Blogger ou WordPress: Qual é melhor? #VocePergunta

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Todos os dias chegam perguntas que podem ser resumidas assim: Qual a melhor plataforma de Blog? Blogger ou WordPress? A resposta não é tão simples e fazer comparações entre os serviços não dá toda a resposta de que precisamos. Em mais um dos vídeos para o “Você pergunta e o [ Ferramentas Blog ] responde, coloco essa questão na mesa para ajudar você a escolher.

Se você quiser enviar a sua dúvida para ser respondida em vídeo, acesse o post:

Já tratei desse assunto por várias vezes e, além do vídeo que segue, gostaria de colocar aqui links de posts que podem te ajudar mais ainda a conhecer essas duas plataformas.

Inscreva-se e conheça o Canal do [ Ferramentas Blog ] no Youtube!

Outros vídeos da série #VocêPergunta:

.

45 Comentários

  1. Em termos de design nam minha opinião o WordPress vence, o blogger é para pessoas que ainda não sabem o que querem, ou querem um blog normal, um hobhye. Eu tenho um blog com uma media de pouco mais de 3500 acessos mensais e para mim o WordPress é melhor, mas uso o blogger porque ainda estamos revisando planos de hospedagem. Uma coisa que nos emprede tembém é esta atualização do Blogegr, quero ver no que vai dar para sim depois migrar para o WordPress.

    Algumas coisas que o Blogger poderia fazer:

    1 – Deixar o Analytcs como plugin do blogger;

    2 – Aumentar modelos de templates, deixar o blogueiro mais livre, melhora a forma do CSS, se imitasse o WordPress no quesito design seria ótimo.

    Entretanto, WordPress e Blogger é uma luta que não acaba nunca.

    Responder

    • @Thiago,
      Eu nunca usei o Tumblr, mas acho que ele está mais para um microblog. Tem bem menos recursos que o Blogger e o objetivo dele não é tanto ser uma estrutura de blogagem para concorrer com o WP ou o Blogger.
      Do mesmo modo, é preciso saber quais são suas necessidades para saber qual serve melhor.

      Responder

  2. o wp .org é melhor que o blogger mais tem muitas complicações,o wp .com apanha muito pois o blogger tem melhorias aos baldes sobre o wp .com a começar pelo designer,personalização templates entre outras.

    Responder

  3. Sinceramente, não acho que se tiver plugins (puramente usando Javascript) vá melhorar algo, o Google deve implantar linguagem dinâmica (similar ao poder do php usado no WP).

    Plugins que coletam dados de buscas de usuários, e guardam no banco de dados, isso fica impossível, pelo menos do jeito que a plataforma está atualmente.

    Existe o analytics, tudo fica guardado lá, mas alguns administradores acham legais mostrarem como que as pessoas chegaram até as postagens.

    Gosto muito do Blogger, pela inteligência do serviço na parte de integração ao Picasa Web que ao fazer o Upload da imagem, cria diversas thumbs da respectiva imagem.

    Eu gostaria do Blogger usar mais do sub-produto Youtube, por exemplo gadgets de vídeos relacionados por exemplo usando a API do Youtube.

    O Blogger é bem mais cômodo pelo menos para mim, enquanto que com o WordPress existe muito mais possibilidades de interação com o leitor do blog/site.

    Abraços 🙂

    Responder

  4. Marcos, eu uso o Tumblr como uma espécie de blog auxiliar, onde escrevo tudo que não cabe no meu blog profissional e no sobre filosofia/teologia. Acho que ele está além do microblog, criou outra categoria, o “light blog”. Sabendo mecher um pouco com HTML dá para fazer muito no Tumblr, veja:

    http://siomnesegonon.tumblr.com/page/3

    Responder

  5. E o Tumblr parece ter entrado no gosto das pessoas, é só ver o crescimento exponencial das comunidades dedicadas a ele no Orkut.

    Responder

  6. No momento, não vejo nenhuma necessidade de migrar para o WordPress. É bom, mas é preciso gastar com hospedagem.

    O Blogger é gratuito se você não tem muitas ambições com ele. Se tiver, você vai ter que gastar com domínio e propaganda. Hospedagem deixa que a Google cuida.

    Usar o WP seria a mesma situação de um médico que está vinculado somente ao seu escritório.

    O Blogger seria um médico vinculado a um hospital. Ele será lembrado pelo hospital que trabalha, mas o trabalho é dele.

    Penso que é por aí.

    Responder

  7. Vídeo ficou muito bom.

    Sobre a Tumblr, todos que visitei me pareceram meio confusos e usados exatamente como diários, o que não me atrai muito.

    Existem temas gratuitos e também a possibilidade de criar temas que deixa o WordPress exatamente igual ou melhor que alguns temas do Tumblr (com aquela navegação, menus, arquivos e etc).
    O legal do Open Source em cima do gratuito é isso, ele é tão maleavel as suas necessidades que é possível deixar ele parecido com outra plataforma.

    Responder

  8. O problema, Cláudio, é que no WP.com você tem de pagar para fazer modificações mínimas. E lembre que no começo tanto o WP quanto o Blogger eram inundados por diários virtuais (aliás, essa era a definição antiga de blog); com o tempo o quadro foi se modificando e não duvido nada que o mesmo ocorra com o Tumblr.

    Responder

  9. Eu prefiro o WORDPRESS, mas não sei como funciona. Então me contento com o Blogger, que poderia melhorar e muito.

    Há alguma diferença entre http://wordpress.org/ e http://wordpress.com/?

    Tem um site (blog.com) que tem a plataforma parecida com a do WP, mas não consigo configurar ele, pois é presciso ter hospedagem. No WP, por exemplo, sem ter a hospedagem, é possível configurar e adicionar anúncios?

    Responder

    • Guilherme,
      O WP.com é completamente diferente do WP.org, que é muito superior. Nem tem como comparar.
      Esse “blog.com” eu nunca vi falar.
      Sim, no WP.com vc pode configurar anúncios, mas ele é inferior ao Blogger. Se quer usar WordPress, que seja o WP.org.

      Responder

  10. Vim agradecer o esclareciemnto. Estou qurendo comprar um domínio, o blog esta crescendo e eu com muitas dúvidas e vontade de continuar no blogger apesar dos conselhos para migrar para o wordpress.
    Valeu!!!!!

    Responder

  11. Pingback: 5 motivos porque blogueiros mudam para o WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]

    • Marcela,
      Qual WP você usa o WP.com ou o WP.org?
      Isso faz diferença, pois o WP.com é mais limitado. O melhor mesmo é migrar para o WordPress.ORG que precisa de hospedagem e domínio próprio e é mais profissional.

      Responder

  12. Pingback: Como criar Tumblr - Tutorial completo como mexer no Tumblr | [ Ferramentas Blog ]

  13. ola pessoal
    o wordprees aparentemente e melhor q o blogspot
    mais tem muitas falhas que comprometem
    uma delas e a impossibilidade de achar o html do blog, coisa essa muito facil no blogspot, eu me arrependi de ter ido para wordprees, sem falar no suporte muito deficiente
    eu particularmente nao recomendo wordprees

    Responder

    • Celso,
      Você confundiu o wordpress.COM com o wordpress.ORG. O primeiro é mesmo mais limitado e não permite certas edições no HTML. Mas o segundo, wordpress.ORG é extremamente completo e dá mais opções e possibilidades de uso de códigos que o Blogger jamais terá.

      Responder

  14. Olá, tenho um blog no wp em iniciação, banner ja esta pronto e varias materias q não coloquei ainda estão no meu computador. Assisti ao video e li a matéria e vc diz q depende da sua necessidade. A minha necessidade é criar uma pagina na web com conteudo diferenciado e que me permita ganhar um extra, ou quem sabe seja minha profissao (trabalho por conta com propaganda auditiva). A minha duvida é, qual é o melhor para colocar propagandas e banners e começar a ganhar dinheiro? Ou seja, qual tem mais recursos e ganha dinheiro mais rapido pra que eu possa ter maior dedicação no meu blog, sendo q o tempo é curto e preciso ter um retorno. Blogger ou Wp? desde ja, obrigado.

    Responder

    • Paulo,

      Se o tempo é curto e você quer ter retorno rápido, seu ponto de partida já está errado.
      Blog demanda tempo, é um projeto a longo prazo e nem sempre dá dinheiro. É como uma empresa e exigirá muita dedicação, produção de conteúdo, investimentos e estudo.
      Não importa se você terá a melhor plataforma, sem entender isso, não dará resultado algum. Não é fácil nem rápido ganhar dinheiro em nenhuma área.

      Responder

      • Obrigado pela resposta Marcos. Me expressei mal. Por enquanto vou usar meu tempo disponivel para começar um blog com qualidade e conteudo, de começo sendo apenas um hobbie. O que gostaria de saber é qual é o mais interessante para que eu nao tenha que investir muito dinheiro nesse hobbie e que futuramente se eu tiver um blog de qualidade que possa me render algum dinheiro, qual é o mais favoravel e que tem mais recursos iniciais para tal. Obrigado.

        Responder

  15. Muito bom o vídeo, concordo plenamente, o CMS que você vai usar deve atender as suas necessidades, por exemplo, eu tenho um blog no “Blogger”, mas também tenho outros sites onde tive que migrar para o Joomla para atender certos requisitos, sobre SEO, sabendo usar as técnicas, funcionará em qualquer CMS.

    Responder

  16. Marcos,

    Se agora eu decidir mudar o meu blog (do blogger) para o WordPress, que outros recursos eu poderia ter que o blogger não teria? (falando nas vantagens e desvantagens em geral)

    Responder

  17. Marcos, será que poderia me da ruma ajuda e tirar uma dúvida minha?
    Estou querendo criar um blog mas não quero nada muito grande. Estou querendo começar com um blog simples, onde eu possa falar de coisas que gosto, como: livros, músicas, inspirações e coisas desse tipo. Não estou pensando em ganhar dinheiro nem nada do tipo mas compartilhar coisas que gosto. Tenho o tumblr faz uns 2 anos mais ou menos e lá deu bastante certo, fui reconhecida, tive bastante visitas e mensagem de pessoas que gostavam dele mas ele era mais um “diário virtual” só com fotos e textos que gostava ou escrevia de vez em quando. Mas agora acho que a minha fase no tumblr já passou, já não entro muito e fiquei “esquecida” por lá. Agora queria mesmo um blog para colocar não só textos e fotos, mas também dicas, músicas e etc. Então queria uma dica de como começar, se começo usando wordpress ou o blogger. Qual você me indicaria? E mais uma coisa, no wordpress eu preciso começar já pagando um domínio ou eu poderia entrar com uma conta free? Como estou querendo começar não estou pensando em gastar sem antes saber se vai dar certo.
    Ficaria muito agradecida se você pudesse me ajudar com essas dúvidas. Até mais.

    Responder

    • Beatriz,

      Para todos que estão começando, sempre recomendo o Blogger. é mais objetivo e fácil de criar, totalmente gratuito e tem opções para praticamente tudo o que você precisar em um blog, sem esforço.
      Se mais tarde o blog progredir e você sentir necessidades, poderá registrar um domínio para ele e manter o blog no Blogger. E, só depois de um tempo mesmo, se for o caso, migrar para o WordPress.ORG se algo no Blogger estiver faltando para tornar o sue blog mais eficiente e profissional.

      Responder

      • Muito obrigada por responder, Marcos.

        Tava numa dúvida muito grande sobre isso. E acho que a partir de agora eu já posso pensar em dar alguns passos até colocar o blog no ar. hihi ^^

        Responder

  18. Caro Marcos, estou a pouco no mundo dos blogueiros, e ainda não estou muito acostumado com certas coisas, mas o assunto é o seguinte. O Blogger esta mudando seu layout e com isso coisas que eu fazia não estam dando certo, como mudar meu layout, no momento estou precisando modificalo e não consigo upar outro modelo sempre da um erro e o upload não conclui. Estou co uma conta do WordPress mais achei muito complicado. O que faço?

    Responder

  19. Marcos o FerramentasBlog é WP, né?

    E deixa eu ver se entendi! Se eu criar no wordpress.com meu endereço será (exemplo.wordpress.com)
    e se eu criar no wordpress.org meu endereço poderá ser (exemplo.com/net/org)
    é isso?

    Responder

    • Matheus,

      O domínio, o endereço do seu blog pode ser próprio (do tipo exemplo.com) mesmo no Blogger ou no WordPress.COM. Se você gosta dessas plataformas, pode usar e só comprar o domínio.
      Mas para usar o WordPress.ORG é preciso ter domínio e hospedagem próprios.

      Responder

  20. Olá, eu escrevo coisas voltada ao surto “esquizofrênico” “psicos” ou as vezes alguns desabafos, poesias, no geral os textos não são muito óbvios, são textos confusos eu diria. E eu tenho o blogger há 4 anos (não sei exato). E ele tem mais visibilidade nos EUA do que aqui no Brasil. E eu queria mudar o designer, fazer algo inovador. E pensando nisso, seria melhor eu continuar onde estou ou ir para o WP? Obrigada,

    Responder

    • Laura,

      Pense no que é mais fácil e prático para você.
      Se o Blogger atende suas necessidades há tanto tempo e ainda continua atendendo, não precisa mudar. Basta você procurar um novo layout que agrade. O resto, deixa como está. Mas se você tem projetos que o Blogger não suporta, por não ter recursos suficientes, então pode ser interessante migrar para o WP.

      Responder

  21. Pingback: Bem-vindos ao WordPress! | Diário do Verde

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.