aí falando que perdeu todos os posts no Blogger mas não creio que seja porque o serviço é ruim. Ninguém está ileso de perder postagens, até porque já vi muita gente reclamando disso no WordPress também!

    No mais, acho que o Blogger não deve nada ao WP. Ambos os dois são bons e têm seus valores.

    Responder

  10. Pode falar mil maravilhas do wordpres.org. Estou nem aí. Só deixo o Blogger quando ele deixar de existir.

    Responder

  11. Pessoal, me veio um questionamento agora após ler o debate: como o Google lucra com o Blogger (sabendo que a maior parte de seus membros não usam nenhuma propaganda)?

    Responder

  12. Gosto muito do Blogger… É questão de gosto mesmo! Ele atende muito bem o que eu preciso. Apesar de ter um pouco de “inveja” do WP.org

    Agora estou em fase conclusiva de um blog e o cliente demorou muito para decidir se queria um domínio próprio… agora ele vai ter que esperar!

    Responder

  13. Marcos Lemes, recentimente reclamei junto a equipe do blogger por causa de um dominio que eu comprei (www.escolasocial.com) e outra pessoas já tinha configurado em seu blogger, eu estou sem usar o dominio até hoje, sendo que eu paguei e registrei o mesmo junto ao uolhost, acho que a manutenção servira para corrigir problemas deste tipo.

    Responder

  14. Minha página é do Blogger, com dominio uol. Hoje pela manhã fiz postagem,ficou tudo ok, mas, ao entrar na página agora a noite, diz que a página não existe, e no meu painel do blogger consta que não tenho nenhum blog. Isso pode ser o mesmo problema já ocorrido?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.