Blogueiros precisam assistir mais Televisão

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

A televisão ainda é a grande influenciadora de outras mídias, inclusive a internet. Boa parte das pessoas que navegam, interagem nas redes sociais e fazem buscas no Google, têm o conteúdo da TV como motivador principal. É o que podemos ver em dados divulgados pelo Facebook e Google na retrospectiva de 2012. Se você quer conseguir mais público para seu blog, então fique ligado na programação da TV (principalmente a TV aberta).

Nós blogueiros estamos acostumados a buscar praticamente tudo o que precisamos na internet, e muitos passam menos tempo vendo a programação da TV, que acaba perdendo importância. Mas este não é o modelo e o comportamento da maioria das pessoas no Brasil.

Muita gente reproduz o que passa na televisão como pauta para o que vão procurar e compartilhar. Isso ficou evidente na divulgação que o Facebook e o Google fizeram sobre os assuntos mais compartilhados e buscados nesses serviços ao longo de 2012. O mesmo acontece em anos anteriores e não mostra tendência de mudança no comportamento das pessoas.

Como vemos na imagem acima, dos 10 assuntos mais pesquisados em 2012 no Google Brasil estão 3 temas relacionados a programas de TV. O mesmo aconteceu no Facebook para os assuntos mais compartilhados e comentados na rede social.

Além da reprodução do que as pessoas mais assistiram, alguns assuntos tomam proporções maiores quando são repercutidos na TV, ampliando assim ainda mais o interesse das pessoas em pesquisar e falar sobre o tema.

Há casos curiosos como o que relatou e documentou em vídeo o Jonny Ken (criador do Migre.me). Ele fez uma gravação da tela do Twitter com uma busca no momento da abertura da novela “Avenida Brasil”. Centenas de pessoas tuitavam a expressão “oi oi oi” e semelhante na hora em que a novela começava a passar na TV.

http://www.youtube.com/watch?v=_JNC0j5KsIA

Perceba a velocidade das atualizações.

É claro que as pessoas comentavam e debatiam sobre a novela ao mesmo tempo em que assistiam. Isso acontece com futebol, filmes, reality show e até com matérias jornalísticas. O que as pessoas assistem, elas querem aprofundar, debater e compartilhar em suas redes sociais e, se for o caso, ler e ver mais procurando no Google.

O Blogueiro ganha visitas com isso se souber explorar esse potencial do conteúdo televisivo e as possíveis buscas e interações que as pessoas farão. A isso chamamos de “hype”.

Esse tipo de comportamento fica evidente quando cruzamos os dados também com a época do ano em que foram mais pesquisados ou compartilhados. Isso acontece com o “Carnaval” ou com jogos de futebol, especialmente de alguns times específicos.

Entender esse movimento das pessoas na internet pode ajudar você a produzir conteúdo e aproveitar melhor as visitas que isso pode gerar, principalmente para blogs de nichos específicos. Seu blog nem precisa ser sobre TV ou semelhante.

Um exemplo disso seria para blogs sobre “cuidados com animais”. O Fantástico da TV Globo noticiou algo sobre maus tratos com animais em pet shop. Essa informação pode gerar conteúdo voltado para proteção dos animais e semelhantes. Do mesmo modo que, outro exemplo, durante as eleições presidenciais de 2010 falou-se muito sobre “aborto” e esse tema foi amplamente debatido e comentado nas redes sociais.

Sabendo o que estamos procurando e o que é de interesse de nossos leitores, podemos produzir informações que vão atrair mais visitas, sem perder o foco. Separar um tempo para saber o que está passando na TV e o que as pessoas estão falando sobre aquilo pode ajudar você a produzir mais conteúdo e fidelizar ainda mais seu público alvo.

Para ver os outros assuntos mais pesquisados e compartilhados no Google e no Facebook, acesse as páginas de retrospectivas desses serviços:

É simples e pode ser que sua inspiração esteja passando na TV agora.

.

17 Comentários

  1. Olá Marcos,

    Tenho que confessar que quando entrava o intervalo em avenida brasil, corria para o twitter para ver o que as pessoas estavam comentando e também debater sobre o assunto.
    Sem dúvida o blogueiro deve saber qual é o “assunto do momento”, ficar por dentro do que está em alta na mídia e com certeza isto o ajudará a criar conteúdos que certamente interessarão mais o público.

    Parabéns pelo post. Abraços

    Responder

  2. Era isso que tava faltando no Ferramentas Blog falar da Tv. Acho que a televisão é a melhor coisa do Mundo. Por mais que tenhamos novas tecnologias, a internet, entre outros aparelhos a televisão não deve ser excluída de jeito nenhum. É sim algo onde podemos tirar proveito para criar ou pensar em fazer novos artigos. Excelente mesmo. Abraço aos visitantes do post. Rafael, do Futebol Extensivo.

    Responder

  3. Para o mundo capitalista da coisa, a TV, bem como o Rádio também (e hoje em dia o CINEMA) tem influencia direta na web, até porque a TV é mais antiga que a internet e menos antiga que o rádio. Mas se parar pra ver o cinema ente os jovens (pois nós blogueiros também fazemos conteúdo para jovens) estão bem ativos em filmes no cinema e até na TV. Então coisas como ‘O Hobbit’ ou ‘Crepúsculo’ se bem planejadas em blogs pode render bons cliks.
    Não vejo TV a uns bons 4 anos de minha vida, mas ainda tento ver os criativos comerciais que passam e tento ficar ativo nos sites dos canais pra não perder muito. Gostei do ponto de vista.

    Responder

  4. Olá Marcos,
    Noto que o grande sucesso do Facebook aqui no Brasil veio devido ao fato dele aparecer em diversos canais de televisão. Não foi a toa que as pessoas migraram do Orkut para o Facebook. Certamente a mídia ajudou muito!

    Responder

  5. Não,muito obrigado Marcos.Tenho nojo de tv aberta que só sabe manipular as massas com programas fúteis como bbb,fazenda e novelas,salvo rarissimas excessões.O jornalismo nem se fala de tão manipulador que é.Principalmente a globo.Até tv fechada ja estou largando de mão também.Para fazer um blog que preste ninguem precisa buscar conteúdo na tv,só se for blogs futeis que falam de novela e reality shows.Esses blogs não fazem falta nenhuma para a blogosfera.Alguem disse aí que a tv é a melhor coisa do mundo????Melhor para quem????????

    Responder

  6. De fato, a mídia televisiva é uma grande aliada no mundo dos blogs. Comerciais, novelas, notícias ou outros programas diversos são os canais que fazem a ponte de comunicação Google > Seu blog. Artigo bem pensado para os que ainda não tinham se dado conta disso, evidentemente não é meu caso, mas creio que pode passar despercebido por muitos.

    Responder

  7. A tv tem coisa boa e coisa ruim, cabe a nós saber filtrar isso, claro que programas como BBB e novelas são realmente inúteis, mas devemos sabe usar isso para conseguir visitas para nosso blog.

    Responder

  8. O difícil é você criar um conteúdo duradouro que permaneça após os final dos programas de TV.

    Por exemplo, este caso foi analisado a novela Brasil, porém, quem tem um Blog sobre Novela Brasil hoje está desesperado, pois a audiência já era.

    É ruim criar um blog passageiro, você derrama suor para indexar no Google e depois de uns 8 meses simplesmente ele morrerá!

    Só se a pessoa criar uma estratégia que faça o blog continuar sendo visitado e futuramente ser uma “aposentadoria” para o Blogueiro.

    Caso contrário, deverá ser levado como site de notícias, nunca terá uma hora pra descansar.

    Responder

    • Leonardo,

      O que citei como exemplo não foi para se criar blogs de nicho relacionados a programas específicos que passam na TV. Mas sim sobre certos conteúdos da TV ou usar alguns elementos que estão em alta na TV para criar conteúdo que possa aprofundar o que as pessoas estão assistindo.
      O melhor exemplo é uma reportagem ou matéria relacionada ao tema do seu Blog.

      Responder

  9. A menos que você queira produzir conteúdo de baixa qualidade simplesmente para aumentar suas renda e visibilidade, digo o contrário: passe longe da tevê aberta. Esta é o oposto de tudo o que a internet é capaz de proporcionar e tem por base. Mas como eu disse, se você quiser perder credibilidade daqueles que realmente tem relevância na web em detrimento de mais visitas, a escolha é sua. Mas a qualidade, fique ciente, das visitas vai ser muito baixa.

    De qualquer forma, o artigo do Marcos é válido, afinal alguém também precisa falar dessa possibilidade.

    Abraços.

    Responder

    • Ivan,

      Tenho que discordar de você.
      Inclusive, no artigo mesmo cito exemplo. Não quer dizer que “passou na TV, é ruim”. Há muita coisa que a TV irá produzir, como reportagens e matérias relevantes, e que você pode aprofundar em seu blog, adicionando mais informação e atraindo o público que viu aquilo na TV e agora quer ler mais.

      As vezes será algo de pouca informação e as pessoas vão querer saber mais. E você pode oferecer mais.
      A questão da TV é que ela ainda determina o comportamento de pesquisa e compartilhamento das pessoas na Internet. Se algumas vezes você usar os mesmos temas relacionados ao que as pessoas viram, você sempre terá assunto e público para seu blog.

      Também discordo que a visita será de baixa qualidade. Se a pessoa está interessada em um assunto “X” que viu na TV e você trata aprofundando sobre ele na seu Blog. Aquele público é mais fácil de ser fidelizado para continuar lendo seu Blog.

      Responder

  10. Pingback: O que seu Blog tem a ver com o "Medida Certa" do Ronaldo Fenômeno? - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  11. Eu trabalho em frente a tv, e realmente é uma fonte inesgostavel de conteudo pra gente explorar pelo menos no Facebook, twitter e outras mais, muito bom o post, parabens!!

    Responder

  12. Interessante mas o assunto do meu blog principal não e muito falado na TV por isso eu prefiro a internet mesmo mas eu tenho outro blog que eu falo sobre qualquer coisa então a dica pode ser util

    Responder

  13. Ótima dica Marcos, mais uma vez indicando formulas e ferramentas essenciais a qualquer blogueiro e vamos ficar de olho na TV…

    Feliz ano novo a todos e mais sucesso em 2013.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.