Comentários no Blogger com Nome/URL e outras opções

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Uma deficiência do serviço do Blogger é seu formulário de comentários que não tem como personalizar/customizar e tem recursos muito simples e básicos. Isso limita um pouco a interação com nosso público. Mesmo assim é importante conhecer as possibilidades de uso desse serviço para tirar o máximo de proveito do pouco que temos.

 

O @internetico_ me chamou a atenção no Twitter perguntando sobre algo que viu de diferente(?) no formulário de comentários do Blogger:

 

tweet-internetico-blog

 

O que gosto do Twitter é o fato de que podemos tirar uma dúvida com várias pessoas e eu mesmo não me lembrava desse recurso. Então, preguntando para meus seguidores (siga-me você também: @hordones), rapidamente percebi do que se tratava:

 

tweets-comentarios-blog

 

Como disse a @garotait, é uma questão de configuração no Painel do Blogger. Nessas configurações, que já tratei com mais detalhes sobre todas elas no "Configurando o Formulário de Comentários do seu blog", você pode habilitar a possibilidade do seu visitante comentar apenas se for cadastrado em algum serviço e/ou OpenID ("O que é OpenID e como usar?"), bem como de forma anônima.

 

Ao permitir comentários anônimos, aparece uma outra opção, onde o leitor de seu blog pode inserir nome e URL, deixando de ser anônimo:

 

nome-url-comentario-blogger

 

Depois de escolher a opção "Nome/URL" um novo campo se abre para digitar as informações desejadas e se identificar com um perfil simples:

 

perfil-comentario-blogger

 

Aqui no [ Ferramentas Blog ] temos uma política para comentários e não permitimos anonimato, bem como moderamos todos os comentários que recebemos, então não está disponível essa opção aqui.

 

Para habilitar isso em seu blog, vá ao painel do Blogger, clique no menu "Configurações" ~> "Comentários" e marcar a opção "Qualquer um…" como ilustra a imagem:

 

comentario-anonimo-blogger-nome-url

 

Role a página até o final e clique no botão laranja "SALVAR CONFIGURAÇÕES". Isso irá permitir essa função.

 

Recomendo que leia sobre comentários:

.

19 Comentários

  1. O ponto negativo em habilitar esse recurso é que tbm fica liberado a opção de comentários anônimos… Devia ter uma opção como há no WP, de comentar com Nome e Email. Somente isso que falta no Blogger.

    Responder

  2. Oi Marcos!

    Na verdade, já vi essa opção desde que mudou a folha de comentários para o formato de caixa de texto no final do post. Acho bem mais prático, porém esse negócio de liberar os comentário é a parte ruim do esquema.

    Abraço

    Responder

  3. Já aconteceu de pessoas não poderem comentar no meu blog por causa que usam uma conta uol (e-mail). O Blogger deveria com certeza e precisa sim atualizar-se, essa opção de url é muito importante, excluindo o anonimato. Parte do nosso público não está podendo interagir conosco.

    Abraço!

    Responder

  4. @Carlos Tomaz,
    Voce pode instalar o IntenseDebate fica um formulário com muitos recursos e possibilita a postagem de comentários utilizando inúmeros logins, desde Twitter, Facebook até OpenId. Além de poder responder a outro comentário assim como estou fazendo com o seu muito mais fácil.
    Fica a dica aqui para o Ferramentas blog, a utilização do intesedebate seria uma bom e melhoraria e muito a interatividade entre aqueles que comentam aqui.

    Responder

  5. Nossa,quase um ano de blogger e nunca tinha reparado nisso,mosquei mesmo,realmente o Blogger deveria se "inspirar" no WordPress e manter apenas esta opção de Nome/Url e remover a opção anônimo,pois às vezes fica mó feio ter que dizer "querido 3º anônimo,você está falando bobagens,retire-se do meu blog"

    Desculpe pelo "tio",piada sem graça da manhã.

    Responder

  6. Será que não existe uma maneira de retirar o anônimo e deixar apenas o Nome/URL? La no XML ou outro lugar?

    Responder

  7. Eu ativei a opção comentários anónimos. Se colocam comentários injuriosos, eu apago. Assim, dou mais opções. A caixa de comentários do Blogger é ruim.
    No meu blog principal tenho o sistema DisQus. Muito melhor!

    Responder

  8. Habilitei a caixa de qualquer um pode comentar ,quando tem comentários que são ofensivos ou não tem nada com as postagens eu deleto; mas acho que deveria ter uma caixa mais especifica para se identificar

    Responder

  9. olá amigos, me tirem uma dúvida. tem como remover algumas opções da identificação dos comentário? por exmplo, quando alguem vai postar um comentário, aparece as seguintes opções:

    Conta do Google
    OpenID
    Nome/URL
    Anônimo

    Então gostaria de deixar apenas as opções de identificação

    Conta do Google
    Nome/URL

    é possível?:

    Responder

  10. Acabei de ver o Intense Debate, mas tenho medo de usar e acontecer algo que nos impossibilite de seguir em frente com o passar dos anos, como aconteceu com o Haloscan e perder tudo de comentário que existia.:(

    O que precisamos fazer para o Blogger atender aos nossos desejos e deixar opção para responder comentários, obrigação de deixar e-mails e afins? Petição on line?

    Responder

  11. Pois é…
    Jà tentei mexer no html e não achei nada.
    É um padrão mesmo do Google.

    Quero usar o Nome/URL sem abrir para anônimos.
    Só esperando que um dia o Google se puxe e faça a alteração.

    Té.

    Responder

  12. Eu passei a usar o Intense Debate há dois dias. Reparei que ele atrapalha um pouco o carregamento da página, que já não é das mais leves, mas aquele formulário do blogger é de espantar as minhas leitoras.

    O ideal seria migrar para o word press, mas como já alterei tanto o tema do meu blog e meu conhecimento em html e css parte apenas da observação e tutoriais na internet, tenho muito medo de não conseguir manter o meu blog com a mesma aparência, ou levar muuuuuito tempo para isso Digo isso pq eu levo muito tempo para mudar o html e o css, vou alterando e vendo se ficou certo, isso demora muuuuito!

    Alguém tem alguma dica?

    Responder

    • Juju,
      você pode contratar alguém que faça essa migração para você ou que ajude você a melhorar seu layout no Blogger.
      As vezes um investimento assim pode ser muito bom.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.