Como administrar seu tempo para blogar melhor

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

relogio3 Indo um pouco além de nossos Blogs também!
Sempre falo da importância de se dedicar um tempo para o blog diariamente, para que possa fazer pesquisas e escrever de forma eficiente, divulgar seu conteúdo e relacionar-se nas redes sociais. Tudo isso é de extrema importância e é fundamental uma regularidade nessas atividades até para se poder acompanhar os resultados e fazer análises de seu blog. Mas há um momento especial de cuidado com o seu blog: a hora de preparar e escrever uma nova postagem. A qualidade de seus textos está intimamente relacionada à forma como você se dedica a isso.

Esse é um artigo bem objetivo e simples, mas que acredito que poderá revolucionar a sua forma de blogar e principalmente, redefinir seu estilo de escrever seu conteúdo e pesquisar para seu blog, bem como pode até te dar uma nova visão de como está organizando sua vida e suas atividades. A imagem abaixo serve bem para ilustrar o que vou tratar aqui.

tela-distrair

Com todas as facilidades que a internet nos proporciona e tudo o que se dá pra fazer com nosso computadores cada vez mais poderosos, estamos sempre com menos tempo e mais distraídos, o que faz as horas de nosso dia parecerem poucas e sempre precisamos de mais tempo para fazer tarefas simples. Isso porque nos distraímos cada vez mais com cada vez mais coisas.

O título desse artigo serviu para chamar a atenção e podemos falar um pouco mais do que apenas sobre cuidar de blogs e publicar artigos.

E não é apenas a tela do PC, mas o nosso celular ligado do lado do mouse, com suas mensagens e chamadas, a TV com centenas de canais. Nossos compudadores estão abarrotados de músicas e vídeos (pode ser pelo Youtube também), MSN para conversarmos com amigos, família e trabalho, Twitter para contatos e troca de informações à velocidade de 140 caracteres, Orkut, Facebook, Leitores de Feed, notícias e artigos de outros Blogs.

Nossos navegadores de internet abrem dezenas de páginas numa única janela com suas abas e nem sabemos bem selecionar o que realmente vale a pena ler. Lemos pouco, cada vez pior e com menos critérios.

O que me motivou esse artigo foi o que a Juliana Sardinha escreveu no seu twitter:

twite-juliana-ler

Tenho notado o mesmo problema. As pessoas lêem pouco e, quando lêem não são capazes de compreender o todo e absorver a informação. Existem vários fatores que podem determinar isso, mas o que mais pode afetar é a falta de atenção ou a constante distração que sofremos. Não nos concentramos mais e nos dedicamos pouco em manter nosso foco no que estamos fazendo naquele exato instante.

Não nos dedicamos em resolver nosso problemas e queremos sempre tudo à mão. Um exemplo simples: recebo diariamente dezenas de contatos pedindo informações que já tratei em outros artigos. Bastaria o visitante digitar a dúvida que tem no formulário de pesquisa no canto superior da tela que irá encontrar o tutorial desejado. Mas preferem mandar um e-mail e pedir que alguém resolva.

Aos poucos vamos nos tornando todos “bipolares”, sofrendo com “distúrbios de déficit de atenção” fazendo mil coisas ao mesmo tempo, mas sem qualidade e sem consciência completa de nossos atos. Incapazes de completar tarefas simples e objetivas.

Pense quando foi a última vez que você parou mais de 1 hora pra ler um bom livro? Quantos artigos e textos de blogs você abriu hoje e leu por completo o texto, do início ao fim? Acontece que não conseguimos nos concentrar numa única coisa por muito tempo. Ao escrever um artigo para seu blog ou fazer alguma pesquisa, comece agora a medir o seu tempo. Estou propondo que comece a se dedicar em uma única tarefa, seja escrever ou ler. Sem ligar uma música, sem abrir MSN, Orkut e twitter e ficar acompanhando as atualizações de tudo ao mesmo tempo, até mesmo desligando o celular (ou coloque no silencioso).

 

Tempo NÃO é Dinheiro, Tempo é a sua Vida!

ampulheta Esse é um artigo para refletir além de sua atividade na blogosfera ou nas redes-sociais. Isso pode melhorar a sua produção no trabalho e até as suas relações pessoais. Passar mais tempo sem precisar verificar um e-mail ou abrir o Twitter e até ficar trocando SMS com outras pessoas. Vou dar um exemplo bem concreto.

Eu não mando e-mails para minha noiva. E-mails são impessoais, frios e sem graça e podem até distanciar as pessoas. Trocamos mensagens de celular como uma carinho, mas não fico tendo conversas ou mandando recados. Acontece que é bom manter contato, mas que seja pessoal, direto. É melhor ouvir a voz por telefone do que limitar-me aos poucos caracteres de uma tela de celular. Relacionamentos se fazem com contatos ou vamos acabar perdendo nossa capacidade de diálogo e dedicação.

 

Assim, comece a dedicar-se de verdade, um tempo para cada coisa, hora pra tudo: hora pra apreciar uma música, ler um livro, assistir TV e ficar com quem você ama. Faça o teste já com o seu blog, por exemplo. Quando for escrever um artigo e preparar uma pesquisa para publicar seus posts, dedique-se exclusivamente a isso. Invista seu tempo em ler mais e melhorar a qualidade de sua leitura, para saber selecionar melhor as coisas e entender o que está fazendo, sem ser mecânico, automático.

Do seu blog, passe para o seu dia-a-dia e para seus relacionamentos, para o seu trabalho. Comece a assumir que precisa passar mais tempo sem distrações e você verá sua qualidade de vida subir e tudo em sua vida vai produzir mais resultados positivos. Sei que fugi um pouco do foco de meus artigos, mas não tinha outra forma de abordar esse tema que não fosse falando de como estamos perdendo o tempo precioso de nossa única vida! Dedique mais tempo para o que realmente importa, mas para uma única coisa de cada vez.

 

Outros artigos interessantes:

.

19 Comentários

  1. É isso aí…
    Lembra quando falei que tinha sonhado contigo e com a Juliana Sardinha? Foi justo no dia em que eu disse "Chega" para tudo isso. Vocês apareceram no sonho meio como assombração, "o chamado da Blogosfera", mas me mantive firme.

    Não dá pra ficar "ligada" em tantas coisas ao mesmo tempo. A maior prova do que você diz é quando, ao final de tantas horas na frente do computador, a gente percebe que viu "tudo", mas não viu "nada".

    Agora estou mais light. E nem me incomodo de ficar vários dias sem twittar. Quando as coisas deixam de ser prazer e se tornam obrigação, tem alguma coisa errada…

    Parabéns pelo post!

    Responder

  2. OI Marcos,
    Parabens mais uma vez pelo excelente post, com toda a simplicidade nao poderia ser mais verdade. Passamos horas na net, abrimos dezenas de janelas ao mesmo tempo, um blog leva a outro e nos perdemos em meio a tantas informacoes, nem todas uteis e necessarias… Percebo isso constantemente, faco coisas absolutamente distintas na net ao mesmo tempo. Quero melhorar meu site pesquisando blogs sobre o assunto, enquanto pesquiso conteudo para o mesmo, enquanto aproveito para falar pelo MSN com a familia que esta longe, e deixo o marido no quarto ao lado jogando mafia wars! Quando vemos, passaram-se 4, 5 horas e sentimos que nao fizemos nada! E no dia seguinte eh a mesma coisa. Estou aprendendo a me organizar melhor. Como voce mesmo disse, tempo eh mais do que dinheiro, eh a propria vida. Horas perdidas sao horas jamais recuperadas.
    Abracos!
    Sani

    Responder

  3. Marcos,

    Gostei da sua abordagem mais pessoal ao assunto.

    Eu própria escrevi um artigo recentemente com 4 dicas para melhorar a produtividade porque sei como é dificil gerir todas as tarefas e aplicativos com que lidamos no nosso dia-a-dia, de tal forma que ficamos até sem inspiração e prazer em blogar.

    O segredo reside na boa gestão do tempo e dedicar uma boa parte a nós próprios e à nossa família, sem dúvida.

    Gostei mesmo da sua abordagem. Muito bom.

    Responder

  4. Oi, Marcos!

    Parabénspelo artigo. Hj em dia direcionar a nossa atenção para uma única tarefa é quase impossível. Eu mesmo não uso mais o MSN, pq me distrai ou às vezes muitas conversas de assuntos diferentes podem nos deixar perdidos.

    Gosto de conversar com atenção. Por isso, tenho preferido muito mais o e-mail (Gmail/Google Talk). Já fiz vários amigos conversando por e-mail.

    Mas enfim, administrar o tempo exige organização e boa vontade. O que vejo é que as pessoas não sabem pesquisar nos buscadores (por palavra-chave), apurar e confrontar dados. Isso custa tempo, claro. Mas é preciso ter bom senso para ter humildade para aprender e trocar informação.

    Abraço,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder

  5. Olá Marcos, muito bom o post, porém, não dá pra generalizar na parte "Bastaria o visitante digitar a dúvida que tem no formulário de pesquisa no canto superior da tela que irá encontrar o tutorial desejado. Mas preferem mandar um e-mail e pedir que alguém resolva.", pois eu mesmo já lhe enviei perguntas mas garanto ,que antes de fazer qualquer pergunta, eu digito minha dúvida de umas quatro ou cinco formas diferentes em sua caixa de pesquisa e, quando o resultado não aparece, aí sim eu acabo entrando em contato com você. Mas se fica ruim pra tu responder as dúvidas dos teus leitores, sem problemas podemos pesquisar em outro lugar. Valeu.

    Responder

  6. Leio bastante seus artigos, sou leitor por feeds e dentre todos os que já li, ouso dizer que esse é o melhor.
    Pertencemos a uma espécie tagalera, falamos demais, escrevemos demais…
    Se a produção informacional parasse nesse momento, livros, blogs, revistas, jornais, seriados e etc… Nenhum ser humano conseguiriam digerir 10% dessa produção.
    Obrigado de coração por chama minha atenção!!
    parabens pelo post!

    Responder

  7. Como muito bem definiu o Jonny Rox, metablogs não são pronto-socorros onde editores precisem ficar de plantão 24 horas.
    Nosso objetivo é COMPARTILHAR conhecimentos e fazemos isso GRATUITAMENTE em nossas horas vagas.
    Eu também estou em uma fase do tipo "antes só do que mal acompanhada"
    Se o Robson deixar de ler os seus posts porque você não acha correto ficar respondendo dúvidas por email, sinceramente, só ele vai sair perdendo.

    Responder

  8. @Robson Duarte,

    Primeiro leia um artigo da Juliana Sardinha:
    Qual vai ser o futuro dos blogs?
    Assim vc entenderá melhor o que tratei nesse artigo.

    A generalização serve para dar enfase ao texto e chamar a atenção de leitores como você e tantos outros.

    Ao mesmo tempo, nunca deixo de responder um contato que recebo por e-mail, se essa é sua preocupação. Mas não sou um atendente virtual da Google e não trabalho para eles, nem para ninguém.
    Faço isso para ajudar outros que, com alguma dedicação, querem ter e manter um blog.

    Leitores como você, que pensam q estou aqui para servir a todos e responder tudo o que me chega, eu dispenso e não faço questão.
    E, se quiser, vá mesmo para outros blogs para pesquisar, é disso que trata a internet: liberdade de escolha e de ir e vir como desejar.

    Responder

  9. Ficou muito bom o post. Eu estava digitando meu comentário para colocar aqui mas estava ficando interessante e resolvi fazer um post sobre o texto no meu blog. Coloquei um link para cá.

    Abraço.

    Responder

  10. Ficou muito bom o post. Gostei mesmo! Estou começando blogar agora, e esse post mudou a maneira de ver as coisas. E sei que vai mudar o meu jeito de postar no blog que criei.

    Responder

  11. Marcus, eu estava precisando ler esse artigo, pois estou há um mês com meu blog e como tenho perdido tempo com isso… eu não conseguia me concentrar muito bem em nada! Acho totalmente pertinente o artigo porque blogar é mais do que ferramentas! Nesse início, eu já cometi muitos erros, já tratei vc como se você fosse um SAC do bloguer, como descreveu a Juliana Sardinha no artigo que vc mencionou. Não sei se por preguiça! Mas por pura falta de conhecimento. Imagina… eu não participo de redes sociais como orkut e twitter… resolvi criar um blog para suprir certa necessidade, seu blog caiu como de para-quedas pelo Google e começei a minha saga sem saber que algumas vezes eu chegava a ofender, perguntando perguntas meio ridículas. E quantas vezes tentei fazer algo que não consegui? Diversas! Só hoje por exemplo consegui finalmente criar um formulário de contatos a partir da sua dica do Zoho Creator. Para mim, o blog é extremamente atual e soube agora, pela Juliana Sardinha, que poderia ser bem algo de 2006! Ou seja, há leitores e leitores. Certamente não sou antenada com as últimas da internet, mas uso e gosto do seu blog tanto quanto alguém que é um leitor fiel e participa de todo o "pacote", como orkut, facebook, flicker, twitter e por aí vai. Abraços, parabéns pelo trabalho! Adriana

    Responder

  12. Concordo plenamente!

    Um tempo atrás li em algum lugar (a memória não está me ajudando a recordar onde foi) que cada vez mais fazemos mais coisas mas ao mesmo tempo realizamos cada vez menos. Nos dedicamos a tudo e a nada ao mesmo tempo. E isso é complicado. Temos que ter prioridades, aproveitar o tempo. E eu caio muitas vezes nessa neura de ter várias coisas abertas, ficar de olho no Twitter, atualizando o Orkut, entrando no e-mail… mas estou tentando abolir! Um "vício" que já está extinto é o MSN, no qual eu passava horas preciosas que muitas vezes não tinham proveito algum. Agora, cada pouco alguém me fala "Camila, entra mais no MSN"… O bom é que quando eu entro, realmente entro pra conversar e não pra ficar olhando para aquela lista de contatos com nomes se movimentando entre online e offline. Espero conseguir aos poucos me livrar também das outras "dependências". Isso sobre fazer uma coisa de vez faz total sentido… Ainda essa semana pensava sobre isso, enquanto via que, ao contrário de mim (que escuto música enquanto leio e-mails, blogs e afins), meu namorado liga o computador, monta uma lista de músicas que quer ouvir e simplesmente deita na cama, sem nem encostar no mouse, e fica de fato apreciando a música. Eu, normalmente, precisarei parar pra ouvir caso alguém me pergunte que música estou escutando no momento.

    Responder

  13. Cara Adoro Suas Dicas Seus Tutoriais Seus Textos Seus Videos!

    Você Ajuda Muito A Vida De Quem Esta Começando Agora a Usar o Blog Realmente Por Que Quem Realmente Se Dedica Corre Atrás De Aprender Sempre Mais!

    Um Abrç! Arthur Vinicius!

    Responder

  14. Marcos vou montar um blog e então fui pesquisar se já havia um blog sobre o assunto que queria e aí encontrei, vc. Vc relata o que quero escrever, meu blog vai falar sobre o processo criativa,pois trabalho com isto e gostaria de ajudar as pessoas a refletirem sobre isso. Segundo Rohr(2010), esse processo criativo se dá sobre a luz de um momento consigo, podemos refletir sobre isto, quando temos hoje um mergulho na net, que não possui um tempo e um espaço, e cada vez mais as pessoas se distanciam se si mesma para ficarem com outras pessoas que nem são elas mesmas. Então vou colocar meus anos de pesquisa em um blog e quem sabe ajudar as pessoas a se perceberem em um contexto, macro e micro na contemporaneidade.
    Obrigada, pela contribuição, bjs

    Responder

  15. Pingback: Administrando o tempo na internet - Vida Minimalista

  16. Pingback: Administrando o tempo na internet | Camile Carvalho

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.