Como administrar os ganhos financeiros do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Invariavelmente a maioria dos blogueiros que, de alguma forma, ganhar dinheiro com blog. Não importa o nicho, praticamente todos tem algum potencial de ganhos financeiros e existem métodos dos mais variados para tornar isso possível. O problema é que grande parte poderia conseguir melhores resultados se acompanhasse bem o desempenho de seus ganhos e dedicasse tempo para avaliar os resultados dos métodos usados para ganhar dinheiro.

Publiquei um artigo ensinando como ganhar US$4,000.00 – quatro mil dólares – em um ano com um blog. Esse artigo fez muito sucesso, especialmente por que apresentei nele uma planilha dos meus ganhos no ano de 2009, entre os meses de Abril e Dezembro.

Eu uso planilhas no Excel para acompanhar o desempenho do meu blog em cada método que eu uso para ganhar dinheiro com meu blog. Ao colocar tudo em forma de dados, fica mais fácil de entender e descobrir o que está dando certo, quais programas e métodos devo me dedicar mais e quais já posso abandonar.

Para ilustrar esse post, vou mostrar como um blog bem administrado, que conhece seu potencial e controla seus ganhos, pode render muito dinheiro ao longo de um ano. Aqui está a minha planilha (parcial) de ganhos no ano de 2011, entre Janeiro e Dezembro:

A parte dos ganhos específicos está coberta por questões de regras do AdSense, que não permite que revelemos nossos ganhos. Também não exibi os números dos ganhos diretos com anunciantes por questão de sigilo (que alguns exigem e eu também).

Basicamente são os ganhos que o [ Ferramentas Blog ] teve ao longo do ano de 2011 com o AdSense, programas afiliados (que só usei até abril) e anunciantes diretos. Cada coluna é dedicada à soma de alguma dessas modalidades. NÃO estão descritos os ganhos com a venda do e-book, nem os ganhos com o FBlog Host. Assim fica mais caracterizado o que qualquer quer outro blogueiro pode fazer mesmo sem ter um produto próprio.

A avaliação e tempo são importantes

Dedique um tempo para avaliar o desempenho dos programas afiliados que você testar. Normalmente os resultados leva vários dias para aparecer e os programas só pagam depois de acumulado um certo valor. Também não se vê resultados a curto prazo.

Um bom período de avaliação é um mínimo de 90 dias. Mas isso se o programa apresentar resultados mínimos. Se o resultado é sempre zero ou perto de zero, então algo está errado. Também faça testes que envolvam melhor o posicionamento dos anúncios, escrever sobre produtos e serviços que paguem comissões e ampliar a divulgação do seu blog para conseguir mais visualizações de página.

Nunca espere resultados a curto prazo e com poucas visitas consistentes em seu blog.

A organização é importante

Tome nota sobre os programas que usar e procure aprender o máximo que puder sobre os recursos disponíveis e as regras envolvidas. Tente entender como aqueles anúncios podem impactar seu público alvo, já que os leitores do seu blog têm que se interessar pelo que é apresentado nos anúncios.

Para cada método e programa usado, monte um pequeno arquivo de suas anotações e observações para que você sempre se lembre do que já foi feito, quais os resultados obtidos e como você conseguiu aqueles resultados. Junto dessas anotações é relevante ter dados sobre o momento do seu blog: quantas visitas recebia, número de seguidores, quantidade de artigos publicados naquele período e interações do público.

Gráficos e planilhas

Um blog, para quem quer ganhar dinheiro, é um negócio. Todo negócio tem suas planilhas. O Excel é uma excelente ajuda para quem quer se manter organizado e ciente dos ganhos que tem.

Se você não acompanha o desempenho total de seu blog, pode acabar abandonado grandes ideias e ótimos métodos de monetização, simplesmente por não ver os números crescerem ou diminuírem. Não precisa ser nada complexo, mas que seja um lugar onde você pode separar os ganhos em colunas, dar nomes a eles e lançar os números conforme o tempo for passando.

Eu mesmo montei uma planilha muito simples e fácil de usar. Vejo os números de meus ganhos sempre que recebo algum pagamento ou fecho o mês. Observando os dados anteriores, tenho uma noção do que aconteceu e onde preciso me dedicar mais.

O melhor disso é que você se mantém motivado vendo os resultados à medida que os entende, tem controle sobre eles e pode intervir da melhor forma possível para melhorar os resultados nos meses seguintes.

Tudo é a longo prazo

Não podemos nos iludir achando que os meses sempre serão crescentes e que não exigirá grandes esforços. Ganhar dinheiro com seu blog tomará muito de seu tempo e dedicação ao blog. São vários fatores que determinam o sucesso e um deles é entender que os resultados só vêem a LONGO prazo.

Um mínimo de organização e seriedade vai ajudar você a descobrir quais as melhores formas de ganhar dinheiro com seu blog, o que dá mais certo e abandonar o que dá errado para investir em outras coisas mais eficientes.

Recomendo que leia também:

Não existe uma fórmula mágica para ganhar dinheiro na internet, só existe trabalho e dedicação constantes. Você pode otimizar seu tempo e administrar seus ganhos para tornar tudo mais eficiente e prático, basta um mínimo de organização e comprometimento.

.

30 Comentários

  1. Muito legal esse post, e é sempre muito interessante quando alguém mostra números concretos.
    Eu gostaria de sugerir que vc fizesse um outro post, na mesma linha, mas abordando as questões legais. Até quando é possível receber dividendos de um blog como pessoa física? Em que ponto vale à pena virar uma empresa?

    Responder

  2. Marcos, excelente artigo, além de ser útil.

    Artigos assim costumam fazer sucessos e ajudam bastante todos os blogueiros, pois temos uma motivação a mais e uma prova concreta de que é possível, sim, ganhar dinheiro com blogs.

    Parabéns e mais sucesso.

    Abraços, Felipe.

    Responder

  3. Excelente artigo,

    eu concordo e sublinho que a organização é extremamente importante. Eu pessoalmente, também sigo os meus ganho com a ajuda do excel.

    Ainda não chego ao valores aí apresentados, mas com trabalho, o dia chegará.

    Abraços e excelente trabalho

    Responder

  4. Olá Marcos, obrigado por partilhar informações tão importantes, realmente a partir do momento em que começamos a ganhar com nossos projetos online, se faz necessário mesmo uma boa administração dos ganhos. Trabalhando com planilhas é possível ver os melhores ganhos e as quedas, e agir para um melhor resultado no mês que for necessário.

    Responder

  5. Infelizmente eu peco nesta parte na questão de organizar os ganhos do blog,embora não sejam muitos eu deveria me organizar para saber melhor o que rende mais e menos nos anúncios.

    Calma que estou melhorando cada vez mais principalmente na divulgação!

    Abraço!

    Responder

  6. Eu não me organizo tão bem assim, mas, já tenho a noção do programa de afiliados que mais me trás lucros que atualmente é a Boo-Box e Lomadee além dos anunciantes diretos que são poucos, mas, que dão um bom lucro.

    No final das contas da para pagar o domínio anual 😛

    Responder

  7. Marcos, você falou “Nunca espere resultados a curto prazo e com poucas visitas consistentes em seu blog”. Neste sentido tenho uma pergunta: Quanto tempo é considerado “curto”?

    Responder

    • Roberto,
      Isso é relativo, depende do seu nicho e de sua experiência. Mas falando de modo geral, até 6 meses é “curto prazo”. De 1 ano a 1 e meio, podemos dizer “médio prazo”. Já longo prazo é 2 anos ou mais.
      Só que isso vai variar, especialmente de acordo com a competitividade do nicho, tempo disponível que você tem para o blog e até o investimento feito em divulgação, estrutura e outros detalhes.

      Responder

  8. Mais um blog interessante!
    Seguindo essas suas dicas, Marcos, É possível obter cada vez mais lucros, experimentando outras formas de monetização, por exemplo….
    Está valendo muito a pena acompanhar o [Ferramentas Blog]!
    E também quero ver o post sobre quando vale a pena manter-se como pessoa fisica e quando devemos nos tornar uma empresa!

    Responder

  9. “Não existe uma fórmula mágica para ganhar dinheiro na internet, só existe trabalho e dedicação constantes.”

    Penso exatamente igual, e fica enojado ao ver pessoas caindo em golpes do tipo, não faça nada , compre meu kit e fique milionario

    Responder

  10. Olá, Marcos!!!

    Parabéns pelos posts, pois são muito esclaredores e permitem que a gente siga o passo-a-passo para implementar novidades em nossos projetos.
    Desde 2009, tenho um blog que disponibiliza receitas culinárias, nicho bastante competitivo e somente agora, quase 3 anos depois, consegui fechar os primeiros 100 dólares no Adsense. No Hotwords-BR me inscrevi no final de 2010 e fechei os primeiros 100 reais neste primeiro ano de uso. Os meus ganhos são poucos e nem se comparam aos seus, mas servem de incentivo para que eu continuem postando conteúdo.
    Fiquei muito feliz quando soube de sua vitória no prêmio Top Blog 2011, pois isto significa o reconhecimento de seu trabalho e também é uma vitrine para conquistar novos leitores.
    Continue nos brindando sempre com excelentes posts.
    Um abraço,

    Rose

    Responder

    • Rose seu blog de receitas é muito bom o conteúdo, vou recomentar para minha mãe, mas esse não é meu proposito original, mas queria deixar uma dica, registre um domínio você já tem esse blog a 2 anos já é tarde de mais, mas é um fator que deixa seu conteúdo mais profissional e sério e os leitores tarão mas credibilidade. Aqui no [Ferramentas Blog] tem muito conteúdo sobre o assunto te uma pesquisa, pois é importante investir em nosso trabalho.

      Responder

  11. Nossa sem saber estou fazendo algo parecido antes te me tornar um blogueiro, eu trabalha no financeiro de uma grande empresa acho que é por isso :), meu blog tem várias planilhas, e sempre devemos ter metas, quanto queremos ganhar, por que devemos saber onde queremos chegar e sempre que completarmos o objetivo, tente um desafio maior até chegar no topo ser o líder e depois se manter o topo.

    Responder

  12. Embora meu nicho de publico seja muito específico, também faço essa administração de valores recebidos. É importante o acompanhamento para saber quais estratégias tem funcionado. Quanto ao prazo, acho que é o mais complicado esperar para ver os resultados. A ansiedade toma conta, mas compensa! Obrigada por todas as dicas Marcos. Não perco nenhuma 😉

    Responder

  13. Ótimo post Marcos, tenho uma dúvida, vou reinvestir o dinheiro que ganho com blog no proprio blog com geração de conteúdo, Você recomenda investir tudo ou uma parte apenas?

    Responder

  14. Pingback: Os melhores artigos da semana na blogosfera | Quero Criar um Blog

  15. Estou estranhando esses ganhos. Seu site está na colocação 13 mil (excepcional), no mundo, e 991 no Brasil, pelo Alexa, muito superior ao conhecidíssimo Interney. O Interney fatura horrores por mês e seu blog deveria também estar ganhando muitos milhares de reais por mês. Por que isso?

    Responder

    • Marcelo,

      A sua confusão é comum. O Edney Sousa (Interney) não vive do Blog dele. Ele tem uma empresa que é uma rede de blogs, dezenas de blogs, em parceria com dezenas de outros blogueiros. Além disso ele tem uma agência, sem contar que ele é um dos idealizadores da Campus Party e de dezenas de outros eventos de mídia digital Brasil a fora.

      Meus ganhos com blog são unica e exclusivamente com este Blog e não acho que seja pouco o que consigo ganhar. Nessa planilha, como está dito no artigo, não estão incluídos os meus ganhos com as vendas de e-book e do Host, portanto, meus ganhos são bem maiores do que os descritos aí, que contemplam unicamente anúncios.

      Ah! No Alexa estou na posição 279 (hoje, 10/02012) para o Brasil!

      Responder

      • Marcos,

        Perdão quanto à colocação do ferramentasblog.com no Brasil, pelo Alexa. Não sei de onde tirei esse 991. Quanto à monetização, quem sou eu (que nem uso anúncios ainda em meu blog) pra argumentar com você sobre o que é certo ou que é errado sobre esse assunto. Quanto a rede de blogs do Edney, juntando todos eles não recebem o tráfego que seu blog recebe. Sinceramente, o esforço que você teve pra chegar a essa posição deveria merecer muito mais do que recebe, apenas nos anúncios. Isso pra mim só mostra porque os donos do Google(e outros) da vida estão trilhardários.

        Responder

        • Marcelo,
          Bom… há um outro engano da sua parte. A rede de blogs do Edney é imensamente maior do que meu blog consegue sonhar. Mas isso não vem ao caso.

          Vc tem razão quanto ao potencial de ganhos que um blog tem e o quanto ele ganhar realmente. Eu tb acredito que eu poderia fazer muito mais do que faço hoje em dia, especialmente pq somos “vítimas” de um modelo de monetização que não valoriza o trabalho de um blog de nicho.
          Isso foi motivo de debate aqui e em outros blogs, sobre como os blogs podemos potencializar seus ganhos e como há coisas a melhorar e mudar.

          Responder

  16. Muito bacana mesmo o seu artigo, sem contar que a longo prazo vamos aprendendo a criar post de conteúdos super relevantes, ficava pensando quando lia algo do tipo, “como ganhar 160 dólar em um dia com adsense”, nossa ficava me perguntando como que pode. Então fiquei trabalhando com aquilo na minha mente, eu posso, posso,160(dia), 160(dia), 160(dia). Então é so acreditar em você mesmo manter o foco e a meta no seu trabalho, mas tudo é como o Marcos falou, Organização, Tempo e dedicação…outro dia fiz 287,00us$…então com programas de afiliados tudo é possÍvel. Faltou só a parte do Leão (IR) Marcos na sua tabela.
    Um grande abraço!

    Responder

  17. Nossa, eu tento fazer meu blog gerar o suficiente para registrar o domínio e já me parece difícil. E valido considerar que escrevo muito pouco e quando o assunto é produção musical amadora num se consegue um grande fluxo de visitantes (eu não consigo mais de 500 por dia).
    Estou usando a tática de contato direto com o anunciante, e como meu blog fala de música, fiz contato com um dono de loja. Propus em troca de anúncios no meu blog ele me mandar cortesias. Mercadorias gratuitas para teste, espero que dê certo.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.