Comece um Blog lentamente

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Muita gente que deseja criar um blog ou mesmo já tem seus projetos, fatalmente vão abandonar e desistir antes de completar 90 dias de existência, quando muito chegam a 6 meses de vida. Uma técnica muito eficiente que venho desenvolvendo e usando em meus projetos novos tem mostrado muito resultado e eficiência para eu não desistir nem desanimar de um projeto novo, fazendo-o durar a longo prazo.

Uma das dicas que mais se repetem na blogosfera é a importância de se publicar conteúdo constantemente e que seja de qualidade, original, único. Fala-se de ao menos 1 novo post por dia, no mínimo 5 por semana. Essa pode ser mesmo uma média razoável para um blog que quer fidelizar o público, algo como fazemos aqui no [ Ferramentas Blog ].

A questão é que nem todos conseguem atingir esse ritmo logo no início e mesmo se tentarem, este pode ser o motivo de muitos desistirem rapidamente. A minha dica então é: mantenha a calma!

Devagar se vai ao longe! (ou coisa assim!)

Minha experiência como metabloger e Blogueiro há mais de 4 anos, tem me mostrado que nem todos conseguem manter um mínimo de atualização constante e diária para seus blogs, mesmo que o nicho escolhido proporcione muitas opções e assuntos inesgotáveis.

Seja por falta de prática, falta de tempo ou qualquer outro motivo, entrar no ritmo de escrever com regularidade no Blog não é uma tarefa fácil, além de ser desgastante ao longo do tempo. É preciso acertar-se com o tempo e treinar sua criatividade para que você seja mais produtivo a longo prazo.

Todo blog começa pequeno

Outro problema é que todo blog começa bem pequeno, praticamente invisível. Os leitores serão poucos e nem mesmo conseguirá aparecer bem posicionado no Google – se aparecer no Google.

Isso é bem frustrante, principalmente para aqueles que pensam que terão resultados rápidos e imediatos. Nem mesmo com uma boa divulgação nas redes sociais ou em agregadores de conteúdo será capaz de emplacar visitas consistentes, comentários e gerar fidelização do seu público alvo.

Não vá com muita sede ao pote

O melhor é começar um blog bem devagar e lentamente, produzindo conteúdo gradativamente e aumentando o ritmo de acordo com o crescimento do Blog, especialmente à medida em que você conseguir escrever com mais naturalidade e com maior inspiração.

Quando se faz muito esforço para publicar diariamente, é fato que isso será a pedra a derrubar seu blog. Muitos afoitos em criar conteúdo acabam cometendo plágio, violando direitos autorais e prejudicando sua imagem, manchando o blog para sempre.

Este processo inicial pode demorar vários meses, onde você pode começar escrevendo 2 vezes por semana, chegando até 10 novos artigos por mês. Naturalmente você se verá capaz e interessado em escrever mais, já que sobrará mais tempo para pesquisar e divulgar seus novos artigos. Quanto mais você se dedicar a isso melhores serão seus posts e mesmo os poucos leitores vão comentar, os números de visitas vão crescer de forma proporcional e constante, motivando você a querer sempre mais.

Fazendo aumentar sua produtividade aos poucos, na mesma medida em que seu blog cresce, suas chances de sobreviver na blogosfera será muito maior. Você entenderá mais o seu ritmo e até o Google gostará mais de seu blog, percebendo consistência e qualidade crescentes em seu trabalho.

Quando menos esperar seu blog já terá superado os 6 meses de vida, período mais crítico, e estará escrevendo diariamente, interagindo com um público sempre atuante e bem fidelizado, capazes de reconhecer a qualidade de seu trabalho e o diferencial de seu projeto.

.

22 Comentários

  1. Como você sempre diz: “Blogar é uma tarefa a longo prazo”. E é verdade não se conquista o sucesso da noite pro dia, isso leva um tempo. Muitos criam blog pensando que vão ganhar milhares, mas não é assim. Tudo é com o tempo quando se refere a blogs, conquistar leitores, fazer parcerias, publicar conteúdo. É isso, parabéns pelo artigo, abraço!

    Responder

  2. O Ventilô no dia 25 de abril irá fazer um ano de existência. Sendo assim me considero um sobrevivente nesse meio, pois foram inúmeras as dificuldades que encontrei para dar continuidade com este blog, porém, nunca dependi de nenhum centavo do que foi arrecadado com ele até hoje (ainda bem). Por que se fosse assim já teria desistido.

    Aliás, acredito que o retorno financeiro começará aparecer após o publicação do post de numero 1.000 (haja paciência). Afinal, devemos acreditar nas metas que planejamos nessa vida, não é mesmo? Ah..nesta data o blog se encontra com 330 publicações, o que acredito ser uma boa média.

    Agradeço muito por todas as informações que foram colhidas por mim aqui no Ferramentas Blog durante todo esse ano de vida do Ventilô, pois essa fonte magnifica de ensinamentos é responsável por minha continuidade como blogueiro.

    Obrigado a toda equipe FB!

    Responder

  3. Uma vez eu criei um blog com notícias da minha cidade e logo na segunda semana eu consegui quase 15 mil visualizações de páginas, por causa de uma festa que as pessoas estavam interessadas em saber qual a programação, e só o meu blog tinha publicado.
    Passada a festa, o blog reduziu de 15 mil impressões numa semana para 200 impressões na outra. Isso é muito desestimulante para qualquer um, principalmente porque a gente se acostuma com os 4 dígitos de visitantes no relatório.

    Responder

  4. Poxa, Marcos, vc subiu a barra!! Assim não vale!
    Antes o tempo crítico era de 90 dias (que o meu já ultrapassou), agora são 6 meses?!
    Mas o meu vai durar muito mais, pode crer!! e eu venho aqui relatar como foi, tá?
    😉

    Responder

    • hahahah….

      Ana,
      É que agora eu estava pensando no tempo para se produzir conteúdo com consistência. Passar os 90 dias é muito importante desde que seja transformando o blog em uma atividade constante.
      A ideia é sempre manter o foco e nunca desistir nem desanimar.

      Responder

  5. Excelente post Marcos, mas mudando um pouco de assunto,gostaria de saber sua opiniao sobre a nova lei Cispa, que é praticamente uma nova SOPA, mas tem aopio do facebook. Que tal um artigo com sua opiniao sobre ela?

    Responder

  6. Sem duvidas que manter um blog é uma tarefa difícil, porem muito gratificante.
    Eu venho mantendo dois blogs, um a 1 ano e outro a 7 meses e posso dizer que não é fácil produzir conteúdo diariamente, porem publico de 4 a 5 artigos semanalmente em cada um, acredito que seja um bom numero em relação a dificuldade que eu tinha no inicio para escrever 3 artigos durante a semana.

    Com o tempo agente vai se acostumando a essa rotina e melhorando a nossa escrita, as vezes eu lembro dos artigos que eu escrevia antes, e dou rizada…

    Responder

    • Alice,
      Sim. Atualmente vivo apenas de meu trabalho com Blogs. Sou professor de ensino religioso numa escola particular, mas minha renda principal vem mesmo desse blog, meus produtos e serviços.

      Responder

  7. Ótimo artigo

    Eu mesmo cometi esse erro (infelizmente, não só uma vez) e agora estou trabalhando em meu projeto com calma, modificando o template até ficar da maneira que quero, e pesquisando bastante antes de escrever sobre algo. Muito bom mesmo, Marcos.

    Responder

  8. Olá Marcos!

    Esse quesito que eu mais peco,em manter um ritmo constante de publicações.
    Pode ser que eu melhore quando tirar do “papel” um projeto que tenho a quase um ano em mente e já com domínio comprado.
    Sem dúvida que temos que esperar uns 6 meses para termos resultados satisfatórios e que deem motivação para continuarmos.

    Abraço!

    Responder

  9. Cada pessoa tem um ritmo e se a medida que o tempo for passando ao invés de me adaptar mais a esse ritmo de uma postagem por dia, acontecer ao contrário, já planejo postar de segunda a sexta. Porém espero que não aconteça e que aconteça até o contrário, que eu consiga com o tempo postar até mais, desde que mantenha a qualidade.

    Acho que o balanço até agora é positivo pra mim, apesar de sentir um pouco de desgaste percebo que já estou postando com mais tranquilidade.

    Responder

  10. Olá Marcos,

    Comecei o meu blog a pouco tempo e atualmente consigo postar apenas uma vez por semana até porque sou um blogueiro a part-time. Apesar disso, estou sentido muito prazer em escrever meus posts, pois faço um bom estudo antes de publicá-los já que penso que quando ainda não temos a prática na criação de muitos artigos, é melhor ter um post bem elaborado e de grande efeito do que ter vários de baixa qualidade.

    Suas postagens nos ajudam a evoluir a cada dia e seus artigos são sempre muito impactantes para o nossa vida de blogueiro. Continue sempre assim.

    Até mais e boas postagens!!!

    Responder

  11. Eu sempre fui apressado demais em relações aos resultados dos meus blogs, mas agora eu optei por não olhar o Google Analytics até o ‘Nunca Pop’ completar os 3 meses de vida, nesse momento eu estou interessado em saber mais com relação aos curtidores no Facebook, seguidores no twitter, compartilhamento das postagens e interação nos comentários!

    Responder

  12. Realmente, comecei meu blog a 1 ano, mas só agora que começo a ver os retornos.
    Muito inclusive aprendi aqui com vocês do ferramentas blog, e como ainda tenho muito a escrever…

    só posso agradecer^^

    visitem o meu quando possível.

    Responder

  13. Olá Marcos !

    Eu fiz algo que poucos fariam: larguei o emprego em um banco há 3 semanas p/ me dedicar exclusivamente à vida de blogueiro e à uma startup que estou criando.

    Meu blog tem menos de 1 mês e, assim como muitos, é difícil de segurar a ansiedade de conquistar um grande público em pouco tempo! Mas estou consciente de que requer tempo e persistência para chegar ao sucesso que você alcançou. Espero um dia viver apenas do meu blog também!

    Vou ler todas as suas dicas e gostaria de saber se posso tirar dúvidas com você, caso eu tenha ao longo desse caminho.

    Abs!

    Responder

  14. Ótimo artigo, Marcos!

    Como blogueiro iniciante, enfrento a ansiedade constantemente. Todo mundo quer possuir um blog grande e desenvolvido, onde possam lucrar. Digo que esse não é meu principal objetivo com o Querida Mente Imperfeita, mas ainda assim não deixo de querer ganhar dinheiro. Estou com o blog há dois meses e meu público escasso é formado atualmente por amigos que compartilham o gosto pela leitura e/ou escrita.

    Estive tentando postar sempre que possível e, às vezes, ficava muito frustrado quando algum problema pessoal me impedia de escrever regularmente. Sua dica trata justamente disso: devagar e sempre! Então, acho que agora vou passar a me preocupar um pouco menos com um ritmo de postagens acelerado e buscar trabalhar mais os assuntos que vou abordar.

    Aliás, ótimo trabalho com a escrita do artigo! Mesmo sabendo que você cursou letras e estudou para escrever melhor, acho que ainda deve ser parabenizado. Em minha opinião, um post bem escrito atrai mais leitores e mais comentários elaborados. Sendo assim, vou estar sempre acompanhando as novidades do Ferramentas Blog e comentando quando achar um artigo interessante.

    Um abraço. \o

    Responder

  15. Eu tenho essa mesma perspectiva com meu blog: ir devagar. Até porque meu ramo “bloguístico” é de criação e edição de imagens, e isso às vezes precisa de tempo e inspiração.

    Responder

  16. Espero estar no caminho certo com o meu, faz algum tempo que o tenho e realmente quando vemos os comentarios crescendo e as visitas, nos estimulam e nos dão muita inspiração!

    Responder

  17. Muito bom artigo, chará.

    É assim mesmo, o mais importante é ir criando o hábito, até o ponto em que não se torna uma obrigação, mas uma necessidade. Meu blog já é meio velho(faz dois anos agora), e alguns meses eu passei sem escrever, não dando a devida atenção. Ele tem um boa quantia de conteúdo(mais de 100 postagens), poucas visitas, e escassos membros. Entretanto, todo o conteúdo é de minha autoria(com exceção das imagens).

    Ultimamente estou tentando ergue-lo, aprimorando o design, estudando técnicas de SEO, organizando o nicho e criando estratégias de publicidade. Estou estudando e melhorando bastante antes de “lançá-lo” nas redes sociais devidamente, antes de “apresentar o produto”, embora esteja aberto a quem quiser acessá-lo.

    Este site, como muitos outros com o mesmo tema, tem me ajudado bastante. Fica aqui o meu agradecimento.

    Obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.