Como adicionar imagens em posts no Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Uma das grandes vantagens de criar um blog no Blogger (Blogspot) é não precisar de um Host (hospedagem paga) para armazenar imagens. Tudo fica salvo em uma conta padrão no PicasaWeb, como um banco de imagens de tudo o que você tem em seu blog. Adicionar imagens nas postagens do Blogger é bem simples e prático, com opções bem completas.

 

Quando você cria um novo post/artigo para seu blog e quer adicionar novas imagens junto ao texto, o Blogger tem um recurso bem prático e fácil de usar. Além disso, oferece para você uma conta gratuita no PicasaWeb com 1Gb de espaço para todas essas imagens – isso é espaço mais que suficiente para 95% dos blogs (tenho certeza disso).

 

Só como exemplo: Eu tenho quase 3000 (três mil) imagens em minha conta do Picasa, usando há mais de 2 anos e ocupo apenas 10,55% do espaço disponível com 108Mb. Mas se você precisar de mais espaço que isso, pode contratar mais da Google, por preços ridiculamente baixos.

 

Adicionando imagens nos posts

Para colocar uma imagem dentro do texto de um post de seu blog, basta enquanto criar uma postagem nova, clicar no ícone "Inserir imagem", como demonstro aqui:

 

inserir-imagem-post-blogger

 

Ao clicar ali uma janela abrirá com todas as possibilidade de buscar uma imagem em seu PC enviá-la para sua conta no PicasaWeb e adicionar dentro do novo post. Inclusive é possível fazer isso com várias imagens ao mesmo tempo.

 

escolher-arquivos-blogger-imagens

 

Clique no botão "Escolher arquivos", encontre as imagens desejadas que estão em seu PC, depois basta selecionar quais delas vão ser adicionadas no post e clicar no botão "Adicionar selecionadas".

 

O próximo passo é configurar a imagem como deseja que fique disposta dentro do artigos junto ao texto. Quando você clica na nova imagem inserida na área de texto, um pequeno menu suspenso aparece abaixo dela e você pode escolher o tamanho, o alinhamento e até colocar legenda nas imagens.

 

opcoes-imagens-blogger

 

Quanto ao tamanho da imagem, o Blogger segue alguns padrões nas medidas, o que limita um pouco suas escolhas e dá pouca mobilidade no uso delas. Uma sugestão que sempre dou é usar o Windows Live Writer como editor de seus posts. Ele é mais versátil e dá a você toda a liberdade de configuração, não só das imagens, mas também de todos os aspectos do post.

 

Mas também pode mexer nas medidas (altura e largura) da imagem manualmente, a partir do código HTML dela. Na aba "Editar HTML" do editor de posts onde você está escrevendo seu artigo, você pode ver o código que é gerado para a imagem, o link dela e as medidas padrões. Algo parecido com o que está destacado aqui em azul:

 

codigo-html-imagem-blogger

 

Nesse trecho de código as medidas de uma imagem são definidas por "height" (altura) e "width" (largura). Os números que você colocar aí serão as medidas de sua imagem quando for postado o novo artigo.

 

Artigos sobre imagens no Blogger:

.

6 Comentários

  1. Unico incoveniente é que o Blogger insere automaticamente a imagem como link "< a >< /a>/". Eu pessoalmente não gosto e retiro manualmente no HTML.

    Responder

  2. Faltou apenas referir que essa estrutura de adicionar imagem a uma postagem ("fazer upload", "deste blog", "dos albuns da web do picasa" e "de um Url") ainda só está disponível no blogger in draft. Pelo menos no blogger (pt-pt) ainda só existem as opções "Imagens Carregadas" e "Endereço Web". Bom post.

    Responder

  3. Oi Marcos!Quando publico minhas imagens do jeito que mostrastes ocorre que ao clicar nela, depois de publicada, abre uma outra janela mostrando somente a imagem. Vejo que isto não acontece com o teu blog.Sabes o que posso estar fazendo errado?
    Abraço!Eduardo.

    Responder

  4. Marcos!Deu certo.Obrigado pela dica.Esta situação me incomodava muito.Aproveito para te perguntar se aplicando esta solução em todas as imagens o carregamento da página fica mais rápido?
    Abraço!Eduardo.

    Responder

  5. @Eduardo,
    Acho q uma mudança desse tipo não afeta o tempo de carregamento da página, por ser algo muito simples e pequeno no código.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.