Como colocar um chat no blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

plugooUm chat no blog… e para que? Imagine que você tenha uma loja de brinquedos e tem um blog onde publicas postagens sobre as características de cada artigo da sua loja. Possivelmente você vai receber mensagens do tipo: os bichinhos de pelúcia falam? Imagina agora que você pode bater papo com a pessoa que está vendo seu blog…

Existem muitos gadgets, widgets ou plug-ins… Mas pessoalmente, lembro-me de um que usei, e que funcionou perfeitamente. Chama-se Plugoo, tem uma versão gratuita e você pode bater papo desde MSN Messenger, Google Talk (o chat do Gmail) e outros.

Esta postagem é um pouco extensa… Está preparado?

Devemos ter claro que existem duas seções, a primeira de chat embutido na web ou no Blog e a segunda o serviço que usaremos para responder as perguntas. Neste exercício usaremos o Chat do Gmail.

Seção 1. Incorporar o chat no blog:

Passo 1. Acesse o Plugoo

Passo 2. Clique no botão verde: Registrar-se no Plugoo

Passo 3. Selecione a opção Talk (ou o que você quer criar)

Passo 4. Indique o nome de usuário IM a conta do Gmail que associarás a este serviço(seu e-mail no Gmail)

Passo 5. Conclua o registro

Passo 6. Uma vez dentro do serviço, veja a opção “Meus widgets” e personalize o objeto chat

Passo 7. Copie o código HTML

Passo 8. Entre na opção layout no Blogger e clique em Adicionar um Gadget. Escolha adicionar HTML/JavaScript e cole o código HTML que você copiou no Plugoo.

Pronto! Desta forma o chat sempre estará visível.

Observe que você pode personalizar a aparência, largura e altura, textos, cores, etc. Além disso, se sua conta do Gmail que serve o chat estiver conectado, exibe um ícone verde, caso contrario; vermelho. Neste caso você pode configura-lo para atuar como um formulário de contato, maravilhoso!

Seção 2. Responder usando a conta do Gmail

Para bater papo, você precisa estar conectado ao Gmail, entre com sua conta como sempre e ativa o chat (link de bate papo é ativado na parte inferior das mensagens recebidas). À esquerda, você tem as pessoas online para bater papo… E verás um novo amigo chamado MyPlugoo.

.

1 Comentário

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.