CDN – O que é e seus benefícios para o seu blog

Para ganhar dinheiro com o blog, ou melhor, para começar à ganhar mais visitas com o seu blog, é primeiramente necessário que se tenha um blog muito rápido e eficiente para carregar, de forma que seus visitantes não precisem aguardar muito para ver um simples post, por exemplo. Existem várias formas de promover esta aceleração no seu blog, e uma delas é a contratação de uma CDN, que constitui-se basicamente de uma rede de servidores espalhados pelo mundo com a única função de fornecer o mais rápido acesso ao conteúdo estático do seu blog, geralmente usando-se do servidor mais perto do usuário no momento do acesso, no caso.

Conheça as vantagens de uma CDN para o seu blog!

Conheça as vantagens de uma CDN para o seu blog!

Para quem usa Blogger, geralmente não há tanta preocupação com o uso de uma CDN, visto que o próprio Picasa, por usar a estrutura dedicada do Google, funciona sob um esquema de CDN considerado muito eficiente por especialistas na área, embora seja limitado para algumas imagens. Já para quem usa WordPress, é normal a contratação de uma rede de CDN própria, algumas vezes oferecida pela própria hospedagem do blog e geralmente associada ao uso de algum plugin para sincronização dos arquivos entre os servidores.

Uma lista bem específica dos benefícios que uma rede de CDN podem trazer para o seu blog é:

  • Carregamento mais rápido do seu blog – Provocado pela localização geográfica do servidor, que se aproxima ao máximo de onde o visitante está.
  • Menos possibilidade do seu blog ficar desconfigurado – Causado pela rede de servidores. Que, por ser distribuída globalmente, geralmente tem uptime de 100%, visto que, caso um servidor fique fora do ar, o outro assume, e assim progressivamente.
  • Redução do uso do servidor do seu blog – Ou seja, o blog fica apto à receber mais visitas por não precisar processar as requisições relativas ao conteúdo estático do seu blog.
  • Aumento da tolerância do blog à picos de tráfego – Proveniente da redução do uso do servidor do blog, o blog como um todo fica apto à receber muito mais visitas simultâneas de modo prático e rápido.

Uma CDN muito interessante para o seu blog é a apresentada à seguir:

  • CDNFácil – Uma CDN para o seu blog

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.