Coisas que o seu blog NÃO precisa ter e as vantagens em removê-las

Existe uma infinidade de widgets, scripts e coisas inúteis (às vezes, podendo incluir até posts antigos demais) que em vez de acrescentar conteúdo e relevância ao blog acabam por promover justamente o contrário: Número menor de visitas, indicações e, sobretudo, problemas relacionados à indexação do blog em mecanismos de busca como o Google, por exemplo. Neste meu primeiro post exclusivo para o [ Ferramentas Blog ], apresentarei algumas dessas coisas que acabam por fazer com que o seu blog perca relevância frente à toda a internet.

Quem vai no seu blog vai para ler exclusivamente o seu conteúdo. Ou seja, widgets como os citados abaixo acabam por mais incomodar do que o contrário:

  • Previsão do tempo – Eis aqui um widget que não é muito dificil de ser encontrado nos blogs que estão iniciando: A previsão do tempo é tratada pelo blogueiro como algo extremamente necessário para informar o visitante sobre dados como chuva, temperatura e afins. O problema é: Na maioria esmagadora dos casos, este widget torna-se irrelevante frente ao nicho do blog, ou seja, se o seu blog fala sobre biologia, torna-se completamente desnecessário apresentar informações sobre se vai chover ou não em São Paulo (ou mesmo na cidade no qual o visitante está, caso o widget ofereça esta opção), por exemplo.
  • RSS – Quem visita o seu blog vai para ver o SEU conteúdo. Com isso, a menos que os blogs citados sejam seu parceiros (sendo que até para isso é recomendado apenas um link ou banner), as notícias RSS na sua sidebar causam uma única coisa: Mais lentidão no acesso ao seu blog.
  • Perfil do autor – Este widget, quando presente na sidebar, acaba por em algumas vezes chamar mais a atenção do que o próprio post. Isso porquê seu posicionamento acaba por dar demasiado destaque ao autor. Para contornar este problema, indico o uso deste widget postado aqui no Ferramentas Blog, disponível para as duas maiores plataformas de blogs da internet:
  • Enquete – Geralmente, quem tem real interesse em votar  em uma enquete no seu blog o faz através de um post com a pesquisa, e não pela sidebar. Isso acontece pois todo e qualquer blog ou site hoje disponível na internet costuma receber muitos “paraquedistas”, que nada sabem à respeito do blog ou do seu conteúdo e por isso raramente votam em uma enquete disponível no blog (sendo que quando votam dificilmente dão uma opinião válida e verdadeira frente aos leitores mais antigos do blog), tornando desnecessário o uso deste widget.
  • Vídeos – Não é que não é recomendado colocar vídeos no blog. Mas há casos no qual são colocados vídeos completamente irrelevantes ao nicho do blog, já vi até casos (não vou revelar endereços) no qual são colocados vídeos de músicas completamente estranhos ao conteúdo do blog, apenas por preferência do administrador do blog, algo que acaba completamente com a reputação de qualquer blog, claro.
  • Player de música – Acredite, ninguém vai visitar seu blog para escutar uma música, à menos que o seu blog seja exclusivamente sobre isso. Mas tudo pode piorar, como sempre, caso o seu blog acabe por ter música em auto-play.
  • Chat – Quem quer interagir realmente ou compartilha no Facebook, comenta no Twitter, posta um comentário ou envia uma mensagem através do formulário de contato. Com isso, chat, seja o integrado ou widgets relativos à MSN/GTalk/Skype/ICQ tornam-se irrelevantes para o seu blog, em qualquer situação.
  • Classificação de Futebol – O seu blog fala sobre ciências químicas e afins. Mas pelo fato do administrador do blog ser do Corinthians (é só um exemplo, não tenho nenhuma relação explícita com o futebol) ele acha interessante colocar no blog a classificação do seu time frente aos outros no Brasileirão. Caso no qual um usuário como eu, por exemplo, já não teria a necessidade de ver.
  • Widget de tweets do Twitter – Jamais encontrei uma utilidade plausível para a presença deste widget em blogs e sites. Uma vez que imagine a seguinte situação: Seu post já tem (se não tem, coloque imediatamente, nem que seja no rodapé do mesmo!) referências para que o usuário siga a conta do seu blog (de preferência) no Twitter. A sua sidebar também (caso você tenha algum widget como o de contagem de seguidores no Twitter ou mesmo um banner para acesso). Com isso, torna-se desnecessário a presença de um widget exibindo seus últimos tweets no seu blog (visto que, novamente, paraquedistas dificilmente terão interesse em sua conta do Twitter assim tão rapidamente).
  • Widget de últimos posts do Facebook – A mesma coisa do caso acima, só que neste caso há uma salvação: Exibir apenas os fãs da página, visto que isto sim, costuma chamar bastante atenção e geralmente tem um retorno agradável.
  • Widgets relativos à mapas ou lista de visitantes online – Alguns blogs costumam insistir em ter mapa com os visitantes online e outros dados não tão…relevantes. Para ter uma função semelhante, e mais poderosa, use alguma ferramenta especializada, como o Google Analytics, por exemplo.

Notóriamente, torna-se óbvio o fato de que que existem inúmeras outras coisas que apenas ajudam à tornar desprazerosa a visita do usuário ao seu blog, um exemplo prático além desses todos (e que não se enquadra necessariamente como widget) é a presença de inúmeros scripts de estatísticas no blog (como Google Analytics, Woopra, Clicky, SiteMeter e outra meia dúzia de serviços), que em vez de ajudar apenas facilitam a possibilidade de deixar o blog mais lento e inacessível aos visitantes.

E você, tem mais alguma idéia do que você NÃO acha necessário em um blog? Deixe sua opinião nos comentários!

69 Comentários

    • Sim. Mas desde que seja discreto e não seja necessariamente um mapa com os usuários online (que o próprio Whos.amung.us oferece), que acaba por chamar mais atenção do que o próprio conteúdo do blog. 🙂

      Responder

  1. Fernando Muito boa a colocação.

    Existe inúmeras bobagens que o pessoal coloca nos blogs, que fazem ficar com a aparência de imaturo, em alguns casos o conteúdo é muito bom, mas a organização do layout deixa a desejar e fazendo com que os leitores nem se quer aproveite o conteúdo principal do blog.

    Responder

  2. Concordo com tudo o que foi dito no post. Um blog deve ser um local: acessível (rápido de carregar), aprazível (esteticamente agradável) e útil (o oposto de hype). Enchê-lo de bugigangas só denota amadorismo e causa descontentamento em quem o visita.

    Parabéns pelo artigo e por ser colunista deste ótimo blog. Apenas cuide para que alguns pequenos deslizes gramaticais não se tornem frequentes.

    Responder

  3. Ótimo post; retirei dos meus blogs também os widgets de “posts relacionados” e semelhantes, pois não tem aumentado em nada o número de ‘pageviews’, e coisas duplicadas (tipo categorias e páginas).
    Valeu!

    [p.s. corrigir ‘encomodar’ no início do artigo -> Incomodar; e tira o acento em ‘à menos que’]

    Responder

  4. Percebi isso ao longo do desenvolvimento do meu blog pessoal. Usei uma das ferramentas na internet para verificar o tempo de carregamento das páginas, tamanho, quantidade de scripts e outros códigos.

    Mesmo sem muitos widgets, minha página carregava por completo em 35 segundos. Fiquei surpreso. Um slide muito bonito na home do blog deixava tudo mais lento.

    Fiz um comparativo com o FB, que para mim é referência: http://gtmetrix.com/compare/elIBstm4/4PlyTWSG

    Bem vindo Fernando, excelente post.

    Abraço!

    Responder

  5. Artigo muito interessante!

    Na minha opinião a época em que os widgets estavam na moda e quantos mais os blogs tivessem melhor era blog, essa época já passou.

    Agora o minimalismo e a simplicidade reinam e com toda a justiça, na minha opinião.

    Responder

    • Yure,

      Se o contador estiver num local discreto, como no rodapé do blog, não há problema. A questão são aqueles contadores cheios de coisas ou que ficam flutuando pela pela. tem uns que são grandes como banners, com mapas e coisas piscando. Aquilo é horrível.
      Também é importante que o contador não seja algo negativo pro seu blog. Se fica exibindo que tem pouca gente online, pode ser ruim. É bom colocar isso depois que seu blog já tem um número significativo e consistente de visitantes online.

      Responder

  6. Ainda Bem que não uso nenhum deste widget e provavelmente nunca usarei.
    Muitas vezes temos que nos colocar nos leitores e paraquedistas que visitam o blog,por isso que o blog tem que ser leve e fácil para navegar.
    Abraço!

    Responder

  7. Seja bem vindo Fernando.
    Uma das coisas que me faz fechar um blog é ter player de músicas com auto-play. O único motivo para ter algo assim é se o blog falar sobre música.
    É muito comum blogueiros iniciantes cometerem o erro de colocar vários widgets desnecessários. Também fazia isso quando estava no começo.
    Ótimo post para quem está começando ou está querendo melhorar seu blog.

    Responder

  8. Apenas discordo do chat. Tenho um em meu site e esse é um grande bônus em relação a outros sites concorrentes. Ele é organizado, as pessoas se respeitam e ele é o responsável por boa parte das visitas à minha página.
    Os visitantes, além de lerem as postagens, acessam o meu blog também para debaterem sobre o assunto no chat.

    Portanto, não vejo porque tirá-lo…

    No mais, gostei da postagem… Parabéns Fernando! (meu xará, rsrs)

    Abs,
    Fernando Monteiro

    Responder

  9. Player de música automático é a pior coisa que existe na internet ! Tem coisas ruins, coisas muito ruins e o player de música, por mais bondosa que seja a intenção do autor do blog, isso nunca é legal ! Outra coisa que é realmente chata são gifs na barra lateral e__e , deixam a página extremamente demora para carregar fora que destroem o visual de qualquer blog e__e , divulgação de blogs também não é legal :S , a não ser que esteja tudo beeem organizado, com banners do mesmo tamanho e tals, mas se for só um monte de banner espalhado pela sidebar é uó :S .

    Enfim, adorei seu post Marcos ! Como sempre por demais explicativo *-* .

    Beijão

    Responder

    • Player de músicas automáticos são horríveis mesmo, mas dá para nós pararmos a música. Funfo preto com fontes coloridas são piores ainda, pois não existe a possibilidade de nós mudarmos.

      × Não é post do Marcos.

      Excelente artigo. Continue assim.

      Responder

      • Felipe,
        Agora estamos montando uma equipe de blogueiros de alto nível para me ajudar nas atualizações e oferecer outras visões sobre a blogosfera e recursos. Contamos agora com o Fernando e o Claudio. Vão enriquecer o blog e ajudar vocês tb.
        Espero que goste do que virá.

        Responder

        • Excelente! Espero que você possam crescer cada vez mais e ter bastante sucesso, além de ajudar todos os blogueiros.

          Parabéns, Marcos.

          Responder

  10. Desses todos ai, eu tenho uma enquete na sidebar. Vou tirar já já. Mas do Feedjit Online eu não abro mão, não. Vou manter. Acho o Google Analytics muito confuso, e ele não fornece informações em tempo real. Excelente post.

    Responder

  11. Oi Fernando,
    tenho um blog que criei pra mostrar minhas artes, e não entendo muito de informática por isso sempre venho aquí ler algumas dicas que vcs tão carinhosamente nos passa por isso quero te dar as boas vindas e dizer que gostei do seu jeito de escrever, bem claro e simples, parabéns!
    Lola

    Responder

  12. Bem vindo fernanado! O assunto é com certeza importante, é so observar blogs grandes que vereos que ninguem usa esse monte de porcaria, nao entendo por que as pessoas inistema em usar essas coisas inuteis.

    Responder

  13. Essas coisas são bem ano 2001, quando essa moda de blogs começou.

    Naquela época os blogs eram cheios de firulas como essas em gifs animados.

    Hoje em dia os gifs animados sumiram mas… essa firulas continuam. LOL.

    Responder

  14. Achei interessante o post, não sou blogueiro, mas quase fui hahaha. Anyway, venho falar como leitor de blogs. Mesmo lendo a maioria de sites via feed, acho meio pertinente ter que lhe dar com esse Widget flutuante com os botões para redes sociais quando eu visito os mesmos. Acho que se for interessante compartilhar o post, eu vou atrás dos botões necessários, e não eles correrem atrás de mim, hahahaha. Mas isso é a minha opnião de m*rda. Parabéns pelo blog e pelo novo escritor, o Fernando.

    Responder

    • 🙂
      Devo confessar que também não sou fá dessas caixinhas flutuantes, com os botões para “curtir” e “tuitar”. Elas distraem muito e, em algumas ocasiões, chegam a ser irritantes.

      Responder

  15. Nossa, ótimas dicas, Marcos! Muita coisa eu não sabia, mesmo não usando.
    Queria perguntar se, tipo, eu coloquei para assinar o RSS na sidebar. Sabe a caixinha do Newsletter? Então. Queria saber se atrapalha também de alguma forma, ou se devo colocá-la no post.
    Beeijos, e obrigada <3

    Responder

  16. Lari, em relação do RSS, eles quiseram dizer sobre caixas que aparecem o texto e link dos artigos, duplicando eles no RSS. Geralmente tem até um scroll automático, e deixa lento o site.
    Ótimo post, são coisas bem sérias e certas de acontecer com pessoas que estão iniciando, mas minha dúvida é outra. Widgets de redes sociais, tipo facebook, aumentam o tempo de carregamento do site, mas ao mesmo tempo aumenta o engajamento social. Qual a sua opinião sobre isso ?
    Parabéns pelo post, seja bem vindo !

    Responder

  17. Olá, estou de volta.

    Gostaria de saber se as DATAS das postagens são relevantes ou não.

    Notei que neste seu blog não são colocados os dias em que as matérias são lançadas, o que me leva a crer, a princípio, que essa informação não é importante.

    Estou errado?

    Responder

    • Carlos,
      Depende muito do seu tipo de conteúdo. Como aqui eu trato de assuntos em que a data não é relevante para o conteúdo, então tiro. Mas num site de notícias a data é extremamente importante. Depende de cada caso.

      Responder

      • Eu acho que vc deveria colocar as datas de volta.

        Muita gente quando entra num blog pela primeira vez dá uma olhada na data do ultimo post pra checar se o blog vem sendo atualizado ou não.

        Se ela não encontrar a data, provavelmente vai pensar que o blog tá morto e não vai voltar. Existem outras de checar se um blog está ativo ou nao, como ver a data dos comentários, twitter ou feed, mas vc sabe que normalmente as pessoas não são tão inteligentes assim.

        Fora que é uma questão de profissionalismo vc ter o registro visível de quando vc publicou um artigo. Não ter a data passa uma impressão de amadorismo.

        Responder

        • André,

          entendo seu ponto, mas a questão aqui é outra. Por se tratar de um conteúdo atemporal, com tutoriais e dicas para o mundo do blog, muita coisa não “envelhece”, mas se as pessoas verem uma data num tutorial, podem recusar-se a continuar lendo se acharem que o conteúdo é “velho”.
          Como eu disse, usar ou não as datas é questão de estratégia para o conteúdo.

          Responder

          • Os dois pontos de vista estão corretos, na minha ótica.

            A informação sobre a data é importante, porque muitas dicas ficam ultrapassadas com o tempo, a exemplo daquela em que constam os códigos para os botões de curtir do facebook e do twitter. Hoje a inserção desses botões não requer piruetas mirabolantes no html do blog. Se a data da postagem fosse informada, saberíamos, de logo, que a matéria pode estar desatualizada.

            Por outro lado, como falou o Marcos, alguns posts realmente são atemporais.

            Esta postagem, por exemplo, tem conteúdo para a vida inteira.

            Eu mesmo, de vez em quando, passo por aqui para ver o que devo ou não inserir ou manter no blog.

            Responder

  18. Não se pode esquecer também da identificação de palavras nos comentários, no caso do blogspot principalmente. Os leitores já não comentam muito, e se ainda tiver aquela verificação pentelha vão querer comentar menos ainda. O blogspot já consegue identificar os spams dos comentários, então a verificação acaba sendo desnecessária.

    Responder

    • eu também ODEIO as tais letrinhas, ou código de verificação. Sem contar que quase nunca a gente entende de primeira, tem vezes que elas ficam tão agarradas uma na outra que m n r h l vira uma coisa complicada de distinguir. MORTE ao código de verificação 🙂

      Responder

  19. Simplicidade e velocidade andam lado a lado, no meu caso, procuro sempre fazer algo simples.

    Em meu blog, sempre tentei fazer o mais simples possível, o tempo de carregamento dele é de 3.71s (segundo o http://gtmetrix.com/compare/4PlyTWSG/m2zXsGIw/gS1v8ZD5) e no PageSpeed da Google está com 89 de 100 o que, para mim, já é ótimo (https://developers.google.com/pagespeed/#url=http_3A_2F_2Fwww.universotec.com_2F&mobile=false).

    Agora só falta começar a vir visitas do Google, que ainda está meio escasso. Creio que um dia o numero aumente!

    Belo artigo Fernando, mesmo discordando de muitas coisas e, como dizia a máxima, cada caso é um caso.
    Boa sorte!

    Responder

  20. As colocações foram certíssimas Marcos, parabéns!

    Há algum tempo havia colocado alguns dos widgets que você citou e sinceramente não vi nenhum ganho com a presença dos mesmos. Então os removi e agora confirmei minha atitude! Sensacional Marcos, parabéns novamente.

    Abraços

    Responder

  21. Muito obrigado fernando! Parabéns pelo blog!
    No meu blog eu tenho a caixa de ultimos tweets. E como utilizo muito parceria, por se tratar de um blog de humor, preciso de espaço na sidebar para divulgar os banners dos pareciros. Vou tirar esse item e deixar apenas um botão.
    Mas eu tenho uma dúvida:

    O meu menu de páginas, no topo do blog, é feito em flash (através de um site) acha que isso é algo que atrapalha? percebi que ele é a ultima coisa a carregar na página. Existe uma maneira de fazer uma aba de páginas personalizada e bacana para o blogger? Ou melhor, vocês tem um tutorial sobre isso?

    Responder

  22. Eu odeio aquele widget de visitantes online. Porque eu vou querer saber quantas pessoas estão lendo o blog ao mesmo tempo que eu e de que país são? Parece Big Brother.

    Responder

    • Também acho o widget de visitantes online desnecessário. Isso só serviria para alimentar o ego do blogueiro, nada mais.
      Outra coisa que me irrita no blog é aquele passarinho do twitter, que fica seguindo a rolagem da página, parando no ponteiro do mouse. Distrai e atrapalha a leitura.
      Verificação de palavras, então nem se fala! Estão cada vez mais complicadas e difíceis de ler. Há blogs que eu visito sempre, mas fica chato “provar que você não é um robô” a cada blog visitado.
      Ótimo artigo!

      Responder

  23. Haha, eu criei muitos blogs quando mais nova, passei por várias experiências e não cometo mais nenhum desses erros, exceto… O do widget com os últimos tweets.
    Como meu blog é pessoal, não vi problema em meus leitores saberem o que eu estava twittando, mas, depois do seu post, acabei notando que, na maioria das vezes, meus leitores são meus seguidores, então eles já devem estar cansados de “me ler”. lol
    Obrigada pela dica.

    Responder

  24. Olá
    Concordo com quase todos os pontos, embora use alguns widgets citados, como a enquete (que pra mim apresenta bons resultados no conhecimento do gosto do visitante) e de tweets (este já estou descontente e devo livrar-me em breve).
    Algo que acho inútil e tornou-se uma febre é o botão no rodapé da página “Voltar para o topo”, com efeito deslizante. Jamais usei aquilo em blog algum que tenha visitado.

    Responder

  25. Oi Marcos, sou um dos discipulos do site e achei que poderia lhe acrescentar algo contar uma experiencia minha:

    eu uso no meu blog um gadget de tweets mais recentes e quero mostrar que dependendo da função dada ao perfil do twitter isso pode ser útil.

    eu posto artigos sobre sobrevivencia e sempre quis postar noticias, mas não queria mistura-las aos artigos principais do site. então criei uma conta no twitter apenas para indicar notícias de sites de terceiros que sejam relevantes para o conteúdo do meu blog.

    Interessante notar que com o gadget “notícias” que exibe os ultimos tweets (nesse caso ultimas notícias postadas), recebo um feedback maior quanto a esses tweets pelo meu formulário de contato do que pelo twitter.

    acho que isso mostra que dependendo da função dada ao twitter, esse gadget não é necessariamente desnecessário.

    espero que esse relato seja útil, seu blog é realmente uma dádiva para quem busca se aperfeiçoar em blogagem.

    Responder

  26. Oi!
    fiquei curiosa sobre esse post e resolvi dá uma olhada. Mas o meu blog não tem nenhuma das coisas que você citou ai. 😀
    principalmente sobre o perfil do autor, eu nunca gostei de colocar. Quem quiser saber sobre mim irá na página “A Blogueira” não preciso de um perfil.
    Mas quanto a enquete, foi legal saber.
    Bisous :*

    Responder

  27. Depois de tranto trabalho para por alguns gadgets, aí se ouve falar que não é recomendado.
    Para o chat, no meu blog é um em flash do “xat” em vez de widget.

    não sei porque fazem tutoriais para coisas que nem são recomendados parao blog.

    Meu blog ficou mais rápido depois que eu removi o gadget “google friends connect”.

    Responder

  28. Odeio blog com música no acesso e não gosto de digitar as letras de verificação após os comentários, acho extremamente desnecessário. Mas prefiro uma breve apresentação do administrador do blog, única, estampada ao ladinho do texto. Isso, porque tem vezes que não queremos comentar, mas eu gosto de saber quem escreve, sempre, acho bem útil. Curiosidade sempre matou o gato, mas procurar nos comentários?? Também perco todo o tesão quando leio textos sem nenhum capricho ou com muitos erros ortográficos, alguns vá lá, mas tem blogueiro que abusa. No mais, cada um no seu quadrado. O bom é ser livre para blogar do jeito que quiser, importa a diversão.

    Responder

  29. Ótimas Dicas!
    Vale Lembrar Também do Relógio Digital ^^
    Já fui Assim há 5 anos atrás,Tudo quanto é Gadget eu colocava.

    Hoje meu site é totalmente clean, só tem o necessário; e ainda estou desenvolvendo template um mais simples ainda e bonito de se navegar!( Estou muito focado ultimamente no tempo de carregamento da pág).

    Voltando… Geralmente esse site cheios de gadget são de usuários NOVOS e não tem toda informação necessária para fazer um blog/site “profissional”

    Mas… com o tempo eles aprendem. Assim como Eu 😉

    AeriumPlay

    Responder

  30. Olá Fernando.
    Realmente as dicas são muito válidas. Estou começando agora no mundo dos blogueiros, mas me certifiquei de obter o máximo de dicas possíveis pra cometer o menor número de erros.

    Abraços.

    Responder

  31. de todos os ítens, eu fiquei satisfeito em saber que o único que eu (ainda) mantenho é o do perfil do autor, mas já vou tirar assim que achar um bom widget para colocar no rodapé. Comecei a prestar mais atenção nessas coisas quando percebi que meu blog tava muito pesado, e agora dá gosto de clicar nele e perceber o quão rápido ele abre.

    Grande abraço,
    Almir Ferreira.

    Responder

  32. Alguns blogs que eu visito têm chat…

    Em uns, é uma caixinha de mensagens, bem bonitinha, combina com o layout, não demora pra carregar, etc, é a c-box, e é bem legal pra que as pessoas deixem recadinhos pro autor do blog, ao invés de comentarem coisas que não têm nada a ver com o post!

    Mas em alguns outros blogs (geralmente iniciantes e feitos por gente lá pelos 9 anos) têm aquele tal de xat, é a coisa mais irritante do mundo: faz barulho, e não importa como seja decorado, NUNCA vai ficar em harmonia com o layout do blog. Assim que vejo esse xat, saio do blog u.u

    Só que o gadget que eu acho mais inútil é o player de música automático… as pessoas visitam o blog pra ler os posts, não pra ouvirem músicas que elas nem ao menos escolhem!

    Ah, acho q vc também poderia ter mencionado no post o gadget que é um pop-up pra curtir o blog no Facebook que tem timer. A pessoa mal chega no blog, e tem que esperar uns 10 segundos pra ficar vendo um pedido desesperado de ”eeeei curte minha página please” -_-‘
    Ninguém pode ser forçado a curtir! Depois que o leitor virar fã do blog, ele que decide se vai curtir ou não!

    *flies away*

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.