Como alavancar as visitas do seu blog publicando entrevistas

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Muito se fala hoje em dia em estratégias para alavancar as visitas do blog, melhorar a qualidade dos posts, aumentar credibilidade do blog e a interação do blogueiro com seus leitores, etc. Algumas dicas são realmente boas, outras não funcionam, e existem ainda aquelas que são ótimas, porém ninguém as pratica. E é sobre uma destas ótimas dicas que vou comentar hoje aqui: os benefícios da publicação de entrevistas no seu blog.

Esse é um guest post escrito por Gustavo Periard* (@gperiard) do BlogArte

Com certeza você já viu algumas entrevistas sendo publicadas nos blogs que gosta de ler, certo? Elas são uma ótima forma de se transmitir conteúdo de um especialista sobre um determinado assunto, geralmente dentro do nicho do blog. Dessa forma, é possível criar um novo formato de publicação, saindo do marasmo e despertando a atenção dos seus leitores cativos, o que fatalmente irá atrair mais visitas e links para o blog.

Quero hoje te convencer que usar essa estratégia lhe trará muitos benefícios e, de quebra, dar algumas dicas que irão lhe ajudar a formular perguntas interessantes para as entrevistas que publicará em seu blog. Todos pronto? Então vamos lá!

Porque publicar entrevistas no seu blog?

Entrevistas são importantes para que o seu leitor conheça um pouco mais sobre um determinado tema na opinião de um especialista no tema tratado. Diversificando o conteúdo apresentado no blog e valorizando ainda mais a sua marca. Afinal, ter grandes nomes da área ligados ao seu blog agrega muito valor a ele. Por isso, indico fortemente que você comece a pensar sobre manter uma frequência de postagens em formato de entrevista no blog. Se bem conduzidas e divulgadas, elas farão com que suas visitas aumentem consideravelmente!

A publicação de entrevistas gera muitos benefícios para você e seu blog. Veja abaixo alguns deles:

Alavancar as visitas do blog

Leitor gosta de conteúdo de qualidade que seja de fácil absorção. Esta é uma verdade incontestável da internet. Por isso, quanto maior for o leque de possibilidades de atração de leitores, mais visitas você alcançará. Desta forma, investir em posts com entrevistas poderá alavancar suas visitas por 2 motivos básicos: 1 – a entrevista em si, que agregará novo conteúdo gratuito ao seu blog; 2 – a audiência do entrevistado que passará a conhecer o seu blog, aumentando o número de visitas e, possivelmente, a sua conversão.

Variar o formato do conteúdo apresentado ao leitor

Hoje em dia, com a quantidade de conteúdo oferecido na internet, devemos ter em mente que oferecer conteúdo repetitivo e com poucas novidades é um verdadeiro tiro no pé. Por isso, um dos formatos mais interessantes de divulgação de conteúdo de qualidade é a entrevista. Uma variação muito bacana do post convencional, que com certeza atrairá novos leitores para seu blog.

Enriquecer o conteúdo publicado

Como dito acima, as entrevistas agregam valor extra ao seu post e, conseqüentemente, ao seu blog e marca. Por isso, vez ou outra, é importante que o blogueiro esteja atento a este formato e aos benefícios que ele pode gerar. Conteúdo de qualidade é essencial para manter seus leitores atuais e conquistar novos, além de garantir o sucesso do seu blog! Mantenha a qualidade das postagens para que os leitores voltem sempre!

Conseguir backlinks de outros blogs do seu nicho

Com um conteúdo de alta qualidade publicado em seu blog, é natural que outros blogs do seu nicho queiram recomendá-lo para seus leitores, e seus leitores para os deles e assim por diante. A entrevista pode gerar backlinks de qualidade, uma vez que estão relacionados sempre ao universo do tema tratado (tags, links, keywords etc.)

Conhecer novos blogueiros e profissionais do nicho do blog

Ao realizar uma entrevista, passamos a conhecer novos profissionais e, também, a estreitar os laços com aqueles já conhecidos. Este network contribui muito para que o seu blog seja mais conhecido, divulgado e bem relacionado. Todos nós sabemos o poder de possuir boas relações na internet, não é mesmo?

Aumentar a divulgação do blog nas redes sociais

Assim como ocorre com os backlinks, é natural que seus leitores queiram divulgar a entrevista publicada no seu blog para os amigos nas mais diversas redes sociais, como twitter, facebook, orkut, linkedin etc. Por isso, se utilize desta fácil viralização das entrevistas para alavancar as visitas do seu blog.

Aumentar o número de assinantes

Quanto maior a divulgação do seu conteúdo, maior são também as chances de novos leitores acessarem seu blog, em busca de outros posts do gênero. Por isso, é importante que você ofereça formas de assinatura de Feed/RSS e Newsletter, para “capturar” estes novos leitores e trabalhar estratégias de fidelização a médio e longo prazo.

Bem, é isso pessoal. Espero que tenham gostado desta minha abordagem sobre os benefícios de se publicar entrevistas em blogs. Tendo em mente as considerações acima, é possível que você aumente ainda mais as visitas do seu blog. Tem alguma observação ou quer tirar alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo! 😉

*Gustavo Periard é formado em Administração Empresas. Blogueiro desde 2005, é o criador do blog Sobre Administração e co-fundador do Blogarte, um metablog sobre estratégia para blogs e sites.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

10 Comentários

  1. Essa técnica de fazer entrevistas no blog é muito boa. Já usei várias vezes e tive excelentes resultados.

    O primeiro benefício é que, ao entrevistarmos um especialista, a qualidade do post gerado será certa.

    A segunda é o estreitamento da relação com o entrevistado.

    E a terceira, que é consequente das duas primeiras, é o aumento das visitas. Muito provavelmente o próprio entrevistado divulgará a entrevista, trazendo leitores para o blog.

    Falando nisso, Marcos e Gustavo, aceitam ser entrevistados por nós? ^^

    Responder

  2. Sobre a divulgação nas redes sociais tenho a comprovação de que o que voc~e afirma é tiro e queda.
    gerencio 3 blogs, sendo 2 profissionais e 1 pessoal.
    Dos 2 profissionais, 1 deles é informativo e eu divulgo no twitter facebook e e-mails. Ele vai completar 5 meses de vida daqui a 4 dias e já obteve 7.825 acessos. O 2º profissional é de treinamento dirigido para um determinado grupo e eu só divulgo por e-mail e pelo twitter. E o 3º, o pessoal, eu quase nunca divulgo, e aos acessos são raríssimos.

    Quanto ás entrevistas, sua sugestão é que a gente entreviste profissionais ou divulgue entrevistas alheias?

    até mais !

    Responder

    • Olá Sônia, tudo bom?
      Acho que o interessante é mesmo você realizar as entrevistas com pessoas ligadas ao tema do seu blog. A divulgação de outras entrevistas também não é errado, se seguir a temática que você trata, mas acho legal que o próprio blog planeje e execute a entrevista. 🙂

      Obrigado pela participação!

      Responder

  3. Estou fazendo administração e T.I (digamos que o básico mas que da pra aprende algumas coisas) e entre os dois o mais difícil é administração, não sei se é porque não levo o menor jeito pra isso ou se sou um verdadeiro geek

    Futuramente pretendo fazer um curso (na área de TI!) mais avançado que aprenda algo sobre programação (já sei um pouco) mas com certeza nada tão difícil quanto administração

    Qualquer duvida que tiver vou ir correndo pedir ajuda pro Gustavo Periard (risos)…

    PS: [ Ferramentas Blog ] e Blogarte são excelentes Metablogs leio ambos e recomendo a todos!

    Boa sorte!

    Responder

  4. Pingback: Como criar entrevistas para o conteúdo do seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  5. Eu pensei neste assunto umas duas semanas atrás, até cheguei a postar um comentário no twitter.
    Meu blog é sobre artistas musicais independentes, tenho algum contato nessa área, então acho muito interessante entrevistar alguns artistas, acredito que aumente e muito credibilidade do blog; e felizmente os artistas que divulgo são sempre muito receptivos e distribuem meu conteúdo pelas redes sociais deles.
    Fiquei na dúvida entre fazer uma Entrevista Por Voz ou escrita.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.