Como ajustar o tamanho dos vídeos do YouTube no Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

fita-metrica-menor É super simples adicionar vídeos em um artigo ou na barra lateral (sidebar) do seu blog, mas muitas pessoas têm dificuldades com as dimensões, as medidas de largura e altura da janela do player do vídeo. É possível escolher algumas opções de tamanho padrões no site do YouTube, mas algumas vezes será preciso mudar essas medidas diretamente no código para ficar melhor em seu blog. Vou mostrar como fazer essa modificação.

 

Já escrevi um artigo inteiro de Dicas sobre usar vídeos no Blog e como isso pode ajudar você a ter mais visitas e melhorar a fonte de informações e conteúdo de seu blog. E, para quem ainda não sabe, temos um artigo ensinando como adicionar vídeos do YouTube no Blog:

Até mesmo mostrei como escolher as medidas certas para caber em sua página ou na barra lateral, usando as medidas padrões do serviço. Mas nem sempre essas medidas são adequadas para todos e há situações em que temos menos espaço. O padrão do Youtube pode ser visto nessa imagem, na terceira etapa de configuração do código que será incorporado ao blog do player do vídeo:

 

menu-incorporar-youtube

 

São sempre poucas opções, mas isso não impede de você mesmo escolher as medidas que achar melhor para seu blog. Se você colar na barra lateral como um gadget, pode ser que fique grande ou não sirva para adicionar ao lado do texto de seu artigo. Então vamos analisar o código de “Incorporar” que você pega (indicado com o número 1 na imagem acima).

 

<object width="425" height="344"> <param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/MwgcP3vLWiE&hl=pt_BR&fs=1&"></param> <param name="allowFullScreen" value="true"></param> <param name="allowscriptaccess" value="always"></param> <embed src="http://www.youtube.com/v/MwgcP3vLWiE&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"> </embed> </object>

 

Os trechos idênticos marcados no código correspondem às medidas que o vídeo terá, sendo que “width” é a largura e “height” é a altura da janela do vídeo em pixels (unidade de medida para computadores). Você pode mudar esses números sempre lembrando de manter as proporções para não distorcer as imagens e tem que repetir exatamente igual nas duas partes do código. A parte chata será ter que fazer as contas.

.

9 Comentários

  1. Muito boa dica

    Só complementando, se vocês não quiserem fazer a conta "Chata" uma alternativa seria criar um documento novo no Photoshop ou outro programa gráfico, e depois acessando o menu Imagem > Tamanho da imagem mudar o campo Largura para o valor nescessário restringir proporções ativo (cadeado) feito isso a altura será atualizada de forma proporcional. ai é só ver os valores.

    Que preguiça de fazer contas meu Deus… (risos)

    Responder

  2. Marcos,
    estava procurando uma informação, não essa, e acabei chegando a seu artigo. atualmente o Youtube está possibilitando ajustar mais facilmente o vídeo, personalizando o tamanho, basta colocar a largura e a altura é dimensionada automaticamente. creio que quando escreveu o artigo essa funcionalidade ainda não estava ativada,
    espero ter contribuído,
    abraço.

    Responder

  3. olá,
    estou mudando o template do meu blogger e a área do poster está com um tamanho diferente do que está atualmente.Tem como mudar as dimensões do video de todos os posteres de uma vez só…Preciso urgentemente de ajuda,se puder me ajudar entre em contato.
    Desde já,Agradeço

    Responder

  4. Eu gostaria de um formato de vídeo ideal para celular. Isto é, um vídeo que adiciono no blog. E aparece em tamanho miniatura, ideal, no celular da pessoa que está vendo o vídeo numa página amp.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.