Botoes de Compartilhamento do Blogger estão sumindo: veja como resolver

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

novo-blogger-share_buttonsO Blogger criou modelos de de botões para compartilhamento do conteúdo do seu blog em redes sociais. Foi uma das muitas novidades de 2010 e é uma ótima e indispensável ferramenta para adicionar em seu blog. Mas de uns dias pra cá, várias pessoas notaram que esses botões sumiram do layout. Veja algumas possíveis soluções.

Se você não usou e não conhece os botões de compartilhamento padrão do Blogger, recomendo que leia:

  • Novos botões de compartilhamento do Blogger Blogspot Share-button Blogger

Acontece que algumas pessoas estão relatando que tais botões sumiram dos templates, mesmo sem terem feito nenhum tipo de alteração. Eu meus blogs de teste, dois aconteceram isso e vou mostrar a solução que encontrei.

Passo 1. Verificar se tudo está ativado

As vezes, por descuido, podemos desmarcar algumas funções. Verifique se o gadget “Botões de Compartilhamento” está mesmo devidamente ativado. Para isso abra o painel do Blogger, clique no menu “Design” ~> “Elementos da página”.

Procure pelo link “Editar” que está no “Postagens no Blog”, como ilustra a imagem abaixo.

editar-postagens-no-blog

Na janela que abrir, procure pela opção “Mostrar Botões de compartilhamento” e veja se está devidamente marcada.

botoes-compartilhamento-blogger-ativa

Salve e veja se voltou a funcionar. Se não deu totalmente certo, então passe para o passo seguinte.

Passo 2. Inserir nova linha de código CSS

Essa solução foi descoberta pelo JMiur do Vagabundia, que publicou o seguinte tutorial: Si perdieron los botones de compartir de Blogger… (em espanhol).

Brilhantemente simples, funciona em todo e qualquer caso, desde que os botões estejam ativos, como expliquei no Passo 1.

Abra o painel do painel do Blogger, vá ao menu “Design” ~> “Editar HTML” e clique na opção “Expandir modelos de widgets” para ver todo o código fonte do seu template.

Procure pela linha “]]></b:skin>” e imediatamente ANTES dela, cole o seguinte trecho de CSS:

.share-button {display: inline-block;}

Salve o modelo e veja se os botões estão novamente ativos e visíveis.

Não sabemos o que causou o problemas, mas pode ter sido durante o período em que o Blogger apresentou erros para edição dos templates (Erro no Blogger: Problemas para editar HTML e modificar Templates). Foi depois a solução disso é que começaram os relatos sobre o sumiço dos botões.

Outras dicas para Blogger:

.

49 Comentários

  1. O meu nunca apareceu, e mesmo depois de testar essa dica continua aparecendo.
    Assim como os backlinks também nunca apareceram, não importa o que eu faça.

    Desisti. Coloquei os botões de twitter e facebook lá no começo do post, à marra na mão mesmo e dane-se… Fazer o quê.

    Responder

    • @Milena,
      Pode ser por conta do modelo de template que você usa. As vezes o criador do template retirou alguns códigos e para usar algumas coisas vc terá de readicionar eles.

      Responder

      • Oi Marcos

        Imaginei que fosse isso mesmo. Dependendo do template, o sistema de comentários muda, tudo muda.

        Eu personalizei o template graficamente, a partir de um modelo que me dava a base que eu queria (tipo de aba para as páginas, etc). Mas não tenho conhecimento suficiente para detectar o que falta no código e alterá-lo, sem a ajuda de um tutorial.

        Como o meu caso é bem específico, creio que não tenha muito jeito. rs

        Obrigada pela resposta.

        Responder

  2. olha um dia desses eu tirei, só que desisti, quando coloquei de volta não apareceu no devido lugar, no meu caso aparecia em cima dos outros gadgets ao lado,(de um dos meus blog’s), mas no final eu tirei,gostei do seu artigo,vou bloggar direto.

    Responder

  3. O meu desapareceu segunda feira, e a navbar voltou (transparente, mas voltou).

    Já tentei diversas vezes o primeiro passo e nada aconteceu!
    E o segundo eu não consigo, porque não está salvando o html. E olha que estou tentando desde 8 horas!

    E assim como a Milena, meus backlinks nunca aparecem! Já tentei diversas vezes, mas nada. Desde que criei o meu blog, junho de 2008, eles nunca apareceram!

    Responder

  4. Você é sensacional!
    Deu certo.

    E a propósito, por que não nos ensina uma forma de destacar os comentários do autor do Blog?

    Responder

  5. Olá!

    Muito obrigada!!! Foi a única dica que fez de fato funcionar e aparecer todos os botões.
    Estou realmente muito agradecida!
    Parabéns!

    Responder

  6. Até q enfim consegui resolver p problema com esses botões,que não apareciam em meu blog.Tenho muito medo de mexer no HTML e fazer tudo errado,então simplesmente cliquei em reverter modelos de widget para o padrão, Deu certo.Boa noite.

    Responder

  7. Olá!

    Meu caso é um pouco diferente, os botões aparecem para configurar, porém após marcados para aparecerem, não aparecem no corpo blog (dentro do campo “postagem do blog” opção configurar. Fiz a segunda opção seugerida no post e continua não aparecendo.

    grato

    Responder

  8. enlouqueci hj quando fui compartilhar no meu face e nao encontrei os botoes de compartilhamento, dai fui pra net pesquisar e encontrei vc, com suas dicas consegui voltar eles, parabens pelo site, passo sempre por aqui, nos ajuda muito mesmo, continue compartilhando conosco o que sabe!

    Responder

  9. Com o novo estilo do blogger onde expandir modelo de widgets não aparece mais, não consigo colocar o código porque não sei qual deles devo expandir. Você pode me ajudar pois os botões de compartilhamento não aparecem. Grata

    Responder

  10. Olá! obrigada pela ajuda, mas comigo não funcionou 🙁 mas vim aqui dividir o que resolveu o meu problema, mesmo depois detentar muita coisa e certificar que estava tudo marcadinho e nada resolvia, fui ate editar html e fui em Reverter Modelos de Widget para o padrão,fiz isso sem imaginar que daria certo, e deu! fiquei super feliz.

    Responder

  11. Oi, Milena/Marcos.
    Acho que acabei de “matar a charada”.
    (Meio comprido o comentário, mas ao menos explica direitinho rss)

    Percebia que os botões continuavam lá lindos no IE 8 (que está aqui no meu note porque veio com o Win7 rss).
    Fui investigar se havia incompatibilidade no código CSS que formata os botões – o que seria bizarro, após atualização do navegador… Não era.
    De qualquer maneira, tentei essa sugestão do FerramentasBlog. Não funcionou, assim como com você.

    Finalmente, boiando na web, achei a causa do “bug”:
    O AdBlock Plus está identificando os botões como propaganda e bloqueando-os ¬¬

    Caso tenha esse plugin no Firefox, ou algum outro bloqueador de popup, desabilite (ou melhor, acrescente exceção para o seu blog) e atualize a página só para testar. Aqui funcionou magicamente 😀

    Que droga, não? Isso quer dizer que há uma probabilidade razoável de todo usuário que tiver esse plugin (ou semelhante bloqueador de propagandas) ativo no navegador simplesmente não ver os botões.

    PS1 [Milena]: se você quiser, enquanto não é contornada a questão, usar especificamente o AdBlock sem perder os botões em vários outros sites, vá nas opções de filtro, aba inscrições de filtro, e desabilite o filtro “Fanboy’s Social Blocking List” (É, filtro feito com a intenção de bloquear exatamente esses botões. Até o título é troll kkk).
    Eu fiz isso. Gosto do AdBlock, mas também de positivar bom conteúdo (como os deste blog 😉

    PS2 [Marcos]: aqui no FerramentasBlog também não estavam aparecendo os botões:
    Tweet / G+1 / Pinterest / Curtir/Compartilhar.
    Tampouco não estava deixando fazer login com o Google+ pra poder comentar aqui (e estavam indisponíveis os botões para logar no twitter/Facebook)
    Passaram a aparecer depois que fiz isso aí.

    Créditos:
    http://en.forums.wordpress.com/topic/sharing-buttons-disappeared-2

    Reportei o bug ao AdBlock. Disponível aqui:
    https://reports.adblockplus.org/129a7eb6-09e6-4205-96e2-8753542edb86

    Responder

  12. Olá, alguém tem mais alguma novidade tecnologica para resolver esse problema? Só porque o provedor é gratuito, não tenho obrigação de resolver. O problema é do Blogger.

    Responder

  13. Usei um template personalizaDO E NAO APARECIA a opção de compartilhar! E como criei uma pagina no faceboook nao tava legal de compartilhar os post so com a copia do link da postagem mas graça a tua ajuda finalmente consegui! obrigado.

    Responder

  14. eu estou tendo esse problema somente no Google Chrome, eu coloquei esse código .share-button {display: inline-block;} fui editar modelo e colei, mas os botões não aparecem, só gostei porque pelo menos a Navbar que estava desaparecida apareceu novamente, mesmo assim obrigado e vou continuar tentando.

    Responder

  15. tentei todas suas dicas mais nada ,no meu caso na versão para celular aparece os botoes ,eles sumiram no pc e eu não uso os modelos fornecidos no blogger spot eu baixei um template ,não encontrei solução ou reposta do porque sumiu se me ajudar obrigado descobri que isso acontece apenas com o chromer com outro navegador ta ok obrigado se me ajudar agradeço

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.