Como adicionar widget Seguidores do Google+ no WordPress

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O Blogger lançou um novo gadget do Google+ padrão para seus usuários e descobrimos uma forma de colocar em outros blogs e plataformas, como no WordPress.ORG. Inclusive dá mais controle sobre o elemento de página para quem conhecer um pouco de JavaScript. Vamos mostrar aqui como adicionar o “Seguidores do Google+” como Widget do WordPress num código bem simples, mantendo o padrão do Blogger.

Para quem não viu a novidade, o Blogger tem um novo gadget para o Google+, tornando seu blog mais integrado à esta rede social. Se você usa o Blogger, pode ver o tutorial aqui:

Mas quem tem blog no WordPress.ORG não vai ficar sem esse novo modelo de elemento de página (Widget). Analisando o código fonte do gadget no Blogger, descobrimos que é perfeitamente compatível com os códigos de outros formatos e plataformas para Blogs, inclusive o Tumblr ou mesmo para ser inserido dentro de um post.

Você pode ver esse recurso funcionando aqui na nossa barra lateral ou mesmo aqui abaixo, dentro do artigo:

Gostou? Então veja como adicionar em seu Blog no WordPress.ORG:

Primeiro é preciso ter uma conta ativa no Google+ que pode ser tanto um perfil quanto um página. Você deverá entrar na sua conta e copiar o endereço que quer usar (perfil ou página) para exibir no blog. O endereço fica na barra do seu navegador, como no exemplo abaixo.

URL da página do Google+

Copie e cole o código num widget do tipo “Texto” e coloque em sua barra lateral (sidebar), como faria para qualquer outro elemento de página. Só modifique o que for indicado:

<div class="g-plus" data-action="followers" data-height="300" data-source="blogger:blog:followers" data-href="URL_Perfil/Página" data-width="300">
</div>
<script type='text/javascript'>
(function() {
window.___gcfg = {'lang': 'pt-br'};
var po = document.createElement('script');
po.type = 'text/javascript';
po.async = true;
po.src = 'https://apis.google.com/js/plusone.js';
var s = document.getElementsByTagName('script')[0];
s.parentNode.insertBefore(po, s);
})();
</script>

Onde está marcado de vermelho e diz “URL_Perfil/Página“, coloque o endereço que você copiou (Perfil ou Página), conforme deseja ver aparecer em seu Blog.

Os números marcados de verde tratam das medidas de altura e largura do widget, para ajustar-se ao tamanho da sua barra lateral e está em pixels. Você pode mudar esses números para ver como ficará melhor na sua barra lateral (sidebar).

Para usuários avançados: Marcado em laranja está o endereço do arquivo JavaScript que faz o widget funcionar tanto no Blogger quanto em qualquer outro lugar. Se você conhece de códigos, pode abrir esse arquivo e modificar alguns funções e estilos.

Quem usa Blogger: Esse código também funciona no Blogger para colocar em outras partes como diretamente dentro de postagens.

Gadget do Google Plus followers seguidores para Blogger

Se gostou, coloque no seu Blog também para ampliar a sua rede de seguidores no Google+. Mesmo sendo nova, tem crescido muito e não pode ser desprezada por blogueiros, por mais poderoso que seja o Facebook.

Espero que tenham gostado e se alguém conseguir fazer modificações comente aqui e nos mostre como ficou e o que fez.

.

21 Comentários

  1. Pingback: Como adicionar o widget de seguidores do Google+ no WordPress.org » Tudo que eu quiser postar

  2. Boa dica Marcos Lemos, agora só falta o Google plus disponibilizar a personalização do URL do perfil, porque convenhamos, aqueles números não são nada amigáveis.

    Eu seu que existem serviço gratuitos que fazem a personalização da URL do G+, mas eu preferia que o Google fisese isso e não usar um serviço on-line terceirizado.

    Responder

  3. Pingback: Novo Gadget seguidores – Google Plus | Ajuda em Dicas

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.