Blogs e assuntos que vão bombar em 2013

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Alguns assuntos de blogs têm grande repercussão e crescem mais de um ano para outro, dependendo de alguns fatores. Selecionei aqui alguns temas e nichos que podem ajudar você a criar um novo projeto de Blog ou mesmo melhorar o seu blog atual, que vão fazer sucesso em 2013. Claro que tudo vai depender de seu desempenho para dar resultado, mas escolher bem o assunto já é um passo à frente.

Fazer download do e-book Como Ganhar Dinheiro com Blog

Que fique claro que estas são impressões pessoais que tenho da blogosfera para 2013. Analisando alguns fatores para certos nichos que podemo ser usados nesse ano, é possível determinar quais têm mais chances de atrair um público considerável.

Claro que apontei o tema geral, o assunto principal, que poderá ser ramificado em subtemas ou sub-nichos de acordo com o seu interesse ou suas próprias pesquisas.

Penso que estes serão os temas para Blogs que vão fazer mais sucesso em 2013.

Blog

Sobre Política = por ser o ano que precede a eleições presidenciais no Brasil, muita gente que tem blogs sobre análise política e social poderá ter boa visitação. Não é um tema para ter milhares de acessos, mas será o assunto de destaque na mídia tradicional.

Não precisa ser um blog de linha de Esquerda ou de Direita, o importante será aprofundar os debates, ter uma análise consistente das conjunturas do país e oferecer informação segura e verificável. Lançadas as bases e fidelizando seu público, os bons resultados poderão ser estendidos em 2014.

Sobre Sexualidade = não é blog de sexo ou pornografia, mas sobre sexualidade, coisas diferentes, mas interligadas. Com o sucesso do livro “50 tons de cinza” e a trilogia, esse tema ficará em alta, principalmente na literatura. O filme sobre o livro parece que também virá logo logo, o que vai fomentar ainda mais esse nicho.

Blogs que souberem abordar essa temática de forma madura, voltada especialmente para o público feminino, terá grandes chances de receber visitas em massa. Também é um nicho muito bom para monetização.

Sobre saúde = Outro tema que estará em foco é voltado para saúde física e longevidade. Blogs sobre alimentação saudável, atividades físicas, emagrecimento e tudo o que for relacionado com o envelhecimento saudável vão bombar na internet.

Cada vez mais pessoas procuram sobre esses temas, antes mesmo até de ir ao médico ou à academia. Outra questão é que a população acima de 50 anos, economicamente ativa, é grande consumidora desses assuntos, o que aumenta as chances de monetização do blog.

Sobre beleza = os temas voltados para o público feminino sempre vão ter destaque. Agora o que tem crescimento muito são blogs sobre beleza, cabelo, estética (inclusive estética cirúrgica) e maquiagem. Pesquisas indicam que as mulheres passam mais tempo pesquisando sobre esses assuntos que navegando em redes sociais. E nas redes sociais, falam ainda mais sobre isso.

O problema nesse nicho é a competição, pois já existem milhares de blogs desse tipo. O principal será saber ser diferente dos demais e encontrar uma linguagem atraente. Alta qualidade será o mais importante, juntamente com produção constante de conteúdo.

Sobre viagens e turismo = é bom aproveitar a onda de melhoria de renda dos brasileiros, que agora querem viajar cada vez mais. O dólar barato e as facilidades de tirar visto para o exterior, especialmente os EUA, estão atraindo muita gente. Um Blog voltado para esse público, com dicas, sugestões de roteiros e até busca de promoções de empresas, pode dar muito certo.

Além de ser um ótimo nicho para monetização, as possibilidades de conteúdo são infinitas, já que destinos turísticos podem ser classificados até para grupos de interesse como “casais em lua de mel”, “festas e eventos/shows”, “turismo internacional”, intercâmbios etc. Penso que este seja o melhor nicho para 2013.

Sobre carreira e profissão = ainda aproveitando as conjunturas do país, o desemprego em queda favorece quem está querendo crescer profissionalmente. Blogs que forem voltados para profissionais liberais, investimento em carreira, crescimento profissional e semelhantes, podem ter grandes chances.

Depois de conquistar um bom emprego, todos querem melhorar e crescer, então os passos para estudar mais, fazer cursos, procurar novas posições no mercado, tudo isso atrairá muita pesquisa na internet.

.

Existem outros nichos e temas que poderão dar grande resultado para esse ano de 2013 que começa. O importante será você encontrar qual o espaço que o seu nicho oferece para crescer e ampliar. Qualquer blog pode ser promissor e só dependerá de você para dar certo.

Se tem alguma outra sugestão, aproveite os comentários para dar esse dica para outros ou comente as opções que apresentei.

39 Comentários

  1. Oi Marcos, fico feliz em saber que estou dentro do tema promissor na sua visão, atuo com doações de probióticos (kefir) e seus benefícios para a saúde; meu blog ainda é recém nascido, só tem 4 meses e as visitas sempre superam o mes anterior, é um prognóstico animador ler opiniões de quem entende muito do assunto. Vou cuidar mais do tema da longevidade e Terceira Idade que tem tudo a ver com o Kefir; e recentemente, houve uma reportagem a respeito na tv, que gerou muitas visitas extras.
    Obrigada! Feliz 2013 a todos!!!

    Responder

  2. Falar sobre assuntos locais (no caso, Rio de Janeiro), como eventos culturais (shows de música), Copa das Confederações e Copa do Mundo (2014), também são bons assuntos para esse ano e rentáveis?

    Responder

  3. Todos tem que ter uma direção para começar 2013 e acredito que depois de todas essas dicas alguma dela vai servir melhor para a proposta do meu blog e de muitos outros é só trabalhar com seriedade e compromisso para isso obrigado pelas dicas Marcos.
    e que em 2013 seu blog continue repleto de sucesso e de grandes artigos é claro para que eu possa aprender mais.

    Responder

  4. Assim como os de beleza o assunto já existem vários sites que falam sobre o assunto do meu blog que e sobre filmes/animes/desenhos/HQs e coisas do tipo mas acho que 2013 vai ser um bom ano para os temas que eu falei tem muitas promessas que podem fazer sucesso e render assunto para postar

    Responder

  5. Marcos, vez em quando to por aqui, só observando mesmo teu blog, eu não tenho blog por enquanto, mas acho que tecnologia tambem é uma boa, como vem sendo nos ultimos anos, lançamentos de smarts, tablets, agora ja dia 8, tem a CES, depois em março a MWC, Abril provavel lançamento do Galaxy S4 e por ai vai, é só uma dica também,
    abraço!

    Responder

  6. Concordo, Marcos, isso é uma opinião sua e concordo plenamente, mas tenho algo mais a colocar, acho que os blogs que vão bombar neste ano são aqueles que mais se profissionalizarem com artigos de qualidades e com boa administração, pois sem isso nenhum blog é capaz de bombar. Um abraço e um ótimo 2013 para você. 😉

    Responder

  7. Quem quiser conferir minha matéria sobre “50 Tons de Cinza” é passar lá no blog. As Mulheres realmente gostam do Livro e adoram descobrir pq gostam. Na matéria falo justamente sobre isso. Espero que gostem.

    SHD

    Responder

  8. Na sua visão, os blogs de viagens e turismo tem um ano de sucesso pela frente. É aasim também a minha visão e inclusive você sabe o que está falando. Os roteiros de viagens internacionais, talvez sejam um dos melhores caminhos a seguir, pois os brasileiros estão sim cada vez viajando mais para o exterior.
    As cidades sedes dos jogos da copa das confederação, são na minha opinião, os melhores destinos no Brasil em 2013. São elas, Rio de janeiro, Brasília, Belo Horizontes, Salvador, Recife e Fortaleza.
    As compras nos destinos internacionais também continuam em alta em 2013, principalmente Estados Unidos e Europa.
    A América do Sul e Caribe, deverá ter muitas promoções de passagens e hotéis. O mesmo não acontecerá no Brasil, devido a diminuição na oferta de assentos nas aeronavéis, e o hetéis começarão a ter uma oculpação mais alta de participantes da copa das confederações e também, por comitês internacionais que começarão a chegar ao Brasil, já prevendo a grande competição de 2014. Será um ano brilhante para o turismo nacional.
    Estamos de olho!

    Responder

  9. Olá Marcos, como falou o Carlos Henrique acima o Futebol sempre tem bom retorno de visitas. Tenho blog de Futebol e sei como é. Enfim vc não podias lembrar de tudo senão teu artigo ia ficar ainda maior, abraço.
    Rafael(Futebol Extensivo)

    Responder

  10. Excelente analise Marcos, acho que esportes, principalmente, deve ser um nicho com um grande crescimento esse ano! Acho que viagens,concursos e beleza são nichos hoje meio que saturados…

    Responder

  11. Prezado Marcos e demais,

    Apesar de estarmos já no terceiro dia de 2013, o ano ainda está novinho em folha, por isso: Feliz Ano Novo a todos!

    Pois bem, muito interessante seu artigo, sempre antenado nas tendências, novidades e perspectivas.

    Antes de lançar meu Blog, em 21/12/2012, li vários dos seus artigos e tenha certeza que você contribuiu para que eu tomasse coragem para entrar nesse mundo, que para mim, é totalmente novo e desconhecido.

    Minha proposta está ligada a saúde, qualidade de vida e esporte: JatsRun – Saúde, vida e movimento – Apesar de tratar do tema corrida de rua, neste momento, estou só a caminhar bem devagar, pois sei que a jornada é longa, talvez mais que uma Maratona. Sei que tenho que ter paciência, perseverança e trabalhar muito.

    Mais uma vez obrigado e sempre estarei visitando-o.

    Abraços,
    Gustavo Rodrigues
    Idealizador e Gestor do Blog JatsRun – Saúde, vida e movimento.

    Responder

    • Desde que não seja pirataria e download ilegal, blogs que tratam sobre séries de TV e filmes sempre conseguem muitas visitas dos fãs e pode gerar uma ótima comunidade de leitores em torno de assuntos e debates específicos.

      Responder

      • Hoje em dia é bem difícil encontrar um blog deste nicho que não envolva pirataria nem download ilegal, acredito que conseguindo esta proesa fará muito sucesso.

        Responder

  12. Marcos

    Acredito que os blogs que abordam a sexualidade (sem ser pornográfico) como o meu, devem fazer e fazem muito sucesso dependendo do tema a ser colocado em pauta.
    Tenho uma média de 4.000 a 5.000 visitas/dia, vindas dos sites de buscas incluindo os amigos leitores e estou muito feliz com os resultados das estatiísticas.

    O único “porque” de ter um espaço erótico é que o Blogger não aceita o Adsense, senão eu teria a oportunidade de ganhar algum dindim com ele.

    Responder

  13. O Meu blog é de “menininha”. Falo sobre Casamento. Pelo que percebi, o público tem crescido bastante nesse nicho também. Imagino que seja uma boa oportunidade, inclusive para monetizar.

    Responder

  14. Amigos sigam fazendo o que puder para melhorar o blog de vocês: Template melhor, conteúdo melhor, divulgação melhor, etc. É por esse caminho que as coisas correm bem. Nunca se esqueçam de uma coisa: Se você parar de escrever por muito tempo, seu blog vai cair em relação as visitas. Boa sorte a todos. Rafael Silva(Futebol Extensivo).

    Responder

  15. Considero muito positivo que você nos apresente suas avaliações de tendências para 2013, mesmo sabendo que poderá equivocar-se em algumas delas. No caso da política, por exemplo, penso que não vale a pena criar um blog para tratar deste assunto, pois ele terá vida curta. Depois que passarem as eleições, como ficará o blog? Eu criei um blogue entitulado O CIDADÃO DO MUNDO, há alguns meses, e que trata de política, segurança pública, direitos humanos e tudo o que se refere a responsabilidades do Estado. Este blogue ainda não decolou, porque não pude ainda dedicar-me a desenvolvê-lo e divulgá-lo. Estou priorizando o primeiro blogue que criei, Poesia Em Prosa E Versos, que aos poucos começa a receber mais visitas e de modo mais regular. Mas O CIDADÃO DO MUNDO trata de temas amplos, e por isto, nào dependerá de eleições para tornar-se interessante. Mais adiante, pretendo atualizá-lo regularmente, e divulgá-lo melhor, para tornar-se conhecido. Outro tema que considero muito importante é o aconselhamento aos jovens, como faço no Yahoo!Respostas, na categoria Família e Relacionamentos. Porque muitos adolescentes não podem contar com seus pais para falar de seus problemas, e sentem-se desorientados diante da falta de diálogo que há dentro de suas famílias. Para fazer um blogue assim, não é preciso estar sempre lendo jornais e revistas, e acompanhando tudo o que é novidade. Basta ter experiência de vida e a disposição de ajudar as novas gerações, para que elas não se percam por causa da indiferença e despreparo de seus pais para educá-las. Um blogue assim deve passar aos jovens formas sadias de ver a vida, o sexo, o amor, e a sabedoria dos mais velhos que receberam uma boa formação. Mais adiante, talvez eu ainda crie um blogue sobre estes temas.

    Responder

  16. Acho que um blog sobre exercício físico e emagrecimento é, também, um bom tema, já que muita gente está a tentar emgagrecer e assim essas keywords começarão a ser mais procuradas.

    Responder

  17. Olá, Marcos.
    Nem é preciso dizer que estou totalmente perdido nessa blogosfera. É muita informação para um leigo, mas vou continuar. Li seu comentário a respeito da competitividade e dos gráfico da Boo Box onde percebi um forte percentual de nixos e consequentemente muita concorrência. Na verdade gostaria de uma orientação sua sobre o ponto mais conveniente para eu começar a blogar (o tal Nixo). Sempre Trabalhei com eventos de Natal e Carnaval, fazendo os projetos, orçamentos , desenhos de figurino, compra dos materiais e por ai vai. Penso num blog para divulgar o que faço com o proposito de atrair mais clientes, ou enfim outras formas de futuramente ter uma receita com ele.
    Ja possuo Dom.(Locaweb), Hosp.(host Gator) e criei o blog pelo blogger.
    Pois é, e por ai parei, e o pior esta para vir, mas estou gostando de aprender algo novo. Dentro do que falei poderia dizer algo mais específico na minha área de conhecimento e como utiliza-lo num espaço de boa aceitação ou procura.
    E por fim, parabém pelas matérias apresentadas no Ferramentas Blog.

    Responder

    • A primeira dica que eu, como blogueiro, posso lhe dar é fugir do Blogger se você quiser ter algo mais profissional. O Blogger é bom para aprender a blogar e como funciona a blogosfera, se quiser algo profissional o recomendável é usar o WordPress.org, aproveitando que você já tem domínio e hospedagem será mais fácil ainda.

      Responder

      • Matheus, obrigado. Na verdade o Blogger me parece mais fácil de entender. Na verdade existe muita propaganda e aí eu ainda não consegui assimilar as diferenças.Mas valeu, vou ver isso com mais atenção.

        Responder

        • Quando você se refere a propaganda quer dizer o que? Que o sitema do WordPress faz muita propaganda ou que nós blogueiros fazemos muita propagando do WordPress?

          Bom, quando a simplicidade do Blogger, eu até concordo, ele tem um painel bem interativo e de fácil entendimento, porém, o WordPress é mais eficiente na indexação, em plugins (sistemas que geralmente não precisam mexer no código fonte do blog) e diversas outras funcionalides carentes no Blogger.

          Eu recomendo o WordPress!

          Responder

          • Gostei da sua observação sobre as carências, conversar com pessoas que estão dentro da blogosfera há mais tempo sempre é muito bom. Qto aos Blogueiros , cada um tem sua opinião a respeito do melhor. A propaganda que me refiro é dentro do mercado das marcas. Entendo que cada uma tem vantagens sobra outras. Como disse a você sou novato e lento para entender, sempre trabalhei com projetos e desin usando corel.Agora depois dos 50 resolvi entrar nesse espaço e estudar como posso viver de blogs aproveitando os conhecimentos que tenho.To apanhando horrores, rsrsrs mas esta muito interessante, a cada momento descubro algo novo. Valeu.

            Responder

            • No começo é realmente muito complicado, trabalhamos muito e as visitas não chegam, mas com o passar do tempo vamos adquirindo experiência e começam a aparecer os visitantes, os comentários etc. Desejo sucesso na sua carreira na blogosfera!

              Responder

              • Valeu matheus pelos seus comentarios construtivos,assim da gosto
                de ler incentivando os outros a progredirem.

                Obrigado.

                Responder

    • Com toda certeza o mercado de games está em alta a muitos anos. E não vai ser diferente agora. Mas esse nicho é altamente competitivo e tem a concorrência dos Vlogs também.
      Difícil é achar um diferencial que destaque o seu trabalho.

      Responder

  18. Olá, Marcos!

    E o que você acha do tema livre de espiritualidade, ou seja, sem qualquer conotação religiosa institucional?

    Descobri o seu blog hoje e gostei muito. Parabéns pelo excelente conteúdo!

    Abraço.

    Responder

    • Souza,

      Esses sempre são assuntos muito procurados, pois há muita gente que não se apega a uma única religião ou grupo. Pode ser uma boa alternativa de tema, se for bem trabalhado o conteúdo.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.