Colocar Mecanismo de Busca no Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

lupa-buscas É indispensável que se use de todas as formas possíveis para facilitar a busca por conteúdo dentre de seu blog. A navegabilidade de uma página de blog, seja por menu horizontal, Marcadores, arquivos e links internos, é a melhor forma de manter o visitante interessado em seus artigos e fazer com que ele passe mais tempo em suas páginas. A forma mais direta para se encontrar o que precisa é por um buscador, usar um mecanismo de pesquisa que vasculhe seu conteúdo.

 

Nós já tratamos disso antes, sobre como usar um gadget (elemento de página) para pesquisa:

  • Caixa de Pesquisa no seu blog

Mas antes esse recurso estava disponível apenas no painel do Blogger in Draft, pois era uma versão de testes. Agora que já está totalmente configurada e funcional, a equipe do Blogger liberou esse gadget para o Painel padrão.

Se você não conhece o Blogger in Draft veja:

 

Como colocar um Mecanismo de Busca no Blog.

Não há mistério e é exatamente como adicionar qualquer outro tipo de gadget. Você não vai precisar usar códigos e ele se encaixa em qualquer parte dos espaços disponíveis em seu blog para adicionar elementos de página.

 

1. Vá ao menu do painel do Blogger “Layout” ~> “Elementos da página” e clique em qualquer link “Adicionar um Gadget” de sua Sidebar (barra lateral).

 

layout-gadget-blogger

 

2. Na janela que abrir, você terá a lista de todos os gadget disponíveis por padrão do Blogger para usar. A segunda opção é o “Caixa de Pesquisa (Novo!)”. Então clique no botão azul no canto direito que tem o sinal de “+” para adicionar esse gadget.

 

caixa-pesquisa-blogger

 

3. Outra janela agora será aberta para as configurações da busca. Com isso será possível determinar os tipos de resultados que vão aparecer em seu blog. Depois é só clicar no botão laranja “Salvar” e ver o resultado em seu blog.

 

configurar-pesquisa-gadget-blog

 

Acredito que com isso seu blog vai ganhar mais movimento e as pessoas vão passar mais tempo navegando entre seu conteúdo. Coloque em um local de destaque, de preferência no topo da barra lateral e até ensine seus visitantes a usar a pesquisa, como fiz aqui:

 

Artigos complementares.

  • Elementos de Pagina – TUb Novos Parte 5
  • Gadgets e Elementos – TUb Ferramentas Parte 4
  • Onde colocar códigos HTML

.

7 Comentários

  1. Legal legal.
    Eu que sou novo com Blogs gostei da dica e aos poucos estou conseguindo adicionar as funcionalidades a ele. Mas tenho uma pergunta: A google adsense vai identificar automaticamente essa barra ou ela nem entra como critério de monetização?

    Obrigado

    Responder

  2. Pingback: 5 dicas para melhorar o Layout do seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  3. Pingback: Como adicionar Mecanismos de Pesquisa do AdSense no Blog | [ Ferramentas Blog ]

  4. Olá! Acho esse seu blog muito bom. Já peguei várias dicas para melhoria do meu. Sou inciante. Sobre a ferramenta busca, tenho apanhado bastante. Já inseri sem problemas. Mas, em todos os modelos de html que já tentei a busca só é feita em postagens. A minha página inicial é estática. Não consegui fazer nenhum mecanismo buscar palavras nela. É possível conseguir isso? Obrigado!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.