Chamando seu visitante/leitor à ação

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

take-acao-blog-agir É preciso ter interação com seus leitores e visitantes de forma constante, que ultrapasse apenas oferecer conteúdo ou ter um layout com boa navegabilidade. Essa interação passa necessariamente pela provocação de, ao longo do texto e de seus espaços chamar constantemente seu visitante à agir dentre de suas páginas. Essa chamada de ação é o que leva as pessoas a comentarem mais, continuarem lendo os textos e se interessarem por outros, bem como conseguir mais seguidores, assinantes de Feeds… Provoque seus visitantes.

 

Esse é um artigo bem simples e objetivo, onde queremos destacar justamente a necessidade de uma interação, de formular maneiras de manter o seu visitante/leitor interessado em seu conteúdo e, mais ainda, que se sinta parte dele. A forma como se escreve um artigo, o layout e a qualidade do seu trabalho são importantes para a fidelização dos leitores.

 

Ouro fator significativo é o quanto as pessoas se sentem a vontade em participar de seus debates ou mesmo de voltar para ler sempre suas atualizações e até de divulgar seus textos.

 

Ação direta.

Convite, sempre que possível seu visitante a tomar ações diretas, que envolvam a opinião dele, por exemplo, deixando comentários em seus artigos ou participando de comunidades/fóruns que podem ampliar o debate de certos assuntos ou temas. Seu blog pode ser um espaço privilegiado de interação e liberdade para que os visitantes complementem seu trabalho.

 

O mais importante em toda forma de chamada para a ação direta é ser claro em seus objetivos. Dizer de forma direta que seu blog tem Feed e está sempre sendo atualizado, convidando o leitor a assinar esse serviço que é gratuito; oferecer serviços de Newsletter e dar destaque ao formulário de contato; Convidar e provocar o leitor a deixar comentários e opinião nos artigos – tudo isso é uma forma direta de interação do leitor com o seu blog.

 

Ação indireta.

De forma indireta as pessoas podem interagir com seu blog quando fora dele, especialmente nas redes-sociais como o Twitter. Nesses espaços você é o agente de seu blog e as pessoas vão interagir com você. Ao provocar conversas, divulgar seus links, participar de outros papos e divulgar links de terceiros, você automaticamente está criando uma rede de relações com essas pessoas que conhecem o seu trabalho.

 

Isso também passa pelas sua forma de interagir com outros blogs e fazer parcerias, como citamos e ensinamos nesse vídeo: “Como fazer Parcerias eficientes para seu Blog [Vídeo]”. Uma forma de provocar ação indireta de outros blogs e conseguir que seus textos e links sejam citados é começar você mesmo a fazer. Este comportamento chama a atenção de quem é citado/linkado e o fará interessar-se pelo que você faz, e as redes de interação começam a se ampliar: surgem novos parceiros.

 

Concluindo.

Um blog, o seu blog, tem que ser espaço de interação e relação entre você e seus visitantes, mas também entre eles. A qualidade de seu trabalho precisa ser reconhecida pelos seus parceiros para conseguir melhor divulgação, links espontâneos e parcerias relevantes. Ampliar o alcance de suas páginas é evitar que seu blog seja esquecido ou perca motivação, perca objetivos.

.

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.